O que levar, o que não levar...

by - terça-feira, abril 26, 2011

Outro dia um dos Blogs que eu sigo fez a clássica pergunta sobre "o que levar"  e  "o que não levar" .

Eu fiz um comment (enorme como sempre, rs rs)   dando minha contribuição  mas me distraí  e fechei a página antes de clicar nas letrinhas que previnem spam e aí...... meu comentário foi  para o "espaço"   (literalmente) e eu fiquei com preguiça de datilografar tudo outra vez.


Vou então colocar minha experiência  aqui neste post, pois poderá ser útil para outras pessoas.


Não tenho experiência de "montar casa"  no Canadá, mas tenho experiência de "montar casa"    nos EUA. Como os dois países são  super civilizados e dispõem mais ou menos das mesmas redes de lojas, etc  creio que a  diferença não deva ser assim tão grande.  Até que haja muita diferença, fica mais prático programar uma viagem de turismo +  compras   aos  Estados Unidos  quando voce já estiver  morando no Canadá do que sair do Brasil com um monte de coisas que voce não vai usar ou pior ainda... pagar excesso de peso para levar coisas que voce pode comprar lá por preços "arrasadores" !


1) Roupa de Cama:  Não levar nada.   Roupa de cama pesa.  Voce vai comprar de melhor qualidade e  menor preço lá.  A maioria das camas lá é Queen Size e se seu colchão aqui não for tamanho "queen" ....  nada vai servir!

2) Toalhas de Banho e de Rosto:  Não levar nada.  A menos que voce vá ficar hospedado na casa de um amigo / parente nos primeiros dias e não quiser dar muito trabalho, leve sua prórpia toalha.  Otherwise....  deixe tudo no Brasil.

3)  Toahinhas de Lavabo:  Essas, se você tem muitas e são bonitinhas, etc   voce pode levar na bagagem  porque   custam um pouquinho caro.   (pesam muito pouco, compensa).

MAS.....se as suas  forem daquelas de linho, bordadas, etc.... esqueça!  Vc não vai ter passadeira para ficar engomando toalhinha  e  vc vai ter coisas melhores para fazer do que ficar engomando toalha....  

Leve apenas se foram as  micro-toalhinhas aveludadas  que têm um bordado ingles, etc  Fica bonitinho e voce não vai achá-las com facilidade e com bom preço  na North America.

4)  Panela de pressão:  Todo mundo pergunta sobre isso!!!   Eu recomendo não levar!  Nos EUA a moda agora é o "slow cook",  uma panelinha "mágica"   de cerâmica em que a comida é feita em 12 horas (aproximadamente).  Esta panelinha custa  10 dólares  (isso mesmo, DEZ dólares).  Vc coloca o feijão,  ou a carne de porco,  ou a costela de porco, ou whatever,  para cozinhar e liga a panela na tomada.  A panela é de cerâmica (e tem um "outside"  de aluminio onde vc apoia a panela).   Depois de 10 a 12 horas a comida está pronta!

Sabe aquele gosto de feijão  feito no fogão à lenha????  Aquele feijão que vc só come em fazendas ou quando vai passear em Tiradentes (MG)????   Pois é.  O feijão fica com ESTE gosto!

A costela  fica desmanchando,  parece com aquela do Outback ou do Friday's !! Tem várias receitas na Internet de comidas feitas na slow cook.   O estrogonoff é o meu favorito!  Eu faço um estrogonoff que vocês não fazem idéia de como é BOM !!!!   Facílimo  de preparar..... na Slow Cook !!!

Portanto........ esqueça essa coisa  subdesenvolvida de panela de pressão !!  rs rs rs

SLOW COOK   é a melhor coisa que já inventaram em matéria de cozinha!

(sem contar que não tem o risco de explodir, como a panela de pressão.....  já pensou que mico os bombeiros canadenses chegando no seu prédio porque a panela de pressão explodiu???)




5) Vitaminas, remédios:  Os "Centrum"   e vitaminas  C, D , ....   em geral   custam MUITO mais barato do que no Brasil.    Recomendo não levar nada.  Ídem para remédios para dor de cabeça, de dentes,  cólica,  dor de ouvido, picada de inseto, etc.  Deixe tudo isso no Brasil!  Esses remédios "básicos"  são vendidos SEM receita e vc encontra em  qualquer supermercado, farmácia, etc

Se vc toma remédios que requeiram receita, recomendo que vc compre no Brasil e  carregue algumas caixas com voce, pelo menos até vc encontrar um médico que vá ser seu médico no Canadá.

Se usa lente de contato, leve uma caixa fechada para usar nas primeiras semanas. Depois vs terá que ir ao oculista, pq as entes de contato  são vendidas apenas com prescripton (receita médica).

Nenhum "bicho de sete cabeças"  para comprá-las: Vc olha na internet um oculista próximo ao seu endereço e vai lá.  Tem tantos que vc nem precisa marcar hora.... haha....   (pelo menos nos States).

Uma consulta com oculista  custa uns 75 dólares.  Ele examina seu olho todo, faz os testes e te entrega uma receita que vc guarda com vc e apresenta sempre que comprar lentes.  A receita é válida por 1 ano.  As lentes custam MUITO MUITO MUITO mais barato do que no Brasil.  O dinheiro gasto na  consulta médica é rapidamente "recuperado"   com a compra das lentes (muito mais baratas que no Brasil).  

6)  Documentos:  Carregue TUDO  com voce  (sempre na mala de mão,  é claro).   Se tiver apartamento  próprio no Brasil, carregue a escritura ou uma cópia autenticada da mesma.  Pode ser util quando vc precisar mostrar que tem renda (seja para uma conta especial num   banco ; um contrato de leasing;  etc)

7) Roupas:  Recomendo levar um mínimo (eu seu que é difícil!!).  Mas voce vai rapidamente  perceber como as pessoas na América do Norte  são  menos preocupadas com roupas do que no Brasil.   Acho que o conceito é mais  do tipo "se não estiver sentindo frio está tudo ok" ;   se estiver vestido está tudo ok.

Não tem aquela "neura"   tupiniquim em que a  cor da calça tem que combinar com a cor da blusa e estes por sua vez com a cor do blaser e a echarpe tem que.......   e vc "não pode"   repetir o mesmo vestido em duas festas seguidas porque "as mesmas pessoas estarão lá"   etc

As pessoas não se preocupam com a vida alheia nem estão preocupadas se vc repetiu o  vestido ou se  a calça  é listrada e o paletó é xadrez.    
Claro....  vc também não vai precisar exagerar, né? rs rs

8)  Móveis:  Ikea.    
Ikea.
Ikea.

Não tem outro lugar melhor.

Mesmo que voce não tenha muito jeito para decoração, etc  vc não vai conseguir errar.   Sua casa vai  ficar linda de qualquer forma.

Na entrada da loja vc tem fita métrica, lápis e papel.   Pegue para vc e vá passeando.   Vá olhando  tudo  (para não se perder na loja _ são todas gigantes _    basta acompanhar uma seta que é pintada no chão e que percorre o "labirinto"   que são as várias seções da loja..)

Não vou alongar o post dando todo o "bê-a-ba"  de como escolher, comprar,  apanhar os produtos na prateleira, etc.   Voce vai aprender rapidinho quando chegar lá.

Vc pode carregar tudo no seu carro, e se comprar algo enorme que não caiba no carro vc pode pedir que eles entregam no dia e hora  que voce estipular (cobram uma taxa mas não é nada "exagerado" ).

Se vc quiser, vc pode ir olhando o site da Ikea  (ikea.com)  para ir  babando com os preços.

Lá voce compra TUDO  (móveis, tapetes, luminárias, travesseiros , colchão,  almofadas,  talheres, pratos, e tudo que uma casa precisa).

Talheres, panelas e travessas são BARATÍSSIMOS  mas evidentemente não são inox, etc.    Eles são "básicos:  e não duram a vida toda.  Mas não  fazem feio  (o design é bonito, tem talheres super contemporaneos).

Afinal........ uma frigideira teflon por 1 dolar e 29 cents  vc não acha que está comprando   Le Creuset,  certo???     rs rs rs

9) DVD player:  Não leve!!!!  O DVD  para as quatro regiões está custando menos de 40 dólares (na Amazon). Vc pode até assistir seus DVDs  brasileiros na sua casa nova no Canadá!

10)  Pano de prato:  Vejo muita gente falando em carregar pano de prato.... Não sei a razão!!!!....  Tem joguinho de 3 panos de prato lindinhos em qualquer supermercado por menos de 5 dólares....  Se estiver em sale ainda leva uma luvinha para pegar  panela de brinde.....


Visitando o site da Ikea vcs podem já ir fazendo uma simulação de quanto gastarão  para mobiliar a casa e verão que comparado aos preços do Brasil  vcs vão economizar aproximadamente 80%.    Isso mesmo!!

Tem mesinha lateral  (60cm x 60cm)  por CINCO dólares!!!  Aonde  podemos comprar uma mesinha BONITA  e de BOM GOSTO  por   sete reais????  Pois é...... 


Espero que o post seja útil   para quem está indo e não tem uma experiência de montagem de casa no exterior.   Se   quiserem alguma info mais específica podem perguntar que o que eu souber eu respondo!  Se estiverem em dúvida do que comprar, me mandem a planta baixa do apartamento e eu ajudo nas sugestões!  Desta forma vou começando minha clientela no Canadá... rsrsrs

Boa sorte a todos!

Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

17 comentários

  1. Excelente, vizinhos!!!obrigado!abs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica da panela de pressão, pq eu tb fiquei pensando em levar a pequenininha minha:) Roupa de cama e tolha sempre pensei em levar ao menos uma, mas agora eu não sei, acho q vou esperar pra ver como ficaremos hospedados.
    Obrigado pelo post:)
    O pior será decidir entre as roupas, bolsas e calçados...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Qualquer contribuição sobre o tema sempre é muito importante. Muito bom post.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  4. Olha eu concordo com voce em quase tudo... Eu ainda prefiro a panela de pressao, pois se for pra cozinhar o feijao na Slow Cook por 12h eh mais vantagem colocar de molho de um dia pro outro e cozinhar na panela comum por 3h enquanto se esta fazendo coisas pela casa. A panela de pressao cozinha em 45 min pra mim nao da pra comparar... e enquanto moramos de aluguel e nao pagamos pela eletricidade ate da pra pensar em cozinhar o feijao em 12h, mas quando voce paga pelo o que consome, sei nao!

    :) Abracos

    ResponderExcluir
  5. Oi Lucianna,

    O lance da slow cooker é que, justamente por cozinhar muito devagar ela praticamente não consome eletricidade!

    A vantagem dela em relação ao feijão feito na panela e pressão, ou mesmo na panela comum é o gosto. Fica com gosto de feijão feito em fogão a lenha. Maravilhoso.

    Normalmente o bom da slow cooker é que vc pode colocar para cozinhar durante `a noite e pela manhã está pronto ou pode colocar pela manhã, sair para trabalhar e quando volta a comida está pronta!

    Não sei se vc já experimentou usar uma slow cooker mas se não usou ainda....hhhmmm..... vc vai amar ! :)

    Gasta muito pouca energia, isso eu posso te garantir! E a panemilha é bem barata, a minha custou 10 dólares (na Sears durante uma sale) e é da marca Hamilton Beach.

    O que eu tenho medo em panela de pressão é explosão. Eu sou arquiteta e já consertei mais de uma cozinha que ficou toda "esfrangalhada" depois que a válvula entupiu e a panela explodiu!

    Antes de eu conhecer a slow cooker na minha casa eu já tinha jogado as tampas da panela de pressão fora e aproveitado apenas a panela..... rs rs Isso para o caso de nenhuma cozinheira "cair em tentação" e usar a panela de pressão na minha ausencia! rs rs

    Quando eu estiver no Canadá vou convidar vc para uma costela de porco feita na slow cook. Depois vc me conta......... :)

    Abs e boa sorte! :)

    ResponderExcluir
  6. Olá Dupla!

    Adorei as dicas. Tenho um arquivo onde vou salvando as dicas do que levar e o que não levar. Vou atualizá-lo com as dicas de vcs!

    Sobre o RJ é uma pena né? Eu achei a cidade linda, mas ficava com medo de andar sozinha, por lugares que não conhecia.
    Em SP meu medo é no trânsito. O que tem de assalto a mão armada enquanto vc tá parado no trânsito não é brincadeira...uma pena né?

    E que venham os vistos!!! rsrs

    Bjs,
    -Pat

    ResponderExcluir
  7. Dupla!
    Os próximos serão vcs! Certeeeeza!!!
    Vou ficar na torcida!!!
    enqnto isso, vou esperar minha vez tbm!!! rs
    nos vemos em Toronto? rs
    em setembro/outubro passarei longos dias lá de férias com o baby...qm sabe a gnt não se conhece?
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Vocês estão indo pra toronto?? Q bom!! gostaria de me aproximar mais e vou pegar muitas informações do seu blog!!! Recebi uma proposta e quem sabe em breve estarei por lá!! Estou procurando morar e compartilhar a rotina com outros Brasileiros!! principalmente pq meu processo está sendo completamente diferente de todos!!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente post! Concordo com tudo, inclusive vou levar super pouca bagagem. Quando vou ao shopping em SP sempre "dolarizo" os preços e é tudo muito ridículo de caro. Uma sapatilha sem vergonha (nem de couro era) custava USD 74! Compro duas por esse preço em NY. Vou levar pouca roupa, nada, absolutamente nada para a casa e todos os documentos (ainda não traduzidos). bjos e espero encontra-los em breve em Toronto

    ResponderExcluir
  10. Oie Dupla Querida!
    Amei o post e salvei na minha pastinha.
    Ótimas dicas e vou repensar o que vamos levar.
    MuitoOs beijinhos iluminados!

    ResponderExcluir
  11. olá!!
    acho que foi pra mim que vc tinha escrito e não conseguiu publicar, né? rsrsrs...
    obrigada pelas dicas.
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Yes, Ma it was written to you !!!!

    Acabei de ler seu post de hj, tá OTIMO!!! :)

    Boa viagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ** Vcs vão vir de férias quando?? KKKKKKKKKKK

    ha ha ha ha

    bbbbbbjs da Dupla

    ResponderExcluir
  13. Oi Dupla!!
    Enquanto eu conseguir convencer a turma aqui de ir passar férias lá, eu não volto pra cá não!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  14. A cada post que eu leio, cresce mais a minha vontade de ir embora daqui do Rio!!!

    ResponderExcluir
  15. Pobre de los brasileños en su pais todo es caro por culpa de los impustos...aqui en canada todo es barato y de calidad...

    ResponderExcluir
  16. Ola,

    Eu moro na Canada e estou tendo dificuldades de achar uma panela de pressao boa, entao gostaria de saber se posso usar a slow cook para fazer comida de forma rapida, como uso a panela de pressao normal. Por exemplo, fazer um feijao para comer na hora, cozinhar batatas, etc. Tenho problemas em me programar...hehehhe
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa!

      Obrigada pela visita ao Blog!

      Não pode não! A “slow cook” funciona “ao contrário” da panela de pressão... A “slow cook”, também chamada de “crock” aqui no Canadá é para fazer a comida bem devagarinho... por exemplo, aquelas costelinhas de porco iguais aos do "Restaurante Outback” do Brasil, ou ainda para fazer ensopados com a carne ficando bem macia. Em geral um prato de carne ou porco demora 8 horas na panela (se estiver na posição “baixa temperatura” e 4 horas (se estiver na posição “alta temperatura”).

      Para cozinhar de forma rápida, só mesmo a panela de pressão. Na época em que ainda morava no Brasil lia em muitos blogs que “no Canadá não vende”, “no Canadá é proibido”... enfim... j á vi muita gente falando besteira sobre esse assunto!

      Tem sim, para vender em qualquer lugar. Note que o preço pode variar de CAD 26.00 até Cad 129.00 pelos modelos mais sofisticados.

      Procure como “pressure cooker” no Google e a primeira “resposta” do Google vão ser várias fotos com os preços e os lugares onde vende aí perto da sua casa.

      Espero ter ajudado e por favor siga a página da empresa de tours da Dupla! Procure por “Vancouver by Locals” no facebook, ok?

      Espero ter ajudado! Qualquer coisa estamos aqui! :)

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like