Dica da Dupla: Aluguel de Carro

by - sábado, dezembro 10, 2011

Olá amigos de jornada,

Acho que somos uns 20, pelo menos entre os que têm blogs ou não têm blogs mas acompanham o blog alheio...

Minha idéia é a seguinte:  Enquanto nada acontece que tal nos mantermos mais ou menos "unidos" ?   Esperar no sofá (como a gente está esperando há muiiiiiito tempo)   num silencio absoluto  parece que faz o tempo passar ainda mais devagar......  Que tal a gente se manter "conversando" ?  Lendo os blogs uns dos outros e dando palpites,  para não parecer que a pessoa está falando sozinha.... rsrs

Eu estou  com o seguinte plano:  Vou fazer posts mais frequentes, e vcs colocam as opiniões que quiserem, assim todos leem o que todos escreveram e a gente vai esperando..... pelo menos assim a gente fica sabendo que ainda está todo mundo vivo.... rsrsrs

O objetivo NÃO é "aumentar a audiência"   do blog, porque este blog NÃO tem "google ads"  e nunca vai ter.   A razão é mesmo nos mantermos "vivos" .  

Se vc não tem paciencia para ter um blog ou   se vc tem um blog e não está com vontade de escrever um post inteiro porque dá trabalho, blah blah blah,   faça apenas comentários nos posts que forem sendo escritos aqui,  pelo menos a Dupla e todos os outros que estão indo para o Canadá  saberão notícias de voces!!

Para não ficar muito "monótono" ,  a cada post vou colocar uma "dica" .  Não sei se será uma "dica"   útil para todos (afinal gosto não se discute)  mas vou colocar experiencias que já nos foram úteis.   Como temos experiência de montagem da casa, além de muitas viagens para fora do BR,   talvez algumas informações possam ser úteis a todos!
Anyway... I hope so!  :)

Hoje vou falar sobre Carros,  taxis...  enfim.... vou falar sobre a "hora H"   da chegada.  O que acontece depois que voce passa pela imigração e está para sair do aeroporto com mala,  cuia e etc????

Vamos lá........


Ok,  eu sei que está cedo para falar em "chegada",  ainda mais que os exames médicos ainda não pintaram no pedaço  e o prazo  para finalização do processo aumentou para 17 meses!

A razão  deste post é que eu  as vezes leio uns blogs  por aí que me dão uma baita pena, então  não custa nada fazer o meu depoimento sobre chegadas, aeroportos, transporte. etc.  

Eu li um post de uma família que emigrou para o Canadá  (Montreal) e morri de dó.  Eles contrataram um brasileiro para apanha-los, o cara atrasou, o carro era imundo, o motorista deixou os passageiros dentro do carro (no sol) por mais de meia hora,  depois este mesmo cara-de-pau estacionou em lugar proibido e foi num prédio resolver problemas pessoais  e......... a polícia  apareceu.   Imagina????   Chegar no Canadá  assim????

Os  recém chegados  demoraram tres horas do aeroporto até o destino, para um trajeto de 30 minutos,  graças ao "brasileiro esperto"  que faz transporte dos "colegas".

 Li isso num Blog e me perdoe o autor do mesmo mas eu leio tanto blog sobre o Canadá  que não sei mais onde li isso, senão eu mencionaria aqui.  Caso quem escreveu o Blog  leia este meu post avise e eu "reformulo"  e coloco e web address de voces.

A Dupla, por razões diversas,  viaja muito,   e quando o nosso processo terminar (toc toc toc)  eu conto o porquê de tanto aeroporto na nossa vida.   Até lá.... contentem-se com algumas dicas, que dou com a melhor das intenções, evitando que voces caiam em "roubadas" .

Primeira coisa:   NEVER,  EVER  peguem  transportes em aeroporto desses caras que ficam oferecendo serviços.   Seja o preço que for.   Em quase todos os aeroportos do mundo há um aviso na lingua local e outro em ingles para voce NÃO UTILIZAR  transporte que não seja OFICIAL.    Ou seja,  mesmo que o cara seja lindo,  aparência  ótima,  de terno, gravata,  sapato preto e tenha uma LIMUSINE e cobre a metade do valor de um taxi.......  believe me:  NÃO PEGUE este carro.   Carro só OFICIAL.

Você  vai dizer...."hmmm.... mas quando eu desembarquei vi um monte de caras com umas plaquinhas na mão,  com o nome do passageiro escrito.... por que eu não posso usar um desses?"

Primeiro, porque a maioria dos  caras que esperam  a pessoa segurando uma plaquinha com o nome são de EMPRESAS.   Ou seja,  se voce é  presidente,  ou diretor de uma empresa e está fazendo uma viagem a trabalho, pode ser que a empresa mande um carro para apanhar voce.   Tudo bem, aí é claro que não há problema algum.  Mas se não for assim.........  desista.

Outra opção  que as vezes acontece e vc pode confiar no cara da plaquinha  é quando, dependendo da cidade de do hotel onde voce estará se hospedando, o hotel manda um carro para apanhar voce no aeroporto.  Aí... tudo bem... voce vai desembarcar e vai  olhar qual das pessoas está com uma placa com o seu sobrenome na hora em que voce deixa o setor restrito do aeroporto.   Nesse caso... tudo bem também.

Para a maioria dos mortais, a Dupla inclusive,  não há motorista da empresa nem motorista do hotel esperando em canto nenhum.

Então?  O jeito é se virar!

1) Se voce  está viajando com sua família,  ou se voce está sozinho mas tem muita  bagagem  (caso da grande maioria de imigrantes),   considere ALUGAR um CARRO por UM DIA.
Voce aluga o carro (COM GPS, please!)   e vai para o seu hotel ou casa de amigo, etc e no dia seguinte voce devolve o carro.  A vantagem é que voce consegue colocar tudo com calma, sem ter um motorista resmungando que voce tem mala demais.

Para ficar barato:
1)  Alugue o carro ainda no Brasil.    Quanto maior a antecedência, mais barato fica.
Procure as empresas de maior porte, como Hertz, Avis, Dollar, Alamo, National e Budget.   Podem custar um pouco a mais que outras, mas voce terá melhor atendimento, e como será por apenas um dia, a diferença de preço não será tão significativa.   A Dupla  gosta muito da Avis, mas voce pode pesquisar preço em todas as que mencionei acima porque são empresas "reliable" .

Não faça a reserva por agencia  de turismo.   Agencia vai ganhar comissão, e quando há algum problema a primeira coisa que eles fazem é correr fora.  

Pegue uma folha de papel e faça a simulação  do aluguel em todas as companhias.   Compare preços e modelos.    Não esqueça de adicionar o seguro e o GPS.  Compare o preço final nas diversas companhias e veja qual voce prefere.  Quando escolher, basta reservar.  Algumas agencias (Avis, por exemplo)  não vão NEM te pedir o número do cartão de crédito. Voce vai ter apenas o seu sobrenome e um "confirmation number"  e voilá! Quando voce chegar no destino seu carro estará esperando voce.

Na "hora H"  de pegar o carro vão querer te "empurrar"  mais quinhentos tipos de seguro.  Não aceite.  O LDW  é mais que suficiente, mas não deixe de ter este senão voce fica na mão  caso tenha algum acidente.


Tem muita mala?  Alugue uma mini van.    

As mini-van   são mais caras  na Florida, porque brasileiro que vai para a Florida vai com a familia toda, compra tudo que vê então só cabe mesmo em mini van.      Aí o preço delas (na Florida)  vai lááá  em cima (comparado com  outros modelos).

Fora da Florida, algumas vezes a  mini van custa bem menos do que um carro "normal",  porque quase ninguém quer minivan, resultando em muita oferta e pouca procura (= preços menores).

Por serem maiores, as mini van são mais difíceis para encontrar uma vaga, então muitas vezes elas "encalham" .  É aí que voce se dá bem.   A Dupla já teve excelente experiencia com uma Toyota Sienna  que custou pouquíssimo e acomodou 9 malas grandes!

Se voces forem apenas um casal (sem filhos), considerem também os modelos de carros pequenos, que sejam  tipo "hatch" , porque quando baixar o banco traseiro voce  ficará com um espaço enorme para arrumar todo tipo de  tralha!

A  Dupla  já teve ótima experiencia com um Peugeot 206 e com um Citroen C3.   São bem pequenos, não custam caro e cabem MUITA tralha quando voce baixa o banco traseiro.


Para apanhar o carro alugado:
Na maioria dos aeroportos, os carros não ficam exatamente "dentro"   do aeroporto, como voce poderia imaginar.   As locadoras ficam a 5 /  10  minutos do aeroporto mas voce irá até o local em onibus da propria companhia de aluguel.

Depois que voce decidir-se pela sua companhia de aluguel  voce lerá no website deles as instruções para apanhar o veículo.

De qualquer forma,  basta voce sair da área restrita de passageiros desembarcados e ir empurrando seus carrinhos com malas seguindo as setas "Rental Car" .

Para devolver o carro alugado:
Fica muito mais barato voce  devolver no mesmo local em que apanhou.  Nesse caso, no aeroporto.  Não esqueça de devolver o carro com o tanque cheio, senão eles cobram muito pelo combustível.

IMPORTANTE:  Se voce rodar menos que 75 milhas (esse número varia de cidade e país, mas é em torno de 100km),  o ponteiro do combustível quase não mexe, então, para evitar stress na hora de devolver,  voce coloca combustível e mesmo que dê tipo 9 dolares, vc pega o recibo no posto, e mostra na hora da devolução.   Se voce  rodar poucos quilometros e não fizer isso (guardar e mostrar o recibo) eles vão achar que voce rodou esses 80km,  e devolveu o carro sem reabaster.  
Para aluguel de apenas um dia em que voce não vai rodar muito, é imprescindível voce tomar este cuidado.

Depois que devolver o carro, pegue qualquer transporte público e volte para o locar onde você está hospedado.   Já descansado, depois de um bom banho e uma boa noite de sono e SEM malas... ahhh.... vai ser uma tranquilidade só!
Para devolver o carro,  coloque o seu GPS  com endereço do aeroporto e quando estiver se aproximando voce vai só seguindo as placas de "Rental Car Return" .  A devolução não demora nem 3 minutos,  vem um funcionário com uma maquininha na mão (dessas tipo leitoras de cartão de crédito), ele chega a quilometragem,  checa o combustivel e te dá um papelzinho que serve como recibo.


Espero ter ajudado!  

Olha só... eu não  vou  ficar falando  sozinha  hein?   Ou voces mostram que estão vivos ou então  vou  hibernar também!!!   :)

A Dupla no momento não está no Brasil mas os pensamentos não saem do Consulado de São Paulo!  haha

Marcelo e Veronica, cadê voces?

VAMOS MANTER O GRUPO QUE ESPERA  VIVO !!!!    Tem vários blogs de pessoas que já foram embora há muito tempo sendo fechados.... se nós que ainda estamos na espera dos EXAMES MÉDICOS  não nos "falarmos"   essa espera vai ficar ainda mais angustiante!!!

Abraços em todos e caso tenham alguma dúvida sobre esses lances de alugar carro etc  é só me falar que respondo com prazer!

18 comentários

  1. Oi:)O blog que vcs citaram a história do brasileiro que foi buscá-los no aeroporto e foi uma roubada total é o do Sr. e Sra. Incrível, que acompanho tb, o "Então Vamos".E o post está em:

    http://entaovamos.blogspot.com/2011/11/primeira-roubada-em-que-nos-metemos.html

    Abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Puxa! Não sou mais do grupo da espera...acabei de "mudar de classe", ma adoro ler blogs sobre o Canadá e adorei suas dicas!!
    Posso "ficar" por aqui tb!(to sem interrogação)
    Abs Beatriz

    ResponderExcluir
  3. Oba !!!! Tem gente VIVA por aqui !!!! rs rs rs

    Beatriz: Parabéns pela mudança de classe!! Não vejo a hora de sair aqui da "sala de espera" e ser promovida também! CLARO q é um prazer ter vc aqui, venha qdo quiser! O meu objetivo no título do Post foi "movimentar" um pouco o nosso grupo de espera, para que o tempo passe mais rápido! Vc vai para onde? :)

    Apoema! Que BOM ter notícias suas!!! Não tenho "visto" voce há muito tempo!!! Obrigada por ter informado o blog, foi esse mesmo, Senhor e Senhora Incrível. O link para o blog deles: http://entaovamos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, Dupla! Super útil!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Dupla,
    Vamos p Vancouver!
    Abs Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Bom, sou anônima(tbm na sala de espera), não costumo deixar comentários, mas devido a sua ameaça, venho pedir para não deixar de escrever no blog...rs. Que venha mais dicas úteis como essa.
    Abraço.
    Camila Rodrigues

    ResponderExcluir
  7. Ola pessoal

    Eu ja moro aqui em vancouver ha 2 anos e 7 meses. Acredito que nao custa ajudar no que tiver ao meu alcance. Sou da area de educacao. Se eu puder ajudar em alguma coisa e so me mandar um email para:
    giovanevancouver@gmail.com

    Boa sorte a todos.
    Giovane

    ResponderExcluir
  8. Oi, Dupla!
    Estou na geladeira esperando o pedido de exames médicos, mas estou viva sim!!!
    Pode escrever que eu leio e comento td!

    Beijos,
    Pati
    (patitemps.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre percorre os blogs por ai e os de vcs, é claro:) Mas ando meio desanimada até de escrever no meu...Queria tanto já estar com alguma notícia do consulado a esta altura do campeonato. Mas, eu não morri não, estou lendo os posts da galera sofredora como nós e acompanhando os que já estão por lá e sua fase de adaptação.
    Abração!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Excelente idéia. Sucesso garantido. Se pudermos ajudar com algo, estamos na área.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  11. Oi dupla, estou viva tb :D Acompanho sempre vocês, amei a ideia das dicas, não parem de escrever!!!! bjusss

    ResponderExcluir
  12. OBA !!!! Cheio de "mortos" voltando a dar notícias !!! haha COOL !!!

    O lance é o seguinte: Sempre que um post chegar `a marca de 10 comentários a Dupla vai escrever um novo post dando alguma dica / informação que já tenha sido útil para a gente.

    Sabe como é... toda vez que vc faz uma coisa pela primeira vez é complicado....algumas vezes a gente "quebra a cara" .... então eu vou (em doses homeopáticas) contar para vcs alguns "perrengues" que já passamos para que vcs, sempre que possível, evitem problemas!

    Então.... a notícia hoje é essa! Com a marca de 10 comentários surge um novo post!

    PS: Comentários feitos por mim, como esse, e comentários repetidos não contam.

    Então.... falta UM comentário para que o próximo Post saia do forno!!!!

    Vamos aguardar.......

    Abs da Dupla e muito boa sorte p/ todos nós!

    ResponderExcluir
  13. Está aqui o décimo comentário. As tuas dicas sobre transporte são valiosas, é o mesmo procedimento que utilizo em nossas viagens.
    Nós somos uma família que está na ante sala da sala da espera, pois ainda não iniciamos o processo, o que deve ocorrer em março do ano que vem. Motivos, muito trabalho por aqui e fazendo uma gordura extra ($$$) para enfrentar o inverno do Canadá. Abraços

    ResponderExcluir
  14. OBA !!!

    Obrigada Rogério pela participação !! Que bom que vc gostou do post.

    Aproveita que está na ante sala da sala de espera e escolhe um sofá bem confortável pq essa espera é longa.... (pelo menos tem sido para nós).

    Se as coisas continuarem nesse ritmo vc vai SE ENCHER de "gordura" !!! rs
    rs rs

    Então.............. voltem aqui ainda hoje que teremos novo post no ar !!!

    Assunto??? Importantíssimo mas não vou adiantar agora para a minha reportagem não perder o "furo" !!

    ResponderExcluir
  15. Voltei antes do novo post. Estávamos em dúvida entre a Austrália e o Canadá, mas como minha mulher tem um primo residente em Alberta e a sua irmã está com o processo em andamento ( eles estão na sala de espera). Sem contar com as ótimas universidades na América do Norte que para nós faz muita diferença, a educação transforma. Também temos que aproveitar o momentâneo e efêmero crescimento da engenharia civil no Brasil para fazer a gordura ($$$), a outra eu não quero carregar para o Canadá.

    ResponderExcluir
  16. Oi Rogério,

    Obrigada pelas visitas! Continue engordando a conta porque o Canadá é caro! Pelo menos foi esta a nossa impressão nas duas vezes em que visitamos o país (estávamos como turistas).

    Alberta é lindo, Lake Louise, Banff, Bow River, nossa... é uma festa para os olhos!

    Boa Sorte no processo!

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  17. Nós estamos na sala de espera do processo, mas felizmente em Toronto.

    A nossa previsão é de 17 meses mas já estamos no processo há 18!

    ResponderExcluir
  18. Dupla,
    Conheci o blog de vocês agora mas achei-o muito bom. Não HIBERNEM (rs)... Também estamos na sala de espera. Demos entrada no visto de residente permanente em junho do ano passado e no final de agosto recebemos o deferimento ao pedido: "Based on a review of the information you have provided, your application has received a positive final determination of eligibility for processing on the basis of work experience in an occupation specified in the Instructions issued by the Minister of Citizenship, Immigration and Multiculturalism and published in the Canada Gazette on June 26, 2010.

    Your application will be forwarded to a visa office for further processing".

    Desde então, estamos esperando a solicitação de exames médicos (parece que não chega nunca!). Vamos (Eu, minha esposa e nossos dois filhos de 6 e 1,5 anos) para Vancouver. Há quanto tempo vocês estão esperando para fazer os exames médicos e para onde vocês pretendem ir?

    Estamos pensando em montar também um blog, mas, enquanto isso não acontece, vamos nos comunicar pelo de vocês.

    Abs,

    Marcondes e Juliana

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like