Dica da Dupla: Lavando & secando roupa no Canadá

by - domingo, dezembro 18, 2011

Conforme já comentei em posts anteriores, a Dupla vai estar colocando algumas dicas  sobre viagens, chegadas e partidas.  Sim.... a Dupla viaja muito (quando o visto sair a gente conta o porquê). A Dupla tem experiência com moradia no exterior.  Já "apanhamos"  muitas vezes (como sempre,  quando um assunto é novidade,  algumas vezes a gente faz errado,  e se dá mal) então.... o plano é ir comentando sobre assuntos que possam ser um problema para quem está imigrando.

Como a Dupla não  gosta de falar sozinha.... um novo post só surge depois que o post atual tem 10 comentários!  Simples assim! O objetivo de querer muitas visitas não é "faturar"  em cima dos leitores porque o Blog da Dupla não possui (e nunca vai possuir) Google Adds.  O objetivo é fazer com que todos  frequentem o Blog,  fazendo comentários, lendo os comentários alheios... para que tenhamos um espaço "vivo"  de  conversa!  

Então.... até o próximo post, depois que esse aqui tiver 10 comentários, ok?


3D =  Dica Da Dupla

Só para encerrar o assunto "lavando roupa na América",  e  no próximo Post a gente muda de assunto:

1) Sempre lave (e seque) as suas roupas pelo AVESSO.   Mesmo que vc esteja ainda no Brasil,  vá fazendo isso para ir se acostumando.   Tirou a roupa e vai colocar para lavar na máquina?  Vire pelo avesso.  Acostume o marido a fazer o mesmo.  Acostume as crianças  a fazer o mesmo.  As roupas vão durar muito mais!

2)  Quando o seu guarda roupa for composto de malhas já compradas nos EUA / Canadá / Europa vc não vai ter lá  grandes problemas com encolhimento, porque o fio de algodão usado nessas peças já é pré-encolhido, porque todo mundo seca a roupa em secadora.

Já no Brasil... é muito raro a gente secar a roupa em secadora, certo?  Talvez o pessoal do Sul use mais,  mas a Dupla, por exemplo, que tem apartamento no Rio, só usa  secadora para roupa de cama e assim mesmo quando não é verão.  No verão  tudo é seco no varal, porque senão a conta de luz vira um absurdo...
 ou seja........  muita malha brasileira  simplesmente não é "preparada"  para enfrentar uma secadora!!!

Se voce não tomar cuidado,  assim que voce chegar no Canadá e colocar suas t-shirts para secar,  vai retirar apenas blusinhas "baby look"  da secadora pois todas terão encolhido!!!!


O que fazer?   Escolher no seletor da secadora  "permanent press"  e não deixar muito tempo!


Vc vai perceber que o ar nas "terras do Norte"   é muito mais seco que no Brasil, e se voce colocar uma blusa umida sobre uma cadeira, algumas horas depois ela estará seca!   Dependendo da roupa, é um risco a menos que vc corre!


3) Na máquina de lavar, existem as opções "cold cold" ,  "warm cold"  e "hot cold" .
Evite o "hot cold"   não serve para nada, só para estragar alguma roupa.
Na maioria das vezes voce vai usar o "warm cold"  (na realidade vc vai usar isso quase o tempo todo)
O "cold cold"  é usado para os casacos  de nylon, roupas de esqui, etc  Vc olha a etiqueta e estará escrito "wash with cold water" , ou seja, nessa hora o "cold cold"   é a única opção.

4) Dobre a roupa no exato momento que a secadora parar de girar.  Se vc fizer isso, esqueça o ferro de passar!!! Vc nunca irá precisar! Se vc pendurar a roupa ou dobrá-la assim que ela sair da máquina de secar ela ficará "passadinha" !  Vc  vai até esquecer o que é um ferro elétrico, que by the way, ninguém  quase usa.   Se voce ou seu parceiro trabalha com camisa social, vc vai acabar comprando camisas "permanent press"  e elas saem da máquina direto para o cabide e de lá... diretamente  para o seu corpo!

O mais importante de tudo, na minha opinião,  é lavar e secar com  tudo pelo avesso.  Conserva MUITO as roupas, não fica dando "bolinha"  (comum qdo se usa secadora) e nem "desgasta"  algum detalhe que tenha na roupa, botões, etc.

Ufa!  Estou me sentindo a própria Amélia depois de dois posts totalmente concentrados nas "duties domésticas" !!!  haha   Mas.... espero ter  ajudado a voces não perderem aquela blusa lindinha que vão trazer para o Canadá, vendo a dita cuja ser  transformada num "baby look"  logo na primeira lavagem / secagem.......

Boa sorte a todos!   Aguardo os comentários para poder publicar a próxima..... 3D (Dicas Da Dupla)



Novidade! Update em 2017, colocando aqui o meu LinkedIn  Vamos nos conectar? Sempre bom contactar pessoas de mesmo interesse!   https://www.linkedin.com/in/mariaceciliateixeira/

18 comentários

  1. Ahahaha por acaso eu sempre coloco tudo pelo avesso,na maquina de lavar.
    Bom saber,que melhor ter cuidado pra nao ficar nua soh de baby look na America do norte rsrs
    Estou lendo e comentando (raro isso!) já que uso o app do iPhone pra ler meus blogs e favoritar os bons!
    Comento,pra que vcs escrevam mais dicas!
    Bjs
    Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá Dupla!
    Que legal a idéia de vcs...estou salvando as dicas, pois nunca morei fora do Brasil e sei que estes pequenos/grandes detalhes, muito irão me ajudar.
    Obrigada!!
    Bjks. ;D

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela dica! De hj em diante, somente roupas do avesso...

    ResponderExcluir
  4. kkkkk adorei a greve de post ate 10 comentarios, sera que se eu fizer isso ganho comentarios nos meus posts? o meu blog e bem visitado, mas a galera nao comenta.

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas. Vamos nos falando, Dupla!

    Também estamos aguardando o pedido de exames médicos (docs enviados pra SP em 31 de agosto de 2010, in process desde 03 de setembro de 2010). Haja coração pra aguentar tanto tempo!!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu perdi tantas roupas ne minha primeira visita ao Canadá... algumas de estimação eu trouxe comigo e dei pra minha sobrinha, que é criança. É impressionante o qto encolhe!!!

    Pati (patitemps.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  7. Ei... Primeira vez por aqui e adorei esse post!! De agora em diante só roupas lavadas pelo avesso.
    E eu BEM que percebi que as roupas que eu trouxe do Brasil encolheram, mas sabe como é... Pensei que fosse coisa da minha cabeça...
    bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi dUpla!! ótima dica, estou adotando as roupas pelo avesso ;) Doida p ver o próximo post. Vcs são de TI?? bjus

    ResponderExcluir
  9. Oi pessoal!

    Esse meu comment não conta para "dez comentários até o próximo post" , hein?

    Só para dar um "oi" !

    @ Bia: Que bom te ver por aqui ! Mtas saudades dos seus posts ótimos mas entendo q nessa fase de preparação é melhor primeiro fazer tudo p/ depois contar.... rsrs

    @ Joyce: Obrigada pelo comment! Eh... "baby look" na N America não rola! kkk

    @ Carolina: Obrigada pelo comment! :)

    @ Henry: O pior é que eu li que vai demorar muiiiiito ainda... :(

    @ Simone: Obrigada pelo comment! :)

    @ Pati: É essa a idéia da "3D Dicas Da Dupla" .... ir publicando tópicos onde já nos demos mal para tentar ajudar aos outros! Bjs :)

    @ Michelle: Volte sempre! Eu tenho "duzentos mil ítens" para contar para vcs!!! Abs da Dupla

    @ Aline: A gente não aplicou como TI. Abbs!

    ResponderExcluir
  10. Olá Dupla! Muito legal essa idéia das dicas. Eu uso muuuito lavadora e secadora. Estamos morando em Santos - decidimos ficar aqui enquanto esperamos o pedido de exames que não chega. E como não temos muito espaço pra secar roupa, compramos uma lava-seca. Não é tão legal quanto ter duas máquinas como eu tinha em Sampa mas ajuda bem. Engraçado que eu já lavo e seco as peças mais delicadas pelo avesso mas não tinha visto isso em lugar nenhum, acho que foi um insight mesmo... rsrs e como temos muitas roupas compradas fora quase não tive problemas com encolhimento. Super beijo pra vcs e vamos tentando amenizar esta difícil e angustiante espera! Nós aplicamos por TI em abril de 2010. beijos Sil e Ca

    ResponderExcluir
  11. ótima dica, dupla! Também aplicamos essa regrinha aqui em casa...
    continuem...

    ResponderExcluir
  12. Roupas escuras lavadas no Warm/hot desbotam muito rapido.

    Alguem ja tentou lavar tenis na maquina de lavar??
    eu ja e da certo!
    Na secadora tb, so que faz um barulho chato

    ResponderExcluir
  13. Oi Sil e Ca: É... estmos esperando há quase o mesmo tempo.... êta "parto demorado"!! kkkk Espero q comemoremos juntas o nascimento das "crianças" .... kkk

    Oi Mamáe Zo ! Legal q vc gostou! Abs da Dupla e Feliz 2012! :)

    Oi "In the Shape of Canada" ! Eu nunca uso a "warm hot" , antigamente usava para toalhas de banho has desconfio que gastem muita "utility" então só uso mesmo o "warm/cold" e poucas vezes o "cold/cold" (para roupas de nylon ou qdo a etiqueta manda lavar in cold water.

    Quanto ao tenis....... eu já tentei lavar e não deu NADA certo! Perdi um Nike quase novo porque ele encolheu. Encolheu muito pouquinho mas foi o suficiente para incomodar e eu não poder mais usar.

    Tenis agora eu uso até acabar. Poder ficar sujo, imundo... nem ligo.... no máximo passo uma escovinha de nylon seca. Se tiver barro (ou caca de cachorro eca) na sola eu passo só perfex na sola, sem molhar o tenis.

    ResponderExcluir
  14. Muito útil a dica! Acabei de utilizá-la!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dupla! No Brasil lavamos sempre com água fria, temperatura normal que sai da torneira, certo? hehe Se aqui (estou na França mas acredito que o processo seja o mesmo hehe) eu lavar em "cold/cold" acham que terei problemas com as peças??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mah,

      Depois que um monte de blusa minha virou “baby look” hahaha eu agora leio tudo quanto é etiqueta. Comprei um monte de blusa da Uniqlo (são lindas, quentinhas e baratíssimas) e TODAS não pode colocar na secadora. Então estão durando muito! Eu tiro da máquina (pedem pra lavar na “warm” e deixo secando esticada). Estão NOVAS. Já as meias, da mesma loja,, eu não me toquei e coloquei na máquina... resultado, fiquei com um monte de meias que parecem tamanho criança de 6 anos.... rsrsrsrs

      Abraço grande e obrigada pela visita! :)

      Excluir
  16. Obrigada pela dica. Aqui vai uma:para roupas de fio,tipo tricos, crochês, sedas e tecidos delicados e afins, coloque dentro dos saquinhos
    próprios para máquinas.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada pela dica. Aqui vai uma:para roupas de fio,tipo tricos, crochês, sedas e tecidos delicados e afins, coloque dentro dos saquinhos
    próprios para máquinas.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like