Dicas da Dupla: Economizando $ com celular

by - terça-feira, abril 10, 2012

Com  voces........ mais uma  3D !

3D =  Dicas Da Dupla

Hoje famos falar de..... celulares!

No Brasil, voce provavelmente tem  um celular atrelado `a uma empresa (Vivo, Claro,  etc)  e paga uma conta de celular mensal. Essa opção é sempre mais barata do que voce ter um "celular de cartão" ,  ou "pré-pago"  e por isso a maioria das pessoas opta pela conta mensal (pós-pago).

Quando voce viaja,  voce tem que se rendar aos telefones "pré-pagos"  (chamados de "pay as you go" )  por  várias razões:

- Nos EUA voce só consegue ter um "plano mensal"  (com a ATT, ou  a Verizon,  ou etc) se voce tiver um SSN  (Social Security Number).   Sem ele, nada feito.   Mesmo que voce tenha casa ou apartamento nos EUA, só esse fato não te dá direito a ter uma linha de telefone.   :(
Sem Social Security Number... o que fazer?   Só há um jeito:  comprar um sim card, ou micro sim card, dependendo do modelo do seu celular.

Nos EUA eu gosto mais da t-Mobile, e vc gasta aproximadamente  50 dólares por mes para ter telefone e internet ilimitada  (internet com velocidade 4G para os primeiros 200 MB e depois vc fica meio "carroça"  funcionando com velocidade  2G ___ que parece "meio G" , especialmente nas horas em que vc mais precisa!)
Para ter um celular "pay as you go"  nos EUA voce não precisa de comprovante de residencia nem de passaporte.  A sua carteira de motorista brasileira já serve como identificação.

- Na Inglaterra  o custo, por incrível que pareça, é menor.  O plano "Dolphin"   da Orange é excelente, a cobertura é fantástica (pega  até nos mais escondidos recantos da Escócia). Também não precisa de passaporte.  Vc entra numa loja da Orange, compra o seu cartãozinho  (10 Pounds já dá coisa `a bessa e os mapas funcionam super bem também!) e voce vai colocando mais créditos sempre que precisar.  
Estou exagerando mas tem uma loja da Orange quase que em cada esquina.  Voce não  vai ter "aperto"  nenhum.

- Na Suiça, a Swisscom funciona bem, mas é muito cara e é terrível pq as "instruções"  vêm todas em Alemão e as mensagens (aquelas irritantes que dizem que seu crédito está acabando) também vêm em Alemão.   Já pedi e implorei nas lojas para configurarem para ingles mas parece que não é possível.
Outra coisa chata na Suiça:  Voce tem que levar seu  passaporte e o endereço de onde está hospedado.  Eles tiram xerox do seu passaporte, voce preenche um formulário gigante  e só depois disso vc sai da loja com o chip.  Chatinho.   Mas a conexão é boa em todo o país.  É muito caro, como tudo na Suiça. Custa aproximadamente 40SFR para cada 2GB e mais 2 SFR por cada MB, ou por dia.  
Ou seja.... a grana vai embora RAPIDINHO.  É bom apenas para ter como "segurança"  de ter internet e telefone `a mão,  mas deixe para checar email, mandar fotos etc quando estiver numa rede wi-fi.  

- No Canada a Rogers tem um plano chamado "Socialite voice e data 45"   dá conta do recado e custa aproximadamente 45 CAD.  (até 500MB de dados, mas dá bem pra o gasto, especialmente se voce usar wi-fi sempre que possível, de forma a "poupar os créditos"  do seu cartão.

- Em Portugal (aonde a Dupla está por algumas poucas semanas!) existem tres empresas, são todas semelhantes (preço, cobertura, etc) mas a Vodafone tem muitas lojas em todos os lugares,  inclusive no aeroporto de Lisboa,  então é muito prático porque voce já sai do aeroporto "conectado" .

Eu NUNCA, NEVER, EVER  uso o "telefone brasileiro"  no exterior.  A conta é de quebrar a banca de qualquer mortal.   A melhor opção é comprar um simcard ("pay as you go" )  assim que voce "aterrisar"  no seu destino.


O PULO DO GATO:

Tem vários "pulos do gato":

O primeiro é voce ter um celular que seja "quad-band" .   Sem querer entrar muito em assuntos de eletronica, trata-se mais ou menos do seguinte:  Cada país adota uma frequencia para a sua rede de telefonia celular,   e para que o seu celular possa ser usado em qualquer país ele precisa ser "quad-band"  porque assim ele vai funcionar nas frequencias usadas no Canadá, nos Eua, na Europa, no Japão, etc.  

Então... 

Vai comprar celular?  Compre logo o celular certo:  Quad Band e assim voce sabe que seu celular vai servir em qualquer lugar em que vc estiver.

O segundo pulo do gato, é comprar o celular desbloqueado.  Isso significa que  voce pode comprar o sim-card de qualquer operadora.  Não está satisfeito com a sua? Joque o sim card fora (isso de voce estiver muito   *^%&  com a operadora) ou espere seu crédito acabar e depois troque de operadora.

Existem sites que ensinam mil e uma formas de comprar um celular "bloqueado"  para ser desbloqueado em casa ou em alguma birosca que presta "serviços"  de  eletronica.  

Eu pessoalmente acho isso uma furada.  Se é para investir, invista direito e compre já desbloqueado de fábrica e com garantia.   Voce não vai ter chateação.

Antes de comprar seu "celular quad band desbloqueado"   (viu? vc agora já sabe o que pedir! rsrs)  VERIFIQUE os preços no Brasil, no Canadá e nos EUA.   No Brasil costumam ser caríssimos, talvez valha a pena voce pedir a um amigo que está nos EUA ou no Canadá para comprar para voce.   Faça a  pesquisa de preços e compare o que será mais vantajoso para voce.


E agora......... o MAIOR PULO DO GATO de todos!!!! 

DESLIGUE a "conectividade"  do seu celular quando não estiver usando!!!!!!!

Explico:  Os telefones "muito inteligentes" ,  como é  o caso do iPhone 4S   ficam o tempo inteiro conectando-se `a Internet para fazer atualizações.  

O que acontece então???  Cada vez que ele se "auto conecta"  ele "come"  os seus créditos!!!   

Por exemplo:  Voce compra um cartão com direito a 100MB.   Mesmo que vc não fale, não olhe email, não coloque fotos, etc,  se voce não desligar a "conectividade"  dele.....    ele vai ficar se "auto-atualizando"  (mesmo sem voce notar  e saber) e quando voce quiser mandar um email vai ter a mensagem:  NO CREDITS

Vc vai se perguntar: "Como assim? Não falei com ninguém, ninguém me ligou, não mandei email nem recebi.... como assim que fiquei sem créditos?" 

Foi porque o malditinho telefone ficou "trabalhando"  até mesmo quando vc dormia!


O que fazer então?  No caso do iPhone vc vai no "settings"  depois "general"  depois "network"  e deixa o "celular data"  em OFF.   Quando vc quiser usar internet voce coloca em ON , usa a internet `a vontade e depois NÃO ESQUEÇA  de colocar em OFF novamente.

Para os outros "smartphones"   voce por favor procure as instruções para deixar o celular data em OFF  senão.... babau....  voce vai trabalhar para enriquecer a companhia telefonica!

Voce fazer isso não interfere com o uso "normal"  do telefone (fazer e receber chamadas telefonicas).  Isso é apenas para ECONOMIZAR os seus créditos que estão no sim card  (micro sim card no caso dos iPhones).

Quando chegar no Canadá,  voce ainda não terá um SIN number (National Identification Number) e provavelmente ainda estará num endereço temporário até escolher sua moradia definitiva.  

A melhor coisa será adquirir um cartão desses "pré-pago"   (=  pay as you go) pois isso dará a voce um "número de telefone canadense"  que voce poderá dar para o corretor de imóveis, para amigos que já estejam no Canadá, e até para os seus parentes no Brasil telefonarem em caso de EMERGENCIA (se não for emergencia,  instrua-os a usar o Skype, é bem mais barato).

O post ficou meio grande, para variar, mas o assunto é muito complexo, não dá para explicar tudo em apenas um parágrafo.

Eu já "apanhei"  muito com essa estória de celular no exterior, sendo que a que "doeu"  mais foram 15 Euros consumidos em poucas horas sem eu ter tocado no "bendito"  celular. É porque eu não sabia _ e ninguém tinha me ensinado_   que eu deveria desligar o "celular data" !

Ah, outra coisa:  Como os celulares sempre procuram uma rede (wi fi),  é "obviamente óbvio"  que sempre que existir  rede free  voce opte por ela ao invés de usar os seus créditos (Starbucks tem rede wi fi grátis e segura, Panera Bread também e muitas outras lojas e cafés).  Evite redes que aparecem "do nada"  (sem ser de um café conhecido ou restaurante, etc senão seus dados poderão ser vistos por quem não deve vê-los!)

Se tiverem dúvidas é só fazer as perguntas nos "comments"  e o que eu souber eu respondo!

Mais uma vez...... quando tivermos at least 10 comentários  (rsrs)  será publicada mais uma 3D, as Dicas que Voce não Pode Perder !!!!  :)


24 comentários

  1. Eba!
    adorei essa 3D... e quero a próxima!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha! Obrigada! Chegamos a 10 comments hj, então teremos novo post! :)

      Excluir
  2. Super dicas Dupla!
    Marido e eu leigos de tudo, vamos abafar agora qdo chegarmos no Canadá.Ha!Ha!
    Valeuuuu!!
    Ah, outra coisa...levanta deste sofá menina...bora lá que o CA nos espera!
    Bjs Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia Querida,
      Será q vc não consegue encomendar uma bolsa igual `aquela q vai na cabine só que "um pouquinho" maior para poder caber a Dupla??? A gente promete viajar quietinho, debaixo da sua poltrona!!! kkk

      beijos e TA QUASE, hein??? :)

      Excluir
  3. Respostas
    1. Olá Marcelo!
      Que bom te ver por aqui! Vc e Veronica sempre azem muita falta! Fico feliz q estejam de volta ao "game" ! rsrsrs

      Excluir
  4. Mais posts! Mais posts!
    Aproveitando a viagem, Dupla?!
    Escrevam mais!!
    Reduzam estes comments para 5!!
    Vcs devem ter tantas dicas boas, q 10 comments vai demorar mt pra gente ler todas as dicas que vcs vão nos dar!! rs
    Bom final de semana!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi Family!
      Aproveitando mais ou menos pq tem sempre o lado árduo do trabalho.... rsrs
      Mas Portugal é BEM legal, custo de vida baratíssimo e pessoas muito muito educadas e muito orgulhosas de serem os nossos "avós" pois tratam brasileiros como se netos fossem! :)

      Dez posts é um bom limite para não ficar falando sozinha! rsrs Vou manter! rsrs

      Excluir
  5. No Canadá não precisa de SIN number pra ter celular pós-pago. No começo, levamos nosso celular velho em Chinatown e por míseros 25 dólares foi desbloqueado (isso pq não deu tempo de desbloquear no Brasil). Tínhamos um chip da Fido que comprei pelo Ebay.ca.

    Nos EUA já comprei o chip da T-Mobile, o problema é a cobertura em cidades menores não é tão boa, e acabei ficando com o celular mudo durante vários dias sem sinal.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,
      O que pedem então para uma conta pós-pago de celular no Canadá? Contrato de trabalho? Recibo de aluguel? Nós adoraríamos saber porque essa estória de sim card é sempre muito chata (e muito cara). As conexões são sempre muito mais "carroças" do que no pós-pago (eu acho q eles deixam a "torneira" aberta nos primeiros dias de uso e depois.... o tal do 4G vira "meio G" .
      A Orange Francesa então.... essa dá vontade de MATAR. rsrs

      Me conta como ter um pós pago Canadense sem SIN number. Nos EUA não tem jeito maneira e a t-Mobile ainda é melhor q as concorrentes... (our opinion...)

      Bjjjs e boa sorte!

      Excluir
  6. Otimas dicas dupla!!! Valeu :D Estive off uns meses, por isso n tenho respondido. Também recebemos a cartinha do consulado... esperar p ver no que dá. Bjussss e continuem dando noticias ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Volte a andar por aqui! Todos juntos somos fortes e a energia positiva aumenta!!!
      Beijos da Dupla!

      Excluir
  7. Legal. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thanks Anonimo! Realmente parece "bobagem" mas depois q vc carrrega o seu celular com 20 Euros ou 50 dolares e vê o dinheiro "sumir" pq a **** do celular fica buscando atualização enquanto vc está dormindo eh PHODA! OOPS! Falei palavrão !!! rsrsrs

      Do jeito que dei a dica, não há como perder grana! :)

      Excluir
  8. Respostas
    1. Obrigada Renata, continuo vibrando com suas conquistas! :)
      Bjjjs da Dupla e tudo de bom para vcs!!!

      Excluir
  9. Voces receberam algum email solicitando atualização de formularios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristão Peregrino,

      Só recebemos aquela cartinha pedindo desculpas pela demora. Depois disso... silencio TOTAL !!! :)

      Boa sorte para vcs!!!

      Excluir
  10. Dupla, adoro todas as dicas extremamente úteis! Mas quero agradecer ainda mais o seu comentário no post do http://tensaopremontreal.wordpress.com/2012/05/09/opcoes-para-levar-dinheiro-ao-canada/#more-769 Blog Tensaopremontreal!
    Poxa, faz tanta diferença qdo a pessoa fala do que conhece, não é? Bem que vcs poderiam fazer um post sobre "como levar dinheiro" aqui no blog de vocês também!
    Gde abraço
    Darlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vida Nova Ville Quebec !

      Obrigada! Realmente, a gente tem bastante experiencia nessa área e ficamos as vezes muito surpresos com a inocencia de algumas pessoas.

      Já comentei sobre esse assunto de "levar dinheiro" em duas oportunidades. Basta vc colocar no "search" do meu blog a palavra CUECA (haha... sempre uma possibilidade, né?) e também coloque no search a palavra "ATM" . Vc terá dois posts em que falo nesse assunto. Mas... atendendo a seu pedido, o próximo post será "Como levar dinheiro: Atendendo Vidanovavilleduquebec" ! rsrs Espero que goste!
      Bjjs

      Excluir
  11. eu vou fazer um intercambio e quero comprar o s4 novo, mas nao sei onde. voces sabem uma loja em vancouver que venda desbloqueado?

    ResponderExcluir
  12. Oi Lucas!
    Sobre o S4 não sei informar! Se vc quiser mudar para a Apple (rsrs) aqui em Vancouver temos varias lojas!
    Parabens pla escolha da cidade!! Vc vai amar Vancouver!!!
    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  13. Parece que o mundo inteiro tem que ser desonesto para sobreviver, roubam em qualquer situação, e na comunicação é a forma da nossa era, ainda seremos lembrados no futuro por ser a geração vítimas da "comunicação sem lei", por tanto vejo muito pouco futuro nas relações sociais e uma violência cada vez maior, boa sorte a todos nós!

    ResponderExcluir
  14. Onde compro celulares desbloqueados no canada?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like