Como LEVAR dinheiro para o exterior

by - quinta-feira, maio 10, 2012

Mantendo a tradição, quanto um post atinge a marca de dez comentários um novo post é criado! rsrs

Agradeço a todos pelos comentários no post anterior!  E agora... vamo-que-vamo... novo post!  :)




Atualização feita em 31 de outubro de 2012:  A melhor forma de enviar legalmente é abrir uma conta no HSBC e ir fazendo as transferencias.  Caso voce queira enviar dinheiro não declarado no Brasil, aí voce usa outras formas.

Estou deixando o "blah blah blah"   rsrs  que eu já tinha escrito no post (feito em maio de 2012) apenas para que voces notem que eu já estudei esse assunto a fundo!  rsrs
Abri a conta no HSBC e estou achando ótimo !!!  Não há nada mais prático!!

   ****


Daqui para baixo, se quiser nem leia... o resumo está no parágrafo aí acima


Como Levar Dinheiro (escrito em maio de 2012, antes de eu ser cliente HSBC)


Esse é sempre  um assunto que gera dúvidas, incertezas e insegurança na hora de escolher a melhor opção.

Não há regras, e cada um decide a melhor forma em função do $$ que tem e dos riscos que deseja, ou não, correr.

Já mencionei este  assunto em dois posts bastante antigos.  Se quiserem lê-los basta escrever "cueca"  no campo "search"  do meu blog  e encontrará um post.   Se  escrever "ATM"  o campo search do meu blog encontrará o outro post.

Mas......... casualmente, ontem li um post num blog aconselhando as formas de levar dinheiro e discordei (integralmente)  do post.  Comentei isso (na seção de comentários do blog em questão)   e recebi em meu blog um elogio do pessoal do Vida Nova Ville du Quebec     (http://vidanovaquebec.blogspot.com.br/) sugerindo que eu escrevesse um post sobre o assunto.  Então.... atendendo a pedidos...  lá vai!  :)

Ainda no post  que li ontem, uma das pessoas comenta que depois que estiver no Canadá vai receber dinheiro via Western Union.   Gente..... SOCORRO!!!!!   Essa é a PIOR forma do MUNDO!!!!!  Isso é apenas para imigrantes que não são legalizados e que usam  o serviço para mandar dinheiro para as famílias no México, Brasil, etc !!  Nós somos SKILLED, vamos entrar sem ser a nado, não é???

Vai emigrar para o Canadá??? Emigra direito!!   rsrsrs

Antes de ir, peça ao seu banco para te fornecer um cartão de saques.  Quase todo banco oferece esse serviço.     Ok.... se voce não tem conta em  nenhum banco, então voce abre uma conta e coloca carga num cartão de saque.  Esse cartão fica como se fosse um cartão de celular pré-pago quando voce coloca créditos nele.  Só que ao invés de créditos de telefone voce tem "dinheiro carregado"  no cartão.   Mas........... isso apenas para quem não tem outro jeito!  Não é uma forma "péssima"  mas tem outras que considero melhores...   


Cheques de viagem:  na minha opinião, é uma das piores opções.     

Muito antigamente (ali  no neolítico até a Idade Média... rsrs), isto é,   antes do "advento"  dos cartões de crédito internacionais, realmete os traveler's checks eram a melhor opção.  

Aliás... não eram a melhor, eram a UNICA opção.   A menos que a pessoa levasse dinheiro em "cash"  na cueca.  Os brasileiros não tinham cartões de credito internacionais;  brasileiro para  abrir conta no exterior tinha que ter quase 1 milhão de dólares, etc.  

Ou seja , era CUECA ou TRAVELER'S CHECK.  Não tinha outro jeito.

Traveler's  Check?  MORREU.  
As taxas são horríveis (comissões no momento da troca).  Voce PERDE dinheiro SEMPRE. Se voce usar os travel para abrir conta num banco no exterior, ok, não haverá nenhum problema, é pratico e não vão te cobrar nenhuma taxa. 

Nos EUA  vc até consegue assinar uma folhinha de 100 dólares no mercado e eles aceitam (vão pedir passaporte)  e te dão o troco em cash.

Agora.... TENTE  trocar TRAVELER'S CHECK na Europa!!  NINGUEM TROCA. NINGUEM ACEITA traveler check como pagamento.   Voce tem que trocar os traveler's cheques  em Euros no BANCO.  E vai lá para ver a "taxa"  que te pagam e o percentual da comissão....     SINISTRO.   Perde-se MUITO $$$


Besides................ NUNCA é demais LEMBRAR que.........
O nosso querido e estimado Governo Brasileiro NÃO autoriza que se saia do Brasil com mais de 10 mil REAIS.  

Ou seja,  eles não autorizam isso para NÓS que trabalhamos.   Para os assessores,  governadores,  turma do mensalão, etc pode.

Mas para nós, honestos,   NÃO PODE.  O limite é de dez mil REAIS ou o EQUIVALENTE em qualquer outra moeda ou  INSTRUMENTO MONETÁRIO.   
Se te pegarem com mais que isso vc está FU.   

Para sair com mais de dez mil REAIS, vc tem que preencher um formulário no moneto da saída do país, mostrar todo o dinheiro, explicar isso, aquilo e ainda... aquiloutro.  

Não é uma coisa fácil de fazer "normalmente".    Imagina fazer isso no dia de um embarque de emigração com dezenas de familiares chorosos no aeroporto, mais "500 mil caixas e malas"  e às vezes acrescentado de criança e cachorro.  Já imaginou a cena, né?   Isso quando a Receita não está em greve ou o guiche proprio fica em outro terminal (caso do Rio, onde há o Terminal 1 e o Terminal 2)

"Pera ai que eu tenho que descobrir onde é o escritório da receita aqui no aeroporto para contar sobre os meus dólares blah blah blah"  .
NÃO ROLA

Levar na cueca pode ser uma solução.  É uma questão de SORTE além de ser a forma preferida de alguns  politicos e bispos brasileiros.  
Voce  pode dar sorte e nada te acontecer, como pode dar "má sorte"  de cair num dia de "operação padrão"  da receita e aí seus dólares irão para a Cucuia.   
  
CASO voce  opte pelo dólar na cueca,  SE o seu voo fizer escala nos EUA recomendo que  vc,  antes do  avião aterrisar,  RETIRE os dólares da cueca e  DECLARE que tem mais de 10 mil dólares (note que já estamos falando de dezmil DOLARES e não de dez mil REAIS).  

Menos de 10 mil  dólares não precisa declarar nada.   Quando voce tem mais de dez mil dolares, seja em CASH ou em TRAVELER, voce tem que  assinalar no formulário azul que é  distribuido  no avião que vc não está entrando com mais de 10 mil dólares.  Não MINTA NUNCA ao entrar nos EUA.  
Lá as coisas não são de brincadeira, HÁ LEI e a lei nos EUA é RESPEITADA por todos, do lixeiro ao Presidente.   

Se voce  chegar nos EUA com mais de 10 mil dólares e DECLARAR  NÃO vão  te perguntar nada, NÃO vão te cobrar nada.  No máximo vão te perguntar "mas para que esse dinheiro todo?"  e voce responde que está indo para o Canadá e vai ficar num hotel dez estrelas, ou fala que vai comprar um carro, ou fala que vai comprar uma jóia para a sua mulher, enfim, voce fala  o que voce quiser.  Não acontece NADA de "mal" nem com voce nem com seu dinheiro. Não há nenhum tipo de taxa.  Eles não querem saber "como" voce ganhou o dinheiro. Eles querem apenas que voce declare quanto estava levando ao entrar. Simples assim.

Voce só terá problema SE voce entrar nos EUA  SEM  declarar o dinheiro,  e for "sorteado"  para ir para a "salinha"  de segundo questionamento e acharem o dinheiro.  
Aí sim, vc será processado e vai pagar uma multa além de, evidentemente, ter os seus dólares apreendidos pelo Governo.  Isso  porque vc mentiu.
Já mencionei isso tudo num post antigo, coloquem as palavras chave no "search"  do meu blog e vão encontrar os posts que falam sobre isso.

Cartão de crédito brasileiro para pagar compras no exterior???  Não use NUNCA,  JAMAIS, em tempo algum.   O cambio é sempre muito "roubado" isso sem contar o IOF  que é de MATAR.

Como fazer então?

Na nossa experiencia, os juros no Brasil ainda são muito bons comparados com o que é pago nos demais países ("nada"  no Canadá, "nada"  nos EUA, "quase nada"  na Suiça).    Ou seja, apesar de estarem diminuindo as taxas de juros, os juros no Brasil ainda são muito ALTOS.  "Ganha-se"  mais com aplicação no Brasil do que por aí a fora....

Nós acreditamos que AINDA vale mais a pena deixar o dinheirinho aplicado no Brasil  (mesmo que seja na "poupança"  da Caixa Economica  rsrsrs)    do que "zerar"  todas as posições e levar "tudo"  para o Canadá logo assim de cara.   
Depois que voce estiver lá... se quiser comprar casa, ou carro, ou prancha de snowboard ou whatever, tudo bem, vc aí saca a grana que está no Brasil.  

Quando viajamos nós andamos com tipo 100 (Euros ou dólares ou SFR) na carteira.  Mais nada.   
Quando precisamos de dinheiro, vamos numa ATM e sacamos grana da continha que está no Brasil.  
O limite de um dos nossos bancos para saques no exterior é de 600 dólares por dia e o do outro banco é de 1200 dólares por dia.   Não pagamos NADA com cartão de crédito brasileiro.  Só fazemos saque em ATM e pagamos tudo com cash.

Em hotéis em que é preciso fornecer o cartão de crédito no check-in a gente apresenta o cartão e avisa que na saída vai pagar em CASH. Claro que a gente pega o recibo mostrando que o pagamento foi em CASH para evitar que algum hotel safado fique com o nosso dinheiro e também debite do cartão. Nunca tivemos problema.    Muitas vezes conseguimos até um desconto, por fazer o pagamento em cash.

A tarifa para sacar grana na ATM é de  2.50 USD ou  3 dólares, dependendo do terminal.   NÃO há o "IOF ladrão"   do uso de cartão  de crédito.   Tranquilex.

Bem.... a Dupla faz assim... e tem dado certo.....


ATUALIZAÇÃO do POST:   Pode ser que as informações sejam uteis para quem vai viajar a turismo ou negocios para o exterior, por isso mantive o post aqui sem deletá-lo.   No nosso caso, que estaremos EMIGRANDO para o Canadá, depois de ler MUITO e ouvir MUITA gente, optamos por abrir uma conta no HSBC Premier Brasil pois isso nos permitiu abrir uma conta no HSBC Canadá antes mesmo de sair do Brasil. Vejam o post de 19 de maio de 2011 com TUDO sobre o HSBC.   Abs da Dupla em 24 Set 2012

:)

Boa sorte a todos!!


Quando tivermos 10 comments  voltaremos por  aqui!!!


Novidade! Update em 2017, colocando aqui o meu LinkedIn  Vamos nos conectar? Sempre bom contactar pessoas de mesmo interesse!   https://www.linkedin.com/in/mariaceciliateixeira/


28 comentários

  1. Puxa, fiquei curiosa, que banco oferece US$1200 para saque diário no exterior? O HSBC premier permitia só US$500,00... dá pra negociar esse valor com o banco daqui?

    Obrigadinha!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dea,

    o Itau Personnalité.

    Fica de olho no HSBC pq ele costuma ter taxas mto altas. Eu nunca fui cliente do HSBC mas temos amigos que moram fora e eram clientes do HSBC. Reclamavam HORRORES das "taxas extras" cobradas.

    ResponderExcluir
  3. Bem, já q vc comentou s/ o meu comentário.... Usei durante um ano o WU, quando meu filho estudou na California e o bom é q não tem limite baixo de saque.A taxa é BOA SIM p/ remessas de valores médios. E não vejo onde seria DESMERECIMENTO ser SKILLED e usar um sistema que é operacionalizado pelo BB. Não entendi mesmo de onde surgiu esta sua informação de Sub-sistema de remessa, enfim...Cada um com seu cada um...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tânia

      Eu talvez tenha má impressão por ver, especialmente nos EUA e em alguns países da Europa, umas pessoas com total cara de "undocumented" entrando / saindo dos escritórios da Western Union...

      A única experiência que tivemos com Western Union foi no próprio Canadá, pois fomos multados por excesso de velocidade (vínhamos numa estrada q era 80km/h e a placa mudou p 60km/h porque estava entrando em área de cidade e nós não notamos).

      Tinham vários carros de policia escondidos depois de uma curva, pararam muitos carros por excesso e o nosso foi um deles.

      O guarda escreveu a multa e nós tínhamos que pagá-la antes de sair do Canadá. Como não temos conta em banco no Canadá (AINDA rsrsrs) , não podíamos enviar um cheque .

      Fomos orientados a procurar uma loja da Western Union em Vancouver, onde enviamos o dinheiro p/ pgto da multa. Pagamos uma "taxa de remessa" ao Western Union e além disso foi uma "saqueira" preencher os forms de envio do dinheiro.

      Ou seja, eu que já tinha um pouco (só "um pouco muito" rsrsrs) de preconceito passei a gostar menos ainda do tal do Western Union... mas se voce teve boa experiencia através do Banco do Brasil é ótimo saber pois pode ser mais uma forma de envio. Abraços!!

      Excluir
  4. Valeu pelas dicas!
    Nós somos Premier no HSBC e sacamos todos os dias que estivemos no Canadá e não pagamos nenhuma taxa por isso:) Ainda não sabemos muito bem como faremos ao imigrarmos...Vamos analisar as alternativas, inclusive as de vcs:)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Dupla, vcs como sempre com dicas valiosas!obrigado por compartilhar!Ab

    ResponderExcluir
  6. Dupla, obrigada por atender os pedidos! ahahah!!!
    Olha só, comecei a procurar "forte" esta questão de dimdim! Então eu questionei meu banco, que no meu caso é o Santander, e estou aguardando a resposta. De qq forma, eu achei algumas coisas na net e vou colocar aqui, ok?
    Qdo usa a função Débito no exterior, na verdade tem uma taxa do banco daqui, vou confirmar com o Santander mas me parece que é de R$ 10,00, tem o IOF de 0,38% (será q nao tem mais????) e a taxa de até US$ 3,00 como vc falou!
    e mais uma questão...qual o Banco q te dá o limite de US$600,00 dia para sacar?
    Valeu Dupla, ate a próxima (q será bem próxima)!
    Bjos
    Darlene
    ps. os 10 comentes pode contar com os de vcs? pois assim esse ja seria o 8 comentário! ahahahah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Darlene,
      Sim, tem esses 0.38% . É isso mesmo. Comparado com o IOF de uso como cartão de crédito internacional é praticamente "grátis" (a taxa).

      O limite deve variar de acordo c/ o banco e de acordo c/ o tipo de conta.

      É importante escolher o terminal no exterior, porque alguns ATM têm limite de 100 ou 200 dólares, mas aí não tem nada a ver com a sua conta, é limite mesmo do terminal (ATMs localizados em shoppings, mercados e postos de gasolina em geral têm limites menores. É chato sacar nesses pq vc teria q pagar 3 dol para cada 200 dólares retirados...

      Eu sempre opto pelos ATMs q estão em agencias bancarias. Nesses as máquinas sempre conseguem despejar 600 dólares numa tacada só.

      Bom mesmo vai ser quando todos nós estivermos faturando muito no Canadá! Ninguém vai ter mais preocupação em como levar dinheiro para lá! Rsrsrs

      Excluir
  7. Ah sim, meus comentários não contam na cota dos dez comments para o próximo post! :)

    Darlene, se descobrir mais novidades no assunto por favor avise / publique. Esse assunto vai mudando em função de leis / taxas que são modificadas então é sempre bom mesmo estarmos atualizados!!

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, concordo! Vamos levar nosso $$ através do HSBC , e tbm sacar lá no ATM pra fugir do IOF qnd precisar...

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dupla!

    Mais uma vez, adorei a dica!!!!
    Cada post é leitura obrigatória!!!

    Vou deixar esse comentário para tentar acelerar a saída do próximo!!! rsrsrsrs

    Beijos,
    Pati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! :)

      O próximo post está pronto, mas aguardando que dez leitores passem por aqui... rsrs

      Os comentários da Dupla não contam então por enquanto faltam ainda dois!!! rsrsrs

      Beijos e até breve!!!

      Dupla

      Excluir
  10. Muito legal as suas dicas, nunca tinha pensado nessa possibilidade de trazer um cartão de débito internacional do meu banco no Brasil. Antes de vir para o Canadá eu tinha conta em dois bancos porque eu recebia meu salário em um e fui obrigada a abrir uma conta na Caixa quando comprei um imóvel no Brasil. Então o que eu fiz foi fechar a minha "conta salário", trocar a maior parte do dinheiro que eu iria trazer em Travel Cheque Canadense e uma pequena parte coloquei em um Visa Travel Money, pois assim poderia transferir $$ da minha conta do Brasil para o cartão e poder sacar aqui (se soubesse que poderia sacar meu $$ aqui com meu cartão do banco aí, provavelmente não faria o VTM). Eu não achei ruim trazer Travel Cheque. O que fiz foi depositar todos os TC na minha conta corrente canadense e não paguei nenhuma taxa por isso. Até concordo que seja melhor deixar o $$ rendendo no Brasil, mas infelizmente o $$ aqui vai embora tão rápido que não dá tempo de render muita coisa aí.

    Espero que logo venha um novo post

    Um grande abraço

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda!

      Post novo a caminho! rsrsrs

      Abs

      Excluir
  11. politico nao leva na cueca...eles tem casa no exterior..quem leva na cueca sao pastores de diversas religioes.
    o banco de montreal nao cobrataxanenhuma...e ja trouxe o valor de uma casa para ca, sem problmas. Como vc falou, deposita no banco ai e transfere aqui, ou vai sacando aos poucos. O problema eh q vc nao tem sossego com o tanto de gerentes q te ligam para aplicar aqui e ali e participar de sorteios, poupancas e propostas para tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha

      Sei bem o que vc está falando.... Totally true! :)

      Excluir
  12. Respostas
    1. Obrigada! Com o seu comment teremos........ um post novinho em folha !!! rsrsrsrs

      Excluir
  13. Pessoal estou indo para Toronto semana que vem e gostaria de tirar a duvida com vcs.Se eu levar o VTM, só pagarei quando fizer saques?Em compras nas lojas não são cobrados os 2,50? E não pago nada pela conversão do dllar americano em canadense,pq ele é carregado em dllar americano,não é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Nós nunca usamos VTM, embora a gerente do Itaú sempre insistisse p q levássemos....(creio q a comissão deles é maior? Rsrs)
      A gente usa o cartão que é de credito e debito normal (o mesmo cartão tem as duas funçôes). A gente pega $ nas máquinas de ATM q têm o símbolo do Visa. Fazemos saque como debito (withdraw). Saem 600 dolares (em notas de 20...argh). Paga-se 2.50 na maioria dos terminais, mas antes de concluir a operação vem a pergunta "a taxa desse terminal para esse serviço eh de x dolares, concorda?" . Se for mais q 2.50 vc pode cancelar a operação (sem custo) e procurar terminal mais barato.
      Para compras em lojas eu recomendaria q vc pagasse em cash ... As taxas do Gov Brasileiro para uso de cartão de credito no exterior são vorazes....
      Boa viagem! Se tiverem tempo vão a Montreal, é 10 vezes mais bonita! :)

      Excluir
  14. Faz um cartao internacional american express com a moeda que voce for usar, é aceito em todos os lugares e nao há taxa alguma
    Informe-se no seu banco!
    sempre uso e é excelente!!

    ResponderExcluir
  15. Dupla Canadense,

    Em Setembro irei para o Canadá, onde ficarei por 16 meses, por conta do programa do governo Ciência Sem Fronteiras. A primeira parte da bolsa recebi em uma conta do Itaú que tenho e as próximas receberei em um cartão vtm do BB Américas quando eu estiver no Canadá. Minha dúvida é como levar o dinheiro que recebi aqui no Brasil e que está na minha conta do Itaú. Devo usar o cartão internacional do Itaú para sacar lá ou usar um vtm? O problema é que minha conta no Itaú é universitária e meu limite é bem modesto.

    ResponderExcluir
  16. Tem como eu transferir 10 mil reais para o Canadá e chegar lá por 10 mil dólares canadenses? Desculpe a minha ignorância mas eu não faço a minima ideia de como seja essa transferência. Se não, quanto a gente perde no cambio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O jeito mais fácil e com melhor taxa de cambio é você ter uma conta no HSBC. Vc abriria uma conta no Brasil "linkada" com uma conta no Canadá, e aí você pode transferir até o máximo de 3 mil dólares por dia. Se não for assim, você pode trazer uma parte em casa (dólar americano ou canadense) e se trouxer mais que 10 mil (dólares) você tem que declarar aqui na entrada (não paga taxa, mas tem que declarar porque se não declarar e vc for pega com mais do que o limite você paga multa além de outras sanções). Se você transferir 10 mil reais para o Canadá você vai receber aproximadamente 4 mil dólares canadenses (mais ou menos, dependendo do cambio do dia, que você pode ver na Internet). Espero ter ajudado. Boa sorte!

      Excluir
  17. Parabéns pelo post. Só não entendi uma coisa, ao sair do Brasil eles só permitem que leve na mão até 10 mil reais ou pode ser 10 mil dolares canadenses também? Não to falando do que o governo canadense autoriza na entrada e sim do que o governo brasileiro autoriza na saída do Brasil. Fiquei confusa quanto a isso. E outra pergunta é que como eu vou com meu namorado, eu e ele podemos levar os 10 mil cada um, certo? Terias como colocar os links onde estudar essas informações? Obrigada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas leis do BR seriam 10 mil reais por família. Ridículo. Acho que ninguém segue. Mas é a lei.
      Creio que cada um de vcs pode levar essa quantia porque vcs não são uma família . Podem passar por simples amigos ou vizinhos que decidiram viajar juntos.

      Nunca soube de alguém com problema viajando acima do limite, desde que o cara não saia com uma mala cheia de dinheiro...haha... Esses casos já li no jornal (lembram do deputado com dólar na cueca não é??) rsrsrs

      Coloque o dinheiro naquelas bolhinhas próprias para dinheiro, na cintura, virando a parte "gordinha" ( onde está o dinheiro) para trás (fica nas costas) para vc não ficar barriguda.

      Ele pode levar a mesma quantidade quer vc, e no caso dele pode deixar a bolsinha para a frente mesmo.

      Use blusa soltona, por cima de uma calça jeans.

      Não fique com cara de culpada. Eles adoram pessoas com cara nervosa.

      Leve um livro, mergulhe a cara nele e em poucos minutos estará no avião! Beba um vinho no avião para comemorar e relaxar.

      AO CHEGAR no Canadá OU SE O VOO FIZER ESCALA nos EUA , TEM QUE DECLARAR caso estejam com mais de 10 mil dólares (o casal ) porque aqui é nos EUA esse papo de "só somos conhecidos" não cola porque vcs estarão juntos e o endereço de onde ficarão é o mesmo.

      Não acontece nada demais. Você marca um x no formulário que é distribuído no avião para a pergunta se está trazendo mais de 10 mil dólares, marca o sim, e eles vão querer saber o total q vc está entrando (não use número aproximado, fale for exemplo "trinta e cinco mil e duzentos e trinta dólares). Eles vão te perguntar para que o dinheiro, você responde que quer fazer muitas compras e ir a muitos restaurantes. Não é cobrada nenhuma taxa.

      Boa sorte!!!!

      (A resposta dada não garante que com vcs será desta forma mas é baseada em muitas estórias ocorridas com pessoas conhecidas da Dupla... e com a Dupla também!)

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like