Declaraçâo de Saída Definitiva do Brasil

by - domingo, junho 24, 2012

Ainda o Leão.....quanto mais eu estudo mais dúvidas tenho.....Urghhhhh.....

Li que é obrigatório fazer Declaração de Saída Definitiva do Brasil junto à Receita Federal. Ou logo agora na saída ou, se não fizer, depois de 12 meses fora do BR a pessoa já é considerada "não residente" para fins fiscais ( ou seja, não faz declaração anual mas....nem por isso deixa de pagar imposto de renda).

Pergunto: vale a pena fazer a declaração de saída logo agora?

Com essa declaração de saída surgiria um problema: A conta do Itau não "funciona" para quem não morar no BR. O dindim teria q ser transferido para uma conta CC5 do próprio Itaú. Muito enrolado....

Li e reli um post que fiz ano passado sobre valer a pena ou não o HSBC e os comentários de varias pessoas, especialmente do Les Lapins, da Lu Patinadora e do Antônio nos fizeram concluir que o HSBC será o melhor caminho. Obrigada a todos por comentários tão ricos! (quem quiser ler tudo basta escrever HSBC no campo search deste blog).

Lu.....Antônio...... Leitores..... Por favor me digam o que acontece no Canadá com relação ao $ recebido de imóveis no BR! No BR a administradora já paga o carnê leão e desconta. O Canadá se contenta com essa informação ou eles acham q o BR "morde" pouco (kkk...imagina!) e ainda querem mais um pouco?

Resumindo:

1. Declaração de saída definitiva do Brasil. Fazer ? Náo fazer?

2. HSBC. Parece ser mesmo a melhor solução. Amanhã iremos abrir a conta. Alguma sugestão à mais?

3. Como ficam os recursos recebidos no Brasil de empresa que se possua,  e também de imóvel alugado?


Quem quiser fazer comentários sem se identificar (para não expor detalhes pessoais) seja welcome mas por favor participem! Esse assunto de saída definitiva interessa a todos e o recebimento de $ de aluguel certamente interessa a muitos!! Valeu!!! Obrigada e boa sorte a todos!

Update: acabo de encontrar um post muito bem escrito pelo pessoal do "Partiu lá Fora". Quem estiver interessado no assunto, vale a leitura!


Update 2: encontrei esse post que explica o assunto bem detalhadamente



Quem já tiver feito declaração de ajuste no Canadá e puder colaborar será super Welcome!

:)

9 comentários

  1. Olá Dupla,

    bem, meu caso é meio diferente do de vcs, mas talvez os ajude. No meu caso já moro no Canadá há quase 3 anos, mas nunca fiz a tal declaração de saída. Logo que saí não fiz porque não sabia se a imigração daria certo ou não (infelizmente sei de muito gente que volta para o Brasil). E depois acabei deixando e nunca fiz principalmente porque como vcs eu tb tenho imóvel alugado no Brasil. Não sei se dá algum problema não fazer essa declaração, se algum dia eu tiver algum problema aviso vcs rsrsrs

    Quanto ao imóvel alugado, o valor que recebo do meu não chega a ser tributado, então declaro o meu rendimentos de aluguéis no IR Brasileiro, mas não pago nenhum imposto por isso. Eu não declaro meus rendimentos recebidos do Brasil no meu IR do Canadá. E no IR do Canadá vc somente tem que declarar que tem imóvel fora daqui se o valor do imóvel for superior a 100 mil dólares (o que não é meu caso tb rsrsrs). Acredito que uma vez q vc já está pagando imposto no Brasil não necessita pagar de novo ao Canadá. Mas é bom vcs verem essa info direitinho para não terem problemas no futuro. O que eu aconselho fortemente é declarar o seu imóvel quando entrarem no Canadá como bens a serem enviados após landing, assim vcs poderão trazer o valor da venda caso decidam futuramente vender o imóvel e trazer o $$ para cá. Também é importante declarar o imóvel no IR canadense se o valor for superior a 100 mil dólares.

    Bem é isso, espero ter conseguido ajudar :-)

    Um grande abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dupla!

    Também ando preocupada com esse assunto. Gostaria de indicar o post a seguir que achei muito bom e creio que possa interessar a vocês e a seus leitores:
    http://canadasaga.blogspot.com.br/2012/04/pequeno-guia-da-declaracao-de-imposto.html
    Abraços,
    Soraia

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz a declaracao de saida definitiva ha um ano e continuo com as atividades normais da minha conta do Itau. Acabo que de ler no site da Receita federal, os seguinte texto sobre tributacao a nao-residentes:
    "Os rendimentos recebidos de fontes situadas no Brasil, por não-residente, relativos a pagamento, crédito, emprego, entrega ou remessa para o exterior de despesas relacionadas com pesquisa de mercado para produtos brasileiros de exportação, bem assim aquelas decorrentes de participação em exposições, feiras e eventos semelhantes, inclusive aluguéis e arrendamentos de estandes e locais de exposição, vinculadas à promoção de produtos brasileiros, e de despesas com propaganda realizadas no âmbito desses eventos, sujeitam-se à incidência do imposto na fonte à alíquota zero. Tais rendimentos, se recebidos por residente em país com tributação favorecida, sujeitam-se à incidência do imposto na fonte à alíquota de 25%."
    Endendo que o imposto sera cobrado na fonte pagadora, se for o caso, e que nao e necessario declarar, certo?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que não Antonio, voce deve informar a fonte pagadora a receita brasileira. Logo, tens que fazer a declaração de saida

    ResponderExcluir
  5. Olá Dupla! Ótimo blog! Adorei!

    Sabem de alguma informação sobre investimentos (ações, fundos, etc.)? Eu pedi informações para uma corretora e eles me passaram este link: http://www.cvm.gov.br/port/redir.asp?subpage=informacaoinvestidor

    Outra corretora, por outro lado, disse que só preciso de um comprovante de endereço daqui e uma conta corrente aqui.

    Vocês passaram por isso?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. @ Anonimo

    Obrigada por gostar do blog!!! Continue seguindo a Dupla! :)

    Depois de pesquisar com amigos da Dupla, recebemos a seguinte informação que esperamos seja util para você !!

    "So nao tenho certeza se as aplicacoes em questao seriam no Brasil ou Canada. De qualquer forma mantenho em ambos, e nada de declaracao de saida quando vim.
    Em ambos uso o proprio banco como broker, Itau no Brasil e HSBC no Brasil e Canada, mas tambem em ambos e possivel contratar brokers independentes, como Spinelli ou AgoraInvest no Brasil e InteractiveBroker ou Questrade no Canada, entre outros."

    Boa sorte para vc querido leitor e mil thanks para a equipe de consultores da Dupla, que é um TIMAÇO!!!!

    \O/ \O/

    ResponderExcluir
  7. Caramba, não entendi nada....Vou ter que informar sobre isso.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber como ficou a questão de ter uma empresa do Brasil. Podemos fazer a declaração definitiva e manter a empresa? aBRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda!
      Obrigada pela visita! Na realidade optamos por fechar a empresa no Brasil e a buRRocracia é tanta que ainda não acabou o processo, mas a genet chega lá. Já aqui no Camadá você abre uma empresa sozinho, sem precisar de despachante e sem gastar praticamente nada (menos de 100 reais, para vc ter uma ideia...)

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like