Dica da Dupla: Passagens Aéreas

by - terça-feira, junho 19, 2012


Viajando para o Canadá   (e outras dicas que servem  para qualquer outro lugar)

3D =  Dicas DDupla

Calma!!! Ainda não fomos!  Mas é claro que.... vontade é o que não falta!    Enquanto faço planejamento e pesquisa descobri uma coisa que pode ser útil a quem está no início do processo (ou está adiantado no processo mas não vai fazer o landing "já") .


Se voce não tem visto americano,  CORRA e tire o  seu!!  Fique com o visto americano carimbado no seu passaporte porque ele poderá ser muito útil no momento em que voce for, definitivamente,  para o Canadá.


Por que?   Porque acabo de fazer uma "simulação básica"  de um voo partindo do Rio  (GIG)  com destino a Vancouver (YVR).    Se voce pesquisar pela United, deixando as datas flexíveis para o mes de julho (por exemplo)  voce vai receber uma tarifa   (roundtrip)   de   USD 1249.00


O voo da United faz escala em Houston e aí, obviamente voce precisará do visto americano.


Se vc não  tiver visto americano, vai ter que pegar um voo que não pare nos States.   Ou seja,  voce, muito provavelmente vai pensar em ir de Air Canada.    Sabe quanto custa a roundtrip  Rio- Vancouver pela Air Canada?  USD 2682.00   


Air Canada custa MAIS QUE O DOBRO da United !!!!     2682 x 1249 !!!   FALA SÉRIO !!!


Se voce quiser acreditar naquele papo  de Papai Noel que a Air Canada deixa voce como imigrante levar uma mala `a mais  (TÃO BONZINHOS, né???) ,  vai ver que eles não estão dando vantagem nenhuma.
Uma mala extra (além das duas a que cada passageiro tem direito)  vai custar 125 dólares.  

Ou seja,  voce compra a passagem pela United,  paga a mala extra, ou excesso de peso nas outras e ainda assim ainda sobra MUITO troco!!!

Este post não é  um comercial para a United  (bem que deu vontade de colocar um google adds... rsrsrs) .  O que eu quero dizer para voces, é que não devem  deixar de avaliar TODAS  as opções antes de comprarem suas passagens!

Ou seja,  quem está no começo deste sonho Canadense e não possui visto americano,  corra atrás do visto porque voce vai ter mais opções no momento de embarcar para o Canadá.

Já que estamos no assunto "passagens aéreas"   vou dividir com voces outras  informações que usamos e têm sido úteis:
  • Nós sempre compramos passagem ida-e-volta (roundtrip).   As passagens roundtrip são mais baratas do que as passagens só de ida (incrível mas é verdade).   O trecho não utilizado não serve para "refund"   (receber  $ de volta) , mas serve como crédito para outra passagem.   Ou seja, estando no Canadá e não querendo voltar ao Brasil dentro  do limite de validade da passagem voce pode telefonar para a Companhia Aérea, cancelar esta volta  que voce teoricamente faria  (quando comprou sua ida para o Canadá) e dizer para a atendente que ao invés de voar Vancouver - Rio  (por exemplo)  voce quer fazer Vancouver - NYC.   
  • Nos sites das Companhias Aéreas há a opção "minhas datas são flexíveis".   Use esta opção e se na companhia aérea que voce estiver pesquisando não houver isso,  faça simulação de  voar em diferentes dias do mes.  Voce vai reparar que o preço das passagens varia  MUITO de acordo com o dia /  dia  da semana.
  • Nós sempre optamos por comprar passagens diretamente no site da companhia aérea ao invés de usar agencias de turismo ou sites de busca tipo Expedia.  Eu até consulto os sites de busca (Expedia, Kayak, etc) mas só para verificação.  Na hora "H"  eu compro pelo site da Companhia Aérea.  Me sinto mais segura quando eu mesma estou administrando todo o processo, para o caso de precisar mudar data, horário, destino,  etc.  Ninguém melhor para cuidar dos nossos interesses do que..... nós mesmos!  :)
  • Quando viajamos evitamos embarcar e desembarcar  no Rio  durante os finais de semana.   O aeroporto do Rio tem acesso péssimo (pelas favelas da Linha Vermelha) e os "arrastões"  dos bandidos são mais frequentes nos finais de semana (vejam  os jornais e as estatísticas).  Podem dizer que é neura  minha  mas....   tem dado certo!    Já que podemos escolher a data,  nunca vamos ao aeroporto nos finais de semana.  Outras cidades devem ter peculiaridades diferentes, mas não custa voces se informarem....   "Google it"  !!   rsrs
  • Para dicas sobre malas e cadeados eu já fiz um post específico há um milhão de anos atrás (rsrs).  Coloquem a palavra "mala"  ou "cadeado"  no campo "search"  no alto da página e  poderão ler a minha opinião sobre o assunto.  Eu sou cada vez mais apaixonada pelas duffle bags.  Minha última aquisição foi uma  Samsonite modelo "tote-a-ton"  (preta com uns detalhezinhos vermelhos) que custou menos de 30 dólares, tem peso próprio igual a zero e cabe coisa que não acaba mais!!!  Ou seja, o peso é só o peso da tralha que a gente coloca nela, porque ela é de nylon.   Não deve durar a vida inteira mas......  por 30 dólares.... tá bom...
  • Sobre levar grana... se seu voo fizer escala nos EUA eu também já falei.   Coloque  palavras chave, tipo  "levando"  ,  "dinheiro" ,  "exterior"   e poderão ler o que escrevi sobre o assunto.  By the way, o site do landing no Canadá diz a mesma coisa que nos EUA:  Se estiver com mais de dez mil verdinhas quando chegar lá tem que declarar senão... processo, prisão etc etc.   Da mesma forma de como acontece nos EUA, não se paga imposto por essa grana "`a mais"  mas se não contar........  babau!  
  • Quando comprar as passagens (usando a Internet)  aproveite para marcar os assentos.  Voce terá chances de ficar mais bem localizado do que esperar fazer a marcação no aeroporto, quando haverão menos lugares disponíveis,  e voce poderá acabar sentando de cara com o banheiro ou láááá  na ultima poltrona, aquela em que o cara vai sentado "90 graus"  porque a ultima poltrona NÃO RECLINA !!!   E a viagem é longa para c#%8te !!!  Vocé chegará, literalmente, quadrado! kkk
Espero que o post seja útil!    

Para variar......... quando o post tiver 10 comentários voltaremos por aqui com mais uma.........  3D  = DICAS DA DUPLA !!!    Como voces já sabem, a Dupla não gosta de ficar falando para paredes!!! kkkk     :)


\O/    \O/

Dupla







14 comentários

  1. Oi dupla... estamos vendendo nosso ap mobiliado e com eletros... só vai o macmini, dois macbooks e um ipad.... na hora do landing eu preciso falar dessas coisas? Q formulario B4 é esse?

    ps: o consulado do canada em sao paulo ta em greve??? :O

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sa !

      Sim, é preciso informar tudo que está entrando com voces, caso contrário voce corre o risco de ser taxada. Coloque inclusive "x malas contendo roupas e sapatos" etc
      Os eletronicos (laptop, ipad, iphone, etc tem q colocar marca, modelo e número de série).
      O formulário B4 está disponível na Internet mas eu tenho receio de preencher errado, então prefiro levar a lista datilografada e entregar ao Oficial de Imigração no momento da chegada. (toc toc toc, nem acredito no que eu to dizendo, será que está ssim tão perto o dia D ??? rsrsrsrs)

      É mportante ainda levar a "prova de fundos" (tipo um extrato bancário atualizado). Eles querem ter certeza que a pessoa tem recursos para se manter antes de arranjar um emprego.

      Eu descobri isso tudo fuçando aqui: http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/before-border.asp

      GREVE: haha... Cheguei a levar um P*** susto achando que o Consulado estava em greve.... logo AGORA que chegou minha vez? rsrsrs Na realidade quem está em greve são os consulados e embaixadas do brasiu (é uma greve dos funcionários do Itamarati).

      AINDA SOBRE AS COISAS A LEVAR: Se vc esá vendendo apartamento, mesmo que não planeje levar todo o dinheiro da venda do apartamento para lá voce pode colocar na sua lista de "goods to go" a importancia de " x mil canadian dolares". Isto porque, CASO vc queira transferir uma quantia maior no primeiro ano em que estiver no Canadá (para comprar um carro, ou um apartamento , ou dar entrada num imóvel, etc) vc não pagará imposto sobre esse valor, uma vez que vc declarou na entrada que iria enviar $ posteriormente.
      Note que isso não é um "compromisso" que voce faz (que voce irá transferir o valor), mas caso vc QUEIRA, voce está liberada dos impostos pq fez declaração na entrada (só vale por 1 ano).
      Eu por exemplo, estou colocando na lista uns quadros que tenho quase certeza que não vou levar , nem dentro de 1 ano nem nunca rsrs, pq o transporte é caríssimo. Mas.... de qq forma estou declarando os quadros. Vai que eu esbarro um dia num frete gratis? Assim, poderia receber os quadros lá sem problema algum (desde q enviados num prazo de 1 ano após o landing e sem pagar taxes por eles.

      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  2. Nossa! Gostei muito da primeiro dica! Resolveu minha vida no sentido das passagens! Eu nao sabia q podia reutilizar o trecho! Eu sou apaixonada pela Air Canada e ia por ela de qualquer jeito entao sera bom reutilizar a volta. Bjs Sa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá RICA hein? Se propondo a pagar a passagem pelo dobro do preço!!!!... A Air Canada é tão boa assim? Nunca viajei com eles... Faz um post contando como é!!! :)

      Tá sobrando verdinha aí ???!!! MANDA só um pouquinho prá cá !!!! kkkkkkk

      Bjs

      \O/ \O/

      Excluir
  3. Bom dia.
    Amanha faremos nossos exames... Tá chegando a hora, mas devemos embarcar por volta de maio 2013.
    que outras opcoes de voo sao possiveis?
    E melhor tirar o visto americano depois do visto canadense no nosso passaporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo,

      Parabéns! Que bom que chegou o dia dos exames!!

      Quanto ao visto americano, independe voce tirar antes ou depois do canadense. Mas como vc está realizando o exame médico agora, é bem provável que o Consulado do Canadá te peça logo os passaportes (se é que ainda não pediu), então talvez seja melhor vc estar com os passaportes em mãos. (No consulado americano eles levam alguns _ poucos _ dias para devolver seu passaporte pelo correio).

      Quando vc tirar o americano, deve ter um campo dizendo "razão do visto" . Das duas uma, ou vc coloca que vai conhecer a Disney rsrs ou coloca a verdade, que tem Visto Permanente Canadense e quer ter opção de poder viajar por companhia aérea americana caso as tarifas sejam mais baratas e para isso vc fará escala nos EUA.

      O visto americano tbém será util para qdo estiver no Canada e quiser visitar os EUA, vale muito a pena.

      Best of luck with the doctor tomorrow! :)

      \O/ |O/
      Dupla

      Excluir
    2. Talvez ter o visto canadense ja no passaporte ajude no visto americano, nao?

      Excluir
    3. Pela american airlines tb fica mais em conta que air canada.

      E a COPA?

      Excluir
    4. Oi Leo,
      Só comparei United (gosto mto) com Air Canada

      Excluir
  4. hauhauah... rica nada. É q eu tenho problema sério... q qdo digo sério é serio de verdade com meios de transporte. E a Air Canada é onde viajamos com menos transtorno. Eu tava olhando umas passagens p Toronto por la daqui do Rio.... estao em torno de 1.250 no esquema de ida e volta cada uma no site da TAM. Nao ta caro. Se fosse só a ida seria mais de 3.000. Ai estava meu dilema.
    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  5. Oi Dupla!!! Ótimo POST, que diferença de preço escandalosa! Já vamos pensar ineditamente no visto americano, para ter opção :D

    Decidimos ter o bb aqui no Brasil, congelamos o processo, que será devidamente descongelado em dezembro. O projeto Canadá foi adiado por enquanto, mas estou sempre de olho nas dicas, para quando chegar o nosso momento.

    Bjusss

    ResponderExcluir
  6. Oi Dupla... eu pedi p mandaram aqui p casa... a Fernanda me disse q leva 6 semanas depois q seus exames foram enviados p o resultado chegar em Sao Paulo... Eu tbm to com medo de comprar a passagem. Vai q engasga tudo lá e eles fogem do prazo normal já q nada ta acontecendo no prazo normal.
    Qdo der 6 semanas q meus exames foram enviados eu vou ligar p la p ver a previsao.... o aplicante principal é meu marido, mas sou sempre eu q ligo p pentelhar.... eles dao informaçao.
    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  7. Super útil o post. Lembrei de nossa aventura com as passagens, com um curioso final feliz. Um dia eu conto pra vocês.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esse post. Também concordo que não vale a pena viajar pela Air Canadá só por causa da terceira mala, pois a economia que se faz viajando por outra cia aérea paga o excesso de bagagem e ainda sobra $$. No meu caso eu vim pela Air Canadá porque estava vindo com uma amiga que não tinha e não queria tirar o visto americano. Agora esse negócio de poder reaproveitar o trecho não utilizado eu não sabia mesmo. Eu tenho uma amiga que veio para cá e comprou uma passagem de ida e volta. O que ela fez foi ir de férias para o Brasil depois de 6 meses e comprou uma passagem de volta para o Canadá. Não sei se nesse caso compensou muito ter comprado ida e volta rsrsrs.

    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like