Vender casa? Comprar casa? Canadá? Mortgage? Brasil?

by - quarta-feira, dezembro 05, 2012


A Dupla está de casa nova!!!!

Primeiro eu quero dizer que este post demorou um pouquinho para sair porque.... a Dupla se mudou no último sábado e a Internet foi instalada hoje!!!  :)


Na realidade não é casa... é apartamento porque a Dupla já morou em casa durante muito tempo e a gente sabe o trabalho (e a despesa) que dá!!!....  rsrsrs... então a Dupla agora é da lei do menor esforço:  Trancou, viajou!   
A gente não quer mais preocupação com jardim,  telhado,  bomba d'água, boiler, etc ....    :)

Antes de falar do apartamento da Dupla, eu vou falar sobre imóveis!   Note que isso reflete a MINHA opinião  e  o que é bom para uns... pode não ser bom para outros!  


Em minha opinião não se deve ter uma mentalidade do tipo "obrigação de comprar um imóvel"  quando se chega ao Canadá.

Por que?


Porque eu não sei como voces foram educados, mas na minha casa meu pai sempre deu um super valor a "ter casa própria" .   
E assim.... ele batalhou muito para que a nossa casa fosse própria.    
Isso era uma coisa que ele falava com o maior orgulho "moro em casa própria".     Os tios que tinham mais de um imóvel e ganhavam renda com aluguel  eram considerados os "tios ricos".  Os tios que não tinham nenhum imóvel e moravam em casa/apartamento alugado, eram considerados os "pobres",  os "coitados", "não tem nem casa própria...".

Fui criada ouvindo isso:  "Para estar bem na vida voce precisa ter uma casa própria".

Ok... casei e compramos a nossa.


Até que..... me formei em arquitetura e quis o destino (aliado a muito trabalho, seriedade e  algum talento rsrsrs)   que eu virasse a "queridinha"  de alguns ricos & famosos.

E aí.....

Eu descobri que quanto mais rico o cliente.... ué  ....  "não pode derrubar aqui", "nem ali" ,  "nem lá"   porque.....  o IMÓVEL é ALUGADO!!!!!    KKKKK   SÉRIO!!!!


Como assim????  O cara é  rico para   c*$^#   e   NÃO TEM CASA PRÓPRIA????  
Só não fui pedir explicações ao Pappy porque àquela altura ele já era a estrela mais brilhante no céu.  Mas.... quando descobri essa "particularidade"  de muitos ricos&famosos   fiquei chocada!


Como o cara tem Mercedes do ano,  ou Jaguar,  ou BMW,  não é traficante nem político e sim mega empresário e  NÃO TEM casa própria????   
Ahhhh.....  sim.... o imposto de renda... o  aluguel do apartamento entra como despesa...... blah blah blah....ahammm.....


O fato é:  Não são todos, é CLARO, mas existem MUITOS  executivos, muitos empresários, muitos advogados e médicos mega-famosos morando em apartamento..... ALUGADO!!!!   :D   


Então.... depois de decorar um monte de mansões e coberturas e apartamentos gigantes,  muitos deles alugados,   eu "desencanei"  com o papo de "imóvel próprio".   

Mas.... eu já tinha o meu,  deixei ele lá quieto....


Viajando pra lá e prá cá,  descobrimos ainda que na Suiça apenas UM TERÇO da  população é "proprietária"!!!!!  Ou seja,  DOIS TERÇOS da população da SUIÇA  (66.6% )  NÃO TEM IMÓVEL PRÓPRIO!!!!

Lá é comum grandes corporações serem as proprietárias dos imóveis,  e a galera mora como???   Em imóvel ALUGADO!!!!



Aí.... voce vai morar nos EUA ou no Canadá e fica querendo comprar uma casa / apartamento.... 

Mas.... será que precisa???   Será que compensa?

Voce vai ter que dar um down payment considerável  (não esqueça de quanto esse dinheiro do down payment poderia  render num país com taxas de juros altas), e vai ficar "amarrado"  a um mortgage por 25 /  30 anos...   

Mas.... e se voce se amarrar num mortgage e o mercado desabar?  (Como desabou nos EUA a pouco tempo atrás... e aqui no Canadá os preços também caíram...)
Voce vai querer pagar uma mensalidade de quase o dobro do que está sendo oferecido pela casa ao lado, que é inclusive maior que a sua???  

Ah....ok.... voce vai fazer um mortgage com proteção,  para o caso dos imóveis cairem de preço....      Ok.... mas voce sabe que "proteção"  é como se fosse um seguro... alguém tem que pagar essa conta.....

Além disso, se voce comprar o imóvel você será responsável por todas as despesas de manutenção que são caras no Brasil,  e são ainda mais caras no Canadá. 

Se o imóvel for seu, voce poderá ter despesas extras como "renovação dos jardins",  ou "renovação da portaria" ,  ou troca  dos elevadores ou ainda algum processo judicial  que possa ser movido contra o condomínio por um empregado ou outro morador (não vamos esquecer que advogados nos EUA e no Canadá são caríssimos e qualquer açãozinha  furreca pode acabar se traduzindo numa grande despesa extra mensal).

Já quando você é inquilino........  não está gostando?   Vão construir um prédio de 50 andares ao lado do seu e isso vai gerar um barulhão por dois anos?  
Vão construir um prédio na frente do seu  que vai tirar a sua  vista???  
O vizinho que comprou o andar de cima é neurótico e arrasta móveis o dia inteiro?   Deu infiltração????   
Em todas as opções acima.... Basta você reclamar com o landlord e  se mandar!!!    Voce não perde nada!!!

Isso sem falar que num país grande como o Canadá, voce pode comprar um imóvel na costa Leste e depois decidir (proposta de emprego melhor, por exemplo) ir para a  costa Oeste, ou vice versa....  Se você for proprietário do lugar onde vive, a sua mobilidade é muito mais reduzida do que se voce for inquilino!



Para quem ainda está no Brasil, ou  ainda vai começar o processo de imigração, etc, eu aconselharia a NÃO TER PRESSA em se desfazer de tudo, vendendo móveis a qualquer preço,  e o próprio imóvel a qualquer preço.


Resumindo....  na MINHA opinião...  se voce JÁ POSSUI  um imóvel numa cidade que tenha  potencial, pense em deixá-lo alugado  mobiliado.  

Dessa forma voce não vai se desfazer de "tudo"  que tem,  e poderá ter uma renda certa e segura no Canadá.


A Dupla fez assim:  Vendemos tudo que era "supérfluo"  e não iria acrescentar valor  ao aluguel. 
Foram vendidos  luneta,  batedeira decorativa, livros de arte, alguns objetos "facilmente quebráveis" e outras quinquilharias.   
O resto....ficou TUDO!!!   O apartamento ficou igualzinho ao que sempre foi! Ficaram pratos, talheres,  cobertores, panelas,...., TVs,  impressora,  DVD, luminárias decorativas, eletrodomésticos... TUDO!!!  Os inquilinos  (estrangeiros)  só entraram com as malas de roupas, mais nada!

Claro que fizemos  um contrato detalhado, em que estão listados TODOS os ítens, acompanhado por fotografias, etc e nós esperamos um mês para encontrar o "inquilino certo"  (uma empresa multinacional). 

Encerrando, eu sou da opinião que não existe "necessidade"  de se comprar nada, em lugar algum.    Mas.... se voce já possui um imóvel, eu, particularmente,  sou da opinião que vendê-lo para se endividar por muitos e muitos anos não vale a pena.

Se voce já possui um  imóvel, voce pode alugá-lo já mobiliado e receberá uma renda melhor do que receberia se o imóvel estivesse vazio.   Desta forma voce não vai precisar  "queimar"  eletrodomésticos e móveis, vendendo-os  a  "qualquer preço"

Mas claro....  cada um com seu cada um! 


Eu lembro de um post de alguém, há muito tempo atrás, que ia emigrar para o Canadá (a essa altura já deve ter imigrado) e ela dizia:  "Aqui no Brasil eu só tenho uma orquídea" .    Achei lindo.   Tão mais prático!  


Para quem mora em imóvel alugado no Brasil, parabéns, vão ter uma preocupação / chateação a menos!   Chegando ao Canadá, não queiram se transformar em proprietários porque "nós temos"  que ter um imóvel próprio.  Olha os Suiços, dois terços morando alugado!!!  :D

Assim que tivermos 10 comments eu volto aqui contando como a Dupla fez para encontrar  um apartamento do jeito que eu a gente queria,  no local  exato que eu queria e.... com fotos!!! :D

22 comentários

  1. Bom dia,
    Meu nome é Nando e gostei muito do Blog de vcs.
    Minha esposa e eu estamos na parte federal do processo e estávamos falando exatamente isso ontem, sobre a ansiedade que toma algumas pessoas e as fazem vender seus imóveis aqui no Brasil sem antes nem se quer ter conhecido outros países, sem saber a realidade daquilo que encontrarão pela frente.

    Nós moramos 4 anos na Irlanda e dividimos da mesma opinião que vocês, nada melhor do que o despreendimento, a liberdade...

    Parabéns pela iniciativa, pois muitos que passarem por aqui terão a oportunidade de refletir e quem sabe até evitar de cometer grandes erros.

    Saudações.

    Nando.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sempre que posso dou uma olhadinha no blog e torço muito para o sucesso de vcs. Admiro muito pessoas que não se acomodam, que fazem acontecer e ainda dividem suas experiências rs.

    Concordo em gênero, número e grau com o post. Também cresci numa família com os mesmos conceitos e me supreendi quando descobri que em várias situações morar de aluguel pode ser mais rentável e prático.

    Aguardando os próximos posts !

    Abraços,
    Priscila

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pela excelente matéria. Dicas valiosas que abrem a mente de quem está em dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Excelentes essas dicas!!!
    Como sempre a dupla arrasa!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! Gostei muito de seu post, ainda mais porque ontem mesmo eu estava pesquisando sobre valores de imóveis no Canadá! Obrigado por compartilhar esta info pelo seu blog!

    Allons-Y!
    http://www.allons-y.cc

    ResponderExcluir
  6. Eu sou casada há 3,5 anos e nunca comprei imóvel... mas confesso que não foi por opção própria... foi por causa do processo de imigração!!!
    Mas eu sempre tive (e tenho) vontade de comprar minha própria casa, não pelo "status" de ter uma casa própria, mas por:
    - vontade louca que sempre tenho de reformar ou mudar coisas que os proprietários nunca fazem (e nem querem que eu faça), e deixar a casa com a minha cara!
    - outra vontade louca que eu tenho, que é de dar um irmão canino pra minha Sara Sarinha... a maioria dos proprietários não permite animais... muito menos cão e gato juntos...

    Uma coisa que me faz pensar em não comprar, é a terceira vontade-louca-incontrolável que tenho, que é de mudar de casa periodicamente... (se eu pudesse e se meu marido fosse como eu, eu moraria todo ano em uma casa diferente).

    Concluindo: ainda não decidi se compro ou não... rsrrsrs

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha!! Parabéns! Também ja tinhamos decidido que iriamos morar em apê. Até porque é mais barato! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Dupla, saudades!!! Nunca mais tinha entrado no blog, tomei um susto e fiquei super feliz por vocês já estarem no Canadá!!!! Poxa, foi tudo muito intenso, em? Por aqui o meu bb nasceu bem, com saude e já encaminhamos a papelada para dar continuidade ao processo, se tudo correr bem acho q ano que vem chegamos por ai. Uma dúvida sobre imóvel, como vcs fizeram para escolher o local? Já estão no ap de vcs? bjusssss

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o post:)
    Não temos imóvel, mas eu sinto uma necessidade de ter, mais para ter o livre arbítrio de fazer nele o que eu quiser:)
    Tô cansada de morar em algo dos outros em que, por acaso da sorte, ainda pude colocar coisas nas paredes, modificar um pouco outras sem problemas, mas, mudar de verdade: derrubar, trocar o box do banheiro pelo tão desejado, modificar azulejos, blá, blá, blá...nunca pude. E acho que sou meio frustrada por isso e não vejo a hora de poder fazê-lo, de poder decorar minha casa como bem entender, colocar piso, armários, etc, do meu gosto. Parece uma parte do crescer, do evoluir, de ter um porto seguro, sei lá.
    Vamos ver como será tudo a partir de fevereiro, no Canadá. De qualquer modo, não pensamos em comprar nada nos próximos anos.

    Abração!

    ResponderExcluir
  10. Oi,tbem acho que nao tem que ter pressa em comprar sendo new immigrants...tem muita coisa para pensar antes disto, mas, porem, todavia...estou do lado do pensamento do seu pai, e achei vcs vencedores em ja ter um imovel proprio no Brasil. La, eu nunca tive. Sempre morei de aluguel na cidade mais cara do Pais. Aqui com ajuda dos sogros e husband eu tenho casa propria e o melhor, nao temos mortgage...Sonho? ao contrario, perto de um pesadelo..nao sabia que atras de uma casa propria teria que ter um caminhao de dinheiro, alem de pagar mais impostos e receber Zero de ajuda. Contando tudo isto, parece que fizemos algo errado. Nao, posso afirmar que fizemos certo, pque nao petendemos aventurar em se mudar. Mas quem ainda nao tem esta certeza..preferivel alugar pque o juro eh minimo para nao dizer inexistente..O se-nao eh nunca ter endereco certo, pque quem nao tem casa se muda quase que de 6 em 6 meses por diversas razoes

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante seu post!!
    A alta do juros no Brasil justifica voce nao imobilizar seu capital em imoveis e investir no mercado financeiro o valor e eh por isso que os ricos nao compram imoveis.Vamos supor que no mercado haja algo que te ofereca um retorno de 6% ao ano e voce tenha 500 mil , isso em um ano te daria 30 mil e caso voce alugue um imovel por supomos 2 mil isso daria um custo de 24 mil por ano e ainda te sobraria 6 mil.Entao pra que comprar imovel?Isso se aplica ao Brasil e nao ao Canada ja que no Canada as taxas de juros sao baixissimas e nao oferecem um retorno como no Brasil.Mais que isso existe a questao cultural e politica , pois no Brasil sempre crescemos e vivemos preocupados com o futuro ja que sabemos que nao podemos depender do governo para nada , entao imoveis sao o investimentos mais seguros.Nos paises desenvolvidos os cidadaos nao precisam se preocupar com a velhice ja que sabem que o governo estara la para ampara-los e tbem para pagar a educacao dos filhos e dos netos e podem viver o presente sem se preocupar com as coisas materiais para garantir o amanha. Ao meu ver isso eh muito mais cultural e acabamos transportando nossa visao brasileira para onde quer que imigremos e como voce bem disse cada um sabe o que eh melhor para si e o importante eh sentir-se feliz com menos preocupacao possivel com imovel proprio ou nao....

    ResponderExcluir
  12. (Odio!! Escrevi tanto e deu pau no ipad... )
    Entao.. Tb sempre fui contra comprar imovel para morar.. Somente para investir sou a favor, aqui no canada muito menos!!!
    Esse negocio de que aluguel é dinheiro jogado no lixo é pura ilusao! Infelizmente a maioria das pessoas nao pensam assim e nao fazem os calculos como devem ser feitos.. Ate pq se vc nao oagar condominio, ou deixar de pagar sua parcela de 8735653 de anos do seu imovel, ele vai a leilao... O imovel é teu mesmo?! Rs..
    E mais.. Cansou de morar num quarto e sala, se muda! Estao fazendo um oredio em frente, se muda! Familia vai crescer, se muda! Cansou de cidade grande, se muda!!!! Hehehe

    Beijooooos!!!

    ResponderExcluir
  13. Muito legal o post Dupla!! E parabéns pela casa nova!!
    Agora me diz, como vc fez pra virar arquiteta queridinha dos ricos&famosos??? Passa a receita??? kkkkk
    Bjos
    Adri

    ResponderExcluir
  14. Olá Dupla!!

    Parabéns pelo blog, com muitas informações e bem elaborado.

    Nossa! Essa de os ricos/famosos e afins viverem em imóveis alugados é bem antiga mesmo!

    Tenho 29 anos e desde os 5 ou 6 meus pais alugam os nossos imóveis aqui na Barra e no Recreio para vááááárias "celebridades".

    Eu mesma já freqüentei muitas festinhas infantis, com a devida cobertura da Caras, onde na matéria lia-se "a bela casa do(a) global fulano(a) de tal (oi??? to de convidada mas a casa é minha! kkkkkkkk)


    Bruna.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dupla! Que ótimo post!

    Eu também cresci escutando que temos que ter a casa própria para sermos feliz. Eu mesma tenho um apartamento no Brasil, mas não me desfiz dele quando me mudei para o Canadá. Achei melhor chegar aqui e ver como as coisas iriam andar para depois decidir vendê-lo. E sinceramente acho que foi a melhor coisa que fiz! O aluguel paga o financiamento e ainda sobra um pouquinho para deixar na minha poupança do Brasil. Fora que o valor dos imóveis em SP triplicou de 2008 para cá. Eu sinceramente estou cheia de formiguinhas nas mãos para vender meu apê no Brasil e comprar algo aqui. No meu caso eu quero ter meu cantinho onde posso trocar armários, pintar paredes, etc. Enfim, deixá-lo com a minha cara. Mas se formos ver do ponto de vista financeiro, não compensa mesmo.

    Quanto aos ricos, é bem engraçado mesmo. O meu ex-chefe no Brasil morava em um condomínio de luxo em São Paulo e pagava aluguel. O meu tio trabalhou por muitos anos como zelador em condomínios de luxo em SP e ele também dizia que tinha muito rico que alugava apartamento.

    Enfim, acho que o cada um tem que ver o que é melhor para si. Mas eu sinceramente não recomendo ninguém a vender o imóvel antes de se mudar para o Canadá. Deixá-lo alugado por um tempo não será ruim e ainda trará uma renda extra ;-)

    Abraços
    Fernanda

    ResponderExcluir
  16. Puxa! Adoreeeeeeeeeeeeeeeei o post e penso bastante sobte isso.
    Comprar ou alugar;
    Obg por compartilhar a experiencia e a visão de vcs sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  17. Oi, estou super feliz por vcs. Concordo com tudo que vc falou. Nós tbm deixamos nosso apt alugado no BR.
    Mas depois de ler PAI RICO PAI POBRE, há alguns anos e já tendo casa própria no BR, não temos a urgência d eimóvel proprio aqui no Canadá. Primeiro queremos conher de ponta a ponta este país. Tbm não temos a certeza que MTL é nosso lar definitivamente, para toda a vida amém.... Mas amamos esta cidade, sem dúvida...
    Abçsss

    ResponderExcluir
  18. Excelente!nos fez enxergar outras nuances da questao!Abracos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Dupla!
    Espetacular as suas consideracoes!
    Obrigada por nos tranquilizar sobre uma questao tao importante para todos nos,novos moradores canadenses.
    Grande abraco!
    Veronica Munoz Caldas

    ResponderExcluir
  20. Eu penso que arranjar um porto seguro pode trazer um benefício... Você faz daquele lugar o seu, aquela comunidade no Canadá passa a ser sua, você vai conhecendo pessoas e contribuindo para o crescimento daquilo lá. Isso pode trazer oportunidades de trabalho e novos amigos na nova terra. Já imaginou sair de Vancouver para, por exemplo, Montreal onde a vida é totalmente diferente? Claro, é ótimo ter novas experiências. Mas talvez não seja necessário ser cigano para isso.

    ResponderExcluir
  21. eu nunca tinha pensando assim e achei a ideia interessante...eu tenho uma casa propria (minha, da minha irmã e dos meus pais) e pensamos q se algum dia mudarmos (ninguem mais na minha familia ta muito contente com a cidade mas...vamos levando) jamais iremos vender a casa.

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like