Transporte Público: Maravilha das Maravilhas (com preços)

by - quarta-feira, fevereiro 20, 2013


Conforme prometido, um tema que interessa a muita gente que ainda está nos preparativos para vir para o Canadá:  Transporte Público.

A Dupla considera o transporte público daqui de Vancouver um dos melhores do mundo!  

Aí em cima voces podem ver a foto de como são os onibus aqui na cidade, sendo que este está assim bonitinho porque estava participando do desfile de Natal!  :)

Conforme voces sabem, no Brasil-iu-iu  os governantes inventam a "lei seca"  mas não oferecem transporte público de qualidade...

Pergunto aos brasileirinhos-de-plantão (aqueles que acham que o governo do Brasil-iu-iu é ótimo e que não devemos falar mal da pátria-amada):
  • Existe ônibus / metro para tudo quanto é canto?
  • No ponto de onibus tem afixado o horário em que o onibus vai passar?
  • O transporte público no Brasil-iu-iu é seguro?
  • Voce usa seu ipad ou MacbookPro no ônibus / metro?
  • Voce tem diarista que more longe da sua casa?  O que ela comenta com você sobre o tempo que leva e a forma desumana com que é transportada?
  • E os trens no Brasil-iu-iu?   Voce já andou em algum?  Como foi?

(*) Nem me referi ao transporte público no interior....considerei apenas as grandes cidades, ok?

Enquanto as verbas pagas com IPVA, seguro obrigatório e impostos de modo geral vão sei lá para onde (cueca de alguém?  verba do partido? empresa de filho de presidente que passa do zero aos milhões em poucos meses?)... enfim....  para onde vai o dinheiro arrecadado no Brasil-iu-iu  eu não sei.  
Só sei que as verbas não vão para o transporte público, pois as pessoas são transportadas como gado.

Então vejamos algumas diferenças....

Dizem por aí que Portugal está fod^%*  por causa da crise e blah blah blah.... certo?  Mas voce sabia que o transporte público em Lisboa é fabuloso?   
Existem ônibus de todos os cantos para todos os lugares,   e na maioria das paradas há um letreiro eletrônico  que informa quantos minutos faltam para chegar o próximo onibus!!!  Você sabia que em Lisboa o horário do ônibus é respeitado?   Você pode se programar e só chegar no ponto pertinho do horário do ônibus passar porque ele, certamente, vai chegar no horário.
Os onibus são novíssimos e hyper confortáveis. 
Voce pode ainda usar o seu celular,  e pela internet checar qual o melhor trajeto! Basta olhar o site http://www.carris.pt/
Em Portugal:  De um lado do placar a pergunta "Quanto tempo falta?"

Do outro lado a tela mostra a resposta:  Número da linha e quantos minutos até a chegada. 

Pois é.... Portugal.   Uma graça de país onde não ficam diminuindo IPI de carros para "fazer média" com a classe mais pobre.   Ao invés de reduzir IPI de carros, aumentando ainda mais o número de carros em circulação (e a poluição), por que o governo do Brasil-iu-iu não investe em transporte público de qualidade???

Na Suiça, nenhuma novidade,  tudo funciona.   Os trens são todos com wi-fi  (grátis) e as pessoas ligam seus computadores e desta forma vão adiantando os emails e checando o FaceBook (rsrsrs)  antes de chegarem ao trabalho.  O que se ganha com isso?   Ganha-se pro-du-ti-vi-da-de.   O cara quando chega no trabalho já é para trabalhar porque tudo que ele poderia "bundear"  no computador ele "bundeou"  enquanto estava no trem.
Voce acha que num dos trens do Rio de Janeiro dá para alguém ligar um computador?  Wireless então....  
Em Zurich basta ir no site http://www.stadt-zuerich.ch/vbz/en/index.html  e voce terá todas as informações possíveis sobre como chegar aonde voce quiser.


Na Suíça, a importancia dada ao transporte público é gigantesca!!!  Tudo funciona como.... um relógio suiço! rsrsrs    
Aí acima uma das estações de trem de Zurich, projeto do genial arquiteto Santiago Calatrava.


Trem suiço:  Conforto, eficiência e pontualidade

Em Londres e Paris o metrô é uma realidade, e os trens também.   Em Londres são poucas as pessoas que conseguem ter dinheiro para morar no "centrinho"  então o trem faz o transporte de todos, mas não aquele trem tipo gado  do Brasil-iu-iu.... Em Londres os trens são descentes,  também com wi-fi e conforto....
O melhor  jeito em Londres é usar o "Journey Planner"  (planejador de viagens) e após informar origem e destino voce recebe a informação de como chegar, preço, horários, etc.    O site em Londres é o http://www.tfl.gov.uk/

Em Londres: Aí eu estou do jeito que eu gosto.... de bike!!! Mas se quisesse... olha o busão ali!!! rs rs rs

Em Paris não é necessário carro para nada.  Voce faz tudo-tudo-tudo apenas usando o metrô e os onibus, embora em Paris eu considero o metrô mais prático!  Lá  também, há um site em que colocando o lugar onde voce está e onde voce quer ir, voce tem a informação detalhada de como chegar.   Use o site http://www.ratp.fr/en/ratp/c_21879/tourists/

Nos Estados Unidos o transporte público de New York e Washington D.C.  é fabuloso.   Sei que há outras cidades em que isso não acontece e que o carro é como se fosse uma extensão do corpo.  Mas vou comentar esses dois locais pois são lugares que conheço muito bem, então não corro o risco de falar bobagem  (rsrs).
A coisa mais comum, por exemplo, é ver pessoas trajando black-tie indo para uma festa ou para a estréia de gala de uma ópera usando o..... METRÔ!!!  À noite!  Sim!   O casal vai todo arrumado e numa boa... de metrô!
O metrô em Washington D.C. é tão popular, que quando há apresentações no Kennedy Center  existe um mini-onibus que fica fazendo o trajeto entre a estação de metrô e a casa de espetáculos, pois a caminhada seria de uns 10 minutos e a mulherada com salto alto ficaria cansada.... Detalhe: Esse mini-onibus custa.... ZERO dólares.   Voce já pagou seu tiquete de metrô e já comprou seu ingresso para a ópera, então o conforto está lá para ser usado.
Para quem planeja um passeio a Washington D.C.  (super recomendo, a cidade é LINDA!)  o melhor site é o http://www.wmata.com/
Neste link voce tem mapas, horários, preços e além de tudo voce pode escrever aonde está e para onde quer ir e.... o site vai te dar o roteiro que voce deve seguir com horários, preços, etc.   Fabuloso!
O metrô de NYC que muita gente acha que é "bicho papão"  não tem problema nenhum, é super eficiente e seguro.  Eu (a parte feminina da Dupla)  prefiro o onibus ao metrô porque  posso ir olhando as vitrines e quando vejo uma coisa legal que está em liquidação  é só saltar e comprar! rs rs rs
Em New York voce pode planejar seus deslocamentos usando o http://www.mta.info/nyct/

Aqui em Vancouver não é diferente, só que eu considero o transporte público de Vancouver absolutamente fora de série de tão bom!

A "grande Vancouver"  é dividida por zonas.  Há uma zona central,  bem no "coração"  da cidade (downtown)  que é chamada de zona 1.  Esta região central é envolvida por dois "cinturões"  ( a zona 2 e a zona 3).  

Dependendo do seu trajeto, sua passagem poderá custar de CAD 2.75 até CAD 5.50

Por isso, eu considero importante,  quando for procurar casa / apartamento  ter atenção para o gasto com transporte, e o quanto isso irá representar  no final do mês!

Apartamentos em downtown custam mais caro do que na periferia.  É um fato.
Mas... quando voce estiver escolhendo.... pense no local onde provavelmente voce irá trabalhar / estudar e some o valor das passagens ao preço do imóvel localizado mais longe, para que voce possa ter a real dimensão da economia que estará, ou não, fazendo.

A melhor forma de voce "antecipar"  os gastos que poderá ter com transporte, enquanto procura apartamento, é olhar o site  www.translink.ca
Neste link voce escolhe a origem e o destino da sua viagem e o site vai te retornar todas as opções disponíveis, com os preços, horários, quantidade de transferencias, mapa e até um link onde voce poderá clicar para ter o resultado impresso ou ainda enviado para seu email.  

Mais "civilizado" que isso??? Impossível!!!! 

Recomendo que voce vá no  site e faça simulações.... tipo do lugar "x"  ao lugar "y"  quanto gasto e quanto tempo de viagem....  assim voce poderá ter mais um dado para avaliar os prós e contras de determinado endereço.

Uma dica:  Quando quiser fazer passeios  longos faça no final de semana!!! As passagens são todas baratas!  Nos finais de semana todos os deslocamentos têm preço fixo de CAD 2.75 !

Já comentei isso num post quando fomos a Port Moody e a Centennial Beach. Se voce tiver curiosidade, clique ali no search para saber como foi nosso passeio por lá!  :)


Outra coisa que funciona super bem aqui: TODOS os onibus estão preparados para receber  passageiros com deficiencias físicas (cegos, cadeirantes, idosos que usam andador, etc) .
TODOS os ônibus têm um dispositivo que faz com que o onibus "desça" , permitindo  que o degrau fique nivelado com o meio fio.  Ou seja:  Pessoas muito idosas,  cadeirantes e carrinhos de bebê entram e saem do ônibus com a maior facilidade do planeta! Todos os ônibus têm um sistema de som (com excelente qualidade) que anuncia a próxima parada.   Alguns inclusive têm um letreiro luminoso informando a próxima parada.

Eu tinha esquecido de mencionar o SKYTRAIN  e um dos meus dez leitores me lembrou isso nos comentários.  Obrigada Juliana Lima!!!  :)

skytrain é como se fosse um metro, só que ao invés de ir por baixo da terra o tempo inteiro, ele às vezes vai pela superfície ou até num viaduto feito exclusivamente para ele.   Conforme voces já devem estar imaginando,  sai muito mais rápido e barato construir um trilho pela superfície ou apoiado numa estrutura aérea do que escavucar a cidade inteira pra construir um metro exclusivamente subterrâneo....   O skytrain é perfeitamente integrado aos outros meios de transporte (onibus e seabus), super limpo e super seguro.    

seabus (que eu também não tinha falado no texto original), mas agora que a Juliana me lembrou do Skytrain eu acabei me lembrando do... seabus!   O seabus é maravilhoso! A Dupla só andou de seabus  uma única vez mas adoramos!  Super confortável e além da praticidade oferece lindas vistas da cidade.   Recomendo a todo turista que vier aqui em Vancouver, um passeio de seabus, especialmente se for num dia de tempo bom!  A estação do seabus é junto a  Water Station e  ele vai até North Vancouver.   Preços e horários voces podem ver no mesmo site do transporte público aqui de Vancouver já mencionado anteriormente.

Sabe aquela catraca ridícula, em que voce tem que fazer uma força desgraçada para passar e que se voce estiver com sacolas ou com um bebê voce quase não consegue passar??? Esqueça aquela M%$^ !!!

Aliás... por que o brasileiro é assim tão corno-manso que aceita ser transportado de forma pior que gado diariamente e não reclama daquela roleta nojenta??? 
E quando a pessoa é gordinha que quase entala na roleta?  Voces acham isso justo???  
Por que ninguém reclama???? 
Cadê os deputados e os senadores para olhar o "bem do povo" ????  Ah.... ok..... eles só andam de carro oficial  (pago pelo povo,  by the way...)   então eles não fazem a menor idéia do que é aquela  m*^#&  de catraca.

Pois saibam:  No mundo civilizado não existem catracas nos onibus.   Aliás, em quase todos os lugares em que a Dupla já andou  não existe NEM "trocador".  A pessoa entra,  coloca o dinheiro na máquina (ou paga diretamente ao motorista, dependendo do lugar) e  pronto.   Senta lá no seu lugar e nunca, jamais, senta naqueles bancos de deficientes ou idosos.  Educação é tudo. 
Mais ainda:  Todo mundo que entra cumprimenta o motorista, que retribui sempre, de forma educada.   Quase todo mundo que sai, mesmo os que saem longe, lá pela porta traseira (é permitido sair pela porta traseira ou dianteira)  dá um grito "Thank you!".   
Super bonito de ver como a vida pode ser melhor e como tudo pode funcionar!


Se alguém quiser, nos comentários, adicionar informações (afinal a Dupla está morando aqui há menos de quatro meses),  por favor fiquem a vontade.

Da mesma forma, se alguém quiser contribuir contando como é em outras províncias, pode me mandar por email que eu publico  (duplacanadense  "arroba"  gmail.com)   ou  então escrevam diretamente nos comentários.   Poderá ser útil para outras pessoas! :)   
Desde já meu thank you,  thank you, merci beaucoup!


Quando tivermos dez leitores (rsrs), isto é... dez comentários  a gente volta contando sobre o custo de vida ou sobre um programa  super-super-super-legal   ou ainda qualquer outro assunto que voces queiram abordar!  


21 comentários

  1. Reclamar das roletas até se reclama, porém não dá em nada, porque como você sabe, a Educação nunca foi para todos e os políticos aqui só querem ganhar o seu salário farto e ir passear no mundo civilizado. Eles só vivem em carros oficiais ou aeroportos e às vezes até de jatinho,e também de escunas, iates, sei lá o quê, juntamente com seus familiares,esse é o Brasil. Eu conheci o transporte de Portugal e é ótimo, melhor até que em Paris, pois os ônibus lá páram cedo e o metrô à noite, dá medo, pelo menos por onde andei, cidade grande que recebe todos de braços abertos, sabe como é. Porém pouco acontece de pior, mas me fez lembrar a Central do Brasil, até você acreditar que é menos perigosa,leva tempo,kkkk

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz de logo estar chegando em um local "civilizado". Cansei de ser tratado como gado ou escravo. Somos pessoas.

    E ainda tem gente que não entende quando fazemos críticas sobre o transporte, educação, segurança e afins. Não somos pessimistas. Queremos alertar que esse povo é enganado e ainda acha bonito e faz propagandas dos corruptos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dupla!! Sempre com posts super informativos e que ajudam muuuuito!!
    Um pergunta: vocês sabem informar como é o transporte em Toronto??

    ResponderExcluir
  4. Hey ho, let's go Canadian Duo!
    Muito bom esse post. Agora, vamos lá.
    Em primeiro lugar, sobre o Iu Iu Iu: vocês sabem que quem restringe sua vida a umas pequenas partes da segunda maior cidade do Iu conhecidas como centro e zona sul não precisa de carro, até mesmo porque não há onde estacionar. Onde eu moro tem ônibus pra toda parte. Mas a maior parte obedece à regra: motorista assassino, equipamento malconservado, viagem com emoção. Há o metrô, que funciona RAZOAVELMENTE (freadas, aguardando a liberação do tráfego adiante) e que em certos horários é pior que pau-de-arara, gado total, superlotado. Como não temos família aqui, nunca frequento a Miami Brasileira após o elevado que vai cair ou o além-Tijuca. Os táxis... carros velhos, motoristas imprevisíveis, preços mais baratos do que outras cidades, fartura de ofertas.
    Bike: tem sido mais e mais utilizada mas infelizmente as ciclovias (que se expandiram) não são respeitadas pelos pedestres. Experimente pedalar na orla às 18:30... é hazard pra todo lado. Pedestre deslumbrado atravessando sem olhar se vem bike, duplas de corredores batendo papo e trancando a ciclovia, skatistas (os maiores perigos já que não têm controle da prancha), crianças soltas... E NINGUÉM usa freio. Ontem mesmo atropelei um casal gay perto da Farme porque os dois simplesmente se jogaram diante da minha bike sem olhar. Freei loucamente mas não consegui evitar o contato. Mas eles não se machucaram.
    Já na terra do Uai Pão de Queijo, de topografia muito irregular, tem um metrô de superfície que vai do Nada pro Lugar Nenhum, sem servir partes importantes da cidade. Com isso depende-se dos ônibus para circular. Os veículos são bons e muitos motoristas são mais tranquilos e educados, sem a agressividade dos Puxadores de S. Mas nem todos; já senti muito medo por lá. O maior problema é que a galera vai como gado em muitos expresso uai mesmo.
    Fora isso, tenho percebido um movimento jovemclassemédia anti-carro bem grande tanto aqui quando na uailand natal, a julgar pelo crescimento do movimento Massa Crítica. Um dia ainda quero ver a pedalada com gosto de doce de leite, porque haja subida!
    WELL... mas vou falar uma coisa sobre Londres. Por mais que eu goste da cidade, do underground e dos double deckers, tem certos horários em que a inglesada vai feito gado também. Em 2008, eu fiz o trajeto Tottenham Court Road - Earl's Court com a cara pra fora do vagão do tube porque estava absolutamente lotado e eu fui espremido! Mas foi só isso. Nem na greve de 2010, quando calhou de eu estar lá, foi tão ruim.
    Experimentei Paris também, bom mas as composições eram velhinhas; NYC, era superlotado mas foi em 1994; Los Angeles tem transporte público mas ninguém parece ligar pra isso e haja carro; Roma tem uns bondes muito bons!!!
    Precisamos nos dar conta de uma coisinha... por mais que o carro nos dê sensação de liberdade e poder sobre a natureza, tem gente demais neste mundo. E carros demais também. Principalmente em grandes cidades. E carros não têm banheiro para fazer suas necessidades, soltando fumacinha pra todo lado e dá-lhe cof cof cof e aquela poeira preta tão horrenda e comum na princesinha do mar. E é tanto gridlock que a gente não aproveita a vida, perdendo horas presos atrás de um volante. Não sou contra o carro. Sou contra a supervalorização do mesmo como símbolo de poder e status, e contra o uso irracional e desmedido sem considerar a coletividade. Do tipo: "ah, vou ali na padaria. De carro, claro!"
    Desacelerar a vida pode trazer outras perspectivas, muito boas e interessantes.

    ResponderExcluir
  5. Excelente post, Dupla!
    Agora eu gostaria de lhes pedir uma coisinha... já que falaram em Londres, have you ever been to Victoria?

    ResponderExcluir
  6. Dupla, mas q post bom demais da conta!!!! :D

    Dicas preciosas e maravilhosas eu li aqui. É,transporte público no BR é dose. Gostaria tanto q voltassem a circular os trens de passageiros , mas é claro, com modernização. No brasil viajei apenas no trem da vale(como podia ser bem melhor e mais agradável e como é lento , a partir de cinco horas de viagem para percorrer duzentos e dezessete km - ainda assim melhor o trem q viajar de busão pela estrada da morte.). Andei tb no trem q vai até Bento Gonçalves, nesse caso o trajeto é bem menor e com grupos de animadores que tocam,cantam as músicas típicas do sul do país.
    Já aqui no Rio, o transporte é bem mais ou menos. Coitado de quem pega ônibus que vão para fora da zona sul.Os motoristas são muito mal-educados e bastante agressivos. Mesmo q alguém com dificuldade para subir os degraus( eu voltando de uma sessão de fisio no tornozelo, subindo os degraus com bastante dificuldade, o motorista simplesmente arrancou de modo muito brusco e eu fui jogada na roleta, batendo o lado direito do torax e costas nela, resultado: dois dias de cama). Como eu era recém chegada ao Rio, não sabia q eles dirigiam assim. Mesmo quando uma pessoa sobe de muleta, eles têm a coragem de arrancar e ainda bruscamente, antes da pessoa sentar - ajudei uma moça que tinha operado um joelho e o motorista fez isso com ela, se não fosse eu q a tinha puxado pelo braço, levaria aquele tombo.
    indo para assuntos mais agradáveis, a INGLATERRa é o meu amor. Adorei os tranportes coletivos, só faltou andar de barco.Metro, ônibus e os trens ( foi uma delícia atravessar o país por eles.) .

    uma boa semana p vcs.

    Thaisa- Rio

    Thaisa-Rio

    ResponderExcluir
  7. Em Los Angeles é possível visitar praticamente todos os pontos turisticos de transporte público(todos que eu quis, consegui) e se tiver de bike e quiser pegar um ônibus o motorista abre um compartimento na frente do ônibus para colocar a bike, agora aos apaixonados pelo Brasil, tenta fazer isso aqui no terminal Bandeira!!!rsrssrs
    Ipad, Not, Net ou Mac só louco se arriscaria a usar no transporte público!!
    O site de rotas da sptrans quando você simula um trajeto o tempo de deslocamento é totalmente irreal, não dá para se basear por ele porque você vai se atrasar, se foi nos últimos 2 dias então....a cidade afogada!!!

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, ótimo post, Dupla!
    O transporte lá é realmente fantástico! Quando eu fui, sozinha e com apenas 17 aninhos, foi muito bom poder contar com um transporte seguro e sem ter o constante medo de alguém me assaltar ou coisa pior. Isso sem falar da educação dos motoristas! Teve um que não saiu do ponto enquanto não me explicou todo o trajeto que eu teria que fazer quando descesse. Quase não acreditei, mas o que mais me impressionou, é que nesse meio tempo, ninguém gritou, xingou ou reclamou por que ele fez isso!
    Isso sim é um lugar para se viver!

    Acho que uma sugestão de post, seria falar também do Skytrain. Era o que eu mais usava e sempre gostei muito. Apesar de um pouco confuso, quando eu acostumei, não vi problemas!

    Beijo, Dupla! Continuem o ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. @ Juliana: Obrigada!!! Já fiz a atualiazação no texto com os respectivos créditos! :)

    @ Araceli: Infelizmente não sei nada sobre o transporte público em Toronto. Nas duas vezes em que estivemos lá fomos de carro e lavamos as bikes penduradas, então nossos deslocamentos eram basicamente feitos de bicicleta. Aliás, Toronto é uma cidade deliciosa para se pedalar! Eu pedi para o pessoal de lá que eventualmente leia esse post para contribuir.... vamos ver se aparece alguma boa alma dando alguma informação.... :)

    @ Olá AM2 ! Ainda não fomos à Victoria mas iremos no mes de Março! Continue ligado aqui na "Radio Dupla FM" e quando formos lá vamos fazer um post detalhadíssimo! Se voce quiser que olhemos alguma coisa específica fale que a gente tenta, ok? Abraços! :)

    @ A todos os outros que comentaram até agora meu super obrigada. Lembrando que esse meu comentário é o "número 10" mas os meus comentários não contam para que saia um novo post, ok?
    Antes de contar mais coisas tenho que assegurar que eu tenho, pelo menos, dez leitores!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. E ai q entra a parte ruim de morar em cidade pequena... Abbotsford ate tem transporte publico, mas definitivamente nao eh como Vancouver. Os onibus nao vao ate todos os cantos da cidade, em alguns lugares vc tem uma boa caminhada ate chegar no ponto. E pra ir pras cidades em volta tambem nao da... Nao vivemos se carro aqui... :/
    Mas oq a gente ja fez uma vez foi ir pra Surrey de carro e de la pegar o Skytrain pra Van... Mto melhor do q passar pelo furdunsso da ponte!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por levar meu comentário em consideração, Dupla!! =D
    Lendo o trecho do Skytrain, acho que a palavra que define o transporte em Vancouver é Integração e eu acho isso fantástico! Praticamente tudo é conectado!

    Se não for abusar da boa vontade, eu gostaria de dar uma sugestão de post! Posso mandar para o e-mail de vocês? (olha ai, foram me dar corda, agora já quero falar de novo rsrsrsrs)!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Dupla!! Vou esperar alguém se pronunciar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. @ Juliana: Claro Juliana! Mande p o email duplacanadense "arroba" gmail.com
    Bjjjs

    ResponderExcluir
  14. Não cheguei ainda a Vancouver, mas estarei me mudando para essa nova civilização de primeiro mundo em abril, e poderei conhecer de perto isso tudo que estou lendo por aqui. Como tenho estudado muito sobre diversos temas, inclusive o transporte, já que deverei morar em Burnaby, e que vocês esqueceram de colocar, e acho importante, é que o Skytrain chega até o aeroporto, e de lá para qualquer lugar de Vancouver, ou Burnaby, ou Surrey. Ou seja, não precisa pagar taxi para ir ao aeroporto, basta colocar as malas no Skytrain e descer diretamente lá. Já nas grandes cidades do Brasil, o metrô não chega ao aeroporto, e você é obrigado a pagar em média 120 reais de taxi em Guarulhos (SP), ou 150 reais em Confins (BH), ou 100 reais no Galeão (RJ). Aliás, por que será que em nenhuma cidade do Brasil, não tem metrô até o aeroporto ?

    ResponderExcluir
  15. @ Vinicius: Obrigada pela participação! É verdade, Burnaby é super perto de Downtown Vancouver e um lugar fabuloso também! Eu fiquei "craque" de Burnaby pois fiz minhas aulas para o driving test lá e aluguei carro alguns dias só para rodar por lá de forma a me familiarizar com a região e não levar bomba no driving test! :)

    MUITO BEM LEMBRADO vc falar do aeroporto!!! É verdade, não só aqui mas também em Londres, Paris, Zurich. D.C., Lisboa é possível, rápido e seguro chegar / sair do aeroporto de trem ou onibus. Já no Brasil-iu-iu....


    A Dupla inclusive vai usar o Skytraih HOJE para ir ao aeroporto!!!! Rsrsrs Olha QUE coincidência!!!

    Queridos leitores: Se os comentários de vcs demorarem um pouco para serem publicados, NÃO se assustem!!! A Dupla NÃO morreu rsrsrs NEM abandonou o Blog!!! Estamos saindo para uma viagem que PARECE vai ser MEGA legal. Aguardem as novidades!!!!!!

    \O/ \O/

    Dupla

    ResponderExcluir
  16. Yo Dupla! Preciso contar para vocês uma novidade do Iu Iu Iu que representou para mim uma surpresa positiva. Algumas empresas do Rio de Janeiro estão renovando seus ônibus. Fui pegar um desses novos por acaso ontem e me surpreendi. Novinho, impecável, limpíssimo, COM COMPARTIMENTO PARA MALAS (!!!), e mecânica em dia e MACIA, meio que à prova de motoristas insanos. Pode ter sido uma exceção, uma ilusão e certamente foi, mas foi nossa melhor viagem de ônibus urbano no Rio até hoje. Mas é assim: compraram ônibus hoje e ele vai ficar igualzinho até 2027, como muitos balaios humanos da cidade devem estar do mesmo jeito desde 1982... IU IU IU! E bon voyage! Como disse o AM2, que tal VICTORIA?

    ResponderExcluir
  17. Ola Dupla!vcs sao incriveis nos posts!adoro todos!Estamos completando hj 1 mes de Canada e simplesmente estamos amando!O transporte aqui chega perto a perfeicao!Para nos brasucas, claro, eh perfeito!!!For a q qdo existe uns minutinhos de atraso a galera do TTC fica anunciando o tempo inteiro e fica pedindo desculpas pelo atraso!O maximo!amo isso tudo!
    Entrar no streetcar ou no bus e poder ser comprimentado, dar um simples "hi", uvir um "thank you" eh perfeito!Vc descer e agradece e recebe um "have a nice day","take care"....eh maravilhoso!!!
    PRICELESS!!!Abracao!

    ResponderExcluir
  18. Olá Dupla!!

    Quanto tempo!
    Passando para agradecer a visita lá no blog.
    Vim tirar o atrasado das leituras e fiquei maravilhada com tantas informações importantes.
    Como eu queria saber desenvolver um texto assim como vc! =)
    ....mas cada um com seu dom, não é mesmo? kkkkkk
    Então deixa eu te dizer: *Aqui nós pagamos o mesmo valor que vcs na energia elétrica! E estamos seguindo as dicas de vcs e da galera para diminuir este valor. Diminuindo um pouco a temperatura da casa na hora de dormir etc.
    *A água aqui tbém está tão cara quanto a eletrecidade!!

    Mudando de assunto...super parabéns pelo carro lindo de vcs!
    Eu sou suspeita para falar da Rav 4 pq sou apaixonada por este carro e sonho poder comprar para nós aqui. Vamos ver.
    No mais...muita energia do bem e da LuzZ para vcs!
    Que vcs tenham sempre muita inspiração para contribuírem conosco e com tanta gente que chega dia após dia aqui no blog de vcs.
    Deixem a opinião dos "bolas murchas" prá lá! Sigam vosso caminho fazendo sempre o que está no alcance de vcs!

    Bjs no coração.

    Bia.

    ResponderExcluir
  19. Olá dupla,muito boa a materia,mesmo nunca tendo sido assaltado aqui no brasil,conheço muitas pessoas que já foram(e olha que eu anda com tablet e celular na mochila e tem gente que me acha louco hahaha) mais eu tenho uma sugestão pra você porque vocês não compram um dominio .com? Seria muito melhor entar pelo .com,enfim é só uma sugestão continuem com o ótimo blog,abraços.

    ResponderExcluir
  20. Bom, em SP recentemente, nós fizemos tudo com transporte público. Sabe que tá bem organizada a coisa, claro, falta muito ainda, eu sei. Eu estava de férias e não pegava em horário de pico, o que já é uma vantagem. O volume de usuários é enorme e realmente há muito o que se fazer, mas é mais no quesito de educação do usuário...pois transporte lotado tem em todo canto do mundo, mas o que faz a diferença é o comportamento das pessoas. Os ônibus foram renovados e estão mais confortáveis. Tem mais estações (novas e bonitas) e conexões de metrôs e trens e isso a gente adorou em SP. Tomara que eles consigam melhorar mais, porque tá ficando bom mesmo, gostei de ver que há esperanças.
    Ahhh e boa viagem!!!!

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Só estou conhecendo o blog hoje, mas já curti o que li.
    Moro a aproximadamente 45km de New York City e vou de trem confortavelmente para lá, para trabalhar, estudar e/ou passear. As pessoas vão usando seus laptops, iPads, etc no trem, todos sentados e sob o ar condicionado.
    Como minha cidade fica ao norte do estado de NY, uso o MetroNorth. E muita gente que mora bem mais longe que eu vai todos os dias de trem pra lá, sem problema nenhum...
    É bom demais poder contar com um bom transporte público!!
    Parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like