Diferenças entre Brasil e Canadá - Mil Coisas #1 - Emergências

by - domingo, julho 28, 2013

Desde que vim morar no Canadá  estou para fazer um post comentando as principais diferenças da vida no Canadá comparando-se com o Brasil.
Notei que o post ficaria gigante, já que tem muita, muita, muita coisa diferente.
Então resolvi criar a série "Mil Coisas"  onde vou contar para vocês tudo que é diferente aqui no Canadá.
A lista "1000 coisas"  não estará em nenhuma ordem alfabética ou de importância. Irei colocar os ítens dentro da minha disponibilidade de tempo e sempre que me lembrar de algo interessante, ok?
Claro que eu continuo com a velha mania da "Dupla".... (lembram da Dupla não é? rsrsrs) e os comentários continuam me deixando muito  feliz!  Continuo aguardando as mensagens de vocês!  Obrigada!

Série "Mil Coisas"

#1

Ambulâncias e bombeiros no Canadá não demoram a chegar.
Por que?
Porque não ficam retidos em congestionamento.  Aqui a lei manda que sempre que você ouvir uma sirene, seja ela de polícia, ambulância ou bombeiro,  você deve encostar o seu carro e parar.
Mas não é para fazer isso na hora em que a sirene já está na sua "cola"!  Você tem que fazer isso muito antes... desde a hora em que você ouve uma sirene se aproximando! Ou seja.... todos os carros encostam e param muito antes abrindo caminho para a emergência passar.
Encostar e parar  vale para todos os carros, não só os que estão indo no mesmo sentido da ambulância mas os que estão vindo na direção oposta também!
Resultado: Quando os bombeiros ou ambulância passam já existe um gigantesco corredor totalmente livre para eles!
Passam muitas ambulâncias aqui, e nos nove meses  em que moro aqui eu nunca vi um  único veículo de emergência preso no trânsito! Resultado? Muito provavelmente no Canadá há menos pessoas morrendo em ambulâncias que não conseguem chegar aos hospitais a tempo,  e menos incêndios graves, como alguns ocorridos no Brasil em que os bombeiros atrasam o atendimento por causa dos engarrafamentos!
Nem preciso falar que também é proibido "pegar vácuo" andando atrás de ambulância e carro de bombeiro para escapar do trânsito, como é comum observarmos  nas principais ruas brasileiras (no Rio é comuníssimo, não sei como é nas cidades menores).
Se você está vindo para o Canadá para morar definitivamente como Permanente Residente, ou para passear como um turista feliz  ou ainda para estudar,  fique atento sobre como agir quando escutar uma sirene,  e siga essas orientações, ok?
Este post tinha sido publicado originalmente no meu outro Blog. Você pode ler os comentários que recebi (e as datas em que foram feitos) lendo aí embaixo! E se quiser deixar seu comentário seja welcome!!! :)

Kaio
kaio-jansen@uol.com.br
189.85.65.19
Bom dia!
Sou novo leitor por aqui, moro em Blumenau SC, apesar de ser uma cidade bonita e com traços europeus nao deixa de ser brasil né, ta no sangue do brasileiro tentar tirar proveito de qqr situação.
Estou a um ponto de nao aguentar mais ficar por aqui… talvez seja inconformismo meu.
Estou aguardando algumas entradas de grana ai pra vazar daqui! urgente!
mto bom o blog!

De volta ao canada
alline.laurentino@gmail.com
184.169.59.119
Impressioanante que no Brasil-iu-iu ja estao utilizando desse costume. Pelo menos nos metros de SP quando eu Morava la comecei a ver acredita???
Muuito legal seu mil coisas

Dri Pereira
gravatar.com/adrianarockiss
adrianarockiss@hotmail.com
200.142.142.144
Ameiiiii a história das Dicas!
Apesar de achar que não vou encontrar uma maneira de “me mudar” para o Canadá, é ótimo saber que em alguns lugares do mundo as coisas “fluem”.

Juju
asaventurasdamenininha.blogspot.com
jussiane@gmail.com
174.89.233.187
Ah é verdade, os comentários são sempre animadores, eu se ninguem comenta meu blog eu acho que ninguem lê rsrsrs
Abração!

Wilma
wrs.wile@gmail.com
186.241.204.152
Adorei a séria 1000 coisas! venho acompanhar. Aqui também ouvi alguém reclamando de “pseudo-personalidade” que quer atravessar a Ponte Rio Niteroi em 5 minutos, usando sirenes, e por isso também a coisa fica menos levada a sério.

Juju
asaventurasdamenininha.blogspot.com
jussiane@gmail.com
174.89.233.187
Em Curitiba, ao menos todas as vezes que eu estava dirigindo rsrs todos sempre saiam da frente pra ambulância ou bombeiro passar… pelo menos isso sempre acontecia até uns 15 ou 20 anos… de uns anos pra cá comecei a ver muita gente não dar bola pra sirene ou não sair da frente…
o que me deixa indignada pois até onde me lembro isto é obrigatorio!
Acho que no Brasil as sirenes deveriam ser mais altas e tbem os caminhões maiores como os daqui, queria ver o cara não sair da frente! rs
Carolina
Quandilfaitfroid.blogspot.com
Carol2509@gmail.com
177.201.213.77
O blog está ainda melhor com uma identidade!
Adoro as dicas da dupla!!!

Saulo
saulonf@gmail.com
189.4.220.17
Muito boa essa série. Estamos indo para Vancouver dia 11 e somos do Rio também, vamos ficar 2 anos. Na Lagoa e no Rebouças eu vejo gente pegando “vácuo” praticamente todo dia, fora carro de polícia que liga a sirene só para sair do engarrafamento, sem nenhuma emergência de verdade.

0 comentários

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like