Diferenças entre Brasil e Canadá - Mil Coisas #4 - Segurança

by - quarta-feira, agosto 07, 2013

Diferenças entre Brasil e Canadá

Canada x Brasil – Mil Coisas – #4

Sprinkler no Canada
Sprinkler no Canada
Além da rapidez com que os bombeiros chegam quando são chamados (leia o "porque"  no "Mil coisas #1")  temos um importante aliado no Canadá:  O Sprinkler.
Não só no Canadá mas nos Estados Unidos também:  Apartamento ou casa TEM que ter SPRINKLER!  E os sprinklers têm que estar funcionando porque são vistoriados pelo Corpo de Bombeiros anualmente (eu já presenciei isso três vezes em endereços diferentes)!  TODO cômodo tem pelo menos um e além do sprinkler há um auto falante que emite uma sirene altíssima, que é o alarme de incêndio.
Conforme vocês sabem, eu sou arquiteta e já reformei / decorei mais de 400 (QUATROCENTOS!) apartamentos no Brasiu-iu-iu a fora.   Eu nunca (N-U- N-C-A) vi um apartamento que tivesse sprinkler!!!!  Ok... sprinklers nos corredores do prédio eu até já vi (em poucos) e em geral COBERTOS por tinta (porque os pintores não são orientados a tomarem cuidado com este equipamento tão importante).
Fiscalização do corpo de bombeiros para testar se os sprinklers estão funcionando?  ha ha ...  Piada, não é? Você já viu alguma ou a única coisa que você vê é a "taxa de incêndio"?  Ah..... pois é...
Aliás... se no interior da sua casa ou do seu apartamento há sprinklers, por favor compartilhe aqui.  Também gostaria de conhecer a experiência de alguém que já tenha presenciado num condomínio,  os bombeiros testando  se a pressão nos sprinklers está "ok" e se os mesmos funcionariam em caso de necessidade. Gostaria também de saber se no apartamento de vocês, que moram no Brasil, há alarme de incêndio DENTRO do apartamento!
Infelizmente as pessoas no Brasiu-iu-iu devem imaginar que sprinkler na parede "enfeia" a decoração?    Não encontro outra razão para sprinkler não ser ítem obrigatório em qualquer projeto.
Enquanto isso... os incêndios que poderiam ter as proporções minimizadas avançam sem controle,  muitas vezes levando vidas.
Se você acha que sprinkler é um ítem importante e gostaria que o mesmo fizesse parte dos novos projetos de casas e apartamentos compartilhe este post na sua página do Facebook ou no Twitter. Quem sabe se muita gente compartilhar a idéia pega?
Abraços a todos e obrigada pela leitura!
Lupatinadora
dofornoparaofreezer.blogspot.com
lupatinadora3@gmail.com
174.94.2.86
Cecilia, esse building code deve ser de BC. Em Ontario não tem sprinkler nas casas não – pelo menos nunca vi. Morava num condo zero km e não tinha sprinkler no apto, só nas áreas comuns do prédio (tinha o alarme maldito que toda hora um espírito de porco disparava, com alto-falante pro porteiro passar msgs pros moradores etc). Na minha casa não tem sprinkler. Um dos andares não tinha smoke detector e comprei um baratinho no Costco, agora tenho um em cada andar. Mas o meu é básico, descobri que há modelos que se “comunicam”, então se disparar o alarme de baixo toca em cima e também liga direto pros bombeiros.
O que mais tem aqui é alarme falso de incêndio. Outro dia aqui em casa (moramos num condominio de townhouses) disparou um alarme na garagem. Eu ouvi o barulho e 1 minuto depois ouvi a sirene do bombeiro saindo do fire house que é aqui perto. Vieram 2 carros, um de cada fire house, zilhões de bombeiros que foram de casa em casa checar pra ver se estava tudo certo mesmo. E ainda pararam o trânsito pra eu conseguir sair com o carro da garagem ;-). O bombeiro tem que chegar rápido, se não a casa queima em 5 minutos!
Ah, comprei um extintor de incêndio pra ter em casa depois de ter tido um mini incêndio no termostato! knock on wood!

Ana
anninha529@hotmail.com
50.92.114.114
simples fato: No Brasil , Argentina e toda Europa, os predios sao de pedra, tijolos, construcoes fortes igual rocha. Ja nos USA e Canada, predomina a casa dos “3 porquinhos”, que sao madeira estilo “pau”, espuma e isopor. Como nao pegar fogo e destruir tudo em menos de 5 min.? Moral da estoria: tem que ter sprinkler, cuidados, preparo e qualquer sinal de fumaca fazerem uma correria. Meus sogros contam que sempre existiu ate em “sheds”, para evitar ter perda total do maquinario que para muitos eh o ganha-pao.

Francisco Nobre
gravatar.com/franobre
franobre@ibest.com.br
187.48.60.10
Não sou arquiteto nem engenheiro, mas creio que deveria partir do órgãos de classe da categoria tal recomendação. Quando construi minha casa a minha arquiteta nem comentou a respeito, o engenheiro que ela contratou para cálculo estrutural e projetos elétricos e hidráulicos também não. Ou seja, não faz parte da cultura dos próprios profissionais, mesmo que isso não elevasse muito o custo da obra. Não se vê sprinklers mesmo em casas de altíssimo padrão no condomínio que eu morava (o que estava muito longe de ser a minha casa). Acho que os americanos e canadenses (europeus também? Não sei) tem obsessão por isso (não estou dizendo que infundada ou que não estejam com razão) por que a maioria das casas desses países (senão todas) é feita de material combustível, ou seja, são feitas de madeira com interior de material isolante. Ou seja, se pegar fogo em um canto da casa, ele se espalha facilmente para todo o resto da casa e até para a vizinhança que também é feita de madeira. A casa e às vezes a rua inteira vai literalmente abaixo. Além disso, no inverno todo mundo fica enfurnado dentro de casa com um monte de aquecedor ligado. Ou seja, é completamente justificável o medo que se sente por incêndios. No Brasil, hoje em dia, nem barraco de favela é feito de madeira. Assim, o fogo vai pegar e queimar do mesmo jeito que nos EUA e Canadá, mas o risco de se alastrar e derrubar o imóvel é mínimo. Concordo integralmente com a falta de fiscalização de bombeiros por aqui. Eu nunca vi isso em nenhum ambiente que morei ou trabalhei, mesmo com a taxa de incêndio sendo paga religiosamente.
De volta ao canada
alline.laurentino@gmail.com
184.169.59.119
Aqui em |SK nao tem sprinkler dentro de casa nao e meu alarme de incendio ja disparou diversas vezes devido aos meus dotes culinaristicos e ninguem nem se cocou…estranho como muda de provincia pra provincia ne

0 comentários

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like