Diferenças Brasil e Canadá - #8 - Levando o resto da comida....

by - sábado, setembro 14, 2013

Diferenças entre Brasil e Canadá -

Mil Coisas #8

Diferenças entre Brasil e CanadáFoi ao restaurante e sobrou comida? Leve pra casa!

Vou contar para vocês... o privilégio de levar a comida que sobra para casa não é coisa só do Canadá não! A gente sempre viajou muito e nós sempre observamos que isso acontece em todos os lugares que visitamos, especialmente nos Estados Unidos e na Europa.
A tradução em inglês é "leftover" e quando sobra comida é praxe a pessoa levar o que sobra. Não é "vergonha"  e nenhum restaurante cobra pela embalagem de isopor (ou papelão ou alumínio) aonde a comida é acondicionada.
Não sei como acontece pelo Brasil afora, mas no Rio de Janeiro, em restaurantes "chics" (o que é um restaurante "chic"??? Restaurante pra mim é o que tem uma ótima comida.... mas enfim...) você não vai ousar pedir para levar os restos porque "fica feio".  Você já viu alguém sair do  Gero ou do Fasano carregando uma caixinha com os restos?  Você já imaginou a cara do garçon se você falar que vai levar a sobra?!?!   Hahaha!
Que coisa mais ridícula essa "chiqueza" tupiniquim.
Parênteses: Na minha última viagem ao Brasil eu só para ver o que acontecia pedi para levar as sobras. Era um restaurante "mais ou menos" (nem chic nem popular). O garçon atendeu o pedido mas o restaurante cobrou  _ creio que 5 reais_ pela embalagem. É mole?
Na Europa, a mesma coisa. A Europa já passou por mais de uma guerra e as pessoas sabem o valor de ter comida na mesa. Ninguém  joga comida fora.
Mas no Brasil....  ah.... o Brasil é rico! No Brasil o importante é ser rico e  ser chic e rico não pode levar os restos da comida senão os outros vão pensar que o cara está passando fome em casa....
Aliás... no Brasil a maioria das pessoas se preocupa com o que OS OUTROS vão pensar. No Canadá, nos EUA e na Europa cada um cuida da sua vida e os outros que se *****.     Entenderam?  Pois é....
Então... se voce vai se candidatar a ser um Permanent Resident do (maravilhoso) Canadá, coloque na sua lista que comida não deverá ser desperdiçada!  Se você vai emigrar, imigrar, estudar no exterior, viajar para o exterior a passeio, mudar de país, mudar de vida,  aprenda que:
1. Não é vergonha dividir prato. Os garçons trazem com prazer um prato extra e talheres extras caso você e seu acompanhante decidam dividir um prato. Não ficam de cara feia ou olhando para você com uma cara de "coitado tu é pobre tem que dividir o prato".  rsrsrs
2. Se você errou na dose e pediu comida demais, peça para levar o que sobrou.  Você pode falar assim: "Please, I will take the leftovers".
Ou ainda melhor, como contribuído por um dos meus 11 leitores, a Aline:
"CAN YOU PLEASE BOX IT UP?"  
**** Não deixem de acompanhar o blog da Aline onde, com certeza, vão ter informações SUPER legais.   Aqui o blog da Aline http://devoltaaocanada.blogspot.ca
Espero ter contribuído colocando mais uma das coisas que observo aí por esse mundão a fora, especialmente aqui no Canadá em que cada um fica "na sua" e ninguém está "nem aí"  para o que acontece com a vida alheia! :)
Como é aí na sua cidade?  Você costuma levar  o que sobra?
Larisse
larichiara@gmail.com
184.146.144.189
Como eu ja imaginava Vancouver é um outro Canada rsrsr Nao que aqui em Ontario eu nao veja estas coisas tambem,….Mas em Toronto, mais especificamente, as pessoas sao bem sem educacao. Confusao no transito, carro que nao respeita pedestre e por ai vai…nem se compara ao Brasil (comentario óbvio) mas por se tratar de uma metropole tem os problemas de metropole. Por isso optei por uma cidade pequena nos arredores de Toronto, onde tenho acesso ao Canada vancouverista rsrsrrsr Beijocas!!!!

deamattos80
gravatar.com/deamattos80
deamattos@gmail.com
177.10.231.239
box it up, baby! Adorei! ;)

David
davidchsbr@gmail.com
208.91.115.10
Sobre restaurante, no Brasil, na hora de rachar a conta com amigos, mesmo que vc nao comeu nada ou bebeu nada, vc acaba tendo que pagar igual pois a conta e’ rachada igualmente entre todos. Aqui e’ diferente, cada um paga o que comeu/bebeu. Differente ne’?
haha..
David


Fernando Dell’Acqua
fer8462@hotmail.com
187.16.50.58
Olá, adorei o blog, muitas coisas legais, vou morar em Calgary no próximo ano de dezenas de blog o seu está entre os melhores, já coloquei como favorito pra não perder uma atualização!!!
Congratulations !!!
Júlia Zecchinelli
gravatar.com/ariadneconfraria
juliaszh@gmail.com
24.84.98.57
Oi Cecilia!!
Sou nova por aqui (no blog e em Vancouver rs).
Acabei de ser seu blog de cabo a rabo rs
Agradeço por todas as informações que você disponiliza aqui, me ajudou um bocado =)
Mudei para Vancouver há 3 semanas, estou morando em yaletown, e adorando a cidade! Que cidade LINDA!!!!
Vou acompanhar o blog sempre!
Obrigada!
Beijinhos
Júlia


Alline
devoltaaocanada.blogspot.com
alline.laurentino@gmail.com
184.169.59.119
Can you please box it up?
Turma do Balão
tambemqueroviajarnessebalao.blogspot.ca/
tambemqueroviajarnessebalao@gmail.com
184.147.86.188
Oi Cecilia, estou adorando esta série. Por conta de trabalho mal tenho tempo de postar, muito menos de comentar! Mas passei aqui pra prestigiar o melhor blog de informacoes sobre Vancouver!!! Cada dia que passa tambem sou menos brasileira. E este papo de levar a comida pra casa é muito serio por aqui tambem. Ja levei bronca de varios garcons quando disse que nao queria levar!!! ???? rsrrs Mas e muito bom ver o quanto a mentalidade brasileira e distorcida a respeito do que e chique ou nao certo? Beijos enormes da Turma do Balão.

Lidiane Schmit
lidianejdeb@gmail.com
177.101.136.243
A cada dia que passa vejo que minha alma não é brasileira rsrsrs. Outro dia fizemos isso em um restaurante e sim… percebemos olhares diferentes, mas não ligamos, afinal pagamos pelo que estávamos levando. Ontem mesmo estava comentando isso com meu marido. Ah e pelo menos neste restaurante não cobraram a embalagem.
franobre
franobre.blogspot.com
franobre@ibest.com.br
201.6.236.204
Interessante. Minha mãe morou por 25 anos nos EUA e sempre me dizia isso. Ficava espantada quando a gente deixava metade do prato para ser jogado fora no restaurante. Mas, e a vergonha de pedir ao garçom que acondicione as sobras para levarmos! Pior que isso (muito pior!) é o medo de que o pessoal da cozinha façam algo com a nossa comida quando pedimos para guardar para levarmos. Podem achar um absurdo, mas não é nem um pouco aconselhável reclamar da comida e pedir para refazerem aqui no Brasil ou ainda pedir algo diferente.

0 comentários

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like