Diferenças entre Brasil e Canadá - #12 - Bebidas

by - sexta-feira, outubro 11, 2013

Diferenças entre Brasil e Canadá -

Mil Coisas #12

bebida-loja
Uma das coisas que eu acho mais legais no Canadá (em quase todos os EUA também é assim) é que bebidas só podem ser vendidas em lojas especializadas!
Sabe aquela coisa da pessoa entrar no supermercado e comprar cerveja, vodka, vinho e tudo o mais?   ESQUECE.   No Canadá (e em grande parte dos EUA) supermercado NÃO VENDE bebida que contenha álcool!   Tem álcool? Então você  não vai encontrar no supermercado!
Existem lojas especializadas em bebidas alcóolicas chamadas "Liquor Store":  Nessas lojas você compra cervejas, vinhos, uísque, conhaque, vodka e todas as biritas que você quiser, DESDE que você tenha idade suficiente (18 ou 19 ou 21 anos, dependendo do lugar).
No supermercado você só compra comida, sucos e refrigerantes. Com isso a venda de bebidas já reduz muito. Eu mesma, quando ia ao mercado no Rio, sempre comprava vinhos e cervejas junto com as compras "normais".  Aqui, pelo fato de não vender no mercado e eu ter que ir "especialmente"  à  liquor store  já faz com que muitas vezes eu deixe de comprar,  seja por esquecimento ou até mesmo por preguiça.  Ou seja.... menos álcool circulando por aí...
Um detalhe importante é que aqui no Canadá e nos EUA não há venda de bebidas para menores de idade.  É necessário mostrar pelo menos DUAS formas de identificação para provar que você tem idade suficiente para comprar bebida.
São duas idéias muito simples e que poderiam ser implementadas no Brasil:
  • Proibir os supermercados de vender qualquer tipo de bebida que contenha álcool  transferindo a venda para lojas especializadas na venda de bebidas,
  • Obrigatoriedade de identificação dos compradores,  evitando  que menores comprem álcool.
Com certeza a quantidade de acidentes de trânsito, brigas em festas e crimes em geral iria diminuir muito se uma medida simples como essa fosse adotada.
Como é a venda de bebidas na sua cidade?
PS: Este post havia sido publicado no meu outro blog. Abaixo você poderá ler os comentários que meus queridos leitores fizeram! :)

Ana Shinokura Cidra
Ana.cidra@millenniumbcp.pt
192.151.243.6
Sou a favor da proibição total de consumo de bebidas alcoolicas no brasil.

deamattos80
gravatar.com/deamattos80
deamattos@gmail.com
177.10.231.239
Oi Cecília, não sei como são as outras províncias, mas em Montreal (QC) tem álcool no mercado sim. Vinho e cerveja principalmente. Mas se não me engano, o imposto é mais alto do que no SAQ.
Beijoca

David
davidchsbr@gmail.com
208.91.115.10
Ah, esqueci de dizer que aqui em Vancouver, nao podemos tomar bebida alcolica em lugares publicos, tipo rua, parques etc…Acho que isso realmente ajuda reduzir crimes movidos pelo teor de alcool no sangue.
David
Juliana
https://www.facebook.com/juliana.gimenez.125
juliana_gimenez@yahoo.com.br
177.81.177.200
Seria bem melhor mesmo se fossem implementadas essas medidas.
David
davidchsbr@gmail.com
208.91.115.10
Hum..nos lugares que eu fui nos EUA (California, Washigton, Texas etc..), sempre consegui comprar bebida alcoolica no supermercado ou lojas de conveniencia. Nao sei qual o estado isso e’ proibido ai.
Eu prefiro ter bebida ja’ no supermercado, dai nao preciso ir pra liquor store que tem horarios muito menos flexiveis que supermercado. Questao de conveniencia.
Mas acho que e’ veradade que dificultando a venda, reduz a quantidade de consumo de bebida alcolica. Mas tb acho que pessoas dirigindo embriagadas nao devem ter tomado as bebidas compradas no supermercado nao…geralmente no bares!
Keep up your good writing …thanks,
David

1 comentários

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like