Diferenças entre Brasil e Canadá - #16 - Caixa Automático do Banco

by - segunda-feira, novembro 18, 2013

Caixa automático

Diferenças entre Brasil e Canadá -

Mil Coisas #16

Caixa Eletrônico

Se você é "meio antigo" e tem mais de 30 anos, talvez lembre como era fácil, tranquilo e seguro usar um caixa eletrônico no Rio de Janeiro....
Todos os bancos tinham uma caixa automática que ficava assim, na calçada, e você tirava dinheiro a qualquer hora do dia ou da noite. Com o passar do tempo a violência na cidade (e no país) foi aumentando e essas caixas passaram a ficar dentro de "ante-salas" nas agências.
Acrescente-se  que tirar dinheiro durante a noite / madrugada virou algo impensável e os bancos passaram a limitar o valor que você pode retirar,  por "questões de segurança" (isto é,  tentam evitar que sua conta seja completamente depenada caso você sofra um sequestro relâmpago).
A ausência desses caixas eletrônicos (chamados de ATM pelo mundo a fora)  me incomodou muito e funcionou como um sinal de alerta, indicando que as coisas no Brasil estavam mudando, e mudando  para pior.  Não que eu faça uso frequente deste serviço _ pelo contrário, sempre preferi o "dinheiro de plástico" .
Constatar que uma cidade não pode mais ter um caixa eletrônico na calçada _ algo tão "trivial" _  porque "é perigoso"????   Creio que num momento desses é preciso reavaliar se vale a pena continuar vivendo num lugar assim,   ou se está na hora de colocar a viola no saco, pegar o lenço e o documento, e sair por aí...
Essa foi uma das inúmeras razões que nos levaram a entrar com um processo de imigração para o Canadá. A vida no Canadá, seja como Permanent Resident, seja como estudante de intercâmbio, seja como trabalhador qualificado é infinitamente melhor. Quando falo em "melhor", falo no que é mais importante para mim: Qualidade de Vida.
Quanto tempo leva o processo de imigração?  Quais são os salários no Canadá? É fácil conseguir emprego no Canadá? Quais as vantagens de viver no Canadá? Como imigrar? São perguntas bem comuns.
No entanto, a mais importante de todas as perguntas é: E a qualidade de vida, como é? Compensa mudar de país?
Garanto a você que sim. Compensa mudar de país. Andar pela rua e ver as pessoas tirando dinheiro da caixa automática, conferindo cada nota e depois colocando na carteira na maior calma do mundo não tem dinheiro que pague!!!!
PS: Aliás, por que tem gente que quando tira o dinheiro na máquina confere para ver se não está faltando?  rsrsrs Se estiver faltando vai reclamar com quem?  rsrsrs Eu nunca conferi... pego e guardo rapidinho na carteira (talvez reflexo condicionado da época em que usava os caixas eletrônicos nas "salinhas dos bancos no Brasil" e o dinheiro não podia ficar dando bobeira na mão muito tempo, pois havia o risco de alguém ver e  me seguir para  assaltar depois.....) rsrs....   Mas até hoje, esteja onde estiver, eu nunca confiro o $ que sai, e nunca veio faltando... rsrs
E você?  Usa muito o caixa automático? Confere o dinheiro quando ele sai da máquina? Na sua cidade o caixa eletrônico fica assim "disponível"  na calçada?  Comentem abaixo para que possamos ter outras opiniões além da minha!    :)    Valeu!  :)
lucaspaz
gravatar.com/lucaspaz
pazluca@gmail.com
179.184.156.138
Vou para Toronto em abril/14 e estou adorando suas dicas. Parabéns pelo blog!

deamattos80
gravatar.com/deamattos80
deamattos@gmail.com
177.10.231.239
Nossos amigos viram um cara abastecendo uma ATM no shopping. Um monte de dinheiro espalhado no chão, nenhum cara armado por perto pra fazer a segurança. Bizarro, né? Eu já achava meio absurdo a porta do cofre passar o dia inteiro aberta na minha agência em Montreal…rsrs
Adorando a série!
Beijinho

Francelle
francellebrum@gmail.com
179.147.249.80
Oi Cecilia, primeiro gostaria de agradecer por compartilhar conosco suas experiências!!! Sou do Rio também, mas atualmente moro em São Paulo e no meu bairro a “moda” é ter morador de rua dormindo dentro dessas “salinhas” do caixa eletrônico.. então, mesmo que vc queira se arriscar a tirar um dindim fora de hora não tem como!! Em Março embarco neste sonho canadense e vou para Winnipeg :) uma ótima semana!

David
davidchsbr@gmail.com
208.91.115.10
Oi Cecilia,
Em Sao Paulo, eu so’ usei os ATMs dentro predio onde eu trabalhava ou dentro de shopping centre, era mais seguro assim. E eu contava cada centavo que eu tirava dele sim. Continuo contando as contas mesmo aqui no Canada, pois hj em dia, as notas de polimeros sao mais faceis de causar erros.
Vi essa noticia esses dias:
Hj em dia, os ladroes assaltam o ATM inteiro, ao invez de assaltar as pessoas tirando dinheiro dele. Rsrsrs..
Abracos,
David


Rafaela Sampaio
rafitche@gmail.com
177.134.189.236
Olá Cecília
Sei bem do que vc está falando, faço de tudo pra não usar os ATMs. Quando preciso uso o que fica dentro do prédio onde trabalho ou em algum shopping, nunca saco nos bancos.
E sim, qd preciso sacar na Europa ou outros países da América do Sul, nos caixas de rua, faço morrendo de medo e guardo o dinheiro rapidinho, sem conferir.
Abraços
Marcos
marcosrcf22@hotmail.com
189.73.98.247
A diferença de qualidade de vida entre o Brasil e o Canadá é muito grande, daqui a alguns anos espero poder constatar isso pessoalmente, estou me organizando para buscar a imigração, parabéns pelo ótimo trabalho Cecília, grande abraço!
Luana Bacci
murphymeama.blogspot.com
murphymeama@gmail.com
193.190.187.220
Oi Cecilia! Nao fica brava comigo… Aquele fundo cor de madeira eh erro do blogger. O fundo do blog não eh daquela cor, eh um creme que da um contraste perfeito com a cor da letra do texto. Eu sou ceguissima, com aquele fundo marrom eu tb não vejo nada! =)
Tentei arrumar isso, mas nao sei se deu certo.. O blogger tem dessas as vezes…
beijao pra voce

0 comentários

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like