Alugando apartamento em Vancouver: Todas as regiões e informação de preços

by - domingo, março 22, 2015

Esse post iria falar sobre os preços de comida e a Dupla iria levar você ao  supermercado. Lembram?

O artigo sobre o  preço da comida já está  pronto mas  a quantidade de comentários / dúvidas que surgiram no post anterior,  nos fez  voltar a falar em preço do aluguel / condomínio, etc  para esclarecer aos que ainda têm dúvidas, ok?

Primeiro, quem perguntou "esses 400 dólares que vocês pagam".  Por favor,  volte para o post anterior e leia  novamente o artigo porque não está escrito em lugar nenhum que a Dupla paga 400 dólares!!!

Pelo contrário, a Dupla disse que NÃO paga os  400 dólares de condomínio porque aqui, quando você aluga um apartamento o valor do condomínio e do "IPTU"  já vem embutido no valor do aluguel.

Por exemplo, se você achar um apartamento cujo aluguel seja  igual a  1500 dólares por mês, significa que 1500 é o que você vai gastar por mês com moradia.   Você não vai ter em cima desse preço o valor do condomínio e do imposto predial e ainda a taxa de incêndio, conforme acontece no Brasiu-iu-iu. E muitas vezes o seu gasto com água quente também já estará incluído nesse preço, ou seja, a sua conta de luz vai ser apenas do consumo de energia sem contar a água quente que você consome.

Então... regra número 1 para imigração:  Prestar muita atenção no que lê, para não entender tudo errado e preencher os formulários de imigração erradamente,  e ao invés de vir parar no Canadá você cair de paraquedas na Nova Zelândia ou no Polo Sul, ok????

 rsrsrsrs

Bronca dada aos leitores desatentos, vamos em frente:  :)

Para quem perguntou quanto a Dupla paga.  Desculpem, mas a gente está aqui para ajudar, não para ter a nossa vida pessoal estampada no jornal....  rsrsrsrs   Cada família tem suas próprias facilidades / dificuldades, e saber sobre a nossa vida pessoal não vai ajudar a vida de ninguém, porque cada caso é um caso.

O que eu posso falar para vocês sobre aluguel:

Se você está vindo para Vancouver para cursar um College, e se você é solteiro(a):  Com 500 a 700 dólares você já consegue um quarto bastante confortável num apartamento aqui em Downtown Vancouver.  Já vi anúncios com fotos de vários, e embora não tenha visitado pessoalmente, pelas fotos parecem bem interessantes, limpinhos, bem localizados etc e tal.

Se você é um casal sem filhos  e  quiser morar em Downtown num apartamento que não tenha máquina de lavar e de secar (e talvez não tenha também máquina de lavar louças), com cerca de 1200 dólares você consegue um apartamento muito bem localizado.

Se você quiser este mesmo apartamento em downtown Vancouver, mas tendo mais confortos, como lavadora, secadora,  etc pode separar uns 2000 dólares por mês,  e daí para mais, dependendo da vista do apartamento (andar alto normalmente é nais caro), da rua em que estiver localizado,  se tem garagem ou não, etc etc etc

Para quem tem filhos e precisa de um apartamento de pelo menos dois quartos, aí a coisa complica.

Não complica de "forma geral".  Complica se você quiser morar em Downtown.  Por que?  Porque a oferta de apartamentos de 1 quarto e de estúdios é enorme, já a oferta de apartamentos de 2 e 3 quartos é bem menor, o que faz então com que.... um apartamento de 3 quartos custe quase 6 000 dólares aqui em Downtown!!!

Os de 2 quartos também não saem nada baratos (2600 para mais).  Sai  quase mais barato você alugar dois apartamentos de 1 quarto num mesmo prédio do que um apartamento de 3 quartos!  Olha que loucura! :)


Downtown Vancouver é compreendido por:

Coal Harbor, Downtown Vancouver
  • Coal Harbor: O  lugar mais caro e na minha opinião o melhor. É perto do skytrain, tem prédios super bonitos, tem vistas magníficas, é perto do Stanley Park, do Canada Centre, etc.  Tem excelentes restaurantes. É o bairro mais nobre de Vancouver.
  • Yaletown: Também é caro porque a maioria dos apartamentos se localiza em prédios modernos e  altos _ os "high-rises", e é comum que as pessoas jovens (e que ganham bem) morem por lá. É uma região vibrante, com excelentes bares, restaurantes muita vida noturna e transporte abundante para qualquer lugar
  •  Gastown:  Tem um mix de prédios modernos e antigos. É uma área que eu particularmente não gosto  como local de moradia (sorry se algum leitor morar em Gastown!).  Há muitos bares, restaurantes, etc  mas....  é relativamente próximo à área onde ficam os homeless, os drogados-de-carteirinha  e a prostituição.  Acho  Gastown um local interessante para passear, ir tomar umas cervejas, visitar as lojas "trendy", mas não moraria lá...   Na realidade, quando estávamos procurando apartamento, só olhávamos apartamentos da Richard Street  para oeste (veja no mapa). Da Richard St para leste, em direção à Main Street a gente nem considerava.
  • West End:  No West End você vai encontrar apartamentos de 1 quarto por 1000 dólares (se for num  prédio sem máquina de lavar roupas  no apartamento e também sem lavanderia coletiva no prédio, além de não ter  garagem e tal...). Muitos deles são hiper bem conservados e charmosíssimos.  Particularmente, considero uma excelente opção para quem não faz questão de ter lavadora /secadora de  roupas e garagem.   Ah sim. tem gente que tem medo de terremoto, e dizem que em caso de terremoto esses prédios antigos  do West End vão cair todos, porque são na maioria feitos de tijolinhos.  Sinceramente? Eu não tenho medo nenhum de terremoto e acho que se você tiver que morrer num terremoto você poderá estar até no parque e pode cair uma mega-árvore na sua cabeça então.... eu não descartaria o West End por causa de terremotos....   :) 
West End, Vancouver

West End, Vancouver

O que as pessoas fazem quando querem economizar com moradia?  

Quando as pessoas têm filhos e precisam de mais espaço ou quando não têm filhos e querem gastar menos, procuram apartamentos perto de Vancouver, o que chamamos de "Grande Vancouver", ou até em cidades próximas.

Kitsilano:  Pertinho de downtown Vancouver (se não estiver chovendo você pode vir para Downtown de bicicleta) e com apartamentos excelentes e preços também.  Se você procurar bem, vai encontrar apartamentos de 2 quartos por menos de 1600 dólares por mês, dependendo da área.

Downtown Vancouver vista de Kitsilano / Point Gray
Main Street e Commercial Drive:  Também muito mais barato que em downtown mas o ideal é que você pesquise com calma. É uma região grande, com excelentes opções mas pode também (dependendo da rua e do trecho) ter vizinhos não tão legais assim.  A região mais próxima à Main Street concentra um grande comércio (Chinatown) e na região próxima à Commercial há uma mistura de prédios residenciais e comerciais.     A região leste da Main Street e ainda os prédios próximos à Main Street & 2nd Avenue estão sofrendo uma transformação rápida (para melhor), com dezenas de prédios novos sendo construídos.  Ou seja, provavelmente várias unidades serão colocadas para alugar dentro de  alguns meses.  Se você está planejando vir para Vancouver, vale a pena ficar de olho nessa região, até porque os imóveis ficam  à "um passo"  da estação do skytrain (metrô) e têm ainda diversas linhas de ônibus passando na porta, ou praticamente na porta.

South Granville:  Show de bola.  Pertinho de downtown (se tiver sem chuva dá para vir pedalando  e com muito charme e qualidade de vida. Há apartamentos excelentes, lindas vistas de downtown Vancouver, muitos parques, muito comercio (o melhor comércio de rua de Vancouver fica em South Granville), restaurantes, bares, cinema e muito mais. É uma mega-excelente opção de lugar para morar. Mais barato que em downtown mas não chega a  ter uma "mega diferença" nos  preços.

Ainda aqui pertinho de Downtown Vancouver há bairros mega interessantes, como Mont Pleasant (charmosíssimo),  com aluguel muito mais acessível do que em Downtown Vancouver e com uma vizinhança bem familiar e excelente para criar as crianças.

Fora de Vancouver há algumas regiões que merecem ser mencionadas  e  levadas em consideração:

Burnaby é um local que atrai muitos brasileiros. Creio que um chama o outro,  que chama o outro, que chama.... o outro.   É  um local super legal, com muitos parques, bom comércio e excelente infra estrutura de transporte.  Com certeza você irá gastar muito menos e vai ter a mesma qualidade de vida do que teria em Downtown.   Claro, você não vai morar "do lado"  do Stanley Park, mas vai ter outros parques maravilhosos (como o Central Park, por exemplo) e ainda o Burnaby Lake, um lugar onde  a Dupla adora passear.

Burbaby Lake: Puro charme
Ao contrário do Brasil, onde se você não morar no "bairro filé mignon"  você está fodido  ferrado, no Canadá é diferente.

No Canadá, tanto faz você morar em "Ipanema"  (comparando com o Rio)  ou "Jardins"  (comparando com São Paulo) ou no subúrbio:  A qualidade de vida que você vai ter é a mesma.

Claro, se você trabalhar em downtown você vai ter que gastar com transporte e não vai poder ir à pé para o trabalho.  Mas... em compensação, o transporte é seguro, limpo, pontual, então não é nenhum "big deal"  (= bicho de sete cabeças) você não morar na zona mais nobre / mais cara da cidade.

Note que Burbaby, por exemplo, é muito grande (pegue o Google Maps e dê uma olhadinha).  Então... se você estiver próximo das estações do skytrain vai ser mais fácil para ir e voltar para a escola ou para o trabalho.  Especialmente no início, onde você, provavelmente, ainda não vai ter carro.

Port Moody e Coquitlam: Os dois são uma graça, a Dupla adora ir lá passear.  São mais distantes, para quem trabalha aqui no centro de Vancouver, mas você com certeza vai poder ter muito espaço na sua casa e se gostar de quintal e cachorro pode ir sonhando com tudo isso porque as casas lá são muito espaçosas e confortáveis.  É uma região bonita e muito segura.  Eu, particularmente, acho meio longe para quem precisa vir ao centro diariamente, mas... se  você conseguir trabalhar naquela região,  vai fazer uma excelente escolha alugando uma casa / apartamento lá.
Port Moody
North Vancouver também é excelente.  Tem  a vantagem de ser próximo a vários Colleges, o que torna a vida mais fácil se você estiver vindo para o Canadá para estudar.  Há muita gente jovem morando em North Vancouver e há uma infinidade de serviços também.  A rede de transporte é excelente, há muita oferta, e chegar em downtown Vancouver é rapidinho, porque tem o  seabus (o nosso ferry boat) que em menos de 15 minutos cruza o Burrard Inlet.  O seabus é muito grande e muito confortável, tornando North Vancouver uma excelente opção de moradia.
Trilha num dos muitos parque de North Vancouver
West Vancouver é um local mais chic, com muitas casas milionárias (algumas alugam basement, se este for seu interesse vale a pena conferir).  É um bairro com muitas pessoas mais idosas, não só porque é mais caro e isso significa pessoas que estão já "estabelecidas"   na vida mas também porque tem um Community Center para "seniors", além de vários apartamentos que são "retirement homes"   (apartamentos onde pessoas mais velhas moram e têm toda a infra estrutura de refeições, enfermagem, etc).

O melhor shopping center da região de Vancouver é localizado em West Vancouver (chama-se Park Royal) e é comuníssimo ver os ônibus das "retirement homes"  (casas de aposentados)  deixando os seniors para um passeio e apanhando os mesmos algumas horas depois.   (I-gual-zi-nho no Brasiu-iu-iu, onde o velhinho sai para comprar leite em Copacabana, leva um empurrão de um pivete, se estabaca no chão e vai para a clínica ortopédica cocolar parafusos no femur ou no braço....)
Ambleside Park, em West Vancouver

Lighthouse, em West Vancouver.  Programa obrigatório. É lindo!
Richmond: A região de Richmond é muito grande e tem micro-bairros para todos os gostos. Há alguns núcleos que concentram moradores de uma mesma etnia e há também locais com apartamentos e casas modernos e maravilhosos.

Steveston Village é um dos lugares favoritos da Dupla (para passear).  É uma graça de lugar, tudo é bonito, tudo é bem cuidado.  Se você assistiu "Once Upon a Time", saiba que  foi filmado lá.  Steveston  tem muitos barcos de pesca (antigamente era uma colônia de pescadores, fundada por japoneses _  isso lá em mil oitocentos e antigamente). A vila permanece como um polo de pesca (a Dupla compra camarão fresco lá) e é de lá que saem os barcos de passeio para ver as baleias, na temporada das baleias  cruzando a costa (maio a outubro).   Há inúmeros restaurantes, sorveterias, etc.
Para quem gosta de pedalar (a Dupla adora!)  Steveston é um "must"!
Bike trail em Steveston Village, Richmond

Steveston Village

Langley: É mais longe de downtown, mas tudo vai depender sempre de onde você vai trabalhar / estudar.  Mesmo que você venha a trabalhar no centro, caso não se incomode em dirigir, Langley pode ser uma solução.  Dê uma olhadinha nos preços dos imóveis lá e vai ver que você poderá ter muito mais espaço do que morando no coração de Vancouver.

Então, não há "receita"  nem fórmula mágica. Cada bairro é um bairro, cada um vai ter vantagens e desvantagens.  Quando é muito bom, pode ser também muito caro.  Quando o preço é melhor, pode ser bom sem ser excepcional, e pode ser que gaste-se  tempo e dinheiro com deslocamentos.
Campbell Valley Regional Park, Langley
Surrey: Também mais distante de Downtown. Há o "North Surrey" e o "South Surrey". A parte sul de Surrey é bem mais cara do que a parte norte e tem casas sofisticadas. Perto do South Surrey há ainda White Rock.  White Rock é puro charme mas é demasiado longe (na minha opinião) se você for trabalhar em Downtown.  Agora se você for um profissional da área de saúde, ou profissional liberal ou for da área de TI e puder trabalhar pelo "remote".... aí sim, eu creio que você possa considerar essa região também....
White Rock

Resumindo:  Mais perto do centro, mais caro. Mais longe do centro, mais barato, mas nem por isso pior.  Deu para entender???  :)

Um site que eu recomendo vocês olhem é o padmapper.com (não coloco o "link direto" para você não se distrair e abandonar meu post... hahaha.... deixe para ir lá depois que ler tudo e fizer seu comentário aqui no Blog, ok?   rsrsrsrsrs)

Vale a pena olhar este site (depois que você ler o post todo e mandar um "beijim-beijim"  nos comentários aqui pra Dupla, ok?  :)

A vantagem do padmapper.com é que lá aparecem todos os apartamentos disponíveis num mapa.  (É um aplicativo que "cata" automaticamente tudo que é anúncio e coloca no mapa).

A Craigslist parece que ficou meio P com eles (porque estavam tirando público da Craigslist) então há alguma espécie de lawsuit que não permite que os detalhes dos imóveis da Craigslist apareçam no padmapper,  mas pelo título que aparece no padmapper.com, você, que é uma pessoa esperta, vai lá na Craigslist... coloca o título... e encontra o anuncio!  :)  

Eu acho mais prático olhar "região e preços"   no padmapper e depois ler os detalhes na Craigslist.com  e Kijii.com  do que ficar perdida na Craigslist e no Kijii  sem saber "o que fica aonde"....

Primeiro eu procuro "aonde + por quanto" e depois é que eu vou catar o anúncio detalhado  para saber se tem garagem, secadora, varanda, etc etc etc

Então...basta você saber onde gostaria de morar e vai ver todos os imóveis disponíveis e os preços dos mesmos!  Não é prático?

Está curioso para saber quanto um amigo seu paga de aluguel e não tem coragem de perguntar????  Coloca a rua dele no padmapper e vai ver exatamente quanto custam os imóveis na rua do seu amigo!  Simples assim!  :)

Note que no padmapper.com terão apartamentos com fotos, o que, acaba facilitando bastante.  De qualquer forma, é uma excelente ferramenta de pesquisa para quem deseja vir para o Canadá ou para quem já está aqui e quer se mudar!

Detalhe: Sempre desconfie de preços "mega baratos" numa região cara!!!!    Como já dizia minha avó, não existe almoço bom e grátis.  Se a oferta for exageradamente boa, é porque pode ter "truta" e pode ter  alguém querendo se aproveitar da sua boa fé.

Nunca, jamais, em tempo algum, mande nenhum pagamento para ninguém (seja anúncio ou imobiliária) para "garantir", "reservar"  um imóvel.  JAMAIS.  Capito??

Você gostou demais de um apartamento e quer aluga-lo? Dá um jeito de vir antes, ou peça a alguém de sua extrema confiança para checar tudo para você. Senão, há o risco de você mandar dinheiro para alguém e quando chegar aqui não encontrar apartamento nenhum!  Não é só no Brasiu-iu-iu que tem gente desonesta, Aqui também tem. Em menor quantidade (BEM MENOR QUANTIDADE) mas também tem....

Eu mesma fico sempre de olho no padmapper, para garantir que os preços continuam os mesmos... pois caso eles caiam há sempre uma chance da Dupla  renegociar  preços com o proprietário ou até cair fora para algo mais em conta....    Muitas  vezes em que olho o padmapper, vejo apartamentos "magníficos", aqui "ao lado da minha casa"  por 700 dólares.  Isso simplesmente não existe. Está na cara que é "scam".  Então,... nessa hora de olhar apartamento, todo cuidado é pouco, ok?


Gostou do que leu?  Que tal compartilhar na sua mídia social?  Facebook, Twitter, e tal e tal...  Assim você ajuda os seus amigos que estejam pensando em morar em Vancouver e ainda ajudam a a Dupla a ficar famosa! rsrsrsrsrs    :)

Continuamos adorando receber os comentários de vocês, contando para a Dupla quais os seus sonhos, expectativas e nos dando aquele estímulo tão necessário para que possamos continuar escrevendo!


Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

54 comentários

  1. Excelente post Dupla!! Parabéns!! Com certeza vai ajudar muita gente!!
    Abraço,
    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E!

      Obrigada! Que bom que gostou! Hoje tem mais um post no ar, contando os gastos com mercado! Espero que goste!

      Abs da Dupla

      Excluir
  2. Dupla, amei o post! To perdidinha! Não sei por onde começar. Vou fazer um college, e o BCIT saiu um pouco carinho pra mim, já que, tem que pagar um semestre de vez. Você não conhece nenhuma outra college com um preço melhor? que cidade linda! Muito bairro bonito!! Uma pergunta: E no subúrbio, quanto fica um apto? Obrigada Dupla! M.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá M!

      Obrigada pela visita ao Blog. Putz, estou por fora de preço de College... dá uma olhada na internet na SFU (Simon Fraser) e no Langara. Compare os preços mas não faço idéia se será mais caro ou mais barato que o BCIT. Todos são bem conceituados, então podem atender.

      No post eu coloquei os nomes dos bairros / regiões, e do website que é ótimo para olhar preços. O ideal é você primeiro definir onde irá estudar e tentar uma moradia o mais próximo possível ao College para poder gastar pouco com transporte.

      Por exemplo, se vc for estudar no Campus da SFU em Surrey, vc consegue ótimos preços de apartamento e vai gastar quase nada ou nada de transporte.

      Realmente aconselho vc a definir o College primeiro e depois a gente vê o resto!

      Conte com a Dupla para responder qualquer dúvida, ok?

      Abs e sucesso para vc!

      Excluir
  3. Olá Dupla! Adoro o blog, vocês estão de parabéns! Por favor não abandonem esse cantinho!!! Minha dúvida é quanto aos basements, quanto custão em média? São mais comuns no coração de Vancouver ou em bairros mais afastados? Bjs! Obrigada.... Suelen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suelen!

      Obrigada pelo elogio ao Blog! :) Dupla fica duplamente feliz! :)

      Os basement aqui no coração de Vancouver (Downtown) são mais difíceis de encontrar porque a maioria das construções são prédios altos, mas você vai ver muita coisa interessante em Burnaby, West Vancouver, toda a região próxima à UBC, Surrey, North Vancouver. Em todos esse lugares você vai ter muitas opções!

      Em Downtown é possível você alugar um quarto com banheiro e pelo que tenho lido os preços ficam entre 500 e 900 dólares, dependendo da rua, do tamanho do quarto etc.

      Dá por favor uma olhadinha no website que falei no post (www.padmapper.com) porque lá também aparecem os anúncios de basement e de quarto em apartamentos. Vai dar para vc ter uma ótima noção!

      Boa sorte e volte sempre! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Valeu Dupla!!! Bjs... Suelen

      Excluir
  4. Olá!!!
    Fiquei um tempinho sem passar aqui no blog, e adorei chegar e ver tantas postagens!!!
    Estou ansiosa p ir logo p Vancouver kkk quero conhecer a dupla hein kkk
    sobre a postagem, escolhi ficar em Downtown, pois no meu caso a economia que teria escolhendo um bairro mais afastado, eu compensei no gasto que não vou ter com passagem e com alimentação, já que a escola é bem perto do apto e posso voltar para almoçar em casa, vou acabar tendo essa economia por escolher Downtown, e vc sabe ne..p estudante qlqr economia é ainda mais válida..kkk
    bjs
    Juliana K.

    se vc não se importar, gostaria que falasse de alguns assuntos que são dúvidas pessoais (mas acredito que possam ser de outras pessoas também)
    compra em supermercado, como funciona? ai tem Delivery também? é fácil achar produtos como leite condensado, creme de leite, feijão, requeijão...
    o que você aconselharia levar do brasil e que ai não encontro ou posso ter dificuldade de achar?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana!

      Que bom que decidiu-se por Downtown! Eu adoro morar aqui, é ótimo ter tudo pertinho! Já que seremos vizinhas, vamos marcar um café quando você estiver aqui no paraíso... oops.... Vancouver!

      Fiz um post hoje que creio, vai responder a várias perguntas que você fez! Acabei de postar e só esqueci de escrever sobre o "delivery", mas você vai notar que morando aqui em Downtown você nunca vai precisar deste serviço!

      Coloquei também os endereços de onde comprar os produtos mencionados (creme de leite, feijão, etc). O post ficou imenso e a culpa disso é.... sua!!! hahaha

      Sucesso e super boa sorte!

      Não deixa de acompanhar o Blog, ok?

      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Vamos sim, será um prazer! Estou tao ansiosa, essa semana vou ao rio fazer os exames (ja que no ES nao tem medicos credenciados), e agora é ansiedade a mil..n paro de pensar e desejar estar ai kkkk
      Vou ler o post, obaaa..adoro postagem grande pq vc conta tudo bem detalhado p gente kkkk
      Bjss
      Juliana k

      Excluir
  5. Parabéns pelo Blog! Comecei a ler hj, e estou amando!
    As informações estão sendo muito úteis e esclarecedoras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!

      Que bom que está gostando! :) Obrigada pelo seu comentário aqui no Blog! Comentários como o seu me deixam mega feliz! :)

      Espero que os posts continuem sejam úteis para vc!

      Sucesso!!!!

      Abraços da Dupla

      Excluir
  6. Adoro o jeito que escreve!!!! Será que eu conheço vc's? Era do Grupo que frequentava o Deola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo!

      Vc não colocou nem uma letrinha da inicial do seu nome então fica difícil saber se conheço você! rsrsrs

      Mas esse Deola aí não sei o que é não. Então de lá com certeza a gente não se conhece! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
  7. Gente, muito legal o blog de vocês. Estão de parabéns pela iniciativa primeiramente de imigrar, e lógico pelas informações colocadas de forma descontraída. Eu e minha família (esposa e filha de um ano e meio) estamos nos organizando para em agosto agora ir para "Raincouver". Fiz minha matrícula em um pós, e vamos rumo à qualidade real de vida. Como vocês bem colocaram, o que assusta é encarar as despesas iniciais pagando com o dinheirinho suado no Brasil, mas como já morei um tempo nos EUA sei bem que isso é só até você "dar a volta" e engrenar com salário local. Mas bem, vamos lá... A pergunta que te faço não tem muito a ver com esse post, mas acho bem relevante, então fico feliz se puder responder. Para quem me pergunta sobre EUA, sei tranquilo colocar e comparar mercado, vida, custos entre Brasil e EUA, já o Canadá é ainda desconhecido. Sou formado em Administração, 34 anos, com experiência em vendas B2B e de gestão comercial, pois fui gerente nacional de vendas na terrinha por quase 5 anos. Meu inglês é no mínimo avançado (considerado por muitos como fluente, mas.. acredito que a fluência você adquire quando está "vivendo" na língua.... Enfim, você acredita que podendo trabalhar apenas 20 horas semanais, será necessário trabalhar em posições bem simples recebendo minimum wage de BC, ou se abrem oportunidades para algo um pouco melhor mesmo sendo por apenas 20 horas semanais? A propósito, sabem se as empresas tem por hábito entrar com processo de contratação de estrangeiros e peticionar junto ao governo, ou tentam fugir disso? Muito obrigado e mais, uma vez, parabéns pela iniciativa. O que li até agora, achei ÓTIMO!!! Abraços, Claudio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudio!

      Que bom que está curtindo o Blog da Dupla! :) E nem é tão "raincouver" assim. viu? Isso é um pouco de intriga da oposição! :)

      Os preços aqui, de modo geral, são maiores que nos EUA (comida, roupas, sapatos, gasolina, artigos para casa). Os aluguéis não mudam muito, comparando mesmo estilo de apartamento / facilidades e localização (Vancouver x Washington D.C., por exemplo). Se você for comparar preços de aluguel aqui x S Francisco ou Manhattan, aqui será mais barato.

      Sinceramente eu não sei responder a sua pergunta sobre posições no trabalho / pagamento. Também não sei se as empresas têm o hábito de entrarem com processo e fazerem a petição junto ao governo, mas creio que sim.

      De qualquer forma, com seu comentário publicado, eu espero que surja uma boa alma que bela aqui nos comentários esclarecer suas dúvidas!

      Desejamos super boa sorte para vocês! E até breve! Vão gostar DEMAIS! :)

      Excluir
  8. Gente, caso já tenha feito um post mais antigo sobre isso, me passa por gentileza o link e releva que hoje é minha primeira leitura do Blog.... E não pensei que estão pagando 400 pelo aluguel hein! KKKKK O que quero perguntar é se vocês já escreveram, senão sugerir um tópico: As dicas de preenchimento da documentação para o visto. Acredito que hoje uma modalidade bastante explorada seja a do visto de estudante, que dá o direito legal do esposo(a) acompanhar com open work permit. Vi que tem algumas perguntas que pelo menos para mim, geraram dúvidas no preenchimento, e como estou ainda aguardando chegar a carta de aceitação do pós, tenho uns dias antes de preencher. Valeu genteeeeeeeee! Cláudio (o mesmo do comentário anterior) KKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Que bom Claudio, já estava pensando que vc iria parar na Antártica ao invés do Canadá! :)

      Vou colocar o assunto do College aqui na minha lista de posts. Aguarde! :)

      Enquanto isso desejamos sorte e sucesso e que venha logo essa bendita carta!!! (a gente sabe a agonia que é ficar olhando a caixa de correio a espera de um sonhado envelope!)

      Abs da Dupla!

      Excluir
  9. Falando sobre as regioes ainda, eu morei muitos anos em Burnaby e hoje moro mais longe ainda. Pra quem trabalha no centro, tem o trem West Coast Express, que em meia hora chega no Waterfront. Eh super mao na roda! E lembrando que o Skytrain vai chegar em Coquitlam em 2016. Pra familias com criancas e que precisem de espaco, eu super recomendo os suburbios de Vancouver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao Blog e por sua contribuição Ana Paula! Muito bom poder contar com a participação de quem mora aqui! Com certeza ajuda mais aos que querem vir morar no paraíso....oops.... Vancouver!

      Abs

      Cecilia (Dupla)

      Excluir
  10. Esse post foi para os bookmarks, pois é um guia é tanto! Obrigado! Como ainda não tenho a mínima ideia de onde vou estudar em Vancouver (meu projeto é de College + trabalho = bye, bye, Brazil), menos ainda sei sobre onde morar. Por isso devo voltar nele assim que tiver mais infos e talvez fazer alguma pergunta mais específica.

    Estamos considerando ainda a contratação dos serviços VIP de consultoria da Dupla, pois nossa família não é pequena e isso pode facilitar muito nossa chegada aí. Mas isso a gente conversa melhor em 2016!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficamos daqui torcendo para que o tempo passe rápido e vcs cheguem aqui! Não há decisão mais sábio ano Planeta Terra do que dar Bye Bye Brasil.

      Boa sorte, sucesso e qualquer outra dúvida entre em contato com a Dupla.

      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Oi de novo, Dupla! tudo bem?

      Nossa, já li esse post uma meia dúzia de vezes. Fico alternando entre ele e o Google Maps.

      Pelo jeito parece que farei uma pos-graduação na Capilano. Agora só falta a prova do tal do IELTS e mais umas burocras para confirmar a matrícula.

      Para efeito de planejamento, comecei a fazer buscas na web (padmapper, craigslist, etc.) por casas com 3 quartos (temos 3 meninos) partindo de North Vancouver e depois por Burnaby e arredores e não achei muitas opções interessantes dentro do custo que pretendo ter com aluguel.

      Procurei ainda por opções de 2 quartos e encontrei mais possibilidades, talvez até melhores do que um de 3, por isso estou pensando seriamente em ir por essa opção pelo menos no primeiro ano, ainda mais pelo fato de que não pretendemos trabalhar. Fiquei em dúvida se teria algum problema de aceitação por parte dos proprietários, pois mesmo tendo uma família tranquila, não sei se existe alguma restrição aí quanto a isso. O que vc acha?

      [ ]!

      Excluir
    3. Vcs não terão problema nenhum em alugar de 2 atos com 3 crianças. Não existe esse tipo de restrição.

      O que eu recomendo, é que vcs procurem um apt que tenha “storage room” na garagem (muitos têm) pois assim sobra mais espaço para vcs e as tralhas (malas, coisas de uso sazonal, etc) vcs podem deixar no storage room. Caso o prédio não tenha essa opção, não deixe de fechar por causa disso. Vcs sempre podem alugar um storage em empresas que fazem esse serviço e sai super barato por mês (caso vcs precisem de espaço “adicional” para tralhas, of course.

      Há ainda muitos apt que têm um “den”. Se vc encontrar apt de 2 quartos com den vale SUPER a pena, pq não é nada não é nada já é um quartinho para poder se trancar e colocar o computador, etc e ter uma certa paz.... haha

      Garagem se tiver ótimo, se não tiver não esquente a cabeça. Não é como no Rio que vc vai ter o vidro quebrado para levarem o que tem dentro ou até mesmo para levarem o carro, ou arranharem, etc. Aqui é muito tranquilo. Mas claro, com garagem é melhor.

      Sem máquina de lavar e secar vcs vão pagar muito muito menos. Mas aí vai de cada um.... a gente aqui não abre mão, mas tem muita muita gente que eu conheço que não tem maquina de lavar e secar no apt e usa a lavanderia do prédio e não reclama.

      Entre North Van e Burnaby eu creio que prefiro North Van.... embora Burnaby tenha mais oferta de transporte já que é servido pelo skytrain mas Burnaby é muiiiiito grande... pode ser q tenha skytrain próximo ou não....

      Já que vcs vão estar na Capilano, eu, com certeza, optaria por North Van. Tem muitos parques, muito comércio e é bem legal.

      Espero ter ajudado! Qq coisa GRITA que o que a gente souber a gente responde! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
    4. E como ajudou, Dupla! Com vcs nossa empreitada rumo ao Canadá fica mais fácil
      Obrigado!

      Excluir
  11. Já enviei dois comentários e não parabenizei o blog. kkkkkkkkkkkkkk (falta de educação minha, hein!?)
    PARABÉNS pelo blog e pelos post's . Aliás o último comentário que fiz foi perguntando justamente sobre aluguel de imóvel...aí tive uma ideia brilhante: fazer uma busca kkkkkkkkkkkkkkkk

    Então, vi que Gastown não é um lugar muito bom e era justamente onde estava procurando, porque vi que a escola que meu esposo (e talvez eu) vai estudar é na Vancouver Film School (fica na 198 W Hastings ). E queria um lugar perto da escola, curso de inglês, que desse pra ir andando e voltasse pra almoça (como a menina também comentou aqui) Aí te pergunto:
    Burnaby fica quanto tempo de da 198 W Hastings?

    Obrigada e parabéns de novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gastown tem apartamentos legais sim. Burnaby é pertinho daqui de downtown Vancouver. Basta pegar o skytrain (esse o nome do nosso metrô). Não dá nem 15 minutos. Mas.... é claro... o dinheiro da passagem tem que entrar na planilha de gastos, embora algumas universidades tenham um sistema de passe (mais barato) para estudantes. Olhe bem a página no College onde irão estudar e essas informações devem aparecer lá.
      Há muitos bairros bons! Na realidade, todos são bons, na minha opinião. Todos são limpos, têm parques com quadras de esportes e play ground, etc. Claro, tem uns mais “chics” que outros mas não existe aquela coisa que tem no Brasil de “lugar péssimo” x “‘lugar ótimo” (até porque "lugar ótimo" não existe no Brasil...hahaha.... e aqui não existe "lugar péssimo"...)

      Boa sorte!

      Abs da Dupla

      Excluir
  12. Ótimo post! Estou amando ler o blog de vcs!

    ResponderExcluir
  13. Dupla seu post está o BICHO!!! Adorei! :D

    ResponderExcluir
  14. Ola! Seu blog 'e muito bom! Vc saberia dizer um condomínio de casas para vender ou alugar em uma bairro bom e não tao caro?

    ResponderExcluir
  15. O melhor blog para brasileiros que querem migrar para o Canadá. Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow Daniel!!!! Obrigada! Obrigada! Obrigada!

      A Dupla fica mega feliz de receber um elogio como esse!!!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  16. Olá Dupla! nesses últimos meses tenho devorado o Blog e lido tudo desde 2010. Eu e minha namorada estamos planejando nossa imigração, e como eu já conheci Vancouver pelos meus 3 meses de intercambio em 2008, fica fácil visualizar tudo que vc fala. Fonte indispensável de dicas e conhecimento.

    ResponderExcluir
  17. Ah, como sobrevivemos até hoje sem vocês???
    Um post melhor que o outro!
    Estamos adorando!
    Valeu por todas as dicas!!!

    ResponderExcluir
  18. Melhor post que li sobre bairros de Vancouver. E olha que eu procuro muuuuuito! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi Dupla!!!
    Vcs sabem dizer se é difícil encontrar imóveis para alugar que sejam "pet friendly"?
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Dupla, estou indo para Vancouver, estudar por 1 ano, inicialmente, na ILAC com meu esposo. Qual melhor bairro para alugar um apartamento/quitinete?
    Att, Ana Gois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao contrário do Brasiu-iu-iu aqui não existe bairro ruim! Todos os bairros são bons / ótimos!!!

      Eu recomendaria vcs ficarem o mais perto possível da escola, pois assim podem ir à pé (ou de bike).

      Olhei aqui e essa escola é em downtown, não é mesmo? Se for, olhe a Craigslist e procure Studios no "West End". Olha no Google Maps também e vc vai poder ver como é legal e como vai ser perto para vcs!

      Tem apts de preços ótimos por lá. Basta procurar!

      Boa sorte!

      Aba da Dupla

      Excluir
    2. * Abs (esse iphone metido a inteligente é um saquinho .... rsrsrs)

      Excluir
  21. Olá! Gostei muito do post! Muitas informações! Já dá pra ter uma ideia sobre os valores... Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  22. Estou adorando o blog.
    Pretendo ir ainda esse ano para o Canadá e possivelmente meu marido trabalhará em Richmond. Sugerem o mesmo local para a residência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pode ser uma possibilidade! Muitos prédios legais na região!
      Boa sorte!!!

      Excluir
  23. Parabéns a Dupla estou adorando seu blog, estamos indo ate o final do ano, eu, meu esposo e meus dois filhos vou devorar todos os seus post e se tiver duvida vou te amolar.beijos!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amola nem um pouquinho. Vou até te passar o contato do meu website oficial (vancouverbylocals.com) e do meu Instagram (@CeciliArchitect) para vc ir olhando as fotos aqui do paraíso.... :)
      Boa sorte!
      Abs da Dupla

      Excluir
  24. Muito bacanas suas dicas!

    ResponderExcluir
  25. Melhor post até agora sobre moradia!! Obrigada :)

    ResponderExcluir
  26. Foi ótimo encontrar seu blog! Começou a abrir minha mente. Acabei, acabei mesmo (ontem) de receber uma proposta para passar 1 ano na BCU em Vancouver para viajar em dois meses, não sei nem por onde começar. Bem, meu orçamento é apertado, pouco mais de CD$2500. Vou eu e minha gata, então tenho que alugar um estúdio (a famosa kitnet, rsrs), quarto não vai rolar, mas estou ficando preocupada com os preços que estou vendo. Alguma dica para alguém que vai se deslocar todos os dias para BCU?
    Obrigada!!!
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo, rs! Sou arquiteta e estou há algum tempo estudando opções de mestrado no exterior. Recentemente descobri um master na BCU que me interessou muito e comecei a pesquisar sobre o Canadá e Vancouver. Não tenho mais dúvidas de qual o destino agora é fazer contato com a universidade e ver toda a burocracia para ingressar no país em 2018. Como você está um ano na minha frente, será que poderíamos trocar contato para eu pegar umas dicas sobre moradia depois que você se instalar bem como suas impressões sobre a BCU? Abraços, Thaísa.

      PS: Dupla, assim como fiquei animada com o site da Universidade e possibilidades de Mestrado na minha área, agradeço por esse blog que acabei de conhecer por esse post e só me motivou mais ainda em viver em no paraíso Vancouver. Grande abraço! Thaísa.

      Excluir
  27. Uau!! Amei o post, foi o mais completo sobre moradia que já li. Adorei saber que você é arquiteta, termino meu curso este ano! Parabéns pelo blog, sucesso a Dupla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuu..... Que bom que gostou!!!! Segue por favor a página no Facebook “Vancouver by Locals”. É meu “bebê”.. rsrsrsrs... ou seja... minha boca empresa (Tours e Passeios personalizados) porque para ser arquiteta aqui eu ia ter que “ralar” muito.... rsrsrsrs... desisti!
      Tem também a página da empresa www.VancouverByLocals.com onde na parte do Blog sempre escrevo uns posts sobre o que está acontecendo por aqui! :)

      Abraços e MUITO Suce$$o para você!!!

      Cecilia (Dupla)

      Excluir
  28. Acho que me enrolei um pouco no comentário anterior. Sobre ser arquiteta...

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Dupla Canadense,

    Eu e meu marido lemos esse post e nos ajudou muito com o que estávamos buscando. Estamos na pior fase dessa jornada de mudar para o Canadá: espero do visto! rsrsrs

    A nossa maior duvida é se conseguiríamos alugar um imóvel sozinhos com as opções de sites e dicas q encontramos na internet ou se fechamos esse serviço com uma empresa especializada dai antes de irmos (mas teríamos somente impressões de terceiros e fotos do imóvel), motivo que nos assusta um pouco. Meu marido vai para estudo no Langara e eu com visto de trabalho. Gostaria de um conselho de pessoas q ja passaram por isso e q sabem o quanto é difícil essa fase de chegar e procurar um lugar para morar. Aguardo sua resposta e conselho. Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Desculpa a demora em responder! A temporada de turismo começou e eu estou com trabalho saindo pelas orelhas! :-)

      Aluguem sozinhos. Tentem fechar um basement ou airbnb por 1 mês e aí vcs visitam os imóveis. Se dependerem dos outros a gente nunca sabe.... podem tentar “empurrar “ alguma coisa que não é legal só para faturar uma comissão.... (I know, “Dupla Desconfiada”...).

      O que tem de brasileiro “isperto” aqui é uma grandeza..... KKKK

      Vá já se familiarizando com regiões e preços e mantenham olho na Craigslist, assim quando chegarem aqui já vão distinguir o que é muito bom pra ser verdade do que está muito caro ou com bom preço...

      Quando chegar dá um alô!!! No FB tem a página da minha empresa, sempre coloco novidades da cidade por lá, caso vc queira acompanhar: “Vancouver by Locals”


      SUCESSO pra vcs!!!!!!!

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like