Ambulância igual para TODOS

by - domingo, março 08, 2015

Oi pessoal!


Uma coisa que estou para escrever há um tempão e sempre surge outro assunto na frente é sobre o sistema IGUALITÁRIO nas emergências, tanto no Canadá como nos Estados Unidos.

Lembram de quando o Michael Jackson passou mal na casa dele e acabou falecendo?  Para quem foi o telefonema que os funcionários deram quando viram  que ele estava passando mal???  Foi para o 9-1-1 (o número de telefone de emergências, equivalente no Brasil ao 193).

Sabem agora, esta semana que passou,  quando o Harrison Ford sofreu o acidente com a queda do avião que pilotava??? Sabem quem foi socorrer ele???  A ambulância,  chamada pelo "911".  A mesma ambulância que poderia ter socorrido eu, ou você ou o pedinte que estava na esquina.

Aqui no Canadá não tem esse papo de "ambulância particular"!  E também não tem o papo que ambulância pública não pode recolher  a pessoa dentro de casa, seja uma casa térrea ou num prédio de apartamentos.   No Brasil, pelo que me lembro, as ambulâncias do SAMU só recolhem se a pessoa estiver na via pública.  Dentro de casa, seja num duplex na Vieira Souto ou numa comunidade carente na favela do Rato Molhado, ou a pessoa está na rua... ou f-o-d-a---se porque a ambulância não vai dentro da sua casa te apanhar!    E isso é um verdadeiro ABSURDO.

Sistema de saúde tem que ser IGUAL para todo mundo, seja você lixeiro, cantor famoso ou artista de cinema.  Na realidade a ambulância aqui recolhe SERES HUMANOS, sem distinção de riqueza, cor, religião, sexo, nada.  Aqui todo mundo é IGUAL.

A merda em que o Brasiu-iu-iu se encontra hoje,  se deve, entre outras coisas, ao"sistema de castas".

No Brasil, se você é "riquinho"  e pode pagar a ambulância do Pró-Cardiaco, ou do Hospital Samaritano ou do Hospital Albert Einstein etc... ah... que bom para você.... vai ter menos chances de morrer, né?

Agora se você é um "brasileiro qualquer", que não tem dinheiro para um serviço de ambulância particular você vai é se phoder!!!  Primeiro porque a ambulância do SAMU não vai te recolher dentro da sua casa, e segundo porque se você não tiver alguém para te carregar para a calçada da rua , onde você vai "mofar"  até que a SAMU apareça...

Canso de ler na Internet casos de socorro demorando mais de uma hora....  Você acha razoável isso?!?!?!?  

Aqui o atendimento de emergência leva em média 4 (QUATRO) minutos e é de primeiríssima qualidade e é por isso que as chances de morrer aqui são muito menores, quando acontece um infarto, ou uma queda feia, ou  queimadura ou acidente de carro, etc etc.

Quer um Brasiu-iu-iu  melhor????  

Ao invés de ficar lutando por "impeachment"  (vejam o que adiantou o impeachment do Collor.... o cara voltou e está novamente na lista dos que roubam / recebem propina...).   Ou seja... muito  desgaste para p*** nenhuma...  Sem falar que o congresso, o senado e parte do judiciário também estão na roubalheira (ou vocês não leram que o juiz do caso Eike usou os carros apreendidos, o piano que o  Eike tinha em casa,  e last but not least, o dinheiro que estava sob a guarda da justiça sumiu?!?!?)

Então....    quer resolver o problema do Brasil?    Comece com uma coisa pequena.   Tipo: "A partir desta data ficam PROIBIDAS as ambulâncias particulares em todo o território nacional".

Sabe o que vai acontecer???  Os "riquinhos"  quando tiverem que ser atendidos na MESMA ambulância dos "comuns dos mortais"  irão LUTAR para que as ambulâncias sejam melhor equipadas, tenham profissionais mais bem treinados e sejam em número suficiente para chegarem RAPIDO no local de um acidente.

Isso é assim em QUALQUER lugar civilizado do Planeta Terra.  Não sei se você sabia, mas até os bebês que um dia serão os futuros reis da Inglaterra nascem e hospitais PÚBLICOS e a princesa, quando precisa, vai para o hospital também em ambulância PÚBLICA.

Enquanto essas pequenas coisas não forem resolvidas, vocês aí no Brasil podem fazer quantos impeachments vocês quiserem porque a vida de vocês vai continuar uma merda.

Responda a nossa pesquisa: Você já precisou de ambulância pública?   Chegou rápido? Como foi o atendimento?  Se foi atendido por ambulância particular, pagou quanto pelo serviço?  Foi bem atendido?  Ou foi pelo plano de saúde?  Quanto você gasta por mês com plano de saúde?

Essa foi a diferença número 33 das "Mil Coisas _ Tudo que é diferente comparando o Brasil com o Canadá".

Obrigada pela visita e desculpem o tom meio p-da-vida  mas cada vez que aqui no Canadá vejo ambulâncias prestando um serviço disponível a todos,  e comparo com a merda de serviço existente no Brasiu-iu-iu eu fico muito, muito P da minha vida!  :)  E se você quer emigrar para o Canadá, saiba que morando aqui você vai ter exatamente o mesmo atendimento dispensado ao Primeiro Ministro, ou ao Governador ou ao Prefeito.  Aqui não tem "castas". Aqui todo ser humano é realmente IGUAL perante a lei.

Gostou do que leu?  Compartilha aí..... a Dupla tá doida pra ficar famosa.....    kkkk

Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

13 comentários

  1. Olha, eu até concordo com vc que a ambulância é de qualidade e para todos, mas vc esqueceu de dizer que não é de graça!!!! Caso vc precise vc a tem ,mas é vc quem vai pagar todos os custos e não são baratos! Pelo menos é assim que acontece em Calgary, onde moro! Inclusive a pouco tempo assisti a uma reportagem na TV abordando sobre esse assunto! Muitos calgarianos revoltados por ter que pagar por esse serviço, inclusive tinha uma moça endividada pelas inúmeras vezes que solicitou a ambulãncia por causa de sua filha que tinha um problema sério de saúde! Então nem tudo são flores no Canadá! Amo aqui, mas temos a responsabilidade de falar verdadeiramente os fatos e não endeusar! A mesma coisa está acontecendo com toda essa propaganda sobre Quebec! Coitado do povo que acreditar nessa conversa. Tenho amigos que sairam de Quebec e vierem morar em Calgary e que sofreraam horrores por falta de emprego!
    Agora, pare de falar mal de seu país! Faça comparações com classe! Tenho 15 anos que moro aqui, sendo assim tenho embasamento para dizer essas coisas! A escola pública daqui é ruim! Sistema bancário péssimo! Arrombamento de casas pr caramba daí a maioria das casas terem alarme....... Todo lugar tem problemas, uns mais e outros menos. Agora daí vc ficar eculhambando o seu país é muito feio e até lhe desvaloriza para o canadense! Pense nisso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo!
      Obrigada pela visita ao Blog! Não estou "endeusando" nada não.... Eu mesma precisei da ambulância (essa foto que ilustra a postagem foi feita POR MIM enquanto estava deitada na maca, em cima da neve, esperando ser recolhida...rsrsrs...) . Se você der um "search" aqui no Blog vai ver o p*** estrago que eu fiz no meu joelho enquanto esquiava em Whistler. E para mostrar que eu falo apenas a verdade, você pode ler também o post em que eu falo "saúde no Canadá" e a demora que seria par eu fazer uma ressonancia magnética caso fosse esperar para fazer gratis (eu paguei então fiz no dia seguinte).

      Nunca, nunca, nunquinha me cobraram NADA pelo serviço da ambulância. Foi totalmente gratis, rápido e fui muitíssimo bem atendida.

      O que eu soube é que aqui (Vancouver, British Columbia) se você chamar a ambulãncia e não for uma emergência, vão te mandar a conta da ambulância, que eu creio é uns 83 (oitenta e três) dólares. Imagino que isso seja para evitar que as pessoas que estão com uma dorzinha no dedo mindinho fiquem telefonando para o 911 e pedindo a ambulância ao invés de irem para o hospital de carro, taxi ou ónibus.

      Então é isso! A Dupla não "endeusa" nada! :) É apenas uma constatação. Mesma coisa nos EUA. O serviço do 911 atende do milionário ao homeless, não tem "castas".

      Imagine no Brasil, se você não tiver um (bom) plano de saúde e se você cair dentro da banheira e abrir a cabeça (TOC TOC TOC). QUEM é que vai lá no seu apartamento recolher você? A ambulância pública??? Um dos médicos cubanos contratados pela presidenta ???

      Você concorda comigo que se não existir mais ambulância particular no Brasil os ricos vão passar a exigir ambulância pública de qualidade e em quantidade???

      Mais fácil que essa mobilização de impeachment.... que na minha opinião não vai dar em PN... rsrsrs e os ladrões continuarão roubando e os pobres continuarão sifu....

      :)

      Abs para vc e aproveite sempre a vida no Canadá porque melhor lugar não há! :)

      Excluir
  2. Oi Dupla
    Acompanho voces sempre e parabens pelos posts sempre mostrando a realidade nua e crua desse nosso Brasil de merda.
    Graças a Deus estamos indo embora daqui e iremos morar em Calgary
    Continue sempre escrevendo esses excelentes posts
    Abraçao
    ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrade!
      Obrigada pela visita ao Blog! Você já tem um vizinho então, o anônimo aqui em cima de você ___ oops..... sorry.... :) ___ rsrsrs mora em Calgary. Pelo comentário dele vejo que talvez as coisas sejam um pouquinho diferentes lá em Calgary, até porque, se não estou enganada aqui em British Columbia a genet paga 120 dólares por mês para o Health do governo e eu ACHO QUE em Alberta nem isso é cobrado __ pelo que lembro da época em que eu estava no processo de imigração a saúde em Alberta é totalmente patrocinada pelo governo. Me corrijam aí os moradores de Alberta se eu estiver errada.
      Entonces..... nada mais natural que cobrem uma taxa para ambulância, até para para evitar que pessoas queiram usar o serviço como se fosse um taxi (sem ser numa real emergência) , ocupando o veículo que poderia estar atendendo uma real emergência.

      Muito sucesso para vcs e vão adorar o Canadá! Como eu digo sempre.... "Melhor lugar não Há" !!! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
  3. Olá Dupla,
    Concordo plenamente com tudo!! Esta semana também estou meio P-da-vida...é tanta notícia de corrupção, injustiça, violência...que não dá nem pra respirar! Não vejo a hora de receber meu visto e embarcar de vez para esse paraíso gelado.
    Adoro o blog de vocês!! Leio sempre!!
    Abraço,
    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E.

      Vem sim! Isso aqui é muito bom, isso aqui está bom demais! Ainda mais agora com a primavera chegando, a cidade chega a emocionar de tão bonita, tão florida, com os pássaros fazendo ninhos em tudo que é árvore. Um show!

      Fora poder fotografar isso tudo, a qualquer hora do dia ou da noite, com um belo iPhone6 na mão e sem a menor chance de ouvir um "PERDEU" e ter o aparelhinho arrancado da sua mão.... kl

      Abs e boa sorte e se precisar de alguma coisa conte com a Dupla! :)

      Excluir
  4. Eh isso ai, Cecilia! Agora q estou trabalhando no maior hospital de TO eh q vejo q TODOS, sao tratados da mesma forma e dividem a mesma enfermaria, seja rico, riquissimo, milionario ou pobretao. As enfermarias sao com 3 camas, separadas por cortinas, cada um tem seu telefone e TV alugada. Nao tem luxo nenhum, mas atendimento eh de primeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Marcelo... só estando por aqui para entender a diferença não é mesmo?

      Obrigada pela visita!!!

      Saudades dos bons tempos em que todos tínhamos blogs e acompanhávamos cada "suspiro" no processo! rsrsrs

      Bjs pra vcs!

      Excluir
  5. A cada dia que passa tenho mais vontade de me mudar pro Canadá. Infelizmente o Brasil só tem trazido vergonha e decepção! Adoro o blog de vcs. Por favor continuem postando. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário encorajador para continuarmos aqui pela Blogosfera, querida Lunara!

      Tomara que vc venha para cá! Programe-se que tudo dará certo!

      Andar com fé eu vou...
      Que a fé não costuma faiá....

      (estamos cantando assim porque hoje tem show do Gilberto Gil aqui em Vancouver! UAU!!!!)

      Boa sorte e foco que vai dar tudo certo!

      Abs da Dupla

      Excluir
  6. Por falar em socorro demorado, há algum tempo atrás, no bairro onde moro no RJ, decidiu-se fechar as 2 ruas principais nos finais de semana e vespera de feriado pois era muito badalado e nao tinha condições de caber todo mundo nas calçadas ridículas que estavam entupidas de mesas com pessoas bebendo, lembrei de um fato que me chocou muito na epoca (sim, pq essa estupidez foi cancelada depois de muuuito tempo).
    Uma senhora da vizinhança passou mal, a ambulância chegou mas ficou presa no transito que era formado devido ao fechamento das ruas. O que aconteceu? Ela faleceu... Agora me diz... tudo isso pq?? PQ AS PESSOAS QUERIAM BEBER!!!!
    QUERIAM ENCHER A CARA!! Foda-se se pra isso a população paga, sofre.. Foda-se.. o que importa é os bares ganharem mais dinheiro pq com as ruas fechadas, comportam mais pessoas...

    Aiiiii.. passo mal!

    ResponderExcluir
  7. Opa, Dupla! estava fazendo uma pesquisa e me deparei com essa postagem e com o blog de vocês.
    Gostaria de fazer uma correção bastante pertinente: o SAMU atende sim dentro das casas. Caso um parente seu apresente dor no peito, falta de ar, palidez e você ligue para o samu (192, não 193 -bombeiros- como foi escrito), imediatamente será acionada uma ambulância com médico presente para prestar o atendimento pré hospitalar, sem custo nenhum. Coisa que nem nos EUA existe, pois lá medico não vai para a rua. Quanto ao Canadá eu não sei.
    Portanto acho que vocês deveriam corrigir o texto no ponto em que dizem

    "ou a pessoa está na rua... ou f-o-d-a---se porque a ambulância não vai dentro da sua casa te apanhar! E isso é um verdadeiro ABSURDO."

    O SAMU vai em qualquer lugar, inclusive se você estiver praticando esportes radicais numa montanha, na praia, no rio... Existem viaturas especificas para terrenos acidentados e de difícil acesso, inclusive helicopteros e aviões para transporte aeromedico, e de graça.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido leitor!

      Obrigada pela visita e pelo comentário no Blog!

      Mas.... vc já foi atendido pelo Samu? Ou conhece alguém que tenha sido?

      Olha o que falam do Samu:

      O primeiro link é da Globo, veiculado no “Bom Dia Brasil”: Olha aqui: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/10/sus-e-visto-como-ruim-ou-pessimo-por-seis-em-cada-dez-brasileiros.html


      http://cidadao.reclameaqui.com.br/3951/prefeitura-sao-paulo/samu-um-pessimo-atendimento/

      http://brumadoverdade.com.br/ilheus-mulher-morre-apos-falha-de-equipamento-do-samu-e-pessimo-atendimento-medico/

      https://www.youtube.com/watch?v=_xR9vI-1Bk0

      http://reporternaressi.portaldoinferno.com.br/ver_bocanotrombone.php?noticia=1535

      http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-03-26/sos-samu-pacientes-sofrem-com-falta-de-ambulancias-equipadas.html

      Eu nem sei qual é o tempo médio de atendimento do Samu, mas uma procura rápida no Google mostrou que a população (de norte a sul do país) acha o atendimento bem ruim....

      Aqui as ambulância vêm muito rápido. Em geral primeiro chegam os bombeiros (sim, o primeiro atendimento normalmente é feito por eles) , e se o caso é grave eles já chamam a ambulância enquanto prestam os primeiros socorros.

      Abraço pra vc e obrigada again pela visita!

      Dupla

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like