É muito caro morar no Canadá?

by - quinta-feira, março 12, 2015

Quanto custa morar no Canadá?

Essa é uma das perguntas mais frequentas que a Dupla ouve das pessoas que estão querendo largar a bagunça do Brasiu-iu-iu  e se mudar para o Canadá.

É caro?  É barato?  Qual o custo de vida no Canadá?




Aí depende....

College / Curso de Línguas / Pós Graduação:
Se você está vindo para o Canadá para cursar um College e com isso aumentar as suas chances de depois se estabelecer por aqui...  quase tudo vai ser considerado "muito caro", especialmente com esse dólar a mais de 3 reais!   Seus rendimentos estarão vindo do Brasil, seja das suas próprias economias ou da conta bancária dos seus pais...   E aí, é claro, a sua percepção é de que tudo será muito caro.  Até um curso de línguas, que você venha a fazer aqui, vai custar muito mais caro do que se você fizer um curso completo de inglês no Brasil, com direito a prova do Proficiency e tal e tal....

Turismo:
Se você estiver vindo para o Canadá para fazer turismo por apenas alguns dias / semanas, você vai notar que o seu gasto será bastante semelhante a outras viagens que você já tenha feito para destinos legais como New York, Paris, Roma, Los Angeles, etc.   Tanto o preço dos hotéis como o de restaurantes e atrações em geral não vão fugir muito aos preços médios internacionais.   Claro, se você for comparar Vancouver com Tóquio ou com Cingapura você vai achar que Vancouver é uma cidade extremamente barata.... rsrsrsrs...  Tudo é relativo!   A Dupla está falando isso porque estivemos em Cingapura no mês passado e ficamos boquiabertos com os preços.  Uma garrafa de vodka Absolut numa lojinha "Seven Eleven"  por quase 100 dólares americanos! O que vocês acham disso?   Comparando, até o Rio com seus preços estilo "Surreal" fica uma cidade baratinha não é mesmo?

O "precinho" de uma vodka Absolut em Cingapura.....  


Continuando a estória sobre os preços no Canadá...

Permanent Resident / Work Visa:
Se você está vindo para cá como imigrante, permanente residente, ou com work permit,  tente ao chegar não entrar numa de ficar convertendo os preços para Real,  porque há o risco de você infartar ou, pior:  Querer pegar o primeiro avião de volta para a selva  a sua cidade de origem.

O lance é não fazer conversão. A vida é em dólar e ponto final.  Se você é permanent resident ou veio para trabalhar aqui com um work visa, você vai receber seu salário em dólar. Então raciocina em dólar e esquece aquele p*** de Real.

Porque senão... se você quiser, por exemplo, comprar uma réles dúzia de ovos na feira... se o ovo for "free range"  (aquele ovo mais legal pois a galinha fica solta ao invés de viver a  pobre vida dela trancada numa jaulinha)....   Se o ovo for "free range", ele na feira custa CAD 5.50  mas se você quiser ele tamanho "jumbo"  (são grandes mesmo, e deliciosos) você vai pagar a bagatela de 7 dólares canadenses por UMA dúzia de ovos.  O que???  Quase 20 reais por uma dúzia de ovos?!?!?!?  "Ó meu Deus!  Como vou sobreviver num lugar assim?"  você deve estar se perguntando...   Mas.... não se desespere!   Tem o preço do ovo, mas tem o lado bom e barato também!

Dúzia desses ovos custa quase 20 reais. Mas não se desespere: Leia o post e volte para ler o próximo!  

Se você está vindo como Permanent Resident, ou com Work Permit as suas crianças vão estudar de graça em escolas ótimas!!!  Existe escola pública no Brasil de qualidade????  Se existir, por favor escreve aqui nos comentários o endereço porque isso já acabou faz tempo.

Na minha época (eu já falei pra vocês que a Dupla é Jurássica  não é mesmo?)  pois saibam que "na minha época" a escola pública era maaaaraviilhosa, eu estudei nela  a vida inteirinha e passei para as duas melhores universidades do país onde depois fiz mestrado, pós graduação e o cacete a quatro.  Tudo com a base adquirida na "escola pública"!

Hoje em dia?!?!  Escola pública????  Sem condição.

Então diga aí quanto você paga de escola para seus filhos por mês no Brasiu-iu-iu???    Veja você... aqui as crianças estudarão "di grátis"  (sic  kkk) e o dinheiro economizado você poderá comprar.... ovos de galinhas que ficam soltas!!!!!!  Não é lindo tudo isso?!?!?

Outra economia:  Quanto você gasta de plano de saúde por mês para a sua família aí no Brasiu-iu-iu???  Uma grana preta, não é mesmo???  E sabe quanto você vai gastar no Canadá???  Dependendo da província você não vai gastar nada e se for aqui em British Columbia você vai gastar  130 dólares canadenses por mês (para um casal).  Valor que pode ser diminuído caso você comprove junto ao governo que está em situação financeira difícil.

Outra economia???  Condomínio!!!!   Por que???  Ah.... para saber "porque"   você vai ter que voltar aqui e ler o próximo post da Dupla!

Se você está mega curioso, compartilhe esse post no Facebook ou outras mídias porque se entrarem muitos comentários pedindo o post a Dupla vem aqui e escreve rapidinho!!!  :)    A gente só não gosta é de escrever e ninguém comentar....   porque é muito chato falar para as  paredes, não é?   E se vc for muito tímido, escreve como anônimo, mas coloca pelo menos a sua inicial, assim você não fica totalmente anônimo nem totalmente identificado!  haha

Obrigada pela visita e participe aí contando quanto paga de colégio, de plano de saúde, de condomínio e eu vou continuar a contar muito mais para vocês sobre a vida em Vancouver!    :)

Até a próxima!!!

Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

48 comentários

  1. Ola dupla, estamos de mudança para Winnipeg, eu e meu marido no meio do ano. Acompanho o Blog vocês e adoro os posts. Estou ansiosa pelo próximo. Plano de saúde é pago pela empresa; nad não custa menos de 500 pra vaga um pé mês. Colégio Bom e grátis aqui não existe. Para uma creche hoje em dia já começa na base dos 2 mil. Não temos filhos ainda, exatamente por esse motivo. Sem contar que moramos no Rio, onde tudo é muito caro e não há qualidade de vida alguma. Assalto pelo menos uma vez no mês para não perder o costume.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta aqui abaixo! O blogger é doido!!!! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
  2. Oi Natalie!

    Obrigada pela visita e que BOM que vocês estão vindo para o Canadá. Vocês não vão gostar..... vocês vão AMAR!!!! :)

    Verdade, no BR as vezes o seguro de saúde é pago pela empresa, e dependendo do porte da empresa pode ser até que o plano de saúde tenha alguma qualidade. Mas... se o coitado do sujeito for profissional liberal no Brasiu-iu-iu tá lascado porque a saúde é cara para *&^$%$ !!! haha

    Vocês vão poder desfrutar a vida sem olhar para trás e poder dirigir o carro com a bolsa EM CIMA do banco pois não vai ter ninguém para dar uma p&^%## no vidro e levar a bolsa! Só isso já vale a vinda! rsrsrsrs

    Deixa aparecerem mais leitores aqui nos comentários que eu vou contar tudo sobre os condomínios, preços nas diferentes regiões etc e tal...

    Vamos ver se o povo aparece! rsrsrs

    Abs para vcs e SUCESSO!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Plano de saúde? Isso é pra poucos aqui no brasil. E quem tem às vezes só se aborrece porque na hora de aproveitar do benefício eles arrumam um jeito de não cobrir. Já passei por isso uma vez e no fim tive que pagar do meu bolso para o hospital. Não vejo a hora de deixar esse #$%@# pra traz.

    Aguardando novos posts
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diogo!
      Obrigada pela visita ao Blog! Também já passamos por isso no Brasil! Plano "top de linha" e alguns exames o plano não cobre! Cito, por exemplo, o exame de "sangue oculto nas fezes". No Brasil o meu plano top top Bradesco não cobria esse exame. Ok, era baratinho, não chegava a 50 reais mas a p%$# do plano não cobria. Aqui, esse exame é praxe e é feito anualmente por requisição da médica de família. Quanto custa? N-A-D-A. Faça mesmo planos para se mudar. O BR não tem mais jeito não....
      Abs da Dupla

      Excluir
  4. Acabei de conhecer o blog de vocês e já estou amando...
    Ao ler sobre educação, saúde, preços, etc etc etc quase infarto ao fazer as contas.:-(
    O plano de saúde a empresa paga. ok.
    Já a escola... R$1.000,00 cada filho (são dois). Fora esporte, lanche, extras...
    E por estarmos de saco *^&$# de tudo isso e mais um pouco, estamos estudando as possibilidades de imigrar (college + PGWPP). Mas com 2 filhos na bagagem, bate uma insegurança danada de não estar fazendo a escolha certa.
    Daí ler blogs como o de vocês, ver fotos, escutar relatos, nos faz seguir.
    Que Deus nos ilumine e nos conduza ao que for melhor para eles (filhos) e nós.

    Obrigada. R.G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi R.G.!

      Que bom que conheceu o blog!!! Agora basta seguir, tem sempre muita notícia fresca sendo publicada aqui! :)
      Agora que acabamos os nossos comerciais...rsrsrsrs deixa eu dar palpite aonde não fui chamada:
      Olhe o site do Consulado do Canadá em São Paulo e veja se voces se enquadram em uma das profissões para entrarem com o processo de residente permanente.
      Se a profissão de vocês não estiver na lista ou se vocês não possuem os requisitos necessários, não desanimem.
      O College é uma boa opção e dependendo das profissões vocês terão maior facilidade de emprego.
      Vejo aqui que as áreas de enfermagem, caregiver, e outras ligadas à saúde têm muitas ofertas de emprego. Talvez a opção de College numa dessas áreas seja uma boa idéia, vale a pena vcs pesquisarem.
      Os profissionais da área de Tecnologia da Informação, aqui, como no resto do mundo, estão sempre sendo requisitados.
      O importante é "focar" , ter fé e pesquisar muito.
      Todo o esforço valerá a pena pois terão uma vida infinitamente melhor do que em qualquer lugar do BR!
      Boa Sorte pra vcs!!!!
      Abs da Dupla

      Excluir
  5. Oi querida
    Gasto mais de 2000,00 com escola, 900,00 com plano de saude porque tenho desconto pois sou medico cooperado e moro em condomino fechado e pago 600,00 pois e horizontal e muito grande entao sai um valor um pouco mais baixo;mas se fosse me apartamento seria um absurdo;
    Tudo aqui no Brasil esta uma fortuna , inclusive alimentos;mesmo quem ganha razoavelmente bem esta com dificuldades de sobreviver
    Aguardamos ansiosamente sei proximo post
    Abraçao
    ANDRADE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dr. Andrade!
      Obrigada pela visita e pelo comentário no blog! O problema no Brasil não são só os preços, não é mesmo? O que adianta ser mega-rico no Brasil e não poder gastar? Vai comprar o iPhone, tira ele do bolso na rua e o bandido arranca da mão e fala "perdeu" (isso quando não mostra uma arma ou até mesmo dá um tiro como já foi mostrado várias vezes nos noticiários...)... Vai comprar uma bicicletinha pro filhinho de 6 anos e o garoto não pode pedalar nos parques porque podem vir os pivetes e derrubar o garoto para levar a bicicleta... Qu vida é essa? Você como médico pesquise a imigração porque é uma área com demanda aqui. Não sei a sua especialidade, mas o que leio é que você, em princípio, não poderá exercer a especialidade aqui pois exigem que vc faça o curso de especialista aqui. O que alguns imigrantes fazem é trabalhar como Family Doctor (o antigo médico de família no Brasil, que existia antigamente especialmente nas cidades do interior e era aquele que cuidava do nascimento à morte da pessoa... rsrsrs). Aqui é assim, na minha Family Doctor vão bebezinhos recém nascidos e pessoas bem velhinhas. Para isso não haverá curso de especialização aqui. E ainda há médicos trabalhando como optometristas. Não é o equivalente ao oftalmologista daí (nesse caso teria que ser especialista) mas é aquele que faz o exame simples para ver se há algum problema na vista e faz prescrição de lentes.
      Em todos os casos, vejo as pessoas muito felizes aqui. Caso esteja pensando em vir para o Canadá faça um novo comentário e eu vou indicar amigos que foram da mesma época que a gente no processo e estão trabalhando, não aqui em Vancouver mas em Alberta.
      Boa sorte para vcs e volte sempre!!! :)
      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Oi querida
      Concordo com voce...ja fomos assaltados com arma na cabeça e tudo mais;os preços altos sao apenas detalhes.
      Ja estamos com os PR cards nas maos e vamos para Alberta.
      Ficaria muito agradecido em me indicar seus amigos pois nada melhor que a experiencia de quem ja passou por esta etapa inicial ne?
      Meu email caso queira mandar algo em particular seria irajandrade@bol.com.br
      Abraçao e novamente obrigado
      ANDRADE
      P.S se puder apagar meu email quando for publicar o comentario, agradeço

      Excluir
    3. Olá Dr Andrade,

      O Blogger é um editor meio (muito) confuso... e muitas vezes embaralha tudo.... a resposta ao seu comentário está abaixo (ou acima, agora já nem sei mais.... rsrsrs... mas está respondido !)

      Abs da Dupla! :)

      Excluir
  6. O lá td bem? Bom vamos em dez/ 15 para vancouver, o casal + bebê de 1 ano e meio, estudo e trabalho, o q me preocupa e achar logo daycare vc sabe sobre isso? Será q é fácil difícil? Bj adoro seus posts, Si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Si,

      Obrigada pela visita!!! Por conta do seu comentário e querendo ajudar ao planejamento de vocês, o post publicado hoje, sobre daycare, foi para responder à vocês!!!

      Espero ter ajudado e caso tenham dúvidas fiquem à vontade para perguntar! A Dupla responde a tudo que sabe e o que não sabe a gente corre atrás para encontrar as respostas!

      Sejam super WELCOME ao paraíso, muito em breve!!!

      Sucesso!

      Abs da Dupla

      Excluir
  7. Oi anônimo!
    Que bom que estão vindo para o paraíso!!! Vão AMAR!
    Não tenho informação sobre daycare mas tenho amigas com filhos nessa idade então vou pesquisar o assunto e semana que vem faço um post especial para vocês contando tudo sobre daycare!

    E com isso estamos em quase dez comentários! Uhuuuuu

    Quando eu notar que tenu pelo menos dez leitores "oficiais" vou voltar aqui para contar tudo para vocês sobre o condomínio e ps preços dessas coisas ligadas a imóvel para vcs.... Aguardem!!!

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  8. Esse "blogspot" é de tirar do sério... digitei "tenu" ao invés de "tenho" e não tem jeito de editar essa &%$#.... Então desculpem o "typo". Eu juro que a Dupla não é ignorante! hahaha

    ResponderExcluir
  9. Salve, Dupla!
    Quando este assunto entra na roda, precisamos nos dar conta que o Brasil-iu-iu é a terra do #soquenao... Das entrelinhas ocultas que fazem toda a diferença...
    Com isso,

    - o preço propriamente dito de um produto ou serviço pode até não aumentar, mas a qualidade e até mesmo a quantidade podem ser ligeiramente "alteradas" para garantir o lucro e manter o bobão do consumidor sorrindo aliviado porque "não aumentou";

    - até mesmo eletrônicos presumivelmente idênticos podem não ser idênticos... pecinha de segunda linha, pecinha reciclada, pecinha rejeitada pelo controle de qualidade... manda tudo pro Brasiu-iu-iu!!!;

    - há mais pessoas conscientes no Brasiu-iu-iu mas os gênios do estelionato que vendem bichos esc^%&os por coelhinho peludo estão sempre 100 passos à frente e são pagos para enganar. Vivendo aqui, a necessidade nos obriga a cair no seu caô sem chance de dizer não. Exemplo mais cruel: PLANO DE SAÚDE. O meu aumentou 20% em 2014.

    No Canadá, as empresas pensam mil vezes antes de fazer essas artes, porque as sanções podem acontecer e os consumidores podem reagir. Melhor deixar a lama feiosa para a turma pacata, alegre e carnafuteboleira da Mamãe Dil-diu (contraceptiva de um bom Brasiu-iu-iu) e do reau-au-au... que não gasta 15 minutos pra pensar o que realmente é caro ou barato.

    Por aqui, a coisa tá mais preta do que cerveja Caracu. Countdown 35 to go!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... o duro é conversar com as pessoas que voltam do Brasiu-oi-iu.... Ontem numa festa conversei com uma brasileira que já está aqui há alguns anos e teve que ir passar 10 dias a trabalho no Brasil. Ouvir o relato dela sobre tudo que viveu / encontrou no BR e a felicidade dela ao recolocar os pés no paraíso oops.... Vancouver... olha até me emocionou e olha que eu sou "casca dura".... rsrsrsrs

      Sucesso para vcs!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  10. Super Dupla, sempre com ótimos posts, bem realistas e que sempre atentam à realidade do Brasil, é o que eu sempre digo: "vamos parar de ufanismo barato, porque enquanto muitos morrem de amores pelo Brasil e seu futebol, os mesmos estão literalmente cagando para todos..." Quem é mafioso continuará sendo, os jogadores ganhando suas fortunas independente de te fazer gritar gol ou não... Enfim, e o precinho das coisas no Brasil? E a qualidade de vida, segurança e por ai vai? Não sei se vocês lembram de mim, mas acompanho vocês tem tempos, o problema é que já tive uns 23489347593857293861 blogs sabe, rs... então fica mesmo meio difícil. Mas eu to determinado, quero mesmo resolver a vida e sumir daqui... Não dá mais sabe...
    Espero que esteja tudo bem por aí, que a experiência de vida e novo lar estejam valendo demais a pena. (particularmente acho que qualquer coisa comparada com hellzil tá valendo a pena, mas...)

    Um grande abraço e continuem sempre com os ótimos posts, to sempre por aqui, fiquem bem e uma ótima semana a vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha... vc me desculpa mas eu vou ter que plagiar!!! AMEI esse "hellzil" !!! KKKKK

      Vou usar qq hora dessas num post meu, ok? :)

      A vida aqui está ótima. Saia, saia sim. O BR não tem mais jeito. O povo nas ruas cada um gritando um treco diferente. Um quer impeachment, o outro quer que a Dilma fique agonizando até o final do mandato para o Lula não voltar, o outro quer a volta dos militares... parece aquelas reuniões de condomínio em que fica todo mundo gritando, um quer reformar o playground, o outro quer reformar a portaria, o outro quer fazer uma churrasqueira, gritam, gritam, gritam e não resolvem p&^& nenhuma.... o final é aquela melancolia de "vamos marcar uma reunião para daqui a 1 mês e decidirmos sobre as propostas apresentadas". Infelizmente, a mesma galera que vai para a rua pedir o "fim da corrupção" é a mesma que não hesita em dar 50 pratas para um guarda para evitar uma multa. Eu lembro que no BR, por 4 vezes fui parada por guarda. Uma por excesso de velocidade na Rio-Teresópolis e as outras por estar falando no celular. TODAS as vezes, eles vieram com aquela conversa mole de quem quer dinheiro. Em TODAS as vezes eu falei "o senhor está muito certo em me multar, está cumprindo o seu dever e eu realmente estou errada". Em TODAS as vezes eles foram para a traseira do meu carro e ficaram com o bloco na mão e pareciam estar escrevendo e escrevendo e escrevendo. Não estavam escrevendo porra nenhuma porque nenhuma das 4 multas NUNCA chegou. Eles estavam fingindo que estavam escrevendo, porque até para escrever multa eles têm preguiça. Queriam "dinheiro mole". O meu, nunca levaram. Mas a situação do país é reflexo do povo, porque os deputados, senadores, governadores, presidenta, etc não chegaram lá em nave espacial vinda de marte. Quem criou os monstros foi o povo. Agora, que engulam o que criaram e passem a ser honestos dentro de casa....

      Grande abraço da Dupla, cada vez mais indignada com a situação do hellzil!!!! :)

      Excluir
  11. Estou amando as dicas!! Não consigo parar de pensar em sair do Brasil... e o Canadá está sendo minha primeira opção... Sou dentista e meu marido, engenheiro eletricista... será que ainda há campo para nossas profissões? E demora muito para arrumar um emprego?
    Temos bons empregos por aqui, mas não estamos satisfeitos com a qualidade de vida... segurança, corrupção...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, o editor do blogger é doido... a resposta à sua pergunta está aqui embaixo, ok?

      Abs e boa sorte para vcs!!!

      Excluir
  12. Dentista aqui tem ótima demanda. O meu dentista é canadense mas sei que existe uma enorme galera de brazuca que é cliente de dentista brasileira. MAS... você não consegue chegar aqui exercendo a profissão. Você vai ter que fazer cursos e fazer uma prova que eu sei é super mega difícil. Tenho uma amiga que tem uma história de vida maravilhosa, e é dentista e foi para Toronto. Eu vou pedir permissão à ela para contar a história dela, mesmo sem identificá-la com nome e sobrenome. É uma história de superação. Uma história que dá vontade de chorar, de tão bonita. Para deixar vc curiosa, pensa numa pessoa que não sabe inglês. Agora pensa numa pessoa que não sabe inglês e precisa tirar 8 numa prova do IELTS. Pois é... a história começa assim.... Sugiro vc apertar no botãozinho aí para seguir os posts da Dupla, pois assim, quando eu escrever o post você vai lê-lo em primeiríssima mão! :)

    Seu marido vai precisar certificar o diploma dele, caso queira trabalhar como engenheiro. Mas entre nós, se ele quiser trabalhar como eletricista vai ganhar até mais (as profissões técnicas altamente especializadas pagam muito bem aqui, para vc ter uma idéia, a minha professora de Pilates, que é Canadense, disse que é mais difícil entrar para o mestrado em fisioterapia do que na faculdade de medicina porque.... os fisioterapeutas ganham mais que os médicos!). Como eletricista ele faria um curso rápido (e não muito caro) numa faculdade tipo BCIT (coloque o nome no Google e vai ver os cursos, preços, duração, etc). Com a formação dele elevai tirar o curdo de letra e vai conseguir emprego com muita facilidade, pois não só a profissão tem demanda como para os empregadores vai ser bom ter um profissional com uma qualificação ainda superior à média do mercado!

    Espero ter ajudado! Boa sorte para vc e aguarde para breve a estória dessa dentista e de outros dois dentistas brasileiros no Canadá! :)

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!!! Pode deixar que não vou perder as novidades do blog!!!
      Beijos!!

      Excluir
    2. Oi!
      Desculpa me intrometer, mas já que você mencionou, aproveito pra tirar uma duvida.
      Pesquisei a BCIT (curso de Tecnico em computação) e o valor do curso (diploma, dois anos) é de 36 mil dólares (total) pra estrangeiro.
      É isso mesmo que é considerado "não muito caro" ai?
      Obrigada.

      Excluir
    3. Olá Lívia,
      Não sei o preço dos cursos mas se vc pesquisou na internet e encontrou esse valor, então é isso.
      Se vc considerar o preço de algumas escolas particulares (primeiro e segundo grau) no Rio e em São Paulo....até que o curso técnico não está tão caro assim.
      Eu sei, transformando em reais é de assustar, especialmente porque a pessoa ainda vai gastar com moradia, alimentação, passagem, roupas de inverno e tal mas.... Se escolher um curso promissor para empregos futuros e se o visto de estudo permitir algumas horas de trabalho por semana, pode ser que fique mais fácil.... Não sei quantas horas são permitidas mas o salário mínimo por hora é de aproximadamente 13 dólares. Se puder trabalhar 20 horas por semana já são quase 25 000 dólares em dois anos.
      Vancouver especialmente é uma cidade cara (moradia), e com mercado menor. Mas...é a mais bonita e com melhor clima.
      Tem que pesquisar bem todas as províncias e encontrar algo que seja viável financeiramente.
      Boa sorte!
      Abs da Dupla

      Excluir
  13. Oi Dupla, tudo bom? Primeiramente amei o blog, está me ajudando muitíssimo! Me chamo Mirela, tenho apenas 19 anos e estou muitíssimo interessada em migrar pro Canadá, precisamente para Vancouver. Tenho uma vida estável aqui: faculdade, carro, comida e roupa lavada, rs... Na medida do que meus pais podem proporcionar. Mas a vida no Brasil está ficando impossível e a necessidade de ficar independente e alcançar novos horizontes está gritante... Depois de ler muitas coisas, depoimentos, blogs, vejo que a opção mais viável seria entrar em uma college, trabalhar pra pagar o curso e contar com uma oferta de emprego pra eu dar início a imigração de fato... Esse processo vale a pena? Estou um pouco receosa em largar a faculdade e me jogar nisso. Faria um curso na area de TI! Seria possível arranjar um trabalho enquanto estudo pra pagar esse curso e me manter em Vancouver? Ao entrar no Canada preciso ter uma poupança gorda?$ Muitíssimo obrigada desde já, esse blog realmente me ajudou com todas as dicas e informações! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirela!

      Obrigada pela visita ao Blog da Dupla. Opinião sincera? Eu no seu lugar, com 19 anos, me jogaria de corpo, alma, coração e tudo mais nessa empreitada! Sem dúvida ne-nhu-ma!!!!

      A qualidade de vida é absurdamente incomparável e você tem agora todas as vantagens pois não tem ainda compromissos financeiros com marido, filhos, prestação de casa, etc etc etc.

      Eu diria que você está no momento ideal de tomar uma decisão dessas.

      Você vai encontrar as respostas para todas as suas perguntas iniciais aqui nesse link: http://www.cic.gc.ca/english/resources/publications/study.asp

      Note que o link mostra ainda as escolas autorizadas a emitirem visto. Não são todas. Fique atenta para não comprar gato por lebre.... (caraca... esse ditado é jurássico... mas vc conseguiu captar a idéia, não é? rsrsrs)

      Conforme você vai ler na página do consulado, você pode fazer todo o processo para ter seu visto sem a necessidade de pagar nenhum consultor de imigração. Vai dar um trabalhinho a mais, mas em compensação você fará uma economia, além de deixá-la totalmente à par de todas as exigências.

      Trabalhar e estudar? Sim, é possível. Você vai ler no link que enviei como é feito isso.

      Se o que você vai ganhar com o part-time enquanto estuda vai dar para se sustentar? Creio que sim, especialmente se você dividir acomodação com alguma outra estudante. O dinheiro para pagar o College você já era que ter separado, preferencialmente já transformado em dólar, para não vir a ter alguma surpresa com o cambio.

      A Dupla conhece algumas pessoas que estão aqui nessa situação. Se você quiser, posso entrevistar uma delas e fazer um post mega-detalhado.

      Vamos ver se outros leitores também têm interesse por esse assunto e a Dupla pode mergulhar nele a fundo. Digam-me lá, queridos leitores!!! :)

      Enquanto isso recomendo que você leia o link que enviei e a partir do link que existe no texto, sobre as escolas acreditadas, você pode ir visitando os websites das escolas e vendo quais os preços cobrados.

      Com TI não tem erro. Você certamente estará empregada tão logo termine o College. Há muita demanda nessa área.

      Boa sorte e se quiser, passe a seguir o Blog para poder ficar a par de algum novo post que a Dupla venha a fazer sobre esse assunto!

      Suce$$o para vc!

      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Fiquei ainda mais anciosa em ler tudo isso! Meu plano é nos primeiros meses entrar em um curso de inglês só pra aperfeiçoar meu inglês, e fazer o IELTS por ai. Já começaria a trabalhar nesse tempo, pra tentar pagar o curso de inglês, a moradia, me manter e se der juntar um dinheirinho pra o meu curso... Depois de fazer o exame, entraria no college! Tudo isso é possível? Ah. E eu adoraria um post sobre isso! Iria me ajudar e MUITO!! Obrigada, Dupla!! - Mirella.

      Excluir
  14. Oi Dupla, obrigada pela resposta. (In)felizmente o processo mudou e não basta simplesmente ter uma profissão que seja atrativa. Agora o processo (Express Entry) é todo por pontuações com exigências (idade, lingua...) e que o mais indicado seria ter um convite de uma empresa.
    Temos lido muito, devorado na verdade (kkkkk) e apesar do custo, estamos seguindo a linha de raciocínio de um blog famoso daí que as chances aumentam para quem estuda no Canadá. Na nossa situação, não temos muito tempo para pensar e esperar uma oportunidade e acho que meu estômago também não suportaria... kkkk
    Abs e obrigada!
    R.G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi R.G.!

      Vc tá brincando? Não tem mais o "Processo Federal" ??? Aquele com a lista das profissões e que você preenche uns 5 quilos de formulário e dá entrada no processo e fica esperando um bom resultado?

      Agora está que nem nos EUA? Só com oferta de trabalho???

      Tem certeza disso?

      Eu para falar a verdade, nano tenho mais acompanhado as etapas para imigração e sei mesmo, que estão sempre mudando as exigências, daí eu sempre oriento as pessoas a olharem a página do Consulado do Canadá em São Paulo....

      Mas essa notícia que você está me dando agora é uma ducha de água fria... tantos sonhos serão cortados por aí... ainda mais agora com tanta gente querendo zarpar do Brasil...

      E Quebec? Ainda é uma saída? Porque quando imigramos, muitas pessoas que tinham problemas pelo processo Federal tentavam pela província de Quebec e conheço muita gente que conseguiu e que agora está lá feliz da vida...

      Fico aqui torcendo por vocês e assim que tiver um tempinho foi me atualizar sobre as possibilidades atuais e tentar fazer um post para ajudar aos leitores!

      Abs para vc!!!

      Dupla

      Excluir
  15. Olá, boa noite! Queria um help rsrs... Sou formado em ADM com pós em gerenciamento de projetos e minha noiva é téc. em química e cursa 5º período de eng. de produção. Estamos com planos de ir para o Canada ano que vem. O trajeto a seguir pensado até agora seria: Estudar inglês como num intercâmbio até o nível necessário pra entrar num college > Eu entrar num college e ela começar a trabalhar( com o work permit que parece que o noivo/noiva ganha) > eu começar a trabalhar > ela entrar num college > solicitarmos visto permanente. A ideia seria diminuir o custo com college no início, por isso eu faria primeiro e um tempo depois ela. Sei o custo da escola de inglês e do college, mas quanto as despesas mensais com alimentação, moradia e um pouco de lazer (nada de exagero, apenas pra não poder nem ir a um cinema rsrs)...saberiam me dar uma luz de quanto deve ficar mais ou menos?? Só enquanto iremos nos estabelecer lá...

    Grande Abraço e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jean Magno!

      Parabéns pela brilhante decisão de vir para o Canadá! Hoje mesmo fiz um post sobre as despesas com condomínio. E outros estão no forno! rsrsrs

      Sugiro você apertar ali o botãozinho para seguir os posts da Dupla e sempre que tiver novidades você vai ser o primeiro a saber! :)

      Boa sorte!!! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
  16. Pois é... mudou sim.
    O express entry (novo nome!), você preenche um formulário on line (habilidades profissionais, experiência de trabalho, domínio em inglês e / ou francês e nível educacional) e que pode somar até 1.200 pontos.
    Se não tiver um oferta de emprego, fica tipo num "banco de dados" aonde empregadores e províncias tem acesso e podem te eleger para uma oferta de emprego.
    O "problema" é que ter uma oferta de emprego te pontua em 600 pontos. :-O Ou seja, é praticamente o básico para conseguir por esse processo.
    Quebéc ainda é mais fácil, o problema é a língua francesa. :-/

    Obrigada pela força, não vamos desistir fácil não. ;-)
    R.G.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu R.G.!

      Putz, quantas mudanças! Valeu pela dica extra! :)
      Estou aprofundando minha leitura nesse assunto e descobri mas publicações feitas pelo governo do Canadá que são muito interessantes. Estarei falando sobre isso em breve!

      Abs da Dupla

      Excluir
  17. Dupla, quem ganha CAD6.500 a 7.000 no Canada vive bem? Ter uma boa moradia e etc? Qual é a media de salário das pessoas que trabalham na área de TI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só vive muito muito bem como também vai poder convidar a Dupla para jantar regado a vinho! :)

      Dá e sobra. A menos que voces tenham 7 filhos adolescentes e vão trazer os avós, 3 cachorros, 1 gato e 1 papagaio! hahaha

      Brincadeira a parte, fica tranquilo que dá e sobra. Sugiro seguir o blog da Dupla e acompanhar os posts. Hoje escrevi sobre o preço do condomínio. No próximo vou levar os leitores ao supermercado! :)

      Abs da Dupla (já sonhando com esse jantar!)

      Excluir
  18. Amando ler seus posts! Estou ansiosa para o proximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo!

      Obrigada!!! Que bom que está gostando! Na próxima vez que escrever para a Dupla coloca pelo menos uma inicial no final do seu texto, assim a Dupla fica conhecendo um pouquinho mais os leitores! :)

      Abs da Dupla e hoje tem post novo, já leu? Preços do condomínio aqui em Vancouver! :)

      Excluir
  19. Eu tenho 3 filhos estudando em escola particular em Banânia e adoro ovos fritos. Acho que vou me dar bem no Canadá. :D
    A dupla "quase-canadense" daqui gostou muito do seu blog!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. Boa noite dupla, meu nome é Suelen e é a primeira vez que acesso o site de vocês. Vou te contar, gostei muito e ri muito também com as comparações feitas ao Brasil iu iu como vocês disseram. Eu e meu esposo temos um casal de amigos que moram em Brampton atualmente, mas eles imigraram primeiro para Quebec e nós decidimos fazer o mesmo. Estamos nos preparativos e tudo tem corrido bem graças a Deus. Eu gostaria de saber qual a província mais barata para se viver no Canadá e também queria saber o seguinte: Meu pai é aposentado e tem uma boa aposentadoria aqui no Brasil mas ele também quer ir embora porque todo ano ele tem de declarar horrores à Receita Federal. Caso ele mude para o Canadá, ele ainda teria de declarar ao Brasil ou ao Canadá ou nenhum dos dois? Como é que funciona? Ele paga horrores na escola da minha irmã caçula, o plano de saúde deles é bom e cobre tudo (se não me engano) é AMS Petrobras. Porém, tem os outros contras que não compensam viver aqui neste País de sangues-sugas. Eu e meu esposo buscamos qualidade de vida e um pouco de segurança já que aqui não tem o farelo do pão pra dar como referência nesse quesito e em todos os outros e o bem que quero pra mim e meu esposo, quero pra meus pais e minha família.
    É isso, aguardo as dicas sobre as províncias que estão com melhor custo de vida e também que estão com bons planos de imigração (É só porque Quebec é muuuito frio) rsrsrs, então se tivermos outra opção, é pra lá que nós iremos. Pra ficar melhor ("aonde tiver sol é pra lá que eu vou")

    Abraço e continuem com o blog. Muito Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, obrigada pela visita ao Blog! O Brasiu-iu-iu tem um tratado de não ter bi-tributação com o Canadá. O que acontece é o seguinte: Vc (ou seu pai) , tendo rendimentos no Brasil, faz a declaração anual e paga o que tiver que ser pago (no Brasil). Quando faz a declaração (também anual) no Canadá, declara quanto recebeu (em todos os lugares, ou seja, quanto recebeu no Brasil entra também no cálculo) e quanto já foi pago (ou seja, tem um campo em que vai ser colocado quanto de imposto já foi pago no BR). Então, aqui no Canadá, vai ser paga a diferença de imposto (se houver). No caso do seu pai, aposentado, ele vai continuar sendo descontado na fonte do valor do imposto de renda (no Brasil) e mesmo depois que tiver entregue a “Declaração de Saída Definitiva” os proventos dele receberam o desconto do Imp de Renda na fonte. Aqui no Canadá, mesma coisa, ele vai declarar quanto recebeu de proventos no Brasil e quanto já pagou de imposto. E.... pronto! A diferença aqui é que a gente vê o dinheiro do imposto sendo usado no transporte publico, escolas publicas, saúde, estradas, etc ao passo que no BR o imposto serve para alimentar a ganância de poder dos políticos, quase todos corruptos, infelizmente.
      Espero ter respondido!

      Abs da Dupla e obrigada pela força e pela visita!!!! :)

      Excluir
    2. *receberão (o corretor ortográfico ___ que eu odeio ___ haha escreveu “receberam”. Sorry! :)

      Excluir
  21. Oi Dupla! Conheci a pouco o blog de vcs e estou tirando muitas dúvidas...rsrsrs Realmente, aqui no Brasil ta cada vez mais complicado, ainda mais quando se é mãe solteira! Dar conta de casa, escola e laser sozinha é puxado. Tenho muita vontade de ir para o Canadá, porém tenho alguns receios, a maioria deles pela minha pequena de 8 anos! Aqui já me estabeleci, tenho minha casa própria, já me formei e minha filha estuda em escola particular, porém se vive só para "se manter"! Não vivemos a vida, mas vivemos para pagar: a escola, o condomínio, a prestação da casa e isso ta me incomodando!Tenho inglês básico e sou contadora formada, porém sem o registro... Gostaria muito da tua opinião quanto a ir para Vancouver... De que forma eu poderia emigrar levando a minha filha? Investir o dinheiro em um curso de idiomas "em família" e nesse período tentar a sorte? Teria uma outra forma mais "segura" (sei que não haverá nada seguro e certo no início, mas creio que sempre há uma menos arriscada que a outra..rsrs).

    Gosto do jeito que escrevem os posts, me sinto numa roda de chimarrão no parcão...hahahahaha #CoisasDeGaúcho
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente? Eu não arriscaria. Se o seu caso fosse ter inglês básico mas tivesse uma outra qualificação, que claro se fosse de nível superior melhor ainda, mas poderia ser por exemplo enfermeira, ou radiologista, etc, eu até recomendaria.
      Mas, no seu caso eu vejo vc "queimando" um monte de dinheiro (os cursos de idioma são caros e hospedagem e comida também) e no final do curso vc teria que voltar.
      Já que é solteira, já pensou em namorar um canadense? De repente vc investe num site de namoro pela internet, conhece um canadense super gente boa, se apaixona, se casa e vem morar no Canadá!!!! (E me chama pra ser madrinha, é claro!!!!)


      Abs da Dupla e desculpa se não dei a resposta que você queria ouvir, mas foi a resposta sincera, do fundo do coração!

      Boa sorte!!!!

      Excluir
  22. Hello Dupla!

    Eu e meu excelentíssimo estamos nos programando para ir pra Vancouver muito em breve! Estou me aplicando ao College e ele vai pra trabalhar! É muito bom ler esses posts realísticos, sem contos de fadas, pq é exatamente isso que estamos esperando e nos preparando para viver.
    Contem mais, contem tudo! Estamos loucos pelas próximas novidades!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Olá! Gostaria de passar uns meses estudando inglês e curtindo uma vida no exterior. Trabalho de forma remota, então, teremos renda. Não desejo imigrar. A escola pública (tenho 2 filhas: 6 e 10 anos) não seria possível no meu caso, é isso? Você teria noção do preço de uma particular? Você teria dicas de boas escolas? Tenho receio as crianças sentirem muita dificuldade, ou serem rejeitadas ou discriminadas. Grata!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá Dupla, achei vcs agora, e vcs já ganharam uma fã, estou de saco cheio do Brasil, e principalmente do RJ, é , eu moro nesse inferno..rs
    Sou casada, tenho 22 anos e meu marido 23 anos.
    Eu gostaria muito , muito mesmo de sair daqui e ir para o Canadá, meu marido fica meio receioso ainda porque é uma nova sociedade, novo começo, nova economia, regras, e muita burocracia e tempo para acostumar-se né? além disso eu estou estudando inglês e fracês, mas ainda não sou fluente e ele ainda não começou , mas ainda este ano iniciará os estudos, ele é militar aqui mas é temporário, já eu trabalho como RH e adm de empresas..
    Não temos um pé de meia tão eficiente rs. Eu estou convicta que independente das dificuldades , não será pior do que aqui rs. Mas sinceramente ? sei nem por onde começar..
    Eu queria saber de tudo, de todas suas dicas, o que faço primeiro, tem como conseguir uma bolsa de estudos para o COllege ai? é muito caro? é dificil arranjar empregos? precisa ter algum nível mínimo dos idiomas para viver ai, ou da para aprender por imersão? Aconselha fazer cursos de idiomas ai? é dificil para conseguir ser cidadão? Qual melhor lugar para morar ai? Me ajuda em tudooooo..kkkk To desesperada por uma chance de sair daqui.
    Caso queira entrar em contato particularmente meu email é fernandesrh@hotmail.com(qualquer coisa passo meu número do whatsaap por email) obg desde já, beijooos , aguardo resposta de vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz!

      Obrigada pela visita ao Blog da Dupla! Infelizmente, as universidades aqui não oferecem bolsas de estudos para estrangeiros que queiram vir viver no Canadá. :(

      Para vir para cá é preciso enfrentar um processo de imigração e sim, tem muita burocracia, muitos formulários para preencher, tradução de diplomas, cartas de referencia e uma lista enoooooorme de exigências.

      Dá um trabalho enorme mesmo!

      Além disso, é preciso fazer uma prova de ingles, que é o IELTS e ter notas boas ou, preferencialmente, ótimas! :)

      Você encontra informações sobre os centros que aplicam a prova online, mas fique atenta porque o resultado só é válido por dois anos.

      O melhor lugar (atualizado) para pesquisar tudo direitinho sobre como vir morar no Canadá, é o site do Consulado do Canadá em São Paulo.

      O link é esse aqui: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/index.asp

      Boa sorte para vocês! É uma longa e dura caminhada, mas vale a pena cada segundo!

      Abs da Dupla

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like