Mudando para o Canadá com crianças: Daycare. Quanto custa???

by - domingo, março 15, 2015

Crianças no Canadá:  daycare (creche)

Eu tinha prometido um post para vocês falando de preço de condomínio,  aluguéis e de imóveis em geral.  O post até está pronto (morram de curiosidade.....hahaha) mas.... eu recebi um pedido para falar sobre daycare.  Considero esse assunto importante,  então resolvi publicar sobre daycare primeiro, ok?  Quem quiser saber sobre condomínio, etc aguarde o próximo post, por favor! :)

Escola pública em Burnaby, na Grande Vancouver, Canadá.  Preço?  Leia o post.....   :) 

Atendendo a um dos meus onze leitores que quer saber quanto custa um daycare em Vancouver:

Realmente, custo de vida é uma preocupação para as  pessoas que estão vindo para o Canadá.  

Caso você esteja vindcomo Permanent Resident, ou com working permit, ou  para cursar um College... se você tem filhos você com certeza está preocupado com o gasto que terá com as crianças, não é mesmo?

Uma coisa é vir solteiro, ou um casal sem filhos, e outra bem diferente é vir com crianças...  As crianças pesam na balança, especialmente se elas têm menos que 5 anos e os pais precisam trabalhar.

Conforme muitos já sabem, a Dupla é jurássica (kkk)  e já passou por essa "problemática"  de filhos pequenos ainda no século passado....  rsrsrsrs

Então o que fiz???

Fui à caça de informações, para atender aos queridos leitores!!!   :)

Lembrem-se que esse blog não tem fins lucrativos, anúncios aqui ou no YouTube,  nem PN...  O único objetivo é retribuir a Graça alcançada (Graça para a Dupla foi poder sair do Brasiu-iu-iu __  sorry aos pa-tro-pi de plantão...).  Então... se você quiser compartilhar o post no seu Facebook ou no Twitter pode fazer sem medo porque a Dupla não terá nenhum  benefício financeiro com isso, só mesmo a fama.... hahaha... e ... YES... a Dupla adora a fama!!!  kkkkkk

Então vamos lá.  Quanto custa escola e daycare em Vancouver???

Aqui funciona assim:

Escolas para crianças que têm mais de  5 anos:  grátis!  Claro, há as particulares, como em qualquer lugar do mundo, mas a esmagadora maioria das pessoas coloca os filhos na escola pública porque a qualidade de ensino e as instalações são excelentes.

Tem até aquele ônibus escolar amarelo, que você já viu em tudo que é filme americano. Aqui é igualzinho, o ônibus recolhe e entrega a criançada e a designação de "qual escola"  é função da rua em que  você mora (daí a importância de você escolher a escola que quer,  e a partir daí escolher onde vai morar, caso tenha tempo / disponibilidade para isso).

A escola pública aqui é igual ou melhor às melhores escolas particulares do Braziu-iu-iu.

Ou seja, se seu filho tem mais que 5 anos, e você não pretende ter outros filhos, pode parar de ler esse post agora.  Mas... como pode pintar um bebê Canadense, depois que vocês estiverem aqui namorando enquanto comemoram a chegada no Canadá, eu se fosse você continuaria lendo o post.... just in case....  rsrsrsrs

Se a criança tem menos de 5 anos, ela pode ir para o daycare.

dois tipos de daycare:  O daycare profissional e o daycare familiar.

Daycare Profissional:
Para crianças entre 18 meses e 3 anos. O horário é de 7 às 18 horas.  Os pais mandam o almoço e o daycare fornece o lanche da manhã e da tarde.   O preço é de aproximadamente 1200 dólares canadenses por mês.

Em geral,  cada turma tem 16 crianças.

Daycare Familiar:
Há uma  pessoa que toma conta das crianças na casa dela.  Não pensem que porque é "familiar"  é alguma zona.  Nada disso.   Isso aqui é Ca-na-dá, tudo é sério, tudo é organizado.  A pessoa  para ter um daycare familiar, passa por uma fiscalização do governo, tem cursos que permitem que exerça a atividade e tem um certificado para funcionamento.

O  preço é praticamente o mesmo do daycare profissional, entre 1000 e 1200 dólares canadenses por mês.
A  limite de crianças num daycare familiar varia,  tendo sete crianças como limite máximo.

O que leva os pais a escolhem um daycare familiar x  daycare profissional?
Alguns preferem os filhos acompanhados de  um menor número de crianças. Nesse caso o daycare familiar atende melhor a essa exigência. pois tem o limite de crianças é menor.

Pode ser ainda que os pais preferiram  o  daycare profissional, mas não encontram vaga.  Há em geral longas filas. A Dupla entrevistou uma das mães que entrou na fila de um daycare profissional quando estava grávida de 3 meses, para poder garantir a vaga!

Então... quando não há vagas no daycare profissional, o daycare familiar pode ser a solução.

O daycare familiar pode oferecer uma maior flexibilidade.  É possível combinar para que o almoço seja fornecido pela creche ao invés de ser levado pela criança.  Claro, nesse caso haverá uma alteração no preço mas representa também uma preocupação / trabalho a menos para os pais!

A Dupla entrevistou a proprietária de um daycare familiar.  Pessoa adorável, com formação em  psicologia. Aquele tipo de pessoa que você olha e vê que é apaixonada por crianças. Com certeza, uma excelente opção de daycare familiar em Vancouver! 

Ou seja, decidir entre daycare profissional e daycare familiar, é uma tarefa que caberá aos pais.  A Dupla recomenda que visitem várias instalações, conversem com os responsáveis pelos estabelecimentos, vejam as crianças, conversem com outros pais, etc etc etc....   Todos os mesmos cuidados que vocês teriam ao escolher uma creche no Brasil.

Acima de 3 anos:
Para crianças acima de  3 anos (alívio!!! alívio!!!!),  o preço do daycare passa para 800 dólares canadenses e o esquema se repete: Os pais mandam o almoço e o daycare fornece o lanche da manhã e da tarde.

Uma coisa interessante, é que as crianças aqui, com dois anos já fazem passeios!!!! A Dupla entrevistou uma das mães que passou pela experiência de deixar o lindo filhote dela fazer um passeio com o daycare,  onde ele andou de skytrain e seabus "sozinho" com a turminha!!

A minha entrevistada,  como boa mãe brasileira (rsrsrs), ficou bem preocupada mas relaxou quando viu que foram várias professoras acompanhando a turma, e que no passeio a divisão era de duas crianças por professora!  Melhor ainda foi ela notar que o filho amou o passeio com os coleguinhas!!!

As crianças aqui no Canadá são criadas de forma muito independente, o que acaba sendo muito bom para o desenvolvimento delas.  É claro que a cultura do brasileiro é diferente, somos todos mais protetores, mas com o tempo vai-se assimilando a cultura local, o que sem dúvida será ótimo para o desenvolvimento dos pequenos.

Vejam vocês a parte feminina da Dupla....   nunca montei a cavalo... nunca pulei de asa delta... sendo filha única tudo que eu ouvia é "não faz isso porque é perigoso", "não faz isso porque você vai morrer",  "não faz isso porque você vai se machucar"... olha no que deu:  Uma p&^%   cagona!  Tenho medo até de barata!!!  kkkkk

Então... no Canadá seu filho aprenderá a ser independente, e isso vai ser muito bom para ele e para você também!  :)

Além das daycare, há mais um serviço para as crianças que já estão na escola.  Como o horário da escola é de 9 as 15 horas, alguns pais precisam que as crianças recebam supervisão de alguém entre 15 e 18  horas, ou ainda entre 7 e 9 horas ou ambos.  Então pode ser contratado um serviço (este particular) que apanha a criança em casa, fica com ela até o horário da escola e entrega a criança na escola.

Ou ainda, os pais levam a criança para a escola pela manhã e este serviço apanha a criança na escola às 15 horas  e fica com ela na parte da tarde,  até que os pais retornem do trabalho.

Todos esses serviços, embora particulares, são supervisionados pelo governo. Seu filho não vai ficar na mão de nenhum doido dirigindo uma "van-desenfreada"  e depois ficar sentado na  frente de alguma  TV num cubículo qualquer. Isso simplesmente não existe no Canadá.  Aqui as coisas são sérias e funcionam muito bem!

Está com alguma dúvida?  Manda um comentário que a Dupla responde e se não souber a resposta vamos entrevistar nossos colaboradores (rsrsrs) e contar tudo para você!

Quanto você gasta de creche no Brasil?  O que a creche oferece?  Como são as refeições?  Conta pra Dupla e vamos descobrir mais diferenças entre o Brasil e o Canadá! :)


P.S.:  Às queridas amigas que me ajudaram dando informações para este post, meu super thanks!!!   Vocês sabem quem são! 


Novidade! Update em 2017, colocando aqui o meu LinkedIn  Vamos nos conectar? Sempre bom contactar pessoas de mesmo interesse!   https://www.linkedin.com/in/mariaceciliateixeira/

87 comentários

  1. Ola...muito bom o post! Acompanho vc's a bastante tempo e curto muito o que escrevem! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita! Na próxima vez que visitar o blog, se não se incomodar, deixe a sua inicial. Assim vou conhecendo melhor os meus leitores anônimos! rsrsrs

      Abs da Dupla

      Excluir
  2. Olá Dupla,
    Estou ansiosa pelo post sobre os preço de condomínio, aluguéis, imóveis, etc!!
    Abraço,
    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E!

      O post está pronto no forno. Vou aguardar mais leitores passando por aqui e comentando no blog, para notar que o trabalho da Dupla está surtindo resultados! rsrsrs

      Abs e até breve com o post novinho em folha! haha

      Dupla

      Excluir
  3. Nossa muito obrigado pelo tão rápido retorno, Deus t abençoe. Ficou muito bem explicado agora é segurar a ansiedade e aguardar dez chegar.

    Bjs Si.

    ResponderExcluir
  4. Olá Si,

    Que bom que gostou! O post foi feito com muito carinho! Aguarde os próximos!

    Sucesso para vocês e até breve!

    Abs da Dupla

    ResponderExcluir
  5. Você pode indicar esse daycare familiar que vocês entrevistaram a dona? Vamos com a nossa filha que vai ter 3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vica!

      Claro, posso sim e vc vai gostar demais dela! Faz um favor para mim: manda um email para dupla "ponto" canadense "arroba" gmail "ponto" com e eu te dou o contato dela. Que bom que estão vindo! Vão AMAR Vancouver!!!! :)

      Abs

      Cecilia

      Excluir
  6. Olá, estou iniciando o processo de PR com eu esposo e dois filhos (menina de 6 anos e menino de 1 ano e 6 meses). Estamos muito tentados em ir para Vancouver (principalmente pelo clima, pois não sei se me adaptaria a um frio de -30oC). Enfim, cheguei ao seu blog por acaso e amei este post em especial. Espero conseguir a minha PR logo, e se isso acontecer com ctz entro em contato com vcs para podermos nos conhecer quando estivermos nas terras geladas! :) Bjos KC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns KC!

      Vão adorar tudo aqui!!! As crianças vão poder andar de bicicletinha por aí sem risco de ouvirem um “perdeu”! :)

      Que bom que gostou do post! Espero que encontrem a melhor cidade para vcs, embora qualquer cidade no Canadá será sempre 10000 melhor do que no Brasil! :)

      Boa sorte e qualquer coisa grita que a Dupla tá por aqui! :)

      Excluir
  7. Olá Dupla, excelente blog! Todas as informações super úteis! Mas tenho uma dúvida que não consegui achar resposta... Irei para Toronto e minha esposa ira fazer um college e levaremos dois pimpolhos lindos com 5 anos. E sei que o horário de aula para eles será das 9 às 15 hrs. Mas e depois desse horário? Como fica? Exsistem opções na escola para eles ficarem depoisdesse horário? Sabe me dizer em média os valores cobrados para cuidar deles até as 18 hrs??

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joaquim!

      Obrigada pela visita ao Blog e por estar de mais quase prontas para o Canadá! Então... as crianças entre 15 e 18 horas poderão ficar na escola (dependendo da escola) e aí vc paga pelas 3 horas diárias; ou vc pode contratar uma nanny, normalmente uma estudante, que poderá pegá-los na escola e ficar com eles em casa até vcs chegarem.

      Li há algum tempo atrás que essa estada “extra” na escola custa em torno de 900 dólares por mês, mas vc teria que indagar na escola que eles vão frequentar se esse serviço é oferecido. Se optar pela acompanhante, vc deverá pagar em torno de 14 dólares por hora, o que vai dar mai sou menos na mesma no final do mês, mas talvez seja mais interessante pq quando vcs chegarem as crianças já estarão em casa, de banho tomado, etc.

      Boa sorte para vcs! Vcs vão gostar demais do Canadá! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
  8. Interessante!
    o daycare é praticamente o mesmo preço do BR.. (apenas o preço, não o serviço)... rss

    ResponderExcluir
  9. Ola queria agradecer por manter blog ativo , ajuda muito a acompanhar todas as informações sobre este maravilhoso local . Tenho uma dúvida que pode ser talvez adiantada , estou indo fazer um college e tenho quatro filhos dois tem 3 anos tenho um de 2 anos e outro de 5 anos , eles podem ficar em casa e o mais velho ir para a aula ? E qual a opniâo que vc me dá como um imigrante de grande família .
    Obrigado

    Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Souza!
      Obrigada pelo elogio ao Blog da Dupla!
      Parabéns! Que filharada, hein? A Dupla tem três mas já estão prá lá de crescidos... thanks Lord! haha
      Quanto à sua pergunta, os menores poderão sim, ficar em casa, seja na companhia de um de vcs ou de um adulto responsável.
      O mais velho irá para a escola e por isso recomendo que você, antes de se comprometer com um local para morar, faça uma pesquisa entre as escolas da região.
      Boa sorte e welcome ao Canadá! Espero que sejam muito felizes aqui e que não queiram voltar para o Brasiu-iu-iu!

      Abs da Dupla

      Excluir
  10. Parabéns pelo post, Dupla! Tenho pesquisado bastante sobre escola para crianças maiores (7, 9 e 12 anos) em Vancouver.Chegaremos aí em julho/2016. Não achei quase nada. Seria interessante um post de como seria escola, transporte, alimentação e como conseguir vaga para essa faixa etária? Quem devemos procurar ao chegarmos aí? Qual a documentação necessária?
    Eu sei que são muitas questões. Rsrsrs. Não só neste post, né? Ficarei muito agradecida se responder. Abç, MC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar o assunto e escrever um post a respeito. Aguarde!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  11. Ola Dupla
    queremos em breve estar no Canada para fazer College. Gostaria de saber se nesse caso a escola tb é gratuita

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, seu filho poderá ir para escola. Vocês precisarão solicitar uma autorização de estudo para que seu filho estude no Canadá. A educação é responsabilidade das províncias e vocês poderão ou não ter que pagar pela escola. Isso irá depender da política da província escolhida para o College. O ideal é vcs irem no website da província escolhida e lá terão as normas.

      Excluir
  12. Perfeitoooo!! Amei o post!
    Já havia procurado muito na internet, mas esse assunto é pouquíssimo explicado!
    Mas ainda tenho uma dúvida que está me tirando o sono... Vamos para o Canadá fazer um college em abril ou setembro (a decidir em função da resposta a essa pergunta... olha a responsa, hein! rs)... Meus três pequenos terão essas idades em ABRIL: 6 anos / 1,5 ano / 2 meses. A questão é: com quantos meses já posso deixar meu menorzinho no daycare?
    Aqui no RJ é a partir dos 3 meses (o que já me parte o coração, mas acaba sendo necessário).
    Ah, e dá pra confiar mesmo em daycare familiar? Vc deixaria um bebezinho pequenininho assim lá??
    Só mais uma... os preços que vocês citam é de tempo integral certo? Meio período custa quanto em média?
    Muito ansiosa pelas respostas!
    Vou ficar muuuuuito grata"!
    Obrigada! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloísa,
      A Dupla já enviou email para a proprietária de uma ótima daycare aqui em Vancouver e assim que ela nos responder a genet volta aqui para colocar a resposta, ok?
      Aguarde! E fiquem ligados na “Rádio Dupla”..... hahaha

      Abração, sucesso e parabéns pela brilhante decisão de criar as crianças num local com segurança e MUITA qualidade de vida!!!!! :)

      Dupla

      Excluir
  13. Ola Dupla! Cheguei no blog ontem e estou lendo (e adorando) td de uma vez. Estou tentando convencer o marido a emigrar e enquanto isso vou pesquisando. Como iremos com 2 filhos pequenos, esse post foi ótimo!!! Vc consegue dizer como eh o período escolar ai (qt tempo de ferias, se as escolas costumam enforcar feriados...) e como as famílias onde ambos os pais trabalham lidam com isso (se eh comum conseguir alguém pra cuidar, ou férias/licenca no trabalho no mesmo período, ou colonias de ferias...)? Obrigada, bjssss cariocas

    Os: Aqui no rj pago entre 1500 e 1800 pra escola de cada um, e pago alguém pra ficar com eles nos dias em q as ferias deles ultrapassam as nossas. Pesado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Demorei um pouco para publicar seu comentário porque eu não sei responder à perguntas então "pedi ajuda aos universitários" (como fazia o Silvio Santos) mas ninguém ainda me respondeu. Pelo visto, quem tem criança pequena não tem muito tempo para usar a internet!

      Assim que souber a resposta eu posto aqui, ou, eventualmente crio um post novo para poder ajudar à mais pessoas.

      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Saindo um post HOJE em sua homenagem. Espero que ajude! :)

      Excluir
  14. Boa noite tudo bem? esse preço de creche 1200 tbm para Burnaby ? será que consigo um preço melhor? muito grata

    ResponderExcluir
  15. Boa noite Esse valor 1200 eh para Burnaby tbm? será que consigo um preço melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza,

      Não sei te responder mas espero que algum (a) leitor (a) passe por aqui e te responda. Pelo que ouço falar, o preço é mais ou menos uniforma na Grande Vancouver, mas será melhor vc confirmar.

      Abs e sucesso!

      Excluir
  16. Boa Noite Dupla Canadense!!

    Ameiii as informações..rs
    Minha pergunta é a seguinte: Estou indo ano que vem para Calgary, e vou com minha filha de 14 anos, e outro pequeno de 3 anos.
    Vocês saberiam me dizer, a partir de qual idade minha filha poderia ficar com o menorzinho?? 14, 16, 18??
    Obrigada!!!

    ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei te responder... que pena! Mas estou deixando seu comentário aqui na esperança e expectativa que algum leitor da província passe por aqui e responda.

      Abs da Dupla e obrigada pela visita! :D

      Excluir
  17. Adorei o post! Eu e marido estamos nos planejamentos pra imigrar. Toda vez que penso na saudade que terei da família, ligo a tv. O Rj tá muito difícil, além do calor insuportável kkkk. Agora tbm tenho a dupla pra me manter motivada! Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Mais uma família inteligente saindo do Brasiu-iu-iu e planejando ter qualidade de vida! :)

      Obrigada pela visita!

      Abs da Dupla

      Excluir
  18. Bom dia! Conheci o blog hoje através de uma pesquisa pois eu e meu marido estamos com planos de ir para o Canadá junto com nosso bebê de quase 2 anos. Foi bastante útil esse post. Realmente AMEI!
    Posts falando em família falta bastante.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  19. Olá Dupla! Adorei o post! É difícil encontrar informações sobre escola para as crianças. Vamos para o Canadá para College tenho 2 filhos eles estarão com 5 e 8 qdo formos. Seria muito interessante saber mais sobre as escolas disponíveis em Vancouver, localização, documentos necessários, horário, etc.
    Obrigada pelas informações!
    D D

    ResponderExcluir
  20. Olá, bom dia!! Adorei as informações, porém tenho uma grande dúvida que não consegui tirar aqui no consulado, vejam se podem me ajudar... eu gostaria de abrir um Daycare profissional em Victoria BC, já vi o site oficial do governo, pareceu bastante simples, porém não menciona nada sobre um imigrante ter o Daycare, não especifica que tipo de visto eu devo ter... enfim... vou com minha filha de 3 anos em 2017, como já trabalho na área de educação, acredito que seria um ótimo começo pra mim e minha família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada nesse PDF, pode ser útil. http://www.health.gov.bc.ca/library/publications/year/2008/Child_Care_Licensing_Regulation.pdf

      Vc só poderá abrir um Day Care se tiver todas as certificações exigidas pelo Governo do Canadá e todas as outras exigências que eles fazem (são várias) e terá que estar aqui como Permanent Resident. Não vai servir nenhum outro tipo de visto (turista, estudante, etc). De posse do PR em mãos é que vc deverá fazer os cursos necessários, estágios, etc para a partir dai ter a sua própria Day Care. O documento anexo traz bastante informações.

      Boa sorte!

      Abs da Dupla

      Excluir
  21. Olá Dupla, estava fazendo pesquisas e encontrei o blog de vcs e adorei, já li vários posts e achei todos muito interessantes. Eu e meu marido temos uma bebe que vai completar 1 ano, eu sou professora de inglês no Brasil e gostaria de perguntar algumas coisas. Primeiro já li o post das profissoes e trabalhos no Canadá e entendi que independente de tudo terei que tirar certificados para atuar aí. Adoro crianças então pensei em talvez trabalhar em alguma Daycare, gostaria de perguntar sobre quais cursos seria importante eu procurar para trabalhar com isso e se por acaso eu poderia colocar a minha bebe na mesma daycare onde e se eu conseguir trabalho. Desde já agradeço, irei seguir a dupla.
    MO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada pela visita ao Blog da Dupla e por passar a nos seguir! :)

      Dá uma olhadinha nesse material.. [pode ser útil para vc: http://www.health.gov.bc.ca/library/publications/year/2008/Child_Care_Licensing_Regulation.pdf

      Boa sorte!

      Abs da Dupla

      Excluir
  22. Olá Dupla, parabéns pelo post!! É difícil encontrar informações para quem vai imigrar com família. Eu gostaria de saber se podem me ajudar a tirar uma dúvida que não encontro em nenhum lugar, se eu tiver um visto de trabalho válido posso abrir meu daycare family? Meu marido está tirando visto de estudante para fazer college e de permissão de trabalho posterior e eu consequentemente terei o visto de trabalho, mas hoje eu já trabalho com crianças e gostaria de continuar dessa forma. Vou para Victória - BC vi no site oficial do governo todos os detalhes, mas lá não fala nada sobre um imigrante poder abrir ou não... Obrigada Léia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu encontrei esse manual para ter um daycare mas é para a província de Ontario. Embora cada província aqui tenha suas próprias leis, há sempre uma "espinha dorsal" que é válida para todas. Espero que ajude a vc olhar as regulations ou que as palavras-chave do manual de Ontario sirvam para vc encontrar informações mais precisas sobre B.C..
      http://www.cbo-eco.ca/en/index.cfm/starting/how-to-start-a/how-to-start-a-daycare-in-ontario/

      Boa sorte!

      Abs da Dupla

      Excluir
  23. Olá Dupla,
    Muito bom o post, mas eu tenho uma pergunta atípica.
    Nossa filha tem 5 anos e fará 6 em setembro 2016. Pretendemos ir para que eu faça aulas de agosto 2016 a janeiro de 2017 de general english (pensando em um futuro próximo aplicar para um college) e me disseram que a minha filha de 5 anos precisa ir para escola, pois como fara 6 anos no canada, ela estaria em idade escolar. tens alguma info sobre?

    obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Xi... Não sei te informar! Nem sei se filho de estudante de curso de inglês tem direito à escola..... O que eu aconselho a vcs é telefonar para a escola em q vc vai fazer o curso, ou melhor ainda mandar um e-mail detalhado com todas as perguntas (porque assim fica tudo registrado), e aguardar o que eles vão responder à vcs.

      Façam TODO o esforço possível. A vida aqui é INFINITAMENTE melhor e seu filho vai te agradecer a vocês da inteira!!!!

      SUPER boa sorte para vcs! Estou torcendo daqui para que todos os sonhos se realizem!!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  24. Oi, tudo bem?
    Acabo de ler seu post, amei!

    É difícil achar postagem positivas sobre emigração com filhos pequenos! Parabéns!

    Bom, como sabe, nosso país está ainda mais difícil e estamos começando a pensar na mudança para Vancuver!


    Pretendemos fazer um College (2 anos).


    O que você considera primordial saber? Para começar esse plano e continuar, começamos e desistimos desse projeto fazem 10 anos! ��

    Gostaria de saber qual seria o meu gasto total com 2 Colleges , day lacre para uma criança, moradia, transporte, despesas gerais.

    Pode me ajudar?

    Obrigada!


    Abs., Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natalie,

      Obrigada pela visita ao Blog. Posso dar um puxão de orelha???? É bem intencionado e só quero ajudar.

      Sabe o que é?

      É que brasileiro tem mania de querer tudo de mão beijada. Tipo assim: tem uma placa informando alguma coisa mas as pessoas no Brasil não resistem, fazem questão de ir no guichê perguntar.

      Tipo você vai fazer matrícula na faculdade ou no colégio das crianças, tem um cartaz com "documentos necessários para a matrícula " mas as pessoas não resistem e não se contentam em ler, Elas têm a necessidade intrínseca de ir no guichê (se tiver fila melhor ainda, brasileiro adora fila), enfim, as pessoas "precisam" ir no guichê perguntar,

      No Canadá é diferente, As informações estão todas disponíveis, em 99% dos casos tudo é publicado na internet pelos órgãos oficiais.

      Então.... quem quer emigrar tem que começar a "fazer o dever de casa" e começar a pesquisar (muito) os sites oficiais do governo.

      Quer fazer Colkege? O preço vai depender de qual College vc vai se matricular. Opção? Monte uma tabela e pesquise detalhadamente cada website de cada College e veja quanto custa, o que está incluído e o que não está.

      Para cada College desses, vá nos sites de aluguel de imóveis e pesquise os preços na região. Você vai se surpreender com a variação de preços entre bairrtos numa mesma cidade, e entre diferentes cidades e entre diferentes províncias.

      Despesas com transporte? Vai depender de onde você vai morar. Se for morar na mesma rua do College não vai gastar nada pois irá à pé. Se for morar muito longe do College vá no site do transporte em Vancouver, por exemplo, e verá as tarifas para cada zona da cidade.

      Não acredite em "fórmulas prontas" nem em alguém que diga que você vai gastar "x" ou "y". Quem precisa descobrir os números é você, e para isso você tem que montar vários "cenários", varias tabelas, e decidir pelo que parecer melhor.

      Desejo super boa sorte e não me leve a mal, ok? É porque são inúmeras as pessoas que querem uma resposta para cenários que podem ser totalmente diversos e não querem ter o trabalho de se dedicar 18 horas por dia durante meses e meses (sim, era o tempo que eu ficava no computador para pesquisar t-u-d-o a respeito do Canadá).

      Abs da Dupla

      Excluir
  25. Ótimo post!
    O preço é bem salgado... no meu caso, um fez 3 anos e outro está por chegar...
    Ouvi um podcast que neste caso, talvez seja melhor um dos cônjuges ficar com as crianças. Exceto se receber renda suficiente para arcar com estes custos...
    Parabéns pelo bom humor na postagem.

    ResponderExcluir
  26. Dupla,

    Amei o post e apesar de achar meio salgado o valor, sei que o serviço vale muito a pena. Tenho um bebê de 2 meses e a nossa programação é ir quando ele tiver em torno de 1 ano e meio.
    Obrigada pelas informações, pois foram muito úteis, continuarei acompanhando o blog.

    Cys.

    ResponderExcluir
  27. Dupla,

    Amei o post e apesar de achar meio salgado o valor, sei que o serviço vale muito a pena. Tenho um bebê de 2 meses e a nossa programação é ir quando ele tiver em torno de 1 ano e meio.
    Obrigada pelas informações, pois foram muito úteis, continuarei acompanhando o blog.

    Cys.

    ResponderExcluir
  28. Olá Dupla,

    adorei o post, pode ter certeza que estão com mais 1 leitor.
    Estou muito querendo passar uma temporada no Canada. Melhorar meu inglês, colocar na bagagem uma boa experiencia internacional e fazer alguma especialização em minha área de formação acadêmica.
    A principio, pretendo ir inscrito em um Colege, no programa de visto "Work and Study", contudo só poderei trabalhar 20 horas por semana, neste programa, minha esposa tem direito a trabalhar em período integral, contudo, meu filho está com 3 meses, e não estava em meus planos aguardar 2 anos e 9 meses para realizar este sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venham logo!!! Talvez uma Au Pair possa ser uma opção para vcs?
      A partir de 3 meses creio que vocês encontrarão uma Day Care ou uma pessoa de confiança para olhar o bebê enquanto não estão em casa.

      Desejo super boa sorte!!!!

      Aba da Dupla

      Excluir
    2. Abs (saiu "aba"..,, essa Siri é fogo! 😍)

      Excluir
  29. Adorei o post! Infos muito válidas! Obrigada! Estamos decididos a sair do Brasil.. Mas ainda estamos decidindo entre Australia e Canadá (temos medo do frio.. rsrsrsr) Essa questão da escola é um diferencial.. Na Australia só paga.. e bem salgado! Temos dois filhos.. uma de 6 e um de 3!

    ResponderExcluir
  30. Olá Dupla, obrigada pelo retorno.
    Fica tranquila, eu concordo com você!
    Já havíamos pesquisados passo-a-passo na internet, mas como não conhecemos ninguém que está no Canadá, gostaria de saber a sua percepção... De repente não é bem o que se pesquisa na internet, não é mesmo?
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  31. Olá Dupla,
    Meu filho tem 3 anos e 7 meses e chegarei em Vancouver em março. Vcs recomendam day care ou preschool? O segundo é muito difícil para conseguir vaga.
    Agradeço a atenção e qualquer ajuda será bem vinda.
    Tks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Caciane,

      Obrigada pela visita ao Blog. Mande um e-mail para Dupla.canadense@gmail.com e eu te respondo com indicação. A pessoa que entrevistei para o post pediu para não deixar i contato público por questão de privacidade.

      Abs e boa sorte! Vai amar Vancouver! :)

      Excluir
  32. Olá Dupla. Passo horas e horas me debruçando sobre o sonho Canadense e quando pensei que estava tudo mais ou menos acertado vejo que os Daycare ai são bem salgados. Veio meio que como um balde de agua fria pois vou fazer college e meu marido vai trabalhar . Entao mesmo o College nao sendo o dia inteiro vou precisar de uma ajuda com o baby( que nascerá em abril). Minha preocupaçao se dá pq mesmo entrando nos sites oficiais de Toronto não consigo ter uma visão exata dos preços e não acho informações sobre preços e opçoes mais em conta. Tenho medo de chegar em Toronto e me espantar com os preços ou não achar uma vaga. Meu filho estará com apenas 5 meses. Oq vc recomenda ? Muito obrigada e aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LVR!

      Obrigada pela visita ao Blog. Sim, as Day Care com esse Real desvalorizado e a cotação do dólar americano acima de 4 reais faz com que a vida de quem está começando no Canadá ficar mais difícil/ mais cara.

      Pesquisei o assunto para vocês, e espero poder contribuir um pouquinho para tentar responder. Os preços em Toronto são similares aos de Vancouver, me parece.

      O artigo abaixo faz a comparação de preços em diferentes províncias, e fala bastante de Toronto.

      Não desanimem! Todo sacrifício é válido em busca de maior qualidade de vida!!!

      http://www.cbc.ca/beta/news/canada/toronto/daycare-costs-1.3358681


      Abraços e ficamos torcendo para dar tudo certo!!!

      Excluir
  33. Ola. Obrigada pelas informações. Diante disso so vou depois que minha filha completar 5 anos (julho de 2017)...kkk. Vou fazer um posdoc em Vancouver e vou levar minha filha e marido. Espero contar com sua ajuda de sempre. Aguardo pelo post dos alugueis, quero saber se com o salario que ganho da para sobreviver.

    ResponderExcluir
  34. Prezados, bom dia.
    Eu e minha esposa estamos pensando seriamente em mudar para o Canada a partir de Abril desse ano, pelas questões de facilidade do visto a partir de março. Temos uma filha de 04 anos, que completa 5 anos em setembro. Poderiam nos dar dicas, sobre tudo que puderem comentar para nos ajudar nesse processo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!

      Obrigada pela visita ao Blog da Dupla! Não faço ideia de que visto vai mudar agora em março e também não fazia (não faço ) ideia de que o visto agora sai tão rápido então não posso comentar.

      Quanto a dicas para mudança, procura de imóveis, etc etc etc você vai ter que gastar um tempinho lendo os posts antigos aqui desse Blog e procurar outros blogs também. Tem muita informação útil por aí!

      Boa sorte para vocês!

      Abs da Dupla

      Excluir
  35. Olá
    Adorei seu post e gostaria de uma ajuda se for possível.
    Eu e meu marido queremos ficar um semestre em Toronto para estudar e temos um filho de 5 anos, tenho duas opções para visto: ir como turista ou tirar o visto de estudante para o curso de 26 semanas.
    Pergunto: se for como turista, consigo colocar nosso filho na escola somente neste semestre que estaremos aí?
    Se for como estudante, consigo escola gratuita?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive olhanfo o site do Governo e pelo que entendi as crianças só têm direito à escola quando os pais têm visto de estudo.

      Mas, não tenho certeza. Está me parecendo que vcs terem o visto de estudante é melhor para vcs. Recomendo um telefonema para o Consulafo do Canadá em São Paulo para esclarecer (eles são super atenciosos lá).

      Nesse link vc também vai obter várias informações (é site oficial do governo). Não sei qual o domínio de vcs no inglês, mas se tiverem dúvidas usem o Google translate para cada página.

      O link é esse aqui: http://www.cic.gc.ca/english/study/study-who.asp

      Boa sorte!

      Abs da Dupla

      Excluir
  36. olá Dupla, um ano depois da postagem me deparo com esse texto magnifico de vcs!
    Acabaram de ganhar uma ávida leitora! rsrs

    Mas enfim, eu e meu esposo estamos com planos de ir para o Canadá, especificamente para Winnipeg (Manitoba), em 2 ou no máximo 3 anos.
    Eu sou bem corajosa, então meus planos são de ir ficar até o tanto que der, quem sabe um segundo filho por aí e uma residencia permanente sabe... mas enfim, nossa filha estará com quaaase 5 anos completos, e aos poucos estou introduzindo a língua inglesa no dia a dia dela, pra ela se acostumar mesmo e não chegar totalmente leiga por lá... Meu inglês não dos melhores, mas dá pra me virar bacana, estou voltando pro curso agora no mês de março. Meu esposo em compensação, uma tristeza com outra língua que não seja a dele.. kkkk

    Mas o que eu quero saber mesmo é: somos formados, ele em administração com enfase em finanças, e eu em ciências contábeis, um vai com visto de estudante (provavelmente eu) para trabalhar pelo menos part time e ele com visto de trabalho. A pequena ficará na escola. Li em um comentário acima que os pais devem ter visto de estudantes para colocar os filhos na escola, no nosso caso, que um será de trabalho e outro de estudante podemos matricular ela também?

    Mas antes de ir, estamos planejando ir para conhecer tudo, ver se vamos gostar mesmo, vamos passar 2 semanas em um hotel e vamos ás ruas, procurar apartamentos, olhar os mercados, móveis para a casa nova, observar nossa filha brincando com outras crianças no parquinho... coisas do tipo.

    Saindo um pouco do assunto de escolas e day care, depois de tudo isso que eu falei, sabe se teria como conseguirmos a imigração, uma residencia permanente no Canadá??

    Abs, e pode apostar que vou aparecer muito mais vezes!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ao Blig!

      Que bom que estão planejando morar no Canadá! Aqui é bom demais!

      O melhor lugar para você saber todos os detalhes para a imigração é no site oficial do Governo do Canadá. Tem tudo explicadisimo.

      Desejamos super boa sorte!

      Vou colocar o link em um novo comentário porque estou no iphone e não consigo abrir as duas janelas para copiar o link aqui.

      Abs da Dupla

      Excluir
  37. http://www.cic.gc.ca/english/ (Site com todas as informações atualizadas para o processo)

    ResponderExcluir
  38. Olá, como foi a adaptação da criança? Eu tenho uma filha de 5 anos que fala poucas palavras em ingles, eu achei que precisava colocá-la em alguma escola especial para imigrantes brasileiros.... Achei que a criança não conseguiria aproveitar nada sem saber ingles... Mas pelo seu excelente texto, parece que isso realmente não é necessário. Poderia comentar nesse aspecto por favor? Como foi a adaptacao das crianças em um ambiente escolar onde ninguém fala português?

    ResponderExcluir
  39. Oi Dupla, eu e meu marido, estamos estudando a possibilidade de nos mudarmos para o Canadá, Vancouver, ano que vem. Temos 3 filhos de 14, 10 e 8 anos. Me preocupo muito com as escolas, apesar de saber o quanto vai ser bom pra eles. Nessa faixa etária deles, é fácil conseguir escola quando chegarmos por aí?
    Obs: Adorei o blog de vcs, BJ.

    ResponderExcluir
  40. Olá Raquel,

    Não publiquei seu comentário pois como vc colocou seu email eu não consigo editar e imagino que vc não vá querer ele público! :)

    Obrigada pelas palabras e boa sorte para vc!

    A pessoa que tinha essa day care não tem mais, pois agora está trabalhando em outro lugar (creio que numa day care maior, mas não tenho o contato).

    Faça uma pesquisa on line e procure pelas que são oficiais, isso é, têm o “selo de garantia” (se é que podemos chamar assim) do Governo.

    Um beijo e super boa sorte!!!

    Dupla

    ResponderExcluir
  41. Olá Dupla, parabéns pelo Blog. Estou indo para Vancouver em jan/2017 para melhorar meu inglês, fazer umas entrevistas e conhecer a cidade para ver se a família da gostar.
    Gostaria de sua indicação para saber qual bairro em Burnaby é mais tranquilo e que fique perto da escola das meninas, uma de 10 e outra de 3 anos.
    Se puder ainda poderia me passar nome de escolas para que eu possa conhecer daqui do Brasil tbm.
    Obrigado.

    Vilela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vilela,

      Estou por fora de ranking de escola e tal porque a prole da Dupla não está mais em idade escolar... recomendo vc procurar o assunto em posts no Google, mas posts em ingles pois suas dúvidas devem ser as mesmas de outras famílias canadenses.
      Boa sorte e WELCOME to CANADA!!!! :)

      Excluir
  42. Olá Dupla...já conheço Vancouver e eu e meu marido ficamos apaixonados por tudo! E estamos fazendo várias pesquisas sobre qual melhor época ir, melhor college, etc...
    Pretendemos sair da rotina de SP e começar tudo again aí...saberia me dizer se eu tiver filhos em Vancouver, depois de feito college,ele nasce com a cidadania canadense mesmo sendo filhos de brasileiros? Essa hipótese seria enquanto não temos PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, baby será Canadense. OLHA QUE SORTUDO!!!!! :)

      Mas isso não “facilita” em nada a obtenção de PR ou cidadania para vcs.

      Bjjjs e boa sorte!


      Excluir
  43. Olá, adorei o post!
    Estamos nos mudando para o Canadá dentro de 4 meses, mas, até lá meu filho terá apenas 10 meses.
    Nenhuma das duas opções que você cita atendem minha situação, vc teria outra sugestão? Como as mães fazem com seus filhos menores de 18 meses?
    (imagino que a licença maternidade seja maior por aí, por isso, talvez, elas nao precisem de daycare antes dos 18 meses..)
    Parabéns pelo blog! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xi.... Dupla é Jurássica.... kkkk.... Estou por fora de como acontece com os babes pequenos mas vou procurar saber! :)

      Bjjjjs

      Excluir
  44. Olá, passei para agradecer pelas informações. Sou mãe de dois filhos pequenos e quero muito que eles cresçam em um lugar melhor e mais seguro e o Canadá é nossa opção preferida. Mesmo assim, sempre nos vêm muitas dúvidas sobre as partes práticas da vida em família fora do Brasil. Esse post me ajudou bastante nessas dúvidas, então, muito obrigada! Seguirei sempre a partir de agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba!!! Siga no novo website VancouverByLocals.com e também no Instagram @ceciliArchitect

      Bjjjjs

      Excluir
  45. Olá dupla, estou indo com meu marido e dois filhos (8 e 3 anos) para o Canadá e, estamos procurando lugares próximos à Vancouver com boas escolas e preço razoável para morar. Vocês indicam algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um post por aqui pelo meu blog exatamente sobre isso: Melhores lugares e bairros próximos a Vancouver e mais baratos. Siga a Dupla pelo Instagram @CeciliArchitect porque lá tem o link pro meu novo website oficial onde tem MUITA info sobre o Canadá!
      Abs e boa sorte!!!

      Excluir
  46. Olá Dupla!
    Eu vou com minha filha de 9 anos em 2016 e estava bem preocupada com essa questão pós escola ....no começo vou para intercambio então concilio os horarios mas depois será coisa de doido,com college e trabalho....bom saber que existe serviço que pega a criança na escola e fica nesse meio tempo!!!! Eu não estou mais casada, e minha maior preocupação é a minha pequena!Bjo e vou ler outras postagens @@@ Chegando agora no blog!
    Abraços!
    Drica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Drica!!!

      Vai dar tudo certo!!!!

      A vida aqui é BEM mais simples que no Brasiu-iu-iu.... :)

      Segue a Dupla lá no Instagram @CeciliArchitect porque tem sempre novidades aqui da terra....


      Bjjjjjs da Dupla

      Excluir
  47. Olá, estou querendo estudar inglês por 6 meses no Canadá, mas teria que levar minha filhota de 2 anos. Como não tenho visto de residência, não poderia matricula-la em nenhuma creche. Existem espaços informais de atividades para bebês / crianças que eu pudesse levá-la? Vocês conhecem? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Obrigada pela visita!

      Hmmm..... sei não..... espaço “informal” acho meio complicado aqui, porque tudo aqui tem sempre a questão da “liability” (processos, justiça, etc etc etc). Sinceramente não sei te responder, mas eu creio que você estudando deve ter direito sim, a matricular (e pagar) por uma creche. Talvez o melhor seja você consultar uma empresa de imigração / vistos e eles poderão te orientar melhor, ou até mesmo telefonar para o Consulado do Canadá em São Paulo e fazer essa pergunta para eles.

      Desejo super boa sorte!!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  48. Boa tarde,

    Li o post sobre as Escola para crianças, entretanto, procuro uma escola para fazer um intercâmbio de idiomas, que possa atender pais e filhos.

    Gostaríamos de ficar por 60 dias, e temos um filho com 6 anos que já fala inglês, pois estudou na Escola Canadense em Brasília.

    Será que existe alguma Escola, cursos de idiomas ou avulsos como um SummerCamp?

    Agradeceria receber uma resposta.

    Josias.

    ResponderExcluir
  49. Olá meus amigos!
    Tenho interesse em migrar com a família para o Canadá, minha preocupação é com as crianças também (claro).
    Tenho 3 jóias... Uma com 8 anos, outro com 6 anos, e uma pequena de 1,7 meses.
    Minha preocupação na verdade não é o tratamento e tal, por que sabemos que País de primeiro mundo a educação é diferenciada.
    Mas me preocupo com o aprendizado, já que eles não sabem o inglês... Isso não seria um problema para eles?
    Aguardo seu retorno!

    Um muito obrigado pela atenção... E Deus abençoe vocês.

    ResponderExcluir
  50. Eu quero ir pro Canadá tentar uma vida melhor e mandar dinheiro p Brasil. Sou mãe separada rsrsrs e tenho um menino de 4 anos, e cheguei a conclusão que não poderei arriscar mudar do país com ele, por isso vou deixa-lo no Brasil com meus pais e o pai dele, a fim de, por um tempo, até me instabilizado no Canadá, ir mandando dinheiro para eles e preparando as coisas para leva-lo comigo. Meu sonho. Mas estou comeco. Ainda há muito o que fazer esta ainda no papel rsrs . gostaria muito de mais informações, ajuda e tudo que puder para ter informações serias e eficazes para esse sonho se realizar. Quero e preciso dar um futuro digno p meu filho!! Farei o que for preciso para isso! Obrigada!

    ResponderExcluir
  51. Olá Dupla, sou um jovem estudante que estou para vir para o Canada ganhei uma bolsa de estudo de familia, a fim de fazer relações internacionais e gostaria de saber se por acaso eu e a minha companheira tivermos um filho que nasce no Canada, será que a criança tem possibilidades de ter a nacionalidade Canadense?

    Manuel da Costa

    ResponderExcluir
  52. Post maravilhoso! Tenho dois filhos e suas dicas são óteeemas! Quero ir pra Vancouver!

    ResponderExcluir
  53. As escolas no Canadá para criança de 5 anos são totalmente gratuitas?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like