"Com recibo" ou "sem recibo"?

by - segunda-feira, abril 13, 2015

Mais um artigo da série “Mil Coisas:  Diferenças entre Brasil e Canadá #35”

Está chegada a época de fazer a declaração anual de Imposto de Renda.  É hora de declarar quanto se ganhou durante o ano e também quanto foi gasto com médicos, dentistas, etc.... não é mesmo?

Pois é.... uma coisa que você vai notar que é MUITO diferente no Canadá do que acontece no Brasil é que aqui você nunca (eu disse NUNCA) vai ouvir do dentista ou do médico a clássica pergunta que a gente ouve a toda hora no Brasiu-iu-iu:

“Com recibo ou sem recibo???”


Claro.... porque no Braziu-iu-iu  se você quiser desconto, basta você responder ao médico que quer  “sem recibo”  e aí você deixa o cheque ao portador, sem cruzar, e este lindo profissional que te atende vai entregar seu cheque para algum doleiro,  e este doleiro vai transformar a grana em dólar e o dinheiro vai para fora do Brasil.  Os impostos???  Os impostos vão para a cucuia.

Aqui no Canadá a maioria dos médicos é “grátis". Digo “grátis”  porque  eles fazem parte da rede de atendimento do governo  e nós pagamos uma pequena quantia mensal (aproximadamente 65 dólares por pessoa) para ter direito a este atendimento.  Os médicos incluídos no plano de saúde do governo são o “family doctor”  (seria o “Clínico Geral” no Brasil)  e os especialistas para onde  “family doctor” encaminha o paciente quando encontra problemas mais específicos (como ortopedista, mastologista, etc).  Em qualquer um desses basta você apresentar a sua carteirinha de saúde emitida pelo governo e você não paga nada.


Mas.... existem os médicos que não fazem parte do “pool”  do governo, como os dermatologistas para assuntos estéticos (ou vocês acham que viver no Canadá significa viver sem Botox?  hahaha), e ainda os profissionais que têm “clínicas privadas” e realizam exames que também  são ofertados pela rede do governo mas que, se pagos de forma particular, são feitos “no dia seguinte”, ao passo que a fila para receber o mesmo exame grátis pode ser muito longa, chegando a vários meses de espera.

Então, se você tem os recursos e quer um diagnóstico “rápido”, você pode ir num desses médicos / clínicas particulares, pagar (em geral caro rsrsrs) e receber seu atendimento. 

MAS.....  em NENHUM desses lugares vão te perguntar se “é com recibo”  ou “sem recibo”!!!!    O recibo é entregue a você de forma automática e junto a  ele ainda grampeiam o canhoto emitido pela máquina do cartão de crédito para você guardar e no momento de prestar contas com o imposto de renda daqui você declarar essa despesa e pleitear um desconto no imposto a ser pago.

Mesma coisa com dentista.  Seja para tratamento, seja para uma simples limpeza (que aqui não é feita pelo dentista e sim pela higienista), em qualquer caso NINGUÉM vai te oferecer a possibilidade de “dar um jeitinho”,  de enganar o governo, de receber uma grana "não contabilizada”  para colocar em algum paraíso fiscal. Aqui vai ser com recibo sempre!

Sabe aquele coisa que existe no Rio de Janeiro (posso falar de onde eu morava, as outras grandes capitais deve ser a mesma coisa)...  Sabe aquela coisa de ser atendida pelo cirurgião plástico famoso, ou pelo dermatologista famoso e a atendente te passar o preço dos serviços em dólares ???  E eles até preferirem receber em dólar do que em cheque ao portador?   ESQUECE.

Aqui não tem “com recibo” ou “sem recibo” .  N U N C A.  É sempre COM recibo e ponto final.

Isso é bom?   Isso é ÓTIMO!  O resultado é um país  que não estimula a corrupção de nenhuma forma.  O resultado é um país com ótimas escolas, ótimas estradas, ótimos hospitais, polícia educada e não corrupta, transporte público de qualidade etc etc e tudo que você sempre ouviu falar de bom do Canadá.  

As mesmas pessoas que reclamam da violência e da insegurança no Brasil, deveriam saber que quando fazem um tratamento dentário e pagam ao dentista “por fora”, sem exigir recibo, estão compactuando para que menos impostos sejam recolhidos e o atendimento para a população seja cada vez pior.

Ok...  pagar impostos é  ótimo (como acontece no Canadá) quando a gente nota que o dinheiro está sendo bem utilizado...

Pagar impostos o Brasil para um governo corrupto roubar até mais não poder, ou ainda, como nesse exemplo, o mesmo governo pagar R$ 300 000.00 (TREZENTOS MIL REAIS)  para uma agencia de publicidade  “criar”  um logotipo que é plágio de uma imagem  disponível na Internet... é duro não é? Usar o dinheiro público para isso?  Vale a pena pagar imposto para isso?


Imagem disponível na Internet para ser usada gratuitamente

Logotipo “criado”  (HA HA HA).  HumanizaRedes, página da Secom, ligada ao Governo.

Acharam as imagens “parecidas”?  E note que ganharam 300 contos pra “criá-la”, hein? 

No Brasil talvez seja melhor cada um livrar o próprio bolso,  aceitar o “desconto”  do médico e do dentista,  embolsar a grana e gastar com compras no exterior...

Uma vergonha?  Também acho!

Qual a solução?  Com a palavra, você leitor! 

Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

11 comentários

  1. Brasil envergonhando sempre!! :(
    Ótimo post dupla. Por favor não parem!! Adoro esse blog!! :)

    ResponderExcluir
  2. Oba... que bom... a Dupla tem um leitor!!!!! (Cadê os outros dez leitores da Dupla????)

    Obrigada pela visita Lunara e obrigada pelo elogio ao Blog da Dupla! Ficamos felizes com seu comentário! :)

    Abs da Dupla :)

    ResponderExcluir
  3. Olá Dupla!!! Posso fazer uma perguntinha indiscreta? rs. Estou imigrando para o Canadá, especificamente para Vancouver, e já estou fazendo meus cálculos financeiros, incluindo beleza...rsrsrs. E dentro de beleza, tem o botox...rs. Você tem uma referência de valor para me dar? Beijocas e AMO OS POSTS DA DUPLA!!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha! Claro!!! Imagina que eu custei a achar o lugar onde faço mas valeu à pena. Paguei 1200 Cad pelo Botox + filling (Juvederm). Agora não lembro quem era quem mas creio que o preenchimento foi 750 e o Botox 450. A médica onde fiz faz orçamento grátis. Já outras cobraram 150 pela consultation.
      Quando estiver aqui me manda um email para dupla “ponto” canadense “arroba” gmail “ponto” com e eu te dou o endereço e tal e tal.
      Uhuuuuuu

      VAI AMAR VANCOUVER!!!!! :)

      Até breve! :)

      Excluir
    2. Muito obrigada Dupla, vcs nos inspiram muito (eu+meu futuro marido). Adorei as informações e isso já vale bastante como referência.
      Vamos AMAR Vancouver, não vejo a hora! Brigada brigada brigada! Beijos Renata.

      Excluir
  4. Olá Dupla Canadense!!

    Muito bom esse post, falaram tudo de forma perfeita... Infelizmente o que mais vemos são brasileiros assim... Criticam, falam um monte, querem um país melhor, mas quando os pequenos passos para uma mudança está nas mãos deles, preferem jogar lixo no chão, na hora da declaração do IR é uma sonegação só e por aí vai.... Tudo bem que é como vcs falaram, qual estímulo que temos de pagar imposto pra um governo sujo como esse, né... Mas as grandes mudanças muitas vezes passam pelos nossos pequenos passos!!!
    Enfim, muito bom o ponto de vista de vcs!!!

    Agora mudando de assunto, vi que vcs citam que pagam CAD$65,00 por mês/por pessoa pelo sistema de saúde, minha pergunta é: Isso é só em algumas províncias certo!? Pq até então, ao menos achava, que Ontário, Manitoba, e províncias marítimas esse serviço (ao menos a parte básica) é totalmente gratuito, vcs sabem se procede???

    Pergunto isso pois estamos aqui em um planejamento para uma ida em breve às terras geladas... Inclusive tbm começamos um blog recentemente tentando juntar informações para quem está numa situação como a nossa... Se puderem/tiverem interesse dêem uma olhada, e claro, as dicas são sempre bem vindas!!!rs

    www.whiskycomgelo.wordpress.com

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! Cada província tem normas e cobranças diferentes.
      Pelo que eu sei, creio que a província de Alberta não cobra (ou não cobrava) pela assistência médica mas lembro de ter lido no jornal que com a crise, especialmente a crise do petróleo, eles estavam pensando em passar a cobrar. Não sei se modificaram a lei e se já estão cobrando.
      O ideal é pesquisar o website da província que interessa a vocês. Coloca tipo "Health" + "Canadá" + "nome da província " e vai vir tudo explicadissimo. As coisas no Canadá são muito transparentes e tem tudo , absolutamente tudo, nas páginas oficiais do governo.

      Boa sorte para vcs!

      Abs da Dupla

      Excluir
  5. Obaaaa Dupla. Com certeza farei contato!!! Não tenho dúvidas de que eu e meu futuro marido seremos mais felizes ainda em vancouver! <3 ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá dupla! Me divirto muito com esse Blog. Estamos planejando ir pra Vancouver em 2017 e como tenhos dois pequenos cariocas esse assunto sobre médicos e saúde muito me interessa. Dúvida: o médico da família também é das crianças? Aqui no Rj o mais velho de 3 anos tem consultas trimestrais. Vocês sabem dizer como é aí? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sâmea!
      Sim, o medico de familia atende a familia toda, incluindo bebes e crianças. Não sei te informar quail a periodicidade que usam para as crianças mas ja vi bebes la com a atendente marcando para voltar em 1 mes, então acho que deve ser parecido aí com o BR.

      Abs da Dupla

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like