Mil Coisas - Diferenças entre Brasil e Canadá: # 34 : Mudança

by - quarta-feira, abril 08, 2015




_ Como se faz mudança no Canadá?

_ Fazendo ora pois.... (como já diria minha avó....)

Uma coisa BEM legal aqui no Canadá é que tudo é tão simples e descomplicado que a mudança é você mesmo quem faz!

A simplicidade já começa não precisando transportar equipamentos pesados e que requerem instalação, como é o caso de fogão, geladeira, máquina de lavar louças, máquina de lavar roupas, secadora... Esses eletrodomésticos já fazem parte do imóvel. Você não vai precisar transportá-los. Eles já estarão no novo imóvel (seja casa ou apartamento) esperando por você!

O que sobra para ser transportado são móveis, objetos pessoais, roupas e louças.

Os móveis em geral são simples de serem desmontados, já que, na América do Norte, quase tudo que é feito com madeira é pensado de forma a facilitar a vida de quem está querendo se mudar. Uma coleção de chaves de fenda de diferentes tamanhos e você, com certeza, vai transformar aquela estante grandona num monte de tábuas muito simples de levar para lá e para cá...

É raríssimo você ver aqui um “caminhão de mudança” como a gente vê a toda hora no Brasil. Em geral, quando vemos os caminhões de mudança, são pessoas que estão se transferindo em “longa distância” (tipo indo ou vindo da costa leste, por exemplo, que requerem dias e dias na estrada).

Para as mudanças “locais” ou “quase locais” (cidades próximas), o que se faz é alugar um carrinho da U-haul ou da Penske (e outras), e a própria pessoa faz tudo! É comum chamar uns dois a três amigos para ajudar pois assim a mudança acontece de forma ainda mais rápida.

O aluguel desses pequenos trucks (ou até vans, se você tiver muito pouca coisa) é baratíssimo e por muito pouco dinheiro a sua mudança acontece!

Há ainda menor risco de quebrar objetos porque você, com certeza, vai embalar tudo com muito mais carinho do que os funcionários da firma de mudança lá do Brasiu-iu-iu! :)

A Dupla já se mudou assim e na época a gente não conhecia nem uma almazinha aqui em Vancouver!

A Dupla fez todo o trabalho sozinha, ficou tudo muito mais organizado do que quando a gente se mudava no Brasil onde às vezes tinham sete caras correndo ao mesmo tempo, cada um com uma caixa enorme na mão e perguntando “madame, a senhora quer que ponha essa caixa aonde?”. E eu lá ia saber? Só ia dizendo “larga por aí mesmo” e depois ficava dias até decifrar aquele quebra cabeças de pacotes sem fim! (e vamos combinar que “madame” é a PQP, ok?)

Aqui não… tudo separado com cuidado… tudo etiquetado… ficou tudo muito fácil! J Fora que… foi muito divertido nós mesmos fazermos todo o trabalho e custou menos de 1/10 do que teríamos gasto com uma mudança no Brasil!

Sem falar o fator status, né? Já pensou você no Brasil chegar no prédio novo.... você e a sua cara-metade pilotando o caminhãozinho da mudança e vocês mesmos subindo no elevador com as caixas e a montoeira de cabides com roupas??? OLHA QUE MICO, não é mesmo???

Claro…. O Braziu-iu-iu é o país dos “ricos” e das “aparências”! Você não pode carregar a sua própria mudança porque o porteiro e os vizinhos vão pensar que você é pobre. Verdade ou mentira????

Mas aqui no Canadá não... aqui TODO mundo transporta seus próprios cacarecos e ninguém está se lixando se você é pobre, rico, ou riquíssimo.

Aqui a cultura é a de não jogar dinheiro fora. E se você tem dois braços e duas pernas, você com certeza pode fazer a sua mudança.

Ou seja, as coisas no Brasil não funcionam porque não funcionam mesmo (êta filosofia) e também porque o brasileiro já nasce preocupado com o que o outro vai pensar, ou "o que vão achar”, e mais ainda, o brasileiro se acha no dever de mostrar que está "por cima da carne seca" o tempo inteiro.

Daí as empresas de mudança “top” (vocês sabem quais são, não vou falar o nome porque não quero ninguém me processando kkk), mas é por isso que a F… e a M… cobram o que querem e bem entendem. Sempre vai haver um babaca para pagar a conta abusiva!

Aqui no Canadá, para transportar os objetos pequenos você pode apanhar caixas vazias no supermercado (o Costco e o Superstore costumam ter caixas ótimas). Uma outra opção é alugar caixas de plástico (já vêm higienizadas) e devolver depois do uso. A Frogbox é uma empresa que presta este serviço aqui em Vancouver. Depois que você não precisar mais das caixas basta telefonar e eles irão à sua casa para recolher. É barato, prático e você consegue fazer a mudança de forma bem organizada.

Outra coisa que você irá reparar é que no Canadá os prédios têm elevadores enormes. Nada comparado ao Brasiu-iu-iu em que fazem um prédio “mega-luxuoso, prédio de um apartamento por andar, com vista para a casa do cacete” e a meleca do elevador de serviço mal cabe o pinto do engenheiro projetista dentro!

Sei bem disso porque como arquiteta trabalhando na selva no Brasiu-iu-iu durante “duzentos anos” eu via a crueldade que era quando frequentemente o espelho, ou o sofá ou o colchão ou a mesa de centro não cabiam no elevador e a galera que fazia o transporte tinha que subir dez, quinze andares várias vezes ao dia __ durante uma mudança __ para dar conta de transportar as tralhas do cliente! Isso é pior que trabalho escravo!

Isso quando os objetos não “encalhavam” na escada e tinham que ser içados por corda, a preços astronômicos. Já vi muita gente ter que pagar mais para subir um sofá por corda do que o preço do sofá! Não parece piada isso?

Moro no Canadá há quase três anos e NUNCA vi uma mudança subindo por corda. Aliás, nem pela escada. Tudo cabe no elevador!

Por que os legisladores da selva do Brasil não criam uma lei que obrigue todos os prédios construídos a partir de hoje a terem uma dimensão mínima no elevador de carga, e essa dimensão (largura x comprimento x ALTURA) seja tal que possibilite uma mudança confortável a todos????

Esses vereadores, deputados e senadores vivem viajando. Vai me dizer que eles nunca repararam o tamanho dos elevadores durante suas viagens ao exterior????

Mudança no Canadá é rápida, barata e é do tipo “faça você mesmo”. Você nunca mais vai querer mudar de outra forma, acredite!

Ah sim, se você for dessas pessoas ainda com frescurinhas à "La Brasil" do tipo “Ahhh... imagina.... eu carregar móvel.... nem moooorta...” ok, tem salvação para você também: Há pessoas que colocam anúncio na Craigslist se oferecendo para fazer mudanças. 

Precisar não precisa, mas se você quiser... corre lá! :)


Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/


16 comentários

  1. Hey Dupla...
    este post foi uma grande e inspirada aula de filosofia!
    - "O Braziu-iu-iu é o país dos “ricos” e das “aparências”! " - genial
    - "o brasileiro já nasce preocupado com o que o outro vai pensar, ou "o que vão achar”, e mais ainda, o brasileiro se acha no dever de mostrar que está "por cima da carne seca" o tempo inteiro. " - genial
    ... e por aí vai!!!
    Grande Dupla! Estamos chegando logo, logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex!

      Verdade, tudo muito diferente (para melhor) aqui!

      Que bom que estão quase chegando!

      Sucesso!

      Abs da Dupla

      Excluir
  2. Muito bom o post Dupla!! Não vejo a hora de está aí e fazer minha primeira mudança!!
    Bjs
    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá E.

      Vai ver que vai ser super fácil e super barato! :)

      Sucesso para vcs!

      Abs da Dupla

      Excluir
  3. Muito legal e prático como sempre os seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo!
      Obrigada pela visita e por encorajar a genet a continuar escrevendo! Quem sabe outros leitores se animam a mandar um “alô” pra Dupla, né?

      Abs e muito sucesso para vc!

      Dupla

      Excluir
  4. Muito legal e prático como sempre os seus posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anonimo!

      Que bom que vc gostou!!! Na próxima vez deixa uma letra do seu nome (a gente quer conhecer melhor os leitores! Uma letra só basta! rsrsrsrs)

      Abs da Dupla

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi Lunara!

      Que bom que gostou!

      Quando a gente recebe comentários ficamos super felizes e com vontade de escrever mais e mais! :)

      Abs da Dupla!

      Excluir
  6. Várias vezes acabo caindo no blog, mas nunca tinha parado para comentar! Adoro os posts, adoro a ironia, adoro o choque de realidade! Falta muito pouco para sair do Brasil e por vezes é necessário nadar contra a maré do conformismo da maioria das pessoas, uma luta para não voltar para o buraco sem fundo!
    Obrigada por compartilhar as experiências de vcs :)
    Abraço, Debora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora!

      Obrigada pela visita e por dar uma força aqui pra Dupla deixando o seu comentário! São pessoas como vc que deixam a Dupla com vontade de escrever mais!

      Que bom que estão saindo! Parabéééns!!! Vão ver que existe muita qualidade de vida fora do Brasil!

      Muito sucesso para vcs!!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  7. Oi Dupla! É o primeiro post de vcs que leio e adorei! Parabéns pela sinceridade e motivação que nos passam... Eu e meu marido estamos começando as pesquisas para sumir daqui pro Canadá... Não vejo a hora... Mas ainda estamos no comecinho... Cheeeeios de perguntas... Kkkkkkk
    Não sei se já escreveram algo sobre o assunto, mas tenho uma pergunta: vc falou sobre a mudança entre cidades no Canadá, mas pra imigração, conseguimos alugar um imóvel já mobiliado, onde só entramos com as malas de roupas, ou é necessário levar mais alguma coisa? Obrigada!
    Tathiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tathiana!

      Welcome to our Blog! :)

      Sim, existem vários imóveis mobiliados sendo ofertados para aluguel! Vem completo, até com pratos, roupa de cama, etc!

      Só fica atenta na época e faz uma comparação de preços porque os imóveis mobiliados são mais caros dos que os que não tem mobília... é importante vcs verem qual a diferença de preço para ver se vale a pena.... aqui é MUITO BARATO vc mobiliar uma casa. Visite o site da Ikea.ca e veja como os ítens são baratos, especialmente quando comparados aos preços que as pessoas no BR já estão “acostumadas” a pagar....

      Na época, se precisar de alguma ajuda manda mensagem, ok?

      Sucesso para vcs!


      Abs da Dupla

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Comecei a ler seu blog hoje, muito legal!!! Parabéns!!! Poderia quando puder fazer um novo post sobre empregos? Como está hoje?
    Obrigada, abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi anônimo! ;)

      Obrigada pela visita ao Blog da Dupla. Vou fazer o próximo post sobre empregos.

      Coincidentemente decidi isso hoje depois de algo que ouvi aqui na minha casa..... e não é notícia muito boa não .....

      Aguarde!

      Suspense!

      Aba da Dupla

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like