O lado bom de morar no Canadá e o lado....não tão bom assim.

by - sexta-feira, julho 03, 2015


O lado bom de morar no Canadá já foi cantado em verso e prosa, não só pela Dupla mas por todos os que vieram morar aqui.  Menos um carinha aí, que outro dia fez um post que foi compartilhado à exaustão, onde ele contava as razões de estar voltando para o Brasil.   Mas... foi um só, então creio que ele não conta. (rsrsrs)

A maioria que imigrou está feliz da vida e nem pensa em voltar.  Saudades da família? Claro, todo mundo tem, mas aí nem é preciso mudar de país, não é mesmo?  O Brasil é tão grande que ter uma parte da família morando no norte / nordeste e o restante lá no sul ou mesmo sudeste, já é quase a mesma coisa que morar em outro país.  As distâncias no Brasil são muito grandes e os preços das passagens aéreas totalmente abusivos.

Então... vantagens de morar no Canadá são muitas, sendo a principal delas a qualidade de vida.  Por qualidade de vida, entenda-se: Segurança para ir e vir, ótimo ensino nas escolas públicas,  sistema de transporte eficiente, atendimento médico de primeiro mundo, limpeza, educação, e respeito ao profissional, independentemente da atividade desempenhada por ele.

Parece o paraíso, não é mesmo?  Mas não é.  

Tem também o lado “não tão legal” de morar no Canadá.  Notem que não falei “lado ruim”, porque não chega a ser “ruim”.  É apenas o.......  lado não tão legal.
  • Para começar, tem o lance das pessoas que ficaram no Brasil e, infelizmente, algumas não têm coragem pra jogar tudo pro alto, fazer as malas e... se mandar. Só reclamam.  No Facebook falam de todas as desgraças que acontecem no dia-a-dia-tupiniquim mas não fazem nadinha para mudar.  Mas.... estão sempre “de olho” em você. Elas não falam nada, não curtem nenhuma foto bonita que você põe da sua cidade canadense.  Mas.... basta ter uma enchente, ou um desastre, ou uma onda de frio muito intensa e lá vem elas:  “Olha.... eu li que teve uma nevasca brava aí no Canadá e fiquei preocupada com vocês”.   Só que a nevasca que a "grande amiga”  (crocodila) se refere foi em Toronto, e você mora em Vancouver, exatos 4.400 km de distancia ou 40 horas dirigindo sem parar.  Legal, né?  Mas a “amiga”  fica “preocupada”  com você. Ela fica tão preocupada que quando você coloca fotos das flores na primavera ou das folhas no outono, ela é incapaz de dar um único “like” no Facebook.  A “preocupação”  é só com a tragédia.   Essa é uma coisa não tão legal de mudar para o Canadá: Ter que conviver com a inveja alheia...
  • Outra coisa não tão legal:  As pessoas que fazem um “drama”.  Tipo assim:  “Ah.... mas vocês não vão mais voltar para o Brasil?”  "Como é que vocês têm coragem?”   Dá vontade de dizer que coragem seria continuar no Brasil, mas não vale a pena perder tempo com esse tipo de gente meio olho-grande, meio despeitada, então o ideal é  responder rapidinho, dizer que o Skype, o WhatsApp e o FaceTime encurtam as distâncias e bola pra frente. Mas é um saco vez ou outra ouvir esse gritinho de desespero do “Ahhh... como é que vocês tiveram coragem”.
  • Os blogs e os vlogs.  Muita gente que pensa em emigrar cria um blog (ou um vlog). É normal e eu acredito que os blogs são uma excelente ferramenta para quem está pensando em sair do Brasil.  Você lê o blog dos companheiros, desabava sua ansiedade escrevendo posts e acaba sendo criada uma rede de ajuda mútua. Na época do nosso processo, eu creio que só não infartei de ansiedade porque escrevia aqui no Blog da Dupla Canadense e acompanhava a jornada (e a ansiedade) dos outros blogueiros.  Felizmente,  da nossa “leva” de processos (aplicamos em 2010), todos foram aprovados e todos estão muito felizes e se realizando profissionalmente aqui no Canadá.   Ok... então os blogs são uma beleza, não são?  São.  Mas eram melhores antes do Facebook se tornar tão popular.  Por que?  Porque há grupos de brasileiros  no Facebook, alguns deles com centenas de participantes.  E aí.... tem muita gente que escreve um  post, ou grava um vídeo e vai lá no Facebook para fazer propaganda do post.  Ou seja, ao invés de ler coisas interessantes, assuntos culturais, trocar informações objetivas, fica-se apenas lendo chamadas para blogs,  vlogs ou pedidos de “like”  para páginas do Facebook.  Um SACO. Até porque, quando o artigo é bom, ele é compartilhado naturalmente, não precisa ninguém pedir.  Então fica uma coisa patética, a pessoa fazendo propaganda de um post e ganhando no máximo  5 “likes”.  Vocês acham que uma boa receita de bolo de chocolate precisa da dona pedindo “like” ou pedindo para seguir o livro de receitas dela??? Claro que não!!! Conteúdo bom se alastra sozinho.  Mas.... a gente tem que conviver com “updates” diário de pessoas pedindo para dar like numa página, ou pedindo para seguir no Youtube, Vimeo, etc,  ou ainda pedindo para que leiam esse ou aquele post. Isso quando os pedidos não vêm pelo inbox do messenger ou até mesmo por email...
  • Os “especialistas”.  Os especialistas são pessoas que chegaram ao Canadá não faz nem um ano, e  no início perguntavam tudo a todo mundo, sendo as perguntas as mais ridículas possíveis. Daquelas perguntas que você coloca no “search” do Google e recebe uma tonelada de respostas contendo detalhes, endereços, telefones, etc.  Mas não. A pessoa tem que perguntar. Tudo. Perguntas cretinas, que dá vontade de entrar no post e dizer “Você já ouviu falar no Google?”.  Mas.... o que acontece?  De tanto perguntar e perguntar e perguntar, o nome da “figura" acaba ficando conhecido, certo?  E o que acontece então??? Acontece que essa pessoa que não sabia nada de coisa nenhuma, vira “especialista” em Canadá, especialista em Vancouver e se propõe a resolver todos os problemas de quem quer vir morar aqui, seja como estudante, seja com visto de trabalho ou mesmo Permanente Residente.  Olha... vou te contar....    O nosso processo, por exemplo, foi todo feito por nós (por mim, porque a parte masculina da Dupla não tem saco para ler tantos formulários) e mesmo assim, eu nunca me meteria a “ajudar” quem está querendo imigrar.  Por “ajudar”  note-se que querem ajudar  cobrando, é claro, porque essas pessoas que querem ajudar você a imigrar estão é de olho no seu dinheiro. Me incomoda essa coisa da pessoa nem chegar direito e já querer tirar vantagem em cima dos que ainda não vieram.  
  • Há também os brasileiros que estão sempre em busca de uma “oportunidade”. Por exemplo: Alguém pergunta se o HSBC é um bom banco e entra alguém respondendo “se quiser investir fale com o fulano”  (claro, o “fulano” em questão é parente de quem fez a propaganda). Deselegante. Chato. Um saco.
  • Tem também os chatos de carteirinha.  Já falei para vocês que é chato ficar lendo propaganda e pedido de like de posts e vídeos. Sim, é chato. Chatíssimo. Mas... mais chato do que isso é ter alguém que não escreve post nem faz vídeo, republicando as “chamadas” para os blogs e os vídeos dos outros, apenas para fazer propaganda de sua “agencia de imigração”. Aliás, o que existe mais hoje em dia são “agencias de imigração”. Pessoas querendo ajudar  (aham...)  a resolver todos os problemas de quem quer morar fora, sair do Brasil.  Você quer mesmo sair do Brasil???  Sabe ler?   Sabe escrever?  Faça você mesmo o seu processo, não tem mistério nenhum. Basta saber ler e seguir atentamente todas as instruções.  Ah, você trabalha "500 horas por dia”  e não tem tempo?  Ok, contrate uma agência. Mas contrate uma que já esteja no mercado há pelo menos 10 anos e que já tenha mostrado resultados efetivos. Fuja dos “especialistas” que há poucos meses atrás não sabiam onde tirar um SIN Card e agora resolvem "qualquer problema" de imigração.
  • Tem ainda os “espertos”.  Os “espertos” são os que apregoam que saíram do Brasil por causa da roubalheira e da corrupção.  Mas quando chegam no Canadá uma das primeiras coisas que eles querem saber é como fazer compras nos Estados Unidos e entrar com a “muamba”no Canadá sem pagar impostos. São ainda os brasileiros que usam programas piratas para assistir filmes, baixam música  da Internet de forma ilegal, e quando podem usam o transporte público sem pagar pela passagem.  São os “espertos”.  Eles saíram do Brasil por causa da roubalheira e da corrupção e quando chegam aqui, sempre que podem, dão um jeitinho de roubar também.
Felizmente não são todos, e há pessoas absolutamente sensacionais que emigraram para o Canadá.  Morando aqui há quase três anos, temos um grande número de amigos especiais e é um privilégio conviver com eles.  Mas.... além dos legais tem uma turminha que... sinceramente???  Deveria ter permanecido no Brasil!

Então? Resumo da ópera?  A parte “não tão legal”  de morar no Canadá é ter que aguentar certos brasileiros.  Porque tem muito brasileiro que saiu do Brasil, mas o Brasil não saiu deles!


Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

43 comentários

  1. I read your posts and think we'd be good friends ;)
    C.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, estou pensando muito em me mudar para o canada, sou jovem, faço 20 anos, e pretendo ir para trabalhar e estudar, viver mesmo la, trabalho como proficional de TI à mais de 3 anos, o que acham que devo fazer? Seria uma boa ideia? Estou chateado de estar em um país como o Brasil nos dias de hoje, sinto que aqui nao vou conseguir crescer profissionalmente. O que me dizem?

      Excluir
    2. Hallo eu sou o Luis perfeito em tudo que li aqui, esta de bom tamanho as palavras congratulations a este discurso!!!

      Excluir
  2. Olá Dupla,
    Adorei o post!! Como você sabe eu ainda não imigrei mas já morei aí e é exatamente como você falou: "...muitos brasileiros saíram do Brasil, mas o Brasil não saiu deles". Quando morei aí há alguns anos atrás, um dos primeiros brasileiros que conheci me perguntou se eu tinha cartão de crédito fora de validade. Não entendi o propósito da questão - quem guarda cartão fora de validade?? mas respondi: Não! E perguntei por que?
    Aí ele me falou que poderia usar para pagar o estacionamento no walmart e em alguns outros locais pois o sistema de cobrança não era online e como o cartão era internacional eles liberavam o pagamento e só posteriormente descobriam que o cartão estava inválido, e não conseguiam efetuar a cobrança.
    Você poderia usar por meses até o sistema reconhecer o seu cartão como não válido. DÁ PRA ACREDITAR??
    Certamente o Canadá não precisa de pessoas como essas!! Por isso acho sensacional o processo de imigração canadense!! Ele está em constante mudança para reduzir as fraudes e evitar incorporar a sua sociedade pessoas que não MERECEM usufruir dos benefícios de uma sociedade tão organizada e civilizada como é a canadense. Aguardo novas postagens
    Abraço,
    E
    PS. Estou aguardando minha resposta no post sobre o IR canadense ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente como você mencionou. Muitos brasileiros sempre tentando usar a “Lei de Gerson” e levar vantagem em tudo e em todos.

      A “última moda” é muita gente que tem chegado aqui estar virando “consultor de imigração”, “ajudando você a vir para o Canadá”, ou se dizendo “especializado em turismo e em Vancouver”, mesmo sem experiência absolutamente nenhuma. Para completar, parece que “todos” resolveram criar canal no YouTube para ter assinantes e tentar abiscoitar uns trocados no final do mês. Dose para elefante.... Sorte que a cidade é linda e tudo funciona, então dá para aturar “Os Malas”! rsrsrsrs

      Próximo post vai ser sobre Imposto de Renda, prometo. O que exatamente você quer saber? Acho que já esqueci a pergunta.... rsrsrsrs :)

      Excluir
    2. Nossa creio ser muito triste, saber que infelizmente existe a oportunidade de ser uma pessoa correta e mesmo assim insistem em ser medíocres . Vivam vcs do bem muito felizes e não desperdicem a oportunidade de criarem seus filhos em um País conciente e justo.

      Excluir
    3. Olá, como estou pesquisando há muito sobre ir para o Canadá e tentar a imigração, encontrei "os malas" e percebi isto que disseram, pois o que eles propõem podemos encontrar no Google, é só ler e ter atenção.

      Excluir
  3. Olá Dupla! Conheci hoje o Blog. Gostei muito do post. Ainda estou no Brasil, mas em 2017 mudaremos para Vancouver. Meu esposo vai fazer um College de 02 anos, enquanto eu trabalho. Tentaremos imigrar ao final deste período. Abçs, MC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc está parecebdo conosco..estamis planejando e juntando dinheiro. Até então iríamos marido e eu fazer college..mas como meu inglês é ruim, acho melhor só o mais fluente fazer. E nossa pretensão é 2017 tb. Mas a cidade não decidimos.
      se marido vai fazer em que área o College?
      Vc tem alguma oferta de trabalho?

      Excluir
  4. Olá Dupla parabéns pelo conteúdo e dicas, simplesmente uma das melhores referências que tive até agora. Obrigado por compartilhar as dicas conosco que estamos aqui "embaixo". Um grande abraço pra vcs e a gente se esbarra futuramente por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e pela visita ao Blog Diogo!

      A gente se esbarra por aí, com certeza! A cidade é pequena! (thanks Lord, haha)

      Abs da Dupla

      Excluir
  5. Bom dia,
    Resumindo então: o lado não tão bom de morar no Canadá... são alguns brasileiros. Agora pense em como é morar em um país onde todos são brasileiros.....

    MSB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Essa foi ótima! Verdade... vc tem razão... eu ainda não tinha pensado nisso....

      Até com os “malas” o Canadá é melhor, porque pelo menos são poucos (as) malas!!!! hahahaha

      Abs da Dupla

      Excluir
  6. Jucileide (Bahia-BR)sexta-feira, 24 julho, 2015

    Adorei o post. Na verdade adoro todos. Vocês tem muita perspicácia e falam com propriedade das coisas. Esclarecem. Na verdade ajudam bastante e até no momento de serem críticos, são com elegância. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jucileide!!!

      São pessoas como vc que motivam a Dupla a continuar postando!

      Abraço grande!

      Dupla

      Excluir
  7. Oi, sou nova por aqui e achei o post excelente! Ainda estou no BR, com meu processo de migração em andamento. E vejo exatamente isso que você disse: muitos vão embora, mas o BR não sai deles... Se for pra emigrar deste jeito, melhor mesmo seria ter ficado por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea!

      Obrigada pela visita ao blog e pelo elogio ao post! :)

      Desejamos SUPER boa sorte no processo e que o tempo passe rapidinho! é uma época tensa.... parece que o tempo para e que nunca chega o dia da partida, até que quando chega....uau.... é tudo muito rápido e tudo muito bom! :)

      Só posso dizer que vale cada segundo da espera!

      Abs da Dupla

      Excluir
  8. Pra eu que não conheço ninguém ai e quero ir com um amigo como faço?
    Sei que não basta ter economias e tal mais tipo o que eu preciso pra não chegar ai de maos atadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi a pergunta. O que você quer fazer no Canadá? Emigrar? Trabalhar? Estudar? Passear?

      Abs da Dupla

      Excluir
  9. Não me acrescentou em nada esse post, só perdi meu tempo. A parte do chata do Canadá são vocês, quem escreveu o post, brasileiros que odeiam brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu fosse brasileira que "odeia brasileiros" não escreveria posts para ajudar a quem quer emigrar.

      De qualquer forma, o Blog tem mais de 300 mil acessos, muitos elogios e eu já fiz sólidas amizades com pessoas que conheci aqui no Blog.

      Então, para mim está valendo a pena.

      Se não valeu a pena para você, só lamento e faço votos que encontre o que procura em outros Blogs / artigos na internet. O que não faltam são opções de leitura.

      Boa sorte.

      (E como já dizia minha avó... "e já vai tarde!") kkkkk

      Excluir
    2. Hahahahah.... Adorei a resposta! Meu marido trabalha numa empresa canadense. Queremos mto ir embora pro canada. Mas como a sede é em Montreal, um colega de trabalho disse a ele que precisa falar o francês. Estamos correndo atrás para que tudo fique alinhado, para que podermos fazer a emigração.
      Moro no Rio e estou com pânico! Pra mim, ir morar no Canadá virou obsessão. Espero que dê tudo certo, pois sei que o processo será lento. Mas tenho fé que vamos conseguir.
      Obrigada pelas dicas. Vou continuar a acompanhar vcs por aqui. Parabéns pelo trabalho e amor ao próximo em ajudar.bjs

      Excluir
    3. Haha.... Verdade Jo.... É cada uma que me aparece.... :)

      Sei bem o que é essa "obsessão "..... Hoje estava arrumando aqui uma estante cheia de papel velho e achei um mooooonte de cadernos em que eu anotava os preços dos colleges, e community colleges daqui do Canadá e dos Estados Unidos desde 2006.... Caraca....fiquei tão emocionada de encontrar meus planos-mega-antigos que esses eu até poupei do lixo e guardei aqui como lembrança e talismã.

      Foca, e pensa no seu plano nas 24 horas do dia e ele vai dar certo! Tem um pessoal muito legal da nossa época de imigração na província de Quebec, o lance agora é lembrar o nome dos blogs.... Vou catar aqui e vou escrever um post com a listagem que era boa (espero que continuem ativos como a Dupla...rsrsrs), eu sinceramente não tenho mais tido tempo de acompanhar tudo que acompanhava mas vou tentar "desenterrar" uma lista e faço um post aqui no blog, ok? Aguarde!!!

      Boa sorte!!!! Vai dar tudo certo! :)

      Dupla

      Excluir
  10. Muito bom seu blog...Parabéns! Estou amadurecendo a idéia de ir com s minha família no próximo ano e saber que podemos encontrar pessoas que compartilham expectativas e experiência é muito bom.

    ResponderExcluir
  11. Oi Dupla!
    Eu, meu namorado e mais um casal de amigos estamos estudando o processo de Express Entry e tentando avaliar a melhor forma de aplicar (sem esses "consultores" maravilhosos rs).

    Mas algo que eu tenho curiosidade de saber (e que me preocupa um pouco) é em relação a como as pessoas se relacionam aí. Sabemos que no Brasil, bem ou mal, é fácil fazer amigos e conhecer novas pessoas, quase em qualquer lugar. E o que ouvimos de fora é que as pessoas são mais fechadas e é mais difícil criar laços se você não cresceu no lugar. Qual a experiência de vocês sobre isso?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andrea!

      Obrigada pela visita ao Blog da Dupla!

      Sim, em parte isso acontece. Os canadenses são mais "na deles" e não há aquela "intimidade imediata" que acontece frequentemente no BR.

      Pelo menos na nossa experiência, nós até temos conhecidos que são canadenses mas nunca fomos chamados na casa deles (e também nunca chamamos eles aqui em casa rsrsrs). Os contatos são sempre em lugares públicos, tipo uma caminhada ou algo assim.

      Mas.... a gente acaba conhecendo uma "tonelada" de brasileiros quando mora fora, e no esquema de um apresenta pro outro que apresenta pro outro, é comium termos encontros no estilo do BR: almoços, jantares, aniversários etc sendo que nos almoços e jantares é hiper comum cada um levar um prato e levar também a própria bebida.

      Mas.... Canadense interagindo nessas festinhas realmente hmmm.... ainda não encontrei nenhum não !!!! Kkkk Até porque o pessoal brinca que aqui no Canadá tem poucos canadenses já que "todo mundo" é imigrante.

      Mas fiquem tranquilos que "sozinhos" vcs não ficam. Até a Dupla, que é "jurássica ", é enturmadíssima com a galera jovem mas... São todos brasileiros! :)

      Espero ter ajudado! Contem conosco para responder qq outra questão.

      Abs da Dupla

      Excluir
  12. Oi Dupla, gostei muito do seu blog.
    Estou amadurecendo a ideia de morar no Canada com minha filha. Tenho 51 anos e minha filha 12. A situação aqui no pais não está nada boa, em todos os setores, e isso me preocupa muito.
    Quero uma vida melhor para minha filha e por essa razão estou querendo sair do país. Tenho passaporte português (dupla cidadania). Queria saber se com esse passaporte posso morar no Canadá e se seria muito difícil recomeçar a vida nesse novo país.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passaporte português tem os mesmo benefícios que qualquer outro: A pessoa só tem direito a passar 6 meses no máximo. Para morar, é necessário entrar com processo de imigração. Vá na página do consulado do Canada em São Paulo e lá tem todos os requisitos necessários.

      Boa sorte! (Portugal também é uma ótima opção, a vida lá é 100000000 de vezes melhor que no Brasil)

      Abs da Dupla

      Excluir
  13. Olá ,meu nome é fernando moro no Japão a 12 anos e quero ir morar no Canadá com minha esposa já vi o visto pra imigrar e gostaria de saber como é para encontrar um emprego aí falo bem inglês mas a esposa não , se possível mandem um e-mail pra mim com as informações de como proceder no Canadá ,fernandonishizaki@hotmail.com muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. A inveja é a " mãe,pai" de toda a desgraça da humanidade . Muito bom o comentário .
    Mais eu desejo muito morar ai no Canadá e não sei nada sobre o processo de ir ! Por isso essas dicas foi excelente , sou de Nova Iguaçú - RJ . E sei muito bem sobre os "amigos" pra dar um incentivo p/crescer na Vida . É igual siri na lata vc colocar alguns dentro da lata quando um quer sair vem um outro e puxa e colocando um e consegue sair e vai .infelizmente na Vida é assim melhor é vc sozinho do que sertos "amigos" ! Vlw Dupla muita Paz a vcs ! Obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Eliane da Silva Moraesterça-feira, 12 julho, 2016

    Bom dia, aqui no Brasil são por volta das seis da manhã, parabéns pela sua atitude de nós ajudar a ver e entender o Canadá através do seu conhecimento,comecei essa semana os movimentos iniciais para a imigração eu, meu marido e nossos três filhos quero uma educação e uma qualidade de vida, sou militar aqui no Paraná, estou em busca do melhor pra minha família, obrigada por suas pastagens, tudo de bom, Deus abençoe e ate mais se Deus permitir.

    ResponderExcluir
  16. Eliane da Silva Moraesterça-feira, 12 julho, 2016

    Ola tudo bem? Obrigada por dividir conosco sua experiência, sou militar no Estado do Paraná e essa semana dei o pontapé para o processo de imigração, sou casada e tenho três filhos, estamos em busca de uma educação melhor para nossos filhos e uma qualidade de vida,Canadá me interessou muito e vamos em busca da documentação, obrigada pelas dica, apoio e Deus te abençoe, muito sucesso e ate mais se Deus assim permitir.

    ResponderExcluir
  17. Adorei o texto! Meu sonho é ir pro Canadá.

    ResponderExcluir
  18. Tenho este desejo de imigrar no Canadá adorei o Post congratulations!! LuisCarlos

    ResponderExcluir
  19. Eu Luis Carlos tambien gostaria de saber quais os procedimentos para iniciar o processo de conseguir o visto para o Canadá obs: sou brasileiro no momento estou na Europa vim da alemanha agora em Portugal e daqui gostaria de iniciar algo o meine Adresse Email ist silverioluis854@gmail.com ... mui grato!

    ResponderExcluir
  20. Eu Luis Carlos tambien gostaria de saber quais os procedimentos para iniciar o processo de conseguir o visto para o Canadá obs: sou brasileiro no momento estou na Europa vim da alemanha agora em Portugal e daqui gostaria de iniciar algo o meine Adresse Email ist silverioluis854@gmail.com ... mui grato!

    ResponderExcluir
  21. Oi tudo bem? Não sei se vcs dão dicas para quem está querendo ir para o canada, mas não custa tentar rs... sou casa e tenho una filha de 6 meses e eu e meu esposo estamos buscando informações de como morar ai, conseguir emprego, entre outras coisas... mas principalmente a papelada para conseguir o visto.... será que você poderiam me ajudar com algumas dica a ou direção para onde é quem devo recorrer para conseguir... muito obrigada de coração... meu email é carol_crbm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Oi dupla, adorei o blog!Meu filho fez intercambio ano passado para Montreal, e ficou alguns meses estudando Inglês e Francês. Ele tem 20 anos, estuda numa universidade aqui no Rio.
    Assim como vcs, também já não toleramos mais viver mergulhados na violência do Rio. Ele gostaria de voltar para trabalhar e quem sabe fazer uma faculdade no Canadá.
    Gostaria de saber quais são as sugestões que vcs dão para um jovem conseguir licença de trabalho e quais caminhos para vaga em universidade?
    Grata, Viviane.

    ResponderExcluir
  23. Olá Dupla, legal encontrar pessoas como vocês que trazem informações desse tipo, bom... estou planejando a saída do Brasil também com minha esposa, e o Canadá sempre foi a 1a Opção, porém, talvez meu caso seja um pouco mais complicado. Não sou estudante tenho 37 anos e sou empresário do comércio no Brasil, o que não anda nada bem. E a saída daqui vai ser um recomeço mesmo, e por isso estou buscando o máximo de informações. Como que funciona nesse caso? É realmente mais complicado? Qual é o caminho que preciso seguir para conseguir ir para o Canadá? Agradeço no que puder me ajudar, todas informações e dicas são mito valiosas.

    ResponderExcluir
  24. Hahahaha! Eu nunca ri tanto lendo um texto! Parece que foi escrito por mim! Eu concordo com número, gênero e vírgula! E pra terminar o texto com chave de ouro, os compatriotas lá no Brasil, mesmo após terem lido (?) o texto que fala da falta de vontade do brasileiro de buscar informações por conta própria (Google), os mesmos conseguem ainda fazer perguntas de como vir morar aqui nos comentários! Hahaha amei!

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like