Telefone celular no Canadá

by - sexta-feira, julho 31, 2015


Mais uma diferença Brasil x Canadá!   Diferença número 42! (Veja a lista completa clicando aqui)

Como funciona o telefone celular no Canadá???

Muito bem, obrigada!!!!  hahahaha


***

Sim, isso é o mínimo que eu posso falar para vocês que ainda estão aí no Brasiu-iu-iu  loucos de vontade para largar tudo e mudarem de mala e cuia para o Canadá!  :)

Já fazem quase três anos que a Dupla virou Permanent Resident e se mandou para o Canadá! Três anos que passaram rapidinho, especialmente quando comparados com os quase três anos de Processo Federal que pareceram demorar uma e-ter-ni-da-de....   haha

Para falar sobre celular aqui em Vancouver, deixa eu primeiro falar para vocês sobre celular na selva  no Brasil:

Lá eu tinha 3 celulares:

1) Um aparelho da Nextel, que eu usava basicamente para assuntos de trabalho, pois o rádio era uma ferramenta importante para falar com meus operários sem precisar gastar dinheiro com ligações, e ainda para poder garantir ter um celular adicional, porque o outro (vide abaixo) volta e meia não funcionava;

2) Tinha também um celular que era uma das primeiras linhas existentes, logo que foi criado o celular.  Para quem é jurássico como eu (haha), deve lembrar que no início do anos 90 a tecnologia do celular estava ainda despontando.

Quando surgiram os primeiros celulares, cujos aparelhos eram verdadeiros “tijolos”,  a linha custava 20 000 dólares!!!!  Uau!!!   No Rio de Janeiro era o prefixo super chic, o mega famoso prefixo 982.   

Claro, não comprei um desses.  haha

Lá pelos idos de 1992, a Telerj aumentou a oferta de linhas e os preços caíram para uns 4000 dólares. Uau...  Ainda muito caro....  Continuei sem celular.

Mas....  lá pelo meio do ano de 1992, a Telerj passou a oferecer a linha de forma gratuita, as pessoas pagavam apenas pelos serviços.  Opa, olha eu aí!!!  

Adquiri minha linha, e o prefixo era o 987 (no Rio de Janeiro).

Um prefixo “famoso” pois foram os primeiros celulares “grátis” a existir no Rio de Janeiro.  

Depois do chic 982.... o 987 era também uma “relíquia”, pois eram os primeiros assinantes de linha celular existentes no país.  

3) E... finalmente, eu tinha um outro número que nada mais era do que um chip, que eu nem sabia o número de cabeça porque esse chip foi instalado pela empresa de rastreamento em algum lugar do meu carro (que por razões de segurança o proprietário do carro nem sabe qual é o local, para evitar ser torturado etc por bandidos para contar aonde está o chip).  
Isso tudo porque meu carro tinha rastreador.  
Ou seja...  esse chip na realidade era apenas um treco para ficar emitindo / recebendo sinais para a operadora de rastreamento,  para no caso do meu carro ser roubado, a empresa de rastreamento poder saber onde eu (tinha um botão de pânico instalado) ou o carro teríamos sido levados.

Como era o atendimento no Brasil:

1) A Nextel para mim funcionava, porque eu conseguia falar com meus assistentes e pessoal da obra de forma instantânea e sem “gastos surpresa”  na conta.  Para cancelar o serviço, quando mudamos para o Canadá, foi uma loucura. Eles fazem o possível e o impossível para não perder o cliente e gastei quase um mês para conseguir cancelar.  Se você usa essa operadora, e está de mudança para o Canadá, aconselho que providencie o cancelamento com MUITA antecedência porque você VAI sofrer, ah isso vai.

2) O celular de "prefixo badalado", que era da Telerj,  mudou de operadora quando a Telerj morreu.  Quando a Telerj morreu, virou Telefonica Celular, depois Vivo e Oi (tudo a mesma &*%$#).   
O fato é que, o dito celular vivia dando problemas.  
Eram "500 000”  ligações solicitando conserto, até que numa das vezes processei a operadora e recebi 5000 mil reais; 

3) O tal do telefone que não era telefone, só o chip no carro, era pior ainda.  Vinham ligações para a África, Itália, e onde mais vocês quiserem pensar.  Contas de mais de 1000 reais que chegavam e.... que não eram minhas, é obvio! 

Como pode um chip escondido em algum lugar do carro, sem ter aparelho de telefone propriamente dito, fazer  tantas ligações internacionais????  

Clonagem. É o que a companhia telefônica argumentava.  

Ok... eles estornavam os valores... mas até que isso acontecesse eu tinha que ligar para eles "900 mil” vezes, ouvir a tal musiquinha, explicar a ladainha toda e aguardar que emitissem uma conta corrigida.  

Isso, quase TODO mês.  

Ok... mudar de operadora não é mesmo?  Só que para mudar de operadora de celular eu teria que, NOVAMENTE,  pagar à empresa de rastreamento para desmontar o carro, tirar um chip e colocar outro.  

Precinho do serviço (na época)?  Mais de 1000 reais.  

Sabem o que fiz?  Cancelei a linha de celular, deixei o carro sem rastreador e  praticamente parei de usar o carro, até ter o processo de imigração fosse aprovado. 

Quando o processo foi aprovado, qual a primeira coisa que vendi?  O carro.  (Antes que o ladrão levasse....)    :) 


O celular no Canadá:

Antes de escolher uma determinada empresa, fiz uma super-mega-ampla pesquisa de mercado, para saber a opinião dos consumidores.  

Vi que a empresa com melhores “reviews” era a Fido.

Eu tenho o meu próprio aparelho (comprei desbloqueado e gosto disso pois quando viajo basta colocar um sim card do país onde estou e assim não pago “roaming”).

Pago 63.84 dólares por mês (já com taxes) e tenho os seguintes serviços:

Plan
$ 57 Smart Plan - Unlimited incoming and outgoing calls + Unlimited Canada-wide long distance + Unlimited text, picture and video messages from Canada to Canadian, U.S. and international wireless numbers + 1 GB of data + Call Display with Name Display and WhoCalled + 2,500 Call Forwarding Minutes + Visual Voicemail - Unlimited Circle Calling - Call Waiting - Conference Call



Em praticamente 3 anos não tive o serviço interrompido um dia sequer. Nunca veio nada na conta que não tenha sido efetivamente uso meu.  Nunca precisei ligar reclamando de nada.  (Clonagem? Acho que aqui nem devem saber o que é isso.... haha) 

Esse post foi para responder à dúvida de um dos nossos onze leitores, o Eduardo Lopes, que postou comentário em “Diferenças entre Brasil e Canadá #23” perguntando se aqui no Canadá pagamos para receber ligações. 

Não.  Não pagamos para receber ligações (e nem para efetuar ligações,  pois como você viu na descrição plano, as ligações são ilimitadas!)

PS:  A gente também ouvia essa estória de pagar para receber, na época em que estávamos para emigrar.... mas nunca aconteceu isso não.

Há varias outras operadoras mas eu, se tivesse que fazer tudo outra vez, novamente ficaria com a Fido.  E ela continua sendo a que tem as melhores reviews entre os usuários.  



Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

17 comentários

  1. Ola! Agora você pode dizer que tem 12 leitores! Aeeee! (Risos). Tomamos a grande decisão esta semana de nos mudarmos para o Canadá. Mas veja bem alem da dupla casal, temos a dupla filhos (dois meninos, um de 1 ano e outro de 7 anos). Temos que fazer a reserva financeira (planejamos 2 anos pra isso) e eu terminar o doutorado (falta 1 ano e meio). Com isso pensamos que em 3 anos mais ou menos estaremos desembarcando no Canadá. Achas muito tempo pra isso? Algum conselho?

    Abraços

    Symara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquem ligados. O próximo post vai ser ___ inteirinho ___ para responder à vocês e fazer outras considerações para quem está planejando vir para o Canadá.

      A todos: Sigam o Bliog da Dupla para saberem, em primeira mão, quando um novo post é publicado.

      Blog da Dupla: o único canal que responde aos leitores e NÃO faz comercial e NÃO tem (nem quer) "paitrocínios" (com "i" mesmo..... rsrsrs)

      Excluir
  2. Dupla, desculpe estar vindo aqui so ler e nao comentar... Muito legal o post do seguro e do celular.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Dupla... eu diria que o celular, pelo menos aqui em Eastern Ontario, pode melhorar um bocadinho em dois fatores: sinal e customer service.
    Fechamos com uma dessas operadoras menores que não têm cobertura em todo o país mas oferecem um bom pacote de serviços - como 3 GB de internet e Canada-wide calling/worldwide SMS - por trintinha e tantos, quarentinha Harpers por mês. O problema é que não pega em todo lugar. Você entra em algum lugar com paredes bem grossas, que nenhum inverno vence, ou passa lá no basement, e póin: sem sinal.
    Até hoje não viajamos aqui pelo Canadá. Tem muita coisa pra ver/fazer na cidade ainda. Então a naniquita nunca jogou no roaming.
    Num dia de festa pela cidade, ficamos 4 horas "incomunicáveis". Até fomos na loja reclamar e ver qual é e o atendente: "mas tem festa por toda parte, a galera está por aí e as antenas não aguentam". OK OK OK. Estive a ponto de mandar pra São Calixto de Tabajara, a chefa vetou por causa do valor da conta.
    Mas foi bom: dia desses fui ajudar uma amiga nossa brasileira a descolar um plano de celular. Ela não quis essas naniquitas e foi atrás da Telus na loja da própria. Depois de 40 minutos, saiu de lá sem conseguir se cadastrar no pay-as-you-go e o customer service foi lastimável.
    Bom aviso. Melhor ficar com a nanica mesmo. Hell e Robbers, deixa pra lá. Em 90% do tempo funciona, muito embora this is Canada and I want more. 3G mais rápido do que o ADSL do Brasil, onde por sinal a Tchau estava derrubando nossas chamaditas após 30 segundos. Invariavelmente. A gente pagamos "centipoucos real" pra fazer chamada de 30 segundos e ploft, caiu!

    ResponderExcluir
  4. Olá Dupla,

    Passando apenas para dá um Oi!!

    Serviço ao consumidor simplesmente NÃO EXISTE no Brasil. Ontem mesmo fui trocar um frasco de pimenta que compre errado (comprei em pó e deveria ter comprado em grãos) e o DONO da loja me informou que não poderia me reembolsar os R$2,00 de saldo após trocar o produto. JUSTIFICATIVA: como eu havia comprado no dia anterior o caixa já tinha fechado ---"...ALÉM DISSO VOCÊ PAGOU NO CARTÃO...". E isso tudo com a maior má vontade!! Dá para acreditar?? A solução que ele me deu foi comprar outro produto (que eu não estava precisando) e pagar a diferença.

    Diga-se de passagem que era uma loja de especiarias num shopping super CHIC! O frasco de pimenta com 10g custava R$20,00.

    BEM, já estava tão estressada com a discussão que deixei os R$2,00 e fui embora resmungando e falando que esta terei sido a primeira e última vez que compraria qualquer coisa naquele estabelecimento. MAS claro que isso não surte efeito nenhum!! Certamente o cara não está nem aí para mim, nem para nenhum consumido. Ah! E a loja estava cheia!!
    NÃO AGUENTO MAIS ESTE PAÍS!

    O "Oi" acabou ficando grande demais.
    Abraço,
    E.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.... enquanto isso outro dia eu pedi para a parte masculina da Dupla ir no mercado comprar orégano fresco do que vem dentro do vidro. Claro que ele foi e trouxe o errado. Trouxe orégano seco dentro do vidro. rsrsrs
      Não abri e ficou aqui bem uns 5 dias.... na prateleira da sala. E eu , perguntando, “ vc não vai lá no Safeway trocar o orégano q v comprou errado, pq desse tipo já tem aqui em casa...”
      E ele sem o menor saco de ir lá... haha... me disse “não tem do outro, e eles não vão trocar esse”.
      Enchi tanto a paciência dele, que lá foi ele trocar (marido é pra essas coisas, não é?)
      Moral da ópera: Ele foi lá, realmente eles não tinham desse que eu queria e.... perguntaram ao marido se ele se incomodava em ter o dinheiro de volta e ainda pediram mil desculpas por não terem o produto que precisávamos”.
      This is Canada.... :)
      (nos EUA é a mesma coisa, respeito total ao consumidor....)

      Venham logo! :)

      Sucesso e abs da Dupla

      Excluir
  5. Parabéns pelo blog de vocês!
    Não costumo comentar aqui, mas acompanho vocês a alguns meses já.
    Me delicio com a maneira como vocês narram as coisas.
    Estou me programando para ir pro Canadá no primeiro semestre de 2016 e estou pensando em vender o meu aqui e comprar um aí quando chegar.
    Queria saber como funciona pra comprar um smartphone desbloqueado aí. O subsídio oferecido é muito grande, vale a pena?
    Pode deixar que vou ser mais assíduo nos comentários.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBA!!!!

      Parece que a Dupla tem mais um leitor!!! Agora já são 13! Uau! :)

      Marcelo, parabéns pela brilhante decisão de vir morar aqui no Canadá. É, realmente, uma maravilha. Tudo aqui funciona, é impressionante. :D

      Eu para te falar a verdade.... não sei se existe algum subsídio para compra de celular.... pode ser que algum outro leitor possa ajudar. Eu nunca recebi nenhum...

      Eu tinha um iPhone 4S (que comprei nos EUA ainda antes de vir para o Canadá, comprado já desbloqueado). Fiz uma “doação” ao marido quando saiu o iPhone 6 que comprei aqui mesmo, na loja da Apple aqui de Vancouver. Para ver preços e tal, só conectar na página da Apple.ca

      Mas... se você não for super-fã da Apple (eu sou mega fã... haha) tem muitas lojas de smartphone oferecendo produtos. A vantagem que eu vejo de vc comprar desbloqueado, é vc não ficar preso a nenhuma operadora.

      Dependendo do modelo que vc tenha, talvez não valha a pena vender. Sei que aqui eles desbloqueiam por apenas 10 dólares. Tem muita lojinha que coloca o cartaz na porta. Ou seja.... vale a pena vc ver o preço do modelo que vc quer, aqui no Canadá e comparar com o que vão pagar para vc pelo seu usado aí o Brasil.

      Aparece sim, a Dupla fica mega feliz com a visita dos leitores!!!!

      Abs da Dupla e muito sucesso!!!!

      Excluir
  6. Parabéns Dupla. Vocês são uma inspiração! Eu e meu namorado estamos entrando com o processo de imigração e eu já estamos surtando por ainda estar no Brasil sil sil sil...Toda vez que lemos os posts de vocês, sentimos animados e confirmamos que é isso que queremos. Vamos em Setembro para visitar Vancouver e sentir o gostinho na nossa nova cidade.
    Obrigada por compartilhar as experiências de forma tão detalhada e engraçada. A gente chora de rir dos seus comentários...rs.
    Merecemos um puxão de orelha por já ter lido todos os seus posts e só ter comentado hoje. Mas, nunca é tarde. Prometemos que apareceremos com mais frequência!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! A Dupla vai surtar de tanta alegria! Já são 14 leitores por aqui! Será que chegaremos a 20 leitores para poder publicar um post novinho em folha? Uhuuuuu

      (Que bom que vcs vão vir para Vancouver! Vão AMAR!!! Sucesso e qualquer coisa contem com a Dupla!)

      Excluir
  7. Oi, Dupla! "Quínzimo" aqui!

    Se tem uma coisa que me mata de raiva aqui é ter que ligar para operadoras e suas intermináveis mensagens corporativas.

    Acabei de ler um post de brasileiros falando da Fido após terem alguma dificuldade em fazer o credit check em outras operadoras. Lá conseguiram fazer um plano de "CA$ 35 por 300 minutos (qualquer operadora) + 300 mb de internet + ligação a 0,09 centavos para o Brasil + ligações grátis entre 17hs e 6hs (obs: nenhuma fidelização)."

    [ ]!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu acho a Fido muito boa. Não tenho queixas para a cobertura em Vancouver. Já quando viajamos para Vancouver Island o sinal é peeeeessimo mas não sei se o das outras operadoras é bom...
      Abs da Dupla

      Excluir
  8. Quando fiz intercâmbio para o Canadá também usava a Fido e, quando ia voltar para o Brasil e quis cancelar o serviço, a ligação não demorou nem 9 minutos! Hahaha eficiência =)

    ResponderExcluir
  9. Eu diria que vcs tem 13 leitores e depois desse post, terão mais, pois vou compartilhar em um grupo que tem várias pessoas querendo sair do "Brasiu-iu-iu", rumo ao Canadá.

    Obrigada pelas informações e tenham um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  10. É realmente uma diferença absurda! Quero logo viver esse sonho! Canadaaaaaaa

    ResponderExcluir
  11. Quero me mudar daqui do interior do Amapá, porém não tenho experiência nenhuma em outro país e gostaria de saber mais sobre suas experiências. Me formo daqui com um ano e meio e estou ansioso pra tomar essa decisão. Se quiser me contatar ferreira-eliabe@bol.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like