As crianças no Canadá

by - terça-feira, setembro 08, 2015


Olá pessoal! 

A Dupla está muito feliz com a quantidade de acessos e com tanta gente elogiando e passando a seguir o Blog da Dupla!  __ O único que não ganha dinheiro com anúncios, “listas” e “seguidores”.  uhuuu    

Obrigada  aos leitores e esperamos estar à altura das expectativas!  :)

No post sobre daycare a Dupla recebeu as seguintes perguntas de uma leitora: 



***

Ola Dupla! Cheguei no blog ontem e estou lendo (e adorando) td de uma vez. Estou tentando convencer o marido a emigrar e enquanto isso vou pesquisando. Como iremos com 2 filhos pequenos, esse post foi ótimo!!! Vc consegue dizer como eh o período escolar ai (qt tempo de ferias, se as escolas costumam enforcar feriados...) e como as famílias onde ambos os pais trabalham lidam com isso (se eh comum conseguir alguém pra cuidar, ou férias/licenca no trabalho no mesmo período, ou colonias de ferias...)? Obrigada, bjssss cariocas

Os: Aqui no rj pago entre 1500 e 1800 pra escola de cada um, e pago alguém pra ficar com eles nos dias em q as ferias deles ultrapassam as nossas. Pesado!



***


A Dupla demorou um pouco  bastante para responder porque a gente não tem mais criança pequena. Então fomos "consultar os universitários”  (haha) e enviamos email para mães de crianças pequenas.   


E... como vocês sabem (ou devem imaginar), mãe de criança pequena no Canadá,  quase não tem tempo para se coçar!  Não esqueçam que aqui não tem aquelas facilidades do Brasiu-iu-iu,  de poder contar com a ajuda das secretárias do lar!  

Aqui é tudo “sem”:   Sem babá, sem cozinheira, sem arrumadeira, sem faxineira, sem motorista.  Quase tudo “sem”  mas em compensação...  também é sem assalto, sem sequestro, sem trombadinha, sem governo corrupto sem vergonha, sem aumento da conta do luz a toda hora para tampar os rombos do orçamento, sem CPMF (que parece vai voltar)...  etc etc etc     kkk

Mas... mãe aqui não tem tempo para nada. Isso é fato.


E por isso a Dupla esperou, esperou até que tivemos as respostas da querida FZ.



***

Com a palavra, a super FZ:

Período Escolar no Canadá:


Período escolar é de Setembro a Junho. O ano escolar começa em Setembro e vai ate quase o Natal, quando eles têm 2 semanas de "férias" recesso para Natal e Ano Novo,
Depois vem o Spring Break q dependendo da Cidade são 2 ou 1 semanas; as aulas terminam em meados de Junho, quando começam as férias escolares de verão!! 


Enforcar Feriados?


Enforcar feriados?! Não, aqui todos os feriados caem na segunda, ou se caem no final de semana eles extendem para a segunda-feira. Alguns poucos feriados que caem no meio da semana não costumam emendar com o final de semana não!!! Isso é coisa de Brasil mesmo!!! (kkkk)


Como as famílias que trabalham conseguem “administrar” as crianças durante as férias escolares? 


Quando ambos os pais trabalham, geralmente eles pedem férias no verão, no período das férias, vai depender de qual área e de onde trabalham. 


As férias aqui  geralmente são duas semanas pagas, e dependendo da empresa, com o passar dos anos, esse número de dias vai aumentando!!!!  

Existem muitos lugares q oferecem “Colônia de Férias",  claro que todas são pagas. 

O bom é que não temos que pagar escola para os pequenos, então dá para guardar uma $ para pagar essas “Colônias de Férias" já que as férias escolares duram quase 2 meses e meio.

Tem escolas q oferecem programas de verão, com várias atividades no horário que seria o escolar (9am-3pm)..... Nesse caso a criança escolhe se quer fazer ballet, esportes, ciências, dança..... enfim.... uma infinidade de opções (de novo, tudo isso tem q ser pago à parte) 


As escolas no Canadá 


As escolas são públicas, e vai depender do seu endereço para poder matricular o seu filho. 


Eles chamam de "catchment area", Esse área é que determina onde matricular os filhos!!!!
 Existem as escolas particulares, geralmente religiosas como católicas e cristās, não sei bem qual o custo.  

Aqui tem também as escolas French Immersion, que são do governo, e não precisamos pagar.... Essa categoria de escola é bem mais concorrida, e a forma de ter uma vaga é uma "loteria" no sentido literal da palavra, eles sorteiam as crianças que vão entrar na escola, depois de uma pré-seleção!!!  



***

Gostaria de agradecer à querida FZ, que dedicou o tempo dela para responder a todas as perguntas.   A Dupla espera ter ajudado publicando tudo aqui.   

E se vocês que estão lendo acham que o post pode ser útil,  deixem nos comentários um “alô”  para a FZ,  ok?  A Dupla desde já agradece!  :) 


Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

 

20 comentários

  1. Muito bom!!!
    Obrigada por tantas noticias da vida real no Canadá.

    ResponderExcluir
  2. Olá Dupla, descobri o blog de você apenas hoje.

    Embora esteja do outro lado do Canadá, onde as pessoas fazem biquinho para falar, acho que posso ajudar a leitora preocupada com escola afinal imigrei com duas crianças no colo, a a questão de escola e daycare muda apenas um pouco de província para província.

    Então acho que o link abaixo pode ajudar.

    http://www.truth.com.br/ospatos/category/filhos-no-quebec/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pela participação! :)

      Se tiver um tempinho para escrever aqui no Blog e responder ao Fernando a Dupla desde já agradece! Pode ser q sua resposta ajude a outros também!

      Lia muito o Blog de vcs enquanto estava no BR! :) É “Os Patos Migram em Bando”, não é? :) Depois, com a correria aqui tenho tido tempo só quase que para escrever de vez em quando... mas qq hora dessas vou lá fazer uma visita ao Blog de vcs!

      Abs da Dupla

      Excluir
  3. OI DUPLA,
    Adoro o blog e fiquei muito feliz com este post.Também pretendo mudar para BC Canadá com filhos pequenos e este post foi bastante útil.
    Quero deixar meu agradecimento a FZ e gostaria de perguntar mais algumas coisas sobre este assunto.
    Como o horário escolar é de 9 AM to 3 PM os pais podem deixar os filhos na escola de 7:30 AM - 5:30 PM? Ou precisa pagar algum "fee" para a escola?
    Como funciona o almoço nas escolas? Os alunos levam de casa ou comem na escola? Quanto custa caso comam na escola? E por último, quanto custa a "colônia de férias"?

    Desde já, agradeço a colaboração.

    Abraços

    Fernando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!
      Vamos ver se a FZ encontra um tempo para responder por aqui. Pode ser que o Sandro (do Blog mencionando acima) também possa entrar aqui e deixar a experiência dele!
      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Oi, posso ajudar a respoder, mas estou no Quebec e os valores devem variar bastante em relação a BC. A província de Quebec é conhecida por ter um alto subsidio para os valores de daycare... (pra compensar os impostos mais altos)... Os horários aqui variam de escola para escola.

      Escola. Para os meus filhos é necessário contratar uma espécie de "daycare" da escola se eles entrarem antes das 8:30 (hora de inicio das aulas), sairem depois das 15h30 (fim das aulas) ou mesmo se ficarem para o almoço (entre 11:30 e 12:45). O valor é 4,5 por dia se ficar só para o almoço, ou 9$ para entrar antes ou sair depois. O serviço de "daycare" funciona das 7h15 até as 18h.

      Almoço: na escola dos meus filhos existe uma empresa (particular) que fornece almoço (não sei o preço, sorry). Mas meus filhos (e muitos outros na escola) levam marmita de casa. Aqui todo mundo come de marmita, então cedo de manhã, a gente prepara pra família toda. Você pode pegar os filhos para almoçar em casa, se tiver possibilidade, no horário acima.

      A colônia de férias no Quebec tem um custo entre 120$ e 210$ por semana por cabecinha. O preço varia entre um "daycare" simples e um programa esportivo por exemplo.

      Lembrando que eu acredito que os preços em BC sejam um pouco mais altos...

      A agora a boa notícia: os valores de "daycare" e de "day camp" (colonia de férias) são dedutíveis do imposto de renda. YEY!

      Vou postar de novo o link que postei aqui logo acima: http://www.truth.com.br/ospatos/category/filhos-no-quebec/
      Vai dar uma ideia da cultura canadense em relação aos filhos.

      Excluir
    3. Mil thanks! Ou melhor.... mil MERCI! :) Espero que ajude a quem queira vir morar no paraíso.... ooops... Canadá! :)

      Abraço grande

      Excluir
  4. Dupla, adorei a postagem!!
    Cheguei em Van ontem, finalmente!!! Muito feliz por ter essa oportunidade..
    hoje ao passear no stanley park, deixamos o carro estacionado..ao retornar, vidro quebrado e alguns pertences "levados"...bem arrasada com esse azar de principiante kkkk
    Vamos ver se marcamos um café!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz!!!! Que má sorte!!! Também.... dram MUITO MOLE, não é??? Não se deixa nunca, N A D A no carro. Nem aqui, nem em nenhuma cidade do mundo, mesmo as cidades mais pequenas e pacatas.

      Qualquer lugar, ou melhor, todo lugar, tem viciados, etc e eles fazem “qualquer coisa” para conseguir dinheiro para drogas.

      Felizmente não aconteceu nada com vocês, até porque violência no sentido que a gente está acostumado no Brasil é muito, muito difícil acontecer. A menos que vcs decidam perambular pelas trilhas do Stanley Park as 2 da manhã ... haha... aei já não posso garantir nada! :)

      Vamos marcar sim! Amanhã (domingo) a gente vai a Squamish para ver os salmons desovando, mas na segunda e terça na parte da tarde conte comigo! Manda um email para dupla “ponto” canadense “arroba” gmail “ponto” com e eu te dou meu telefone.

      Bjjjs e aproveitem o sol !!!!!! E não deem tão mole. Aqui é um paraíso mas não precisa exagerar, não é mesmo?!?!?!?

      Excluir
    2. Eiii
      Pois é, um grande vacilo..talvez pela sensação momentânea de se sentir mt seguro...
      Estava em viagem por banff, etc..retorno para Van amanhã. Vou enviar o email 😉😘

      Excluir
  5. Eu e minha familia estamos enteressados em imigrar para o Canadá e queriamos saber qual foi a sua pontuação no teste para entrar no Entry Express

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso processo foi de 2010. Naquela época não existia esse “Entry Express”.

      Boa sorte!

      Excluir
  6. acabei de chegar no blog...moro em ribeirão preto sp e tambem estou (estamos, eu e familia) cansados de violencia, impunidade, insegurança e, sinceramente, acho que não tem mais jeito...tenho me interessado muito pelo canadá...em abril/maio de 2015 tive a oportunidade de passar 10 dias entre toronto e montreal e simplesmente estou apaixonada! infelizmente não tenho mais possibilidade de imigrar...a não ser que eu ganhe na mega sena rsrsr (sonhar por aqui ainda é possível rsrsrs)...bom, vou passear por ai, ler os posts e de vez em quando voltou para comentar...obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Primeira vez no blog e ja achei super interessante! Quero ler tudo rs!!! Abçs

    ResponderExcluir
  8. Sandro e Dupla: eu tinha uma idéia muito errada então de escola no Canadá. Pensei que as crinças iam no ônibus amarelo pra escola e faziam todas as refeições necessárias por lá. Tudo por conta da escola. Então as crianças levam as marmitas com almoço e lanches tb? Nao entendi bem isso de sair da escola pra almoçar! Aqui no Brasil é muito fácil comprar marmitas pro almoço. E aí? As mães cozinham a noite ou de manha cedo? O que costumam por nas marmitas? Nao gosto de cozinhar! 😩

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu estou vendo college para minha esposa e estamos em dúvida entre quebéc e nova scotia, o quanto é mais complicado(demorado) aprender frances para obter proeficiencia mínima para conseguir acompanhar as aulas no college? Iremos com 2 filhos adolecentes que não sabem nada de ingles ou frances, será que pegam rápido qq lingua? Estamos planejando para irmos em fevereiro 2016. Quem puder dar opinião ou dicas entre as linguas pode me mandar email: cezago@gmail.com - obg a todos

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like