Fórmulas Mágicas para morar no Canadá

by - segunda-feira, novembro 09, 2015


Muita gente quer as “fórmulas mágicas para morar no Canadá”.  Recebemos inúmeras perguntas de leitores com os tipos de pergunta abaixo:


1) Qual a melhor província para morar no Canadá?

Não tem “melhor província”.  

A melhor província será a que tiver emprego para a sua profissão. Na nossa época de processo de imigração, éramos um grupo muito ativo na Blogosfera e até hoje mantemos contato com vários blog-amigos, alguns ainda de forma virtual e outros já de forma pessoal.

Conheço médicos que foram para Saskatchewan e estão muito bem obrigada, conheço profissional da área de culinária que foi para Moncton e está muito bem obrigada, conheço arquiteto em Toronto também muito bem obrigada, também tem dentistas em Toronto, profissionais de TI tanto em Toronto como em Vancouver, bem colocados. Há profissionais de engenharia de petróleo em Calgary, e mais e mais e mais.

Ou seja, a melhor província vai ser aquela que você, depois de pesquisar on-line, ou consultar amigos que já estão no Canadá,  parecer que será a que vai oferecer mais oportunidades.

Se você está indo com economias pessoais, sem ainda um emprego definido, talvez a “melhor província” seja a que tenha bom potencial de emprego aliado a um custo de vida mais barato, porque dessa forma o seu dinheiro vai render mais (até você conseguir emprego).  Para fazer uma pesquisa, vá no site da Craigslist.com e procure, por exemplo, apartamento de dois quartos em várias províncias do Canadá e vai ver a enorme diferença de preços.

Claro, algumas províncias têm o custo de vida muito baixo mas invernos muito rigorosos. Compensa?  Vai depender de você.  Se o que você quer é um país com muita qualidade de vida, uns meses abaixo de zero podem ser um preço muito pequeno a ser pago pelo ganho na qualidade de vida. Sem esquecer que depois de algum tempo e já com experiência de trabalho canadense você possa vir a ser convidado por outra empresa numa província que você goste mais/ tenha melhor clima, etc etc. 

2) Qual o melhor bairro para morar em Vancouver?

Novamente, vai depender do que você quer e da sua disponibilidade financeira.  Se tem crianças, vai ser praticamente impossível morar em Downtown, a não ser que seja com um bebê bem novinho.  

Com mais crianças em casa,  Downtown é praticamente inviável porque os apartamentos de dois quartos já começam a partir de uns 2500 dólares por mês e os de 3 quartos (raros), vão lá para os 4 - 5 mil dólares por mês. É por isso que é muito raro ver crianças em Downtown (a não ser bebês em carrinhos, esses sim, tem muitos). Mas crianças em idade escolar é muito difícil. E mesmo que você tenha “um caminhão” de dinheiro e queira pagar 6 mil dólares por mês para morar num 3 quartos em Downtown, as suas crianças não vão ter nem um único amiguinho para brincar, porque em Downtown praticamente não moram crianças maiores de 1 ano.

As pessoas que têm filhos procuram morar em bairros e cidades próximas, com aluguel mais barato  e muitas vezes com a opção de morar em casa, com direito a quintal para a criançada brincar à vontade.

Então.... não existe “melhor bairro”.  Todos os bairros e cidades próximas são muito bons.  Há sempre praças, parques, bibliotecas, mercados, etc e segurança e a limpeza é sempre uma constante.

Obs: Se você não vai ter carro, olhe sempre quais as opções de transporte público (skytrain, ônibus, seabus, etc). 

3) Qual o melhor banco?

Também não tem fórmula mágica.  Para quem faz transferências para a selva o Brasil ou que traz dinheiro da selva  do Brasiu-iu-iu para o Canadá o quase-falecido HSBC ainda é  a melhor opção.  

Comprado pelo Bradesco, vai continuar fazendo as transferências mas não serão mais pelo “Global View”  (que vai acabar em 24 de novembro próximo) e as transferências também deixarão de ser “imediatas”.  Serão do tipo “transferência de crédito para o exterior” e vão demorar dois a três dias para serem concretizadas. Ainda não sei se o cambio será "relativamente honesto” como é com o HSBC,  e se as taxas de transferência serão as mesmas.  Conto para vocês depois que realizar.

Tirando esse lado das pessoas que precisam de alguma forma manter transferencias de dinheiro para o Brasil, eu recomendo qualquer um dos “Big Five”.  

"Big 5" são os cinco maiores bancos Canadenses e em qualquer um deles você estará muito seguro,  será muitíssimo bem atendido, e não vai pagar aquela roubalheira dos bancos do Brasiu-iu-iu  que cobram para dar talão de cheques, cobram “tarifa de manutenção de conta”, cobram DOC, cobram TED e que quando você quer falar com o gerente ele está sempre “em horário de almoço”, mesmo que você ligue às 11 da manhã ou às três e meia da tarde.   

Ah sim, o horário dos bancos  aqui varia em função da agencia, sendo que muitas delas funcionam das OITO da manhã até as CINCO da tarde, sendo que alguns dias da semana ficam abertas até SEIS  da tarde e há ainda um “rodízio” para agências que abrem nos FINAIS DE SEMANA.   Igualzinho ao Brasiu-iu-iu  não é mesmo????

Os 5 maiores bancos canadenses são: 
RBC (Royal Bank of Canada);  
TD Canada Trust (Toronto-Dominion Bank); 
Scotiabank (Bank of Nova Scotia); 
BMO (Bank of Montreal) e 
CIBC (Canadian Imperial Bank of Commerce).     

Recomendo que você escolha qualquer um desses cinco e vá fazendo um bom histórico de crédito (histórico de crédito significa que você paga suas contas em dia, etc etc etc).  

Se for um casal, abram uma conta conjunta com um de vocês como titular e depois que já estiverem com um bom histórico, etc abram uma conta em um segundo banco (entre os cinco acima) com o outro cônjuge como titular.  Assim, vocês dois ficam acumulando bom crédito, porque com uma conta só, apenas o titular é que irá ganhar pontos.

Se vocês quiserem respostas para mais “fórmulas mágicas”, escrevam as perguntas aqui nos comentários e a gente tenta responder, ok?  :) 

Abraços para todos e ficamos aguardando aquele “Alôôô Dupla”  que deixa a gente tão feliz!  :) 

Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

19 comentários

  1. Olá, Dupla! É sempre bom lembrar que as províncias do Canadá são em sua maioria bem grandes e diversificadas... daí praticamente tudo, até mesmo a empregabilidade, pode ser diferente. Eu acho melhor a pessoa pesquisar cidades e não províncias. Até mesmo as cidades grandes serão bem diferentes umas das outras! Veja Toronto e Ottawa, por exemplo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Dupla! Adoro a postagem de vocês! Em todos os posts que já li até hj eu concordo em gênero, número e grau com vc! Tenho absolutamente pânico do Brasil e já estou fazendo tudo o que posso para sair daki o mais breve possível com destino ao Canadá! Já fui abordada inúmeras vezes na rua e em uma delas estava com minha filha que na época tinha apenas 3 meses de idade. Já tive minha casa invadida e arrombada... levaram tudo que quiseram. Enfim, definitivamente não é o país que quero minha filha crescendo. Se Deus quiser em junho de 2016 estou saindo daki para nunca mais voltar!! Obrigada pela sua sinceridade sempre!! E posso te garantir que depois que vcs saíram esta selva só piorou e a massa brasileira está cada dia mais cega!! Super bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a coisa no BR tá preta!

      Boa sorte e uma coisa eu garanto: vcs vão AMAR o Canadá!

      Boa sorte! Abs da Dupla

      Excluir
  3. Olá, Dupla eu e meu noivo estamos terminando a faculdade de engenharia aqui no Brasil e juntando dinheiro para começar a vida ai no Canadá. É mais fácil a gente casar no Brasil e ir ou casar ai? Digo isso porque já escutei que casais jovens a probabilidade de serem aceitos é maior do que solteiro. Outra pergunta meu noivo gostaria de fazer um mestrado ai no Canadá e gostaria de saber se existe mestrado no período noturno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venham casados, COM CERTEZA! Mais simples, o processo de imigração já é para p casal, vc não vai enfrentar despesas e burocracia para trocar de nome depois (no passaporte, cartão de Permanent Resident, número aqui para o Imp de Renda (equivalente ao CPF no BR, etc).

      Casados sem dúvida. TUDO vai ficar mais fácil. Só esperem para encomendar algum futuro baby depois que estiverem morando aqui, assim ele (a) já nasce canadense embora vá ter também a cidadania brasileira (que eu não sei exatamente pra que vai servir mas enfim..., já que tem direito..,,rsrsrs...)

      Boa sorte !!!!!!! Depois mandem notícias de como foi o casamento!!!!!

      Abs da Dupla

      Excluir
  4. Olá Dupla tudo bem? Já estava com saudades de voces! To tentando correr com o processo para ir pro Canadá, mas antes preciso fortalecer bem o meu ingles. Vou me submeter ao IELTS ano que vem! Me desejem sorte! bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro chegar aqui e ver que tem postagem nova rsrs
    vamos marcar nosso café, hein
    Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARACA!!!!! Vc ainda está aqui?? Ficou de vez? hahahaha
      Vamos sim encontrar na próxima semana! A gente esteve no Tahiti, Moorea, Bora Bora e outras ilhas lindas. Estamos "pretos" de praia mas estávamos com saudades do nosso friozinho gostoso aqui de Vancouver! :)

      Na próxima semana qq dia é bom para mim, menos sexta.

      Bjs

      Excluir
  6. Os amigos voltaram e eu Vou ficando por aqui, um ano de estudo e trabalho kkkk
    Vcs estão sempre aproveitando a vida, queremos dicas de viagems tbm kkk
    Por falar no assunto, já fizeram cruzeiro p alaska? Estava pensando em ir no inicio da temporada (maio), mas não conheço ngm que tenha tido essa experiência p dizer se vale a pena heheheh
    Bjss
    Te chamo no tel p marcarmos durante a semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, já fomos ao Alaska em 2009 e foi quando eu conheci Vancouver e me apaixonei pela cidade. Maio ainda acho meio cedo... eu iria em junho (foi quando fui) e ainda assim é meio friozinho..... :)

      Excluir
  7. Olá!! Dupla, tudo bem?? Gostaria de saber se tem demanda para a área de Secretariado Executivo no Canadá (Québec)? Estou cursando também um MBA em Gestão Empreendedora de Negócios. Estou buscando informações, quero imigrar também!! ;D

    ResponderExcluir
  8. Olá! Dupla, tudo bem?? Estou buscando informações para imigrar nos próximos 2 anos, sou formada em Secretariado Executivo e estou fazendo uma pós em Gestão Empreendedora de Negócios, sabe me dizer como está a demanda para a área de Secretariado no Canadá? Estou querendo ir para Quebec...
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayara!

      Obrigada pela visita ao Blog!

      Não sei te informar como está a demanda por profissionais na sua área , mas creio que deve ser boa já que vc tem uma profissão necessária em qualquer empresa, independente do ramo da mesma.

      Penso que vc precisará ter um francês extraordinariamente ótimo, e talvez te ajude vc praticar um pouco do "Quebecois" antes de emigrar (dizem que há diferenças para o francês da França). Talvez seja o caso de vc contratar algum professor nativo e ir praticando via Skype, para que só chegar vc já esteja quase uma "Quebecois", o que deverá facilitar suas entrevistas de trabalho e tal.
      Para avaliar ofertas, da uma olhada no monster.ca

      Super boa sorte para vc e parabéns pela brilhante decisão de mudar de país. Vc vai adorar, Quebec é linda demais! :)

      Abs da Dupla

      Excluir
    2. Nayara, dá uma olhada no Job bank do Governo. Tem uma parte lá, o Outlook, que dá uma panorama da profissão - se está em demanda, se há previsão de crescimento, etc... www.jobbank.gc.ca

      Excluir
  9. Oi, Dupla. Mais uma vez obrigado pelo bom post. Precisava ler o que vc escreveu no item 1 nesse momento.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  10. Para transferência de dinheiro não seria melhor bitcoin?
    http://defendaseudinheiro.com.br/aprenda-tudo-sobre-a-criptomoeda-bitcoin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Eu preciso aprender a usar esse Biricoin.... :)

      Obrigada pela visita ao Blog e pela contribuição!

      Abs da Dupla

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like