Frio? Não existe frio! Existe pessoa mal vestida.

by - quinta-feira, dezembro 03, 2015


E quando digo “mal vestida” não é porque não está usando a “roupa da moda”.... Esse lance de “roupa da moda”, ou "não repetir roupa”,  ou gastar uma grana preta só para mostrar a etiqueta é coisa de....... Brasi-u-u-u, aquele país que faliu-u-u-u.

Aqui as roupas duram uma “eternidade”, ninguém vai reparar se você vai a uma festa hoje com a mesma roupa que usou na semana passada.  Esse negócio de ser “chic” é coisa de país não civilizado.  Aqui, como nos EUA, na Alemanha, na Finlândia, na Holanda etc etc etc o que a pessoa quer é estar “bem vestida”, mas bem vestida é no sentido de não passar frio!!!!

Então esquece aquelas bobagens do Brasiu-iu-iu e venha ser feliz no Canadá, porque melhor lugar não há!

Frio?  Frio é algo que NÃO existe.  Basta você estar convenientemente vestido.

Se você está de mudança para o Canadá, seja de forma temporária (para estudar), ou de forma permanente (para emigrar), pesquise quais as temperaturas na sua província durante o inverno e a partir daí faça seu planejamento.  Tem lugares no Canadá com temperaturas muito amenas, como aqui em Vancouver onde mora a Dupla, onde é raro o termômetro ir abaixo de zero,  mas tem também cidades em que a temperatura chega a 45 graus NEGATIVOS e para isso você vai precisar estar bem preparado.

Eu não recomendo gastar dinheiro comprando casacos no Brasil.  Coloque o casaco que você já tem e traga na mala de mão vários susteres e blusas de manga comprida. Chegando aqui coloque uma roupa por cima da outra (quanto mais camadas melhor, porque o ar entre cada peça de roupa também ajuda a proteger do frio) e, ao chegar ao Canadá você compra o seu casaco.   Vai gastar MUITO MENOS do que comprando no Brasil e com certeza vai comprar algo mais apropriado aqui para as terras canadenses.

Chegando aqui, qual o casaco ideal para usar no Canadá:

1.  BOLSOS: Tem que ter bolsos, se não tiver bolsos não serve.  Mesmo com luvas, na hora em que o frio aperta a mão no bolso é um “santo remédio”.

2. CAPUZ:  Tem que ter capuz.  Ou desses capuzes “destacáveis”, ou dos que são sempre presos no casaco.  Sem capuz, esqueça.  O capuz protege o pescoço e o frio que entra por debaixo das orelhas, mesmo quando você usa cachecol.  Tem que ter capuz. Sempre.

3. Impermeável.  Se não for impermeável não é o “fim do mundo” , mas um casaco impermeável vai te salvar nos dias em que você esquecer o guarda-chuva e começar a chover ou a nevar.  Não vai proteger 100%, mas vai ajudar. Sem contar que um casaco impermeável está logo pronto para outra aventura, e um casaco de lã molhado vai demorar a secar (e ainda pode ficar fedendo se não secar direito....)

4.  Pode ser “curto”, tipo na altura do quadril, mas você depois de algum tempo no Canadá só vai preferir os compridos, daqueles que ficam no meio da coxa, por que isso já vai fazer com que seu traseiro fique mais quentinho.... rsrsrs    Tem gente que usa aqueles mega-compridos, que vão até o meio da canela.  Eu já tive um desses, mas acho pouco prático.  Mas aí...  é gosto pessoal.... Com certeza, o comprimento “mínimo” que eu recomendo é no meio da coxa. Menos que isso....hmmmm

5. Se for um casaco que tenha enchimento com penas ou acrylon, eu creio que você vai adorar. São casacos leves (pesam pouquíssimo) e esquentam bastante.   Para o pouco frio de Vancouver, os da Uniqlo resolvem super bem.

6. Underwear: As lojas especializadas vendem “thermal” que esquentam muito. Os da marca “hot chillys” costumam ser os melhores. Só recomendo se você for ficar muito tempo ao ar livre em lugar que faça frio. Do contrário, ao entrar num lugar com aquecimento, como restaurantes, etc, você vai se sentir “derretendo”. 

7. Meias claro, e dependendo da cidade você poderá precisar de umas bem grossas que esquentam que é um espetáculo. Na dúvida vá a uma loja e compre um par de meias de esqui. Elas vão até embaixo do joelho e deixam a perna quentinha e gostosa.  Não custam caro.

8. Luvas.  Sempre tenha luvas na bolsa ou na mochila.  Mesmo quando você está super agasalhado, se a mão estiver fria parece que você está sem roupa. Há luvas de todo tipo, eu particularmente gosto de qualquer uma que não seja de lã (porque solta pelo) e nem de couro (porque acho desconfortável, mesmo quando o couro é macio).

9. Botas e galochas.   Se vem para Vancouver as galochas são fundamentais. Botas também são usadas o inverno inteiro, e há modelos com pelo por dentro que esquentam bastante.  Da mesma forma que falei sobre os casacos, não recomendo que compre no Brasil. As botas do Brasil em geral têm a sola lisa e você vai arriscar um belo estabaco no gelo ou na neve. As daqui tem quase sempre a sola com “grip”, isso é... um tipo de solado que “trava” e faz com que os escorregões sejam menos frequentes. Se está vindo para o Canadá no inverno, venha com o que você tiver em casa e deixe para comprar suas botas e/ou galochas aqui.

10.  Cachecol: Quanto mais melhor! Custam baratíssimo e você vai se sentir com o visual totalmente mudado bastando trocar a cor do cachecol.

11. Apesar do casaco ter capuz, o ideal é você ter um gorro. Protege muito a cabeça do frio e seus neurônios não ficam congelados.


Acho que é isso.  Tenham sempre em mente que quanto mais “camadas”  de roupa você colocar melhor. Chegando num lugar aquecido, você vai tirando, tirando, tirando, até ficar com uma única camisa, por exemplo.  Sempre melhor optar por material sintético do que por algodão (essa é a regra, mas material sintético em contato com a pele me dá aflição, então eu sempre uso uma t-shirt de algodão logo direto com a pele... então... eu sei que estou fazendo “errado” mas eu gosto.... rsrsrsrs)

Se esqueci alguma coisa fiquem à vontade de escrever nos comentários pois qualquer informação nova poderá ajudar aos corajosos brasileiros que estão procurando um destino e uma vida melhor!

Atenção galera que gosta de copiar meus posts para fazer vídeo para o youtube (e ganhar um troquinho em cima da audiência):  Por favor  inventem outro assunto, ok? Fico me sentindo uma roteirista de cinema, escrevendo aqui no blog e na semana seguinte (ou duas semanas depois) aparece um filminho exatamente sobre o que falei no post....   Espero que usem as próprias idéias e criatividade, ok?  Merci!

Aguardo os comentários de vocês dizendo como estão se preparando para enfrentar o inverno aqui no Canadá!!!!  :)

Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

12 comentários

  1. Mais um post dentro do padrão de qualidade da Dupla! Valeu, eu, eu!
    [ ]!

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de sentir este frio canadense!!! AHHHH.. quero ir embora rapido!!!

    ResponderExcluir
  3. Eba! Hopefully, estamos chegando pra ficar em setembro/16, logo no início da friaca! Então, obrigadíssima pelas dicas, dupla! Estive aí na primavera, então nem amostra grátis do frio eu tive ainda... Mas como vocês disseram, é um preço que se paga tranquilamente... Beijooos
    L (Curitiba)

    ResponderExcluir
  4. Copiar post e idéias? Imagiiina, "ixço no ecssiste !!!" * (Ironia modo on).
    Engraçado que plágio não é considerado anti-ético para muitos dos brasileiros que saem do Brasil reclamando da falta de ética do Brasil e dos (outros) brasileiros.

    *e já q o assunto do meu comment é plágio, deixo registrado o dono da frase/sotaque: Padre Quevedo, "gentilmente" apelidado de Padre Quemedo!
    ;)

    Abraços
    Erika



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk, chupim é o que mais tem na internet...nada se cria, tudo se copia...

      Excluir
  5. Otimo txt! Mas, eu n sou padrao...n uso quase luva, quando uso sao aquelas sem dedo, n uso underware especial...rsrsrs...para mim basta meias boas, bota boa (quase nunca uso, pq ate -15C uso tenis com meia de la)e um bom casaco curto, com 2 camadas por baixo qdo tah -15/-20! Mas, vai ouvir a esposa aqui q ela vai dar conselhos pra lah diferente! rsrsrsrsrs...bjs

    ResponderExcluir
  6. Dupla, outra vez obrigado pelos post, este dos casacos veio a calhar, estamos chegando em Halifax na primeira semana de fevereiro/16 para ficar 1 ano.
    Somos fas da Dupla e estamos sempre por aqui, mas nem sempre comentamos :D bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá Dupla, adorei o post e vou anotar suas dicas.
    Beijos e tenham uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá Dupla! Conheci seu blog recentemente, e achei o post super útil! Uma dúvida que restou foi a seguinte: quando o inverno chega, devo me preocupar de comprar botas/casacos/etc com a resistência à maior temperatura possível (-40ºC, -50ºC) ou devo ter 1 mais resistente e outros para frios menos rigorosos?
    Um grande abraço, e boas festas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de onde vc vai morar. Aqui em Vancouver, por exemplo, essas botas com muito enchimento próprias para temperaturas de -40C teriam pouca utilidade, e vc iria ficar com o pé “suando”.

      Se for para uma província muito fria, eu recomendo vc ter botas e casacos para o “extreme cold” e também alguns casacos e botas “mais suaves”, que vc acabaria usando no outono e no inicio da primavera, porque entre o extremo-inverno e o verão ainda vai fazer um certo friozinho e aí o casacão será demais e a falta de um casaco “razoável” vai ser de menos... :)

      Espero ter respondido,! Obrigada pela visita e por ter gostado do Blog! Quando quiser perguntar alguma coisa / sugerir algum assunto a dupla está por aqui! :)

      Excluir
  9. Postagem tipo de utilidade publica hahaha
    Dupla, vcs tem alguma sugestão de botas anti tombos? Hahah marcas ou loja que posso encontrar? É a única que está faltando para o meu "kit inverno" hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro duas lojas: MEC na West Broafway tem várias marcas e opções ótimas) e também a Salomon (no shopping Royal , south). Tem q ter um bom grip. Vale olhar também umas botas de hiking da Nike, lançadas a pouco que parecem boas, mas não experimentei. Tem na Robson St perto da Zara, está na vitrine.

      Excluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like