As melhores dicas do IELTS pelo “Duplinha”, o filho da Dupla!

by - quarta-feira, junho 29, 2016

O “Duplinha” em mil oitocentos e antigamente... kkkk

Dicas para você se dar SUPER MEGA BEM no IELTS!


Para quem acaba de aterrissar no “Melhor BLOG Sobre o Canadá”  (hahaha), a Dupla Canadense é uma “Dupla Jurássica”.  Somos Permanent Residents, AMAMOS o Canadá,  e estamos em contagem regressiva para podermos entrar com a petição e conquistarmos a nossa cidadania canadense.

Um dos nossos filhos, que sempre achava o Brasiu-iu-iu  “lindo, divino e maravilhoso” e ficava MUITO puto bravo comigo quando eu chamava o país de “selva” ou de Braziu-iu-iu-iu  finalmente..... depois de “milênios” (e de eu “buzinar” muito as orelhas dele), se tocou que a situação no Brasiu-iu-iu  está de "ruim a pior” e, notou (antes tarde do que nunca), que todos os escândalos e todas as roubalheiras impedem que as pessoas honestas trabalhem, ganhem bons salários e vivam com segurança.

Enfim!!!!  Aleluia!!!!  O filho mais velho da Dupla resolveu se mandar!!!   Uhuuuu

Apesar de ser “filho”, ele já é "meio-velho"  (hahahaha) e embora tenha se formado na melhor universidade do país,  tenha dois mestrados,  tenha uma P***  experiência, inclusive como gerente de uma equipe enorme em uma das maiores construtoras do Brasiu-iu-iu...

enfim....

apesar de todas essas qualidades... ele fica com pontuação baixa para o Express Entry.    :(

Então... ele vai vir para fazer mestrado (o terceiro!  hahaha) e depois vai trabalhar, de acordo com o “pos graduate work permit” e futuramente, aplicar para a Residência Permanente e poder morar para sempre no melhor país do planeta Terra.

Ele fez o IELTS, e embora com pouquíssimo tempo para estudar (porque trabalha que nem um maluco),  ele “gabaritou”.

Ok... ok.... não “gabaritou”  aos olhos de quem olha só para as notas.... mas para mim,  que sou a mãe, as notas dele me deixaram muito felizes e orgulhosa.

Ele tirou 8 no listening, 8 no reading, 7 no writing e 7 no speaking. Overall: 7.5

Achei muito muito bom, especialmente sabendo do pouco tempo que ele teve para se dedicar.

Esses resultados foram do IELTS Academic, que é aquele exigido pelas universidades para inscrição nos cursos.  Para o Express Entry o IELTS é o “General” e esse ele já tinha feito mas tinha ficado com “overall” menor.

Meu filho (que é uma simpatia de pessoa e não é malvado ou sarcástico como a mãe dele.... hahaha),  fez uma lista de sugestões para ajudarem você a tirar uma nota maior:

DICAS  do filho da DUPLA, para um bom desempenho no IELTS:


***

Redação:

1. Cuidado com o número de linhas solicitado (mínimo). Não tem máximo.

2.  Cuidado com repetições. Evite ao máximo repetir palavras, use sinônimos ou pronomes, se for repetir.

3. A primeira redação você terá de interpretar um gráfico, mas é muito simples, comparando dois cenários diferentes, demandando interpretação e comentários a respeito.

4. A segunda redação é você se posicionar em cima de uma afirmativa, embasando seu posicionamento com exemplos e evidências. Essa é a maior redação.

5. Dimensionamento de tempo: Primeira redação (menor - 20 min) e a maior (40 min). 

6. Use muito os conectores: Besides, However, Although, Even though, but, and, as, moreover, therefore, etc.

Listening:

1. Veja detalhadamente a instrução da prova. Algumas questões você só pode colocar uma palavra, ou duas palavras. Eles colocam em negrito e capslock

2.. Cuidado com pegadinhas, as vezes o cara começa a falar indicando que seria uma letra mas aí ele manda um "but" e aí vem a informação real.

3. A parada é foco e concentração total. Se perder uma questão siga em frente. Não perca a cabeça porque senão desanda tudo.

4. A prova é dividida em 4 trechos. Section 1 a 4. O grau de dificuldade é crescente. Section 1 é mole. Depois vai aumentando mas nada sinistro. Eu tirei 8/9 sem estudar muito.

5. Se ligue que na Section 1 as vezes o cara fala um nome próprio e depois ele soletra, letra por letra, no General geralmente cai essa questão.

Reading:

1. Eu acho a seção mais fácil. Meta bala na leitura pois os textos são grandes. Não fique numa de ler e reler cada parágrafo. As releituras você faz na hora de matar cada questão.

2. Tome cuidado com questões que tem TRUE, FALSE e NOT GIVEN. É comum pessoas confundirem FALSE com NOT GIVEN. NOT GIVEN é uma parada que não está no texto então não há como precisar se é falsa a afirmativa (não podemos concluir sem a base do texto). E o False contradiz o texto realmente.

Conversation:

1. Evite gírias;

2. Evite ficar naquele esquema "eeeehhh" "ahhhh"

3. Evite procurar sinônimo na hora como fazemos "How I can say...."

4. Tem um exercício que é falar 02 minutos de um assunto. Direto. Tipo descrever alguém que você admira, um local que você já viajou. Dimensione para fazer isso, dê uma treinada. Não fale menos de 1:20 e evite ser interrompido, quando der 2:00 min você será interrompido. 

5. Não fale palavrão em hipótese alguma. O avaliador tem uma postura bem fria, mas dá para estabelecer uma conversação legal.


Basicamente é isso.


Boa sorte!!!


*****

Espero que as dicas dadas pelo “Duplinha”  (não confundir com “Lulinha”  kkkk)  possam ajudar a todos vocês! 

Se vocês quiserem mandar um “oi”, ou um “obrigado”, ou uma mensagem  qualquer para o Filho da Dupla, podem escrever aí embaixo, creio que ele vai gostar!  :)   


Update 2017:  O tempo passou e estamos mega felizes no Canadá. Criamos uma empresa de tours onde ajudamos os brasileiros a levarem memórias incríveis da melhor cidade do mundo!  Visite nossa página no Facebook (não esqueça de dar “like”) e fique por dentro das novidades https://www.facebook.com/vancouverbylocals/

9 comentários

  1. Dupla que bom que deu tudo certo na prova dele :) Duplinha, obrigado pelas dicas de Ielts (o marido fez mas eu nao). Quando sentir saudade do barzinho e da cerveja do Rio vem pra Halifax, na Alexander Keith http://keiths.ca/ vai tomar uma excelente cerveja e se divertir a valer, e se sentir falta de batucada e samba da uma olhada aqui: http://www.sambanova.org/ Seja Bem Vindo ao Canada.

    ResponderExcluir
  2. Genteeeee que maravilhosaaas dicas !

    e são dicas mesmooooo, de detalhes que nem nos damos conta ! Genial ameiiii

    Obrigada Filho da Dupla, estamos felizes de que finalmente você irá :)

    ResponderExcluir
  3. Dupla querida, aí em Vancouver tem programa provincial de imigração? Se sim, é uma boa pro Duplinha, porque a nomeação provincial garante 600 pontos no Express Entry... Normalmente ter uma formação bacana de profissão em demanda e família PR ajuda muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!

      Vou passar a informação para ele!!!

      Bjjjjs da Dupla

      Excluir
  4. Olá, Dupla! Sou a Elaine e moro em Florianópolis - SC. Estou aqui no Brasil torcendo para meu filho Alexandre que está em Vancouver a 01 ano cursando a Langara university (análises de sistemas). Mas ele não consegue achar um local bacana pra ficar (tipo: alugar um quarto individual). Estive em Abril por lá e adorei o passeio! Cidade maravilhosa. Vcs poderiam me dar uma dica de um local pra ele? Posso dispor de um valor razoável pro aluguel. Meu outro filho mora em Londres e trabalha como analista de sistemas em uma empresa de lá. Por favor, ajudem uma mãe coruja demais..... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine! Ajudo sim, com prazer! Vc por favor manda um email para cecilia@vancouverbylocals.com e de lá eu te respondo dando meu WhatsApp # para a gente conversar . Abs!

      Excluir
  5. Grande notícia! Feliz porque o Duplinha vem fazer mestrado e não college... e com isso certamente as chances dele serão bem melhores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela torcida!!! O “Duplinha” tá indo de vento em popa... parece que vai dar tudo certo.... Quando tiver notícias oficiais eu venho contar aqui! :)

      Excluir
  6. Oi, Cecilia! Li até 2012 da sua saga e pulei para 2016... Prometo que vou ler tudo... Não sei como está a questão da emigração atualmente, mas estou cansada do BRA. Quem sabe dá tempo de ir, não é?

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado após nossa aprovação. Obrigada.

Your comments will be published after our approval. Thank you.

You May Also Like